segunda-feira, 27 de junho de 2016

DOIS TIRAS FORA DE ORDEM / I DUE SUPERPIEDI QUASI PIATTI / CRIME BUSTERS (1977) - ITÁLIA / ESTADOS UNIDOS





DUPLA INESQUECÍVEL

Duplas, trios e quartetos cômicos foram muito comuns em uma época no cinema. Basta lembrarmo-nos de Abott e Costello; O Gordo e o Magro; Os Três Patetas e os brasileiros Os trapalhões. Bud Spencer (Carlo Pedersoli, 1929) e Terence Hill (Mario Giuseppe Girotti, 1939), foram dois italianos que ganharam o mundo em comédias pastelões regadas a bastante pancadaria (sem violência explícita) e boas doses de ação (para a época). A dupla, italiana, de nascença, tem um passado ainda mais interessante: fizeram Western Spagetti, filmes de "bang bang", rodados na Itália e que imortalizou atores como Clint Eastwood, Franco Nero, Lee Van Cleef entre outros. Terence Hill rodou “Viva Jango” com um visual a la Franco Nero e saiu-se bem, depois partiu para os famosos “Trinity” com Bud. Como curiosidade Bud Spencer foi uma criação da junção da cerveja Budweiser  e o ator Spencer Tracy. O Ator competiu nas olimpíadas de 1952, 1956 e 1960 representando a Itália como nadador. Seu sucesso no Brasil foi grande chegando a participar, inclusive, de uma famosa entrevista no programa dos trapalhões (disponível no You Tube). O Ator morou no Brasil entre 1947 e 1948, trabalhando na Embaixada da Itália em Recife. 


 




Quanto ao filme, narra as aventuras de dois sujeitos "outsiders"  Wilbur Walsh (Bud Spencer) e Matt Kirby (Terence Hill), que procuram emprego nas docas e ambos acabam enfrentando, isoladamente, um grupo de mafiosos que comanda o local. Wilbur, querendo trabalho, é ameaçado pela gangue do cais e dá uma surra no grupo. Surge Matt, também querendo emprego e dando também de cara com a gangue, onde também aplica uma surra nos malfeitosos. A dupla se encontra  diante da impossibilidade de arrumar emprego e decidem assaltar os fundos de um supermercado, mas confundem-se e descobrem que entraram no setor de recrutamento de novos policiais. 
 



 
Tendo obtido o diploma, a dupla descobre que serão obrigados a ficar 6 meses de serviço e a estratégia passa a ser: arrumar um meio de serem dispensados do emprego. Para infelicidade da dupla, seus esforços acabam por fazer com que caiam nas graças do chefe de polícia. Enquanto arrumam um meio de serem demitidos, Matt encontra uma jovem chinesa que teve o tio desaparecido. A dupla começa a desconfiar da gangue das docas.





 
Filme muito divertido com momentos de puro pastelão. Violência quase infantil, com apenas os policiais portando armas contra bandidos trapalhões, funcionou muito bem. O estilo de luta da dupla, com direitos a muitas bofetadas e socos de Bud, com as acrobacias de Terence, são o ponto alto do filme que não se leva a sério em nenhum momento e mostra que seu intento era realmente arrancar gargalhadas, principalmente do público infantil da época.  Coincidentemente a dupla anda de moto e fica parecendo uma inspiração no famoso seriado CHIPs que iniciou-se no mesmo ano e terminou em 1983, imortalizando  a dupla Baker e Poncherello, respectivamente os atores Larry Wilcox  e Erik estrada. O longa tem ótimas cenas a citar: o início quando confrontam a gangue, a briga de bar,  do estádio contra um chefe índio fajuto e seus asseclas, além do jantar com as duas beldades.





Revisto atualmente, gera aquela sensação de saudosismo de uma época mais romântica e menos violenta aonde não havia sangue e ninguém morria. Para aqueles que viveram essa época e não se lembram mais dos filmes da dupla, esse pode ser uma boa pedida. Para os mais novos pode ser visto como demasiado infantil e inverossímil. Mas, ainda assim, vale a pena ver um filme de uma das grandes duplas cômicas do cinema.

 Trailer:







Curiosidades:
Laura Gemser ficou famosa em vários filmes eróticos sendo chamada de Emanuelle Negra (Black Emanuelle), devido ter feitos alguns filmes cujos títulos remetiam à personagem.

Bud Spencer nome artístico para Carlo Pedersoli foi uma junção da cerveja Budweiser com o ator Spencer Tracy (1900 - 1967).

Os dois atores rodaram 18 filmes juntos.
Bud Spencer faleceu em 27/06/16, aos 86 anos, de causas naturais.

Laura Gemser

 












Filmografia Parcial:


Terence Hill
 

Aníbal, O Conquistador (1959); Flechas Ardentes (1965); Deus Perdoa... Eu Não! (1967); Trinity Vai à Guerra (1967); A Colina dos Homens Maus (1969); A Cólera de Trinity (1970); Chamam-me Trinity (1970); O Corsário Negro (1971); Trinity Ainda é Meu Nome (1971); Meu Nome é Ninguém (1973); Trinity e Seus Companheiros (1975); Dois Tiras Fora de Ordem (1977); Par ou Ímpar (1978); Nós Jogamos com Os Hipopótamos (1979); Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro (1981); Dois Loucos com Sorte (1983); Eu, Você, Ele e os Outros (1984); Lucky Luke (1991); A Volta de Trinity (1994).




Bud Spencer (1929–2016)

Quo Vadis (1951);Aníbal, O Conquistador (1959); Deus Perdoa... Eu Não! (1967); Os Quatro da Ave Maria (1968); A Colina dos Homens Maus (1969); Chamam-me Trinity (1970); Trinity Ainda é Meu Nome (1971);Que Assim Seja... Trinity (1972); Dá-lhe Duro, Trinity! (1972); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); A Dupla Explosiva (1974);Dois Missionários do Barulho (1974); Dois Tiras Fora de Ordem (1977); Par ou Ímpar (1978); O Xerife e o Pequeno Extraterrestre (1979); Nós Jogamos com Os Hipopótamos (1979); O Super Xerife (1980); Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro (1981); Banana Joe (1982); Dois Loucos com Sorte (1983); Eu, Você, Ele e os Outros (1984); Os Dois Super-Tiras em Miami (1985); Aladdin (1986); A Volta de Trinity (1994).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre