segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

A CIDADELA DOS ROBINSON / SWISS FAMILY ROBINSON (1960) - ESTADOS UNIDOS

 

NAUFRÁGIO, CASA NA ARVORE E PIRATAS

Escapando da ocupação napoleônica de Berga (Suíça), uma família foge em um navio em direção a Nova Guiné para iniciar uma nova vida. Depois de uma forte tempestade, percebe serem os únicos sobreviventes de um naufrágio, que destruiu a embarcação, sem saberem se a tripulação morreu ou simplesmente os abandonou. O Patriarca da família (John Mills), junto com seus três filhos Fritz (James MacArthur), Ernst (Tommy Kirk) e o pequeno Francis (Kevin Corcoran) consegue levar para a ilha mantimentos e alguns animais que estavam a bordo. Os dias passam e a matriarca da família (Dorothy McGuire) sente que a ilha oferece perigos reais fazendo com que o pai monte uma sofisticada casa na árvore que acolherá a todos até que alguma embarcação passe pelo local e os resgate. O que a família não esperava era o desembarque de um navio pirata no outro lado da ilha trazendo dois prisioneiros. Caberá ao quinteto sobreviver a investida dos piratas enquanto um faminto tigre ronda à espreita. 

Aventura dos Estúdios Disney, filmada na Ilha de Tobago, Antilhas, a partir de um clássico da literatura infantil de autoria de Johann David Wyss “Der Schweizerische Robinson” (1812). Ainda que a adaptação modifique e muito o livro, mudando o destino da viagem, incluindo piratas, diminuindo o número de filhos do casal e inserindo uma personagem, há um encantamento que permeia a produção e que faz com que esqueçamos até o inverossímil de certas cenas (como a complexa construção que eles pareceram ter feito da noite para o dia, um aparente projeto de sofisticada engenharia entre outros cenários – um admirável trabalho do desenhista de produção John Howell), pois o filme apresenta diversas qualidades sendo recomendado para toda a família: há elementos de comédia, drama, aventura, suspense e até uma pitada de romance; uma família dotada de capacidade inventiva, audácia, persistência e tenacidade para vencer a natureza e pessoas mal-intencionadas em um lindo cenário.

Primeiro filme Disney no formato Widescreen e filmado com lentes Panavision, a produção foi uma das mais caras de Hollywood depois do até então clássico "A Ponte do RIo Kwai” (e antes de Cleópatra - 1963) tendo mil pessoas transportadas até Tobago, nas Índias Ocidentais. Interessante sabermos que Walt Disney nunca viajou para Tobago para visitar as filmagens. E as filmagens foram consideravelmente prejudicadas pelas chuvas quase constantes já que era uma ilha tropical. E até recriariam mais tarde a casa da árvore no parque temático de Orlando, na Disney World (inaugurada em 1962 e fechada em 1999).

Talvez muitos não saibam, mas esta não foi a primeira adaptação do romance. Houve uma versão de 1940, dos Estúdios RKO (em preto e branco), que a Disney comprou os direitos e teria tentado destruir os negativos para evitar comparações, mas uma cópia sobreviveu e hoje pode ser vista no YouTube sem legendas. São filmes bem diferentes. Uma cena que me chamou a atenção, me levando a uma pesquisa: o ataque dos cães ao tigre. E, conforme, publicações ao longo dos anos, em sites como IMDB, surgiram informações de que os animais utilizados neste filme teriam sido maltratados. A sucuri que envolve o ator James MacArthur (que inspirou a cena do amassador de lixo em “Guerra nas Estrelas”) estaria grávida. Conforme revelado pelo diretor Ken Annakin no comentário do DVD, a zebra presa na areia movediça foi submetida a choques elétricos para se mover.

Quanto ao elenco, curiosamente, apresenta três atores do filme “O Meu Melhor Companheiro” (1957): Dorothy McGuire, Tommy Kirk e Kevin Corcoran. Como no filme citado, Dorothy McGuire interpreta a mãe, enquanto Kirk e Corcoran interpretam irmãos. E eles interpretaram irmãos em um total de cinco filmes. Tommy Kirk até considerou desistir em um ponto, pois estava com saudades de sua vida na Califórnia. O personagem de Janet Munro (Roberta), cabo de guerra na disputa dos dois irmãos, não constava no livro, mas funcionou para a criação de um clima de romance e uma justificativa para o confronto com os piratas (liderados pelo ator Sessue Hayakawa). Muitos hoje veem a questão dos asiáticos sendo os vilões e os ingleses sendo os heróis como um típico estereótipo dessa época e influência do colonialismo inglês (mas os filmes de ação dos anos oitenta estiveram recheados desse artifício, só que os heróis eram americanos), fora que no final mostra uma intenção expressa de se criar uma colônia inglesa no local. Já o ator John Mills, teria se sentido deslocado, pois era inglês, e o resto da família era interpretado por atores americanos. Milton Reid ator de “007: O Espião que me Amava” e “Criaturas que o Tempo Esqueceu”, ambos de 1977, pode ser visto como um dos piratas ao lado do líder. Quanto a James MacArthur, muitos se lembrarão dele pelo antigo seriado "Havaí 5-0".

A Cidadela dos Robinson foi um grande sucesso, rendendo oito vezes o seu investimento. Retirando certos aspectos, descobertos anos depois e acima citados, é um filme alegre, com a fotografia (de Harry Waxman) nas fortes cores do Technicolor (ainda se escrevia por aqui “tecnicolor”), revestido da ingenuidade característica da Disney, em suas antigas produções feito para que toda a família possa assistir. Gerou um simpático seriado “A Família Robinson” que muitos lembram com carinho e que tinha a jovem atriz Helen Hunt ainda criança iniciando carreira.

 

Trailer:

 



Curiosidades:

No comentário do DVD, o diretor Ken Annakin disse que o homem que o tigre está perseguindo na cena da luta com os piratas era na verdade o treinador do tigre. O treinador, sabendo como os tigres são difíceis de treinar, e com o homem de costas para o animal o tornaria naturalmente predatório, ele não podia confiar no felino para não atacar o ator que interpretava um pirata.

A batalha ao final do filme foi uma influência direta para o confronto dos “Ewoks” em “Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi” (1983).

Alguns dos piratas estão falando em língua indonésia

O último membro sobrevivente do elenco, Tommy Kirk (Ernst Robinson), faleceu em 2021 aos 79 anos.

Kevin Corcoran que estrelou este filme, ao lado de John Mills, no mesmo ano, também estrelou ao lado da filha de John, Hayley, em Pollyanna (1960).

Esta adaptação cinematográfica omite o terceiro filho mais velho, Jack, do romance, apresentando apenas Fritz, Ernst e Francis.

O filme arrecadou US $ 40 milhões (cerca de US $ 367 milhões em dinheiro de hoje), tornando-o um dos filmes familiares de maior sucesso já feitos.

Na cena que o pai tenta trocar as mãos nos, erra e cai na água, John Mills revelou que seu pé errou por pouco uma rocha afiada e irregular sob a água que ninguém conhecia. Depois, houve a cena do personagem Francis brincando com o bebê elefante. A certa altura, o ator Kevin Corcoran caiu e o pé do elefante acabou bem em seu rosto, mas por alguma sorte, a corrente subaquática era tão forte que impediu que o pé pressionasse e, portanto, Kevin se machucasse.

Duke, um dos grandes dinamarqueses guardiões de Robinson, apareceu em Um Amor de Companheiro (1966).

Quando John Mills está deitado na cama, Dorothy McGuire se junta a ele, mas está deitado em ângulo. Isso por causa dos padrões de decência da época, que exigiam que pelo menos um dos ocupantes tivesse um pé no chão.

Tommy Kirk nunca tinha ouvido falar de John Mills e se perguntou por que a Disney não conseguiu um ator mais famoso. No entanto, ele admitiu mais tarde que não conseguia imaginar ninguém melhor.

De acordo com o supervisor de efeitos especiais Danny Lee, o tratador do tigre chamava o enorme felino dizendo: "gatinho, gatinho, gatinho, gatinho".

O último membro sobrevivente do elenco, Tommy Kirk (Ernst Robinson), faleceu em 2021 aos 79 anos.

Com o enorme sucesso de bilheteria deste filme, Walt Disney queria marcar outro sucesso fazendo outro filme de aventura total. Ele também observou que muitas adaptações para as telas das histórias de Júlio Verne eram muito populares. Dois anos depois, a Disney teve As Grandes Aventuras do Capitão Grant (1962) nos cinemas que resultou em outro grande sucesso financeiro.

Durante a construção da residência da casa na árvore dos Robinson, o padre Robinson (Sir John Mills) mostra à mãe Robinson (Dorothy McGuire) as escadas para o quarto deles, dizendo: "Esta é a sua própria escada circular". Talvez uma referência ao popular filme de McGuire Silêncio nas Trevas (1946), já que a escada é obviamente "reta" e não circular.

Uma referência às Guerras Napoleônicas coloca o cenário do filme entre 1804 e 1815. A atriz Janet Munro é mostrada claramente usando as tiras de um sutiã da década de 1950.

Quando a Sra. Robinson está balançando na jangada, ela é jogada no oceano e encharcada. Na cena seguinte, seu cabelo está perfeitamente seco.

Quando vemos o Rei dos Piratas, ele está vestindo um casaco vermelho. Então, na cena seguinte, ele está vestindo um jaleco azul. As cores são alternadas ao longo do filme.

Elefantes, tigres siberianos, zebras, emas e outros animais de zoológico em uma ilha do Pacífico Sul são difíceis de acreditar, independentemente da explicação oferecida no filme; o fato de apenas um único tigre e um único elefante serem observados apenas torna a situação mais questionável.

A bandeira de "quarentena" que o pai levanta para afastar os piratas, uma mancha preta em um campo amarelo, é na verdade a bandeira de sinalização da "Índia". A bandeira de quarentena real na época teria sido uma bandeira de sinalização amarela simples.

Fritz facilmente arromba a porta do navio. Na época, a porta teria sido feita de madeira maciça e pesada e não seria quebrada com tanta facilidade.

Quando Fritz está lutando contra a cobra, Ernst ataca com um facão para ajudar. A lâmina do facão balança revelando que é um suporte de borracha.

Outras versões da estória: "As Aventuras da Família Robinson" (1975); "A Montanha da Família Robinson" (1979) e "As Novas Aventuras da Família Robinson" (1988)

James MacArthur  (1937–2010) faleceu de Câncer

Kevin Corcoran faleceu aos 66 anos de câncer colorretal

Dorothy McGuire faleceu aos 84 anos de falência cardíaca

John Mills faleceu aos 97 anos em consequência de um derrame

Janet Munro faleceu aos 38 anos de ataque cardíaco


Trilha Sonora:

My Heart was an Island - Terry Gilkyson

O Christmas Tree (melodia tradicional) - Tommy Kirk, James MacArthur, John Mills e Janet Munro

Swisskapolka - Bob Jackman and Buddy Baker


Seriado A  Família Robinson (1975-1976)









James MacArthur  no seriado Havaí  5-0










Cartazes:




 

Filmografia Parcial:

John Mills (1908-2005)








The Ghost Camera (1933); Destino Glorioso (1935); Rainha por 9 Dias (1936); Ao Serviço de Sua Majestade (1937); Adeus, Mr. Chips (1939); O Grande Bloqueio (1942); Nosso Barco, Nossa Alma (1942); O Jovem Mr. Pitt (1942); Mergulhamos ao Amanhecer (1943); Este Povo Alegre (1944); Além das Nuvens (1945);  Grandes Esperanças (1946); Aquele Dia Inesquecível (1947);  Epopeia Trágica (1948); Sublime Inspiração (1949); Papai é do Contra (1954); Um Bebê Sacode a Armada (1956); Guerra e Paz (1956); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); Cidade Amedrontada (1957); Ardil Diabólico (1957); Sob o Sol da África (1958); O Homem que Enganou o Mundo (1958); Marcados Pelo Destino (1959); Glória Sem Mácula (1960); A Cidadela dos Robinson (1960); O Grande Amor de Nossas Vidas (1961); O Aventureiro do Tahiti (1962); Operação Crossbow (1965); Revólver de um Desconhecido (1967); Os Amantes de Lady Hamilton (1968);  Oh! Que Bela Guerra! (1969); A Filha de Ryan (1970);  As Garras do Leão (1972); Brigada da Morte (1976);  A Arte de Matar (1978); Os Trinta e Nove Degraus (1978);  Gandhi (1982); Mascaras Da Morte (1984); A Maldição do Espelho (1985);  Quem é esta Garota! (1987); Frankenstein (1992); Grotesque: Mistério e Assassinato (1995); Mr. Bean: O Filme (1997); Bright Young Things (2003).


James MacArthur (1937–2010)  








Dá-me Tua Mão (1953); No Labirinto do Vício (1957); O Terceiro Homem na Montanha (1959); A Espada de um Bravo (1959); A Cidadela dos Robinson (1960); Os Nove Irmãos (1963); Culpado ou Inocente (1963);  A Última Batalha (1963); Quando Floresce o Amor (1965); O Caso Bedford (1965); O Homem de Virgínia (1962); Uma Batalha no Inferno (1965); A Marca do Vingador (1966); Loucos Sonhos Dourados (1967); A Marca da Forca (1968); Juventude Insaciável (1968); Havaí 5-0 (seriado 1968); Assassinato por Escrito (1984); O Barco do Amor (seriado -  4 episódios - 1977); Hawaii Five-O (1997); A Revanche do Tornado (1998). 


Tommy Kirk (1941–2021) 


 

 




The Peacemaker (1956); O Meu Melhor Companheiro (1957); A Cidadela dos Robinson (1960); O Fantástico Super-Homem (1961); Uma Aventura na Terra dos Brinquedos (1961); O Incrível Homem do Espaço (1962); O Fabuloso Criador de Encrencas (1963); Na Trilha dos Apaches (1963); As Desventuras de Merlin Jones (1964); O Maravilhoso Homem que Voou (1965); Fantasma de Biquini (1966); Rivais no Volante (1967); 'It's Alive!' (1969); Altas Confusões (1995); The Education of a Vampire (2001).  


Kevin Corcoran (1949–2015) 


 






Música e Lágrimas (1954); Duelo de Paixões (1955); Palavras ao Vento (1956); Arma para um Covarde (1956); O Meu Melhor Companheiro (1957); Gata em Teto de Zinco Quente (1958); Felpudo, o Cão Feiticeiro (1959); O Mundo Fabuloso do Circo (1960); A Cidadela dos Robinson (1960); Na Trilha dos Apaches (1963); Um Tigre Caminha pela Noite (1964); It Starts with Murder! (2009).

 

Dorothy McGuire (1916–2001)


 

 

 




Claudia (1943); O Seu Milagre de Amor (1945); Silêncio nas Trevas (1946); Cláudia e David (1946); A Luz é para Todos (1947); Ódio que não Perdoa (1954); A Fonte dos Desejos (1954); A Fúria dos Justos (1955); Sublime Tentação (1956); O Meu Melhor Companheiro (1957); Tudo Azul com o Barba Azul (1959); O Vale das Paixões (1959); A Cidadela dos Robinson (1960); O Erro de Susan Slade (1961); A Maior História de Todos os Tempos (1965); A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979); Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985); O Homem que Veio do Céu (seriado 1986-1988); Caroline? (1990); Laços de Carinho (1990) 

Janet Munro  (1934-1972)








The Trollenberg Terror (1958);   A Lenda dos Anões Mágicos (1959); O Terceiro Homem na Montanha (1959);  A Cidadela dos Robinson (1960); O Dia em Que a Terra se Incendiou (1961);  Escravo de uma Obsessão (1962);  Odeio o Meu Passado (1963); Cry Wolf (1968); Adam Smith (seriado - episódios -1972)


Milton Reid (1917–1987)








Sangue de Vampiro (1958); O Proscrito de Hong Kong (1959); A Cidadela dos Robinson (1960); Aladdin (1960); As Maravilhas de Aladim (1961); O Satânico Dr. No (1962); 55 Dias em Pequim (1963); Os 10 Gladiadores (1963); Norman o Cara de Pau (1963); Spartacus e os Dez Gladiadores (1964); Agente Z-55 - Em Missão Desesperada (1965); Casino Royale (1967); Espetáculo de Sangue (1967); O Sindicato do Crime (1969); Os Cavaleiros do Buzkashi (1971); Aladdin (1971); A Volta do Dr. Phibes (1972); A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975); Criaturas que o Tempo Esqueceu (1977); 007: O Espião que me Amava (1977); O Ente Diabólico (1978); Uma Aventura na Arábia (1979); Kala Dhanda Goray Log (1986)


Fontes:

IMDB

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Variety

The New York Times



4 comentários:

  1. Muito obrigada por atender meu pedido. Janet Munron faleceu tão nova!! Filmes que mostram família e o seu trabalho em equipe para superar as adversidades da vida, me comovem muito. Parabéns pela análise.
    Abraço!
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana.
    A Cidadela dos Robinson é um passatempo bem divertido e bem realizado . Durante anos, muitas pessoas lembraram desse filme com carinho (agora meio esquecido). Eu só o assisti décadas depois de seu lançamento, meu primeiro contato foi com o seriado "A Família Robinson" da qual gostava muito (já lançado em DVD no país). Janet Munro faleceu precocemente, uma pena, teve ótima atuação. Muito obrigado por sugerir o filme e por comentar. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonado pelas produções de Walt Disney e gosto muito do filme "A cidadela dos Robsons". Adorei a matéria escrita neste blog. Parabéns. (José)

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Jose.
    Desculpe a demora em publicar o seu comentário e a respondê-lo. Só agora acessei o Blog. As antigas produções da Disney eram muito bem cuidadas e normalmente direcionadas à família por seus argumentos bem escritos e direções competentes. Que ótimo que você gostou da matéria. Seja bem-vindo, volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre