terça-feira, 24 de janeiro de 2023

QUE O CÉU ESPERE / HERE COMES MR. JORDAN (1941) - ESTADOS UNIDOS

BELA FÁBULA DO ESCAPISMO EM TEMPOS DE GUERRA

Joe Pendleton (Robert Montgomery) é um pugilista no auge da carreira e pronto para disputar o título. Quando está pilotando seu avião particular, não percebe um dano que leva o avião a uma franca queda e a um provável trágico fim.  Antes de sua morte, Joe acaba sendo resgatado pelo “Mensageiro 7013” (Edward Everett Horton), um coletor de almas, que estava ansioso demais para causar uma boa impressão junto a seu chefe Sr. Jordan (Claude Rains), um arcanjo encarregado do aeroporto celestial e responsável pela transmigração das almas ao Paraiso. Jordan descobre que seu novo ajudante resgatou Joe para o céu cinquenta anos antes de seu tempo, ou seja, não era a hora do pugilista. 

Diante da indignação de Joe e a exigência de voltar à vida para ganhar o campeonato de boxe, Jordan acaba por descobrir que o corpo de Joe fora cremado por seu treinador e melhor amigo Max Corkle (James Gleason). A fim de tentar contornar o problema, apresenta à Joe alguns candidatos à porta da morte para que este possa fazer sua escolha, mas Joe é exigente e nenhum parece interessa-lo. Acreditando que o próximo candidato talvez atenda suas expectativas, Jordan convence Joe a entrar em uma mansão cujo dono, um milionário chamado Farnsworth, morrerá em alguns minutos assassinado esposa (Rita Johnson) e o amante desta (John Emery). Ao ver a chegada de Bette Logan (Evelyn Keyes), uma jovem desesperada, cujo pai fora preso indevidamente pelas falcatruas de Farnsworth, Joe se encanta por sua beleza e se apieda de seu drama, aceitando temporariamente habitar o corpo do milionário. Dito e feito, Joe surge como Farnsworth para o assombro da dupla de assassinos que esperava vê-lo afogado na banheira. Ele se mostra compreensivo e generoso com Bette, assume os erros de Farnsworth e embala um romance com a jovem pela qual se encantara, mas Joe tem outros planos: treinar o seu corpo para enfrentar “Murdock” pelo título mundial, convencendo o seu treinador Max de que não morrera. Só que Jordan reaparece com novos planos, informando que em breve Joe precisara escolher outro corpo. As chances de Joe se tornar campeão parecem ter se dissipado, assim como sua felicidade ao lado de Bette.


Lançado em julho de 1941, cinco meses antes do ataque a Pearl Harbor, “Que Espere o Céu” quase não saiu do papel: o chefe dos estúdios Columbia, Harry Cohn, tinha sérias dúvidas sobre esta adaptação da peça teatral de Harry Segall. Em sua visão, ele deveria reservar seus orçamentos mais generosos para sucessos infalíveis. No entanto, o roteirista Sidney Buchman conseguiu convencê-lo a bancar os custosos cenários e, principalmente, contratar Robert Montgomery por empréstimo junto a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). Logo, o filme se transformou em um sucesso e foi indicado a sete Oscars, abocanhando duas estatuetas: (Melhor Roteiro e Melhor Argumento) 

A popularidade do filme motivou vários produtores a investirem na fantasia: "Casei-me com uma Feiticeira" (42); “O Diabo Disse Não” (43); “Dois no Céu” (44); “O Fantasma de Canterville” (44); “A Felicidade não se Compra” (46); “Neste Mundo e no Outro” (46); “O Fantasma Apaixonado” (47), “Um Anjo Caiu do Céu’ (47); “O Retrato de Jennie” (48), além de uma continuação chamada "Quando os Deuses Amam" (47) com o mesmo diretor e os atores Edward Everett Horton e James Gleason reprisando seus papéis. A estreia de “Que o Céu Espere” acontecia em um momento crucial para a América: a entrada dos EUA na Segunda Grande Guerra, algo já considerado nesse momento como inevitável, funcionou como uma espécie de preparação de espirito  para aqueles soldados que iriam para o front de batalha, uma panaceia para os duros idos dos anos de guerra que se seguiriam. Mas o filme apresenta muitas qualidades, além de indiretamente ter sido o motivador do lançamento de “A Felicidade Não se Compra”, um clássico incontestável.

O filme se tornaria uma fantasia cômica atemporal: alegre, espirituosa e terna, com momentos inspirados e um elenco muito bom. Muitos conhecem essa estória pela refilmagem (ótima, por sinal) chamada “O Céu Pode Esperar” (1978) com algumas mudanças e um elenco bem afinado. Neste filme, há mais desenvolvimento: Joe e o “Mensageiro 7013” trocam farpas sempre que se encontram. Jordan é bem espirituoso e demonstra saber de coisas que acontecerão (apesar da forte imposição dos produtores de que não haveria sugestão de predestinação). O momento final é bem lírico e funciona melhor do que a versão de 1978. Não podemos deixar de citar o momento que Max, convencido por Joe, pensa estar falando com Jordan em uma sala (este só pode ser visto e ouvido por Joe) ou quando o inspetor de polícia acredita firmemente que Max é um louco que só fala sandices. 

Quanto ao elenco, Robert Montgomery, pai da atriz Elizabeth Montgomery, protagonista do famoso seriado A Feiticeira, como já dito, fora emprestado pelos Estúdios MGM, algo comum na época, e criou uma composição muito elogiável de três personagens (o espectador só vê Joe, enquanto os personagens veem aqueles que conheciam). Este foi o último filme de Montgomery, antes de se alistar na Marinha dos Estados Unidos, onde serviu quatro anos, chegando ao posto de Comandante. (Deliciosa Aventura (1941) foi filmado antes deste filme, mas lançado depois). Após a guerra voltou a atuar. Muito se diz que o fato do filme ter funcionado plenamente foi a performance de Claude Rains como o sábio e paciente Sr Jordan. Realmente o ator deu um show em cena e cada vez que surgiu em cena, colocou o filme no bolso, numa atuação bem comedida, mas muito precisa. James Gleason, assim como Robert Montgomery, foi indicado ao Oscar nesse filme, em categoria diferente. Gleason esteve muito bem como o incrédulo treinador que passa a acreditar que Joe ressuscitou e que um anjo está ao seu lado. As pessoas começam a achar que ele enlouqueceu ao vê-lo falando sozinho.  Evelyn Keyes não se dava bem na vida real com Montgomery. Este a provocava constantemente sobre o fato de ela estar tendo um caso com um homem casado, mas na tela a química funcionou. John Emery e Rita Johnson, ainda que com uma participação mais reduzida, pelo que pedia o roteiro, funcionaram bem  para o ritmo do filme. 

É comumente dito que “Que o Céu Espere” é superior às suas refilmagens “O Céu Pode Esperar“ (1978) e “O Céu Pode Esperar” (2001) e talvez seja, pois para alguns tem um ritmo mais alegre e apresenta uma fantasia mais ingênua, onde tudo dá certo. Mas também é certo afirmar que “O Céu Pode Esperar“ (1978) logrou sucesso por ser um filme muito bem realizado que, para outra geração, pode se mostrar mais dinâmico e melhor realizado. O que se pode dizer é que, independente de qual versão seja a melhor, este filme é perfeitamente assistível e, para alguns, inesquecível.



Trailer:



Curiosidades:

James Gleason foi contratado principalmente para polir o diálogo. Gleason tinha um talento especial para uma linguagem vernácula que soava autêntica e também era um ótimo ator.

A música que Joe Pendleton (ou Farnsworth) continua tocando (mal) em seu saxofone é "The Last Rose of Summer" 

A Columbia planejou filmar uma sequência para este filme intitulada "Hell Bent for Mr. Jordan", mas arquivou o projeto até que o elenco original pudesse ser reunido. O filme nunca foi produzido.

Os títulos provisórios deste filme foram "Heaven Can Wait" (aproveitado pelo filme de 1978) e "Mr. Jordan Comes to Town".

A "Lux Radio Theatre" transmitiu uma adaptação de rádio de 60 minutos do filme em 26 de janeiro de 1942 com Claude Rains, Evelyn Keyes e James Gleason reprisando seus papéis no cinema. Cary Grant substituiu Robert Montgomery.

O produtor da Broadway, Jed Harris, planejou originalmente produzir a peça de Harry Segall no palco de Nova York até que a Columbia comprou os direitos como um veículo para Cary Grant.

Lloyd Bridges, futura estrela do cinema e da TV, teve um papel pequeno e não creditado neste filme usando um sotaque britânico Deve ter impressionado, pois dois anos depois ele foi escalado como um britânico no filme de guerra Sahara (1943).

(cerca de 58 minutos) Um ator chama o personagem Tony Abbott, que foi para outra sala, "Ei, Abbott!". Essa ligação se tornou um grito de slogan usado frequentemente pelo comediante Lou Costello quando ele precisava desesperadamente de seu parceiro comediante, Bud Abbott. É ouvido em muitos filmes, programas de rádio e televisão de Abbott e Costello.

Na confusão celestial, o Sr. Jordan é informado de que Joe Pendleton morrerá em 1991. Na realidade, Robert Montgomery, que interpreta Pendleton, morreu 10 anos antes de 1981. Ironicamente, ele também foi cremado. Se não fosse pelo câncer, ele provavelmente teria morrido no início dos anos 90, conforme o roteiro.

Esta foi a segunda indicação de Robert Montgomery ao Oscar. A primeira foi "A Noite Tudo Encobre" (1937)

Robert Montgomery faleceu aos 77 anos em decorrência de um Câncer.

Claude Rains faleceu aos 77 anos em decorrência de uma Cirrose Hepática

Evelyn Keyes  faleceu aos 91 anos de Câncer no Útero

James Gleason faleceu aos 78 anos em decorrência de complicações de Asma. O ator possui uma estrela na Calçada da Fama

John Emery  faleceu aos 59 anos de Câncer

Rita Johnson faleceu aos 52 anos em decorrência de uma Hemorragia Cerebral

Edward Everett Horton faleceu aos 83 anos em decorrência de um Câncer

Claude Rains foi indicado 4 vezes ao Oscar: A Mulher Faz o Homem (1939) Casablanca (1942); Vaidosa (1944) e Interlúdio (1946); 


Cartazes




Fotos Promocionais:










Filmografia Parcial:

Robert Montgomery (1904-1981)







Mulher Singular (1929);  A Indomável (1929); Ébrios de Amor (1929); A Divorciada (1930);  Pecados da Mocidade (1930);  Noivas Ingênuas (1930); Enfermeiras de Guerra (1930); Inspiração (1931); Tentação de Luxo (1931);  O Galã da Noite (1931); Amor e Coragem (1932); Conquistador Irresistível (1932); Mulher Infiel (1932); Além do Inferno (1933); Tirano Irresistível (1936); Quando Cupido Quer... (1936); A Última Conquista (1937); Cinco Heróis (1938); Um Casal do Barulho; Fúria no Céu (1941); Que Espere o Céu (1941); Deliciosa Aventura (1941);; Fomos os Sacrificados (1945); A Dama no Lago (1946); Do Lodo Brotou uma Flor (1947); Noiva da Primavera (1948); Nascida para Amar (1949)


Claude Rains  (1889-1967)







O Homem Invisível (1933); Crime Sem Paixão (1934); Guerreiros da África (1935); Guerreiros da África; Corações Divididos (1936); O Príncipe e o Mendigo (1937), Esquecer, Nunca! (1937); Onde o Ouro Se Esconde (1938); As Aventuras de Robin Hood (1938);  A Mulher Faz o Homem (1939); Quatro Esposas (1939); Desafio ao Destino (1940); O Gavião do Mar (1940); Que Espere o Céu (1941); O Lobisomem (1941); Em Cada Coração um Pecado (1942); Casablanca (1942); Para Sempre e um Dia (1943); O Fantasma da Ópera (1943); Vaidosa (1944); Sublime Indulgência (1945); César e Cleópatra (1945); Interlúdio (1946); Eu e o Sr. Satã (1946); Sem Sombra de Suspeita (1947); Pecado de Amar (1949); Trágico Destino (1950); O Corsário Maldito (1951);Expresso de Paris (1952); Lisboa (1956); O Flautista Mágico (1957); O Vale das Paixões (1959); O Mundo Perdido (1960); Shangri-La (1960); O Planeta dos Desaparecidos (1961); Lawrence da Arábia (1962); A Maior História de Todos os Tempos (1965)


James Gleason  (1882-1959)







 O Nocaute (1928); Melodia da Broadway (1929); Dinheiro à Bessa (1930); Travessuras de Amor (1931); Uma Alma Livre (1931); Os Três Trapaceiros (1932); A Eterna Tentação (1932); O Seu Primeiro Amor (1934);  O Mistério da Ferradura (1935); O Pavor dos Fortes (1935); O Enigma da Pérola (1936); Adorável Vagabundo (1941); Que Espere o Céu (1941);  Calouros na Broadway (1941); Minha Namorada Favorita (1942); Nas Garras do Falcão (1942); Rapsódia da Ribalta (1942); Dois no Céu (1943); O Eterno Pretendente (1944); As Chaves do Reino (1944); Quando os Deuses Amam (1947); Um Anjo Caiu do Céu (1947); Inferno nos Trópicos (1947); O Segredo de uma Mulher (1948); Caminho da Perdição (1949); Um Passo em Falso (1949); Minha Adorável Secretária (1949); Nada Além de um Desejo (1950); Radiomania (1950);  Degradação Humana (1951); Sangue por Glória (1952); No Entardecer da Vida (1953); Meu Ofício é Matar (1954); O Mensageiro do Diabo (1955); A Mulher que Eu Amo (1957); Bancando a Ama-Seca (1958)


Evelyn Keyes  (1916-2008)







Lafitte, O Corsário (1938); Lua-de-Mel em Paris (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Mulheres Sabem Demais (1939);  O Mago da Morte (1940); Perseguidor Implacável (1940); Máscara de Fogo (1941); Que Espere o Céu (1941); Mistério de uma Mulher (1941); Império da Desordem (1943); Banquete da Morte (1944); Aladim e a Princesa de Bagdá (1945); Romance no Rio (1946); Dama, Valete e Rei (1947); Amor Acima de Tudo (1949); Piratas dos Mares da China (1951); Cúmplice das Sombras (1951); O Demolidor (1951);A Bala Perdida (1953); O Pecado Mora ao Lado (1955); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); Os Vampiros de Salem, o Retorno (1987); A Madrasta (1989)


John Emery   (1905-1964)







Que Espere o Céu (1941); Os Irmãos Corsos (1941); Olhos da Noite (1942); Encontro com o Perigo (1943); Sangue Sobre o Sol (1945); O Pirata dos Sete Mares (1945);  Quando Fala o Coração (1945); Centelha de Amor (1947); Joana D'Arc (1948); Da Terra à Lua (1950); Anjo de Vingança (1950); A Máscara do Mágico (1954); Suspense (1949); Eu e Meu Anjo (1956); Kronos, O Monstro do Espaço (1957); O Preço da Ambição (1964)


Rita Johnson (1913-1965)







O Homem do Guarda-Chuva (1937); Um Dia de Promessa (1938); Vassalos do Crime (1938); Dentro da Lei (1939); Acuso Minha Mulher (1939); Super Detetive (1939); Mamãe Eu Quero (1940); O Mago da Luz (1940); Que Espere o Céu (1941); Encontro de Amor (1941);  A Incrível Suzana (1942); Minha Amiga Flicka (1943); Os Amores de Suzana (1945); Fúria Selvagem (1945); Ainda Vive o Nosso Amor (1946); Rua das Almas Perdidas (1947); Romance de Minha Vida (1954); Em Cada Coração uma Saudade (1957)


Edward Everett Horton (1886-1970







Uma Desventura Feliz (1925); A Boêmia (1926); Uma Noite de Apuros (1926); O Terror (1928); Beija-me Outra Vez (1931); Última Hora (1931); A Idade para Amar (1931); Conquistador Irresistível (1932); Ladrão de Alcova (1932); Lição de Amor (1933); Alice no País das Maravilhas (1933); Paixão do Dinheiro (1934); Brincando com Fogo (1934); A Alegre Divorciada (1934); A Viúva Alegre (1934); Os Cavaleiros do Rei (1935); O Picolino (1935); Corações Divididos (1936); Horizonte Perdido (1937);  Vamos Dançar? (1937); Quando o Amor Trabalha (1937); A Oitava Esposa de Barba-Azul (1938); Lua-de-Mel em Paris (1939); Que Espere o Céu (1941); Casei com um Anjo (1942); Minha Secretária Brasileira (1942); Graças à Minha Boa Estrela (1943); Entre a Loura e a Morena (1943); De Todo o Coração (1944); Brasil (1944); Cinderella Jones (1946); Quando os Deuses Amam (1947); Que Mundo Tentador (1947); A História da Humanidade (1957); Dama por um Dia (1961);  Mr. Smith Goes to Washington (1962); Deu a Louca no Mundo (1963); Médica, Bonita e Solteira (1964); Os Perigos de Paulina (1967); Uma Cidade Contra o Vício (1971)


Fontes:

The New York Times

IMDb

Jornal o Globo

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre