terça-feira, 13 de agosto de 2019

HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO / SCARY STORIES TO TELL IN THE DARK (2019) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ



HISTÓRIAS QUE NÃO ASSUSTAM

Stella (Zoe Margaret Colletti), Auggie (Gabriel Rush) e Chuck (Austin Zajur) são três adolescentes que, durante o Halloween, em uma cidade da Pensilvânia, resolvem pregar uma peça em Tommy Miller (Austin Abrams), o valentão local e sua gangue de arruaceiros. O trio acaba sendo perseguido e se refugia, em um drive-in, dentro do carro de Ramón Morales (Michael Garza), um imigrante mexicano de passagem pela cidade. Imaginando terem escapado convidam Ramón a irem em uma mansão há tempos abandonada, cuja filha da família, Sarah Bellows, se tornou uma lenda há décadas passadas por ser sempre ocultada pela família e por contar estórias de terror a adolescentes que teriam, posteriormente, desaparecido. Dentro da casa o quarteto encontra um aposento secreto e Stella descobre um estranho livro que parece ter pertencido a jovem reclusa. Tommy chega no local com a irmã de Chuck, Ruth (Natalie Ganzhorn) e a prende junto com o grupo. Quando escapam da mansão, Stella descobre algo inacreditável: o livro está sendo escrito em vermelho-sangue pelo que parece ser uma entidade sobrenatural e, nesses novos contos, todos que estiveram na mansão parecem ter sido amaldiçoados.


Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é dirigido pelo cineasta norueguês André Øvredal de "O Caçador de Troll" (2010) e "A Autópsia" (2016). Foi retirado da série de livros infantis, escrita nos anos 80, por Alvin Schwartz (falecido em 1992), cuja inspiração derivava-se de  contos folclóricos rurais e lendas urbanas, sendo adaptado a três mãos tendo em Guillermo del Toro a figura mais conhecida. A menção de del Toro tem um significado para quem o acompanha como diretor. Quem viu seus filmes como "O Labirinto do Fauno" (2006); "Hellboy I e II" (2004 e 2008); "A Colina Escarlate" (2015) ... e "A Forma da Água" (2017) tem uma ideia de como ele conta suas estórias de terror. Aqui ele também atua como produtor, o que explica e muito o estilo de narrativa e personagens que o filme apresenta.



O filme é ambientado em 1968 ainda que passado nos anos 80 e isso é bem evidente quando percebemos simbolismos e alegorias no filme como a exibição de "A Noite dos Mortos Vivos" (1968); a faixa na entrada do colégio com os dizeres "Bye Bye Birdie", na verdade uma exibição do filme "Como É Bom Amar" (1963) que conta a estória de um astro do rock, Conrad Birdie, que é recrutado para o Exército (uma comparação direta ao personagem pária de Ramón). Ou a Guerra do Vietnã que situa o espectador e que del Toro teria dito na época que simbolizaria o fim da inocência americana. Há um paralelo bem interessante quando percebemos que o desaparecimento de crianças / jovens por Sarah (Kathleen Pollard em seu primeiro longa) pode ser uma analogia ao desaparecimento dos jovens no Vietnã, uma história escrita em sangue. A questão da imigração também não fica de fora na pele de Ramón por sua condição de imigrante / estrangeiro tornando-se o suspeito imediato do desaparecimento de Tommy. Mais dentro do recente contexto social americano impossível. E os admiradores do filme de del Toro perceberão que em "O Labirinto de Fauno" também há um livro que se escreve nas mãos da personagem principal. Os cartazes no quarto da "aspirante a escritora" remetem aos filmes reais dos anos 50.


Quando fui assistir ao filme pensei ser uma antologia de contos curtos de terror e se assim o tivessem realizado, poderia ter sido muito mais eficaz, mas o roteiro preferiu criar uma estória e, dentro desse contexto, vincular o destino aos personagens.  Aura de terror propriamente dito não há. Del Toro tem um modo bem peculiar de construir / elaborar seus seres fantasmagóricos e medo não é uma dessas características. Outro ponto que me incomodou foi que o filme não nos passa empatia, a sensação de estar na pele dos personagens. Assistimos a tudo sem envolvimento, sem sofrermos ou solidarizarmos com os personagens. Apenas seguimos o fluxo contínuo da estória que pode ser assustadora se você ainda não entrou na adolescência, pois se fixa no conceito de monstros retirados do medo e de inconscientes infantis. E algo a se observar: a melhor estória é a de Sarah, não a que ela escreve para os personagens. Isso pode dizer muito do filme que provavelmente funcionará melhor na tela pequena direcionado a um público à procura de uma diversão rápida e de fácil consumo. Talvez o maior problema seja o filme ser ambientado na década de sessenta, mas parecendo uma daquelas produções interessantes da década de 80. Mantém a atenção pelo que vai acontecer aos personagens e ao desfecho (que até dá para ter uma ideia). Como os envolvidos chegarão ao final é o que realmente mantém o interesse.


Há os bons momentos. Os envolvidos preferiram não fazer uma adaptação dos livros e sim utilizar alguns fragmentos destes, o que permitiu certa liberdade criativa fugindo das inevitáveis comparações. Quando Stella folheia o livro aparece folhas com títulos dos contos como: "The Wendigo", "Strangers", "May I Carry Your Basket" ... que são contos dos livros lançados. Percebe-se que os envolvidos tentaram até certo ponto recriar o visual espectral e a aura dos desenhos de Stephen Gammell (ilustrador dos livros), mas em detrimento da estória. O Espantalho, O Homem Sem Dedo, As Aranhas, A Mulher Pálida, A Criatura Contorcionista e a própria Sarah são visualmente bem concebidos o que favorece uma simpatia ao filme. 


"Histórias Assustadoras ..." não assusta, quando muito nos deixa apreensivos. De acordo com que os eventos se sucedem haverá uma perda gradual da aura de medo que o espectador mais influenciável espera e o que restará é compreender o que motivou Sarah a possuir tanto ódio e como os jovens sairão daquela situação. Causa alguns olhares de atenção, mas não muito mais do que isso. Deixa em aberto uma continuação que provavelmente só será realizada se esta der lucro.


Trailer:



Trailer 2:



Curiosidades:

The Hearse Song - Trecho da canção cantada por Lou Lou:
"Don't you ever laugh as the hearse goes by
for you may be the next to die
They wrap you up in a big while sheep
from your head down to your feet"

Filmado no Canadá

O ator Mark Steiger que faz o Espantalho Harold fez o Demogorgon no seriado "Stranger Things" e possui trabalhos na tv e Cinema. Participou do Vídeo do grupo Metálica no Clip "Until it Sleeps"


A atriz canadense Kathleen Pollard,  que faz Sarah, foi "dublê de corpo" da atriz Sally Hawkins no filme "A Forma da Água" de Guilhermo del Toro.

Troy James, que faz a criatura contorcionista que persegue Ramón, esteve em Hellboy (como Baba Yaga). Ficou famoso ao se apresentar no "American Got Talent" fazendo números de contorcionismo.

Xaiver Botet,  que faz a criatura que persegue August, possui Síndrome de Marfan que deixa seu corpo mais longo e fino. Possui dezenas de trabalhos (personagens) em cinema e Tv como Mistério no Lago (2005); [REC]³ Gênesis (2012); Mama (2013); A Colina Escarlate (2015); Invocação do Mal 2 (2016); O Guardião Invisível (2017); Alien: Covenant (2017); A Múmia (2017); It: A Coisa (2017); Sobrenatural: A Última Chave (2018); Slender Man: Pesadelo Sem Rosto (2018); Mara (2018); It: Capítulo Dois  (2019)



Filmografia Parcial:
Zoe Margaret Colletti

  









Annie (2014);  Vida Selvagem (2018); Skin (2018)

Michael Garza


 









Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Histórias Assustadoras paraContar no Escuro (2019).

Gabriel Rush


 









Moonrise Kingdom (2012); O Grande Hotel Budapest (2014); The Grief of Others (2015); Christmas All Over Again (2016); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019);  Rainhas do Crime (2019).

Gil Bellows
 

 









Um Sonho de Liberdade (1994); Um Amor e Uma 45 (1994); Floresta Negra (1997); O Beijo da Traição (1998); Vítima da Sedução (2000); Alucinado (2000); A Criatura da Destruição (2001); O Assassino do Presidente (2003); Perseguição (2004); O Poder da Traição (2005); O Sol de Cada Manhã - O Homem do Tempo (2005); A Promoção (2008); Ameaça Terrorista (2010); Goblin - O Sacrifício  (2010); Caçada Implacável (2010); Jogos do Crime (2012); A Última Casa da Rua (2012); JFK, a História Não Contada (2013); 3 Days in Havana (2013); A Convocação (2014); O Mensageiro (2014); A Vida Por Um Fio (2015); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Business Ethics (2019).

Dean Norris
 

 








Máquina Mortífera 2 (1989); Difícil de Matar (1990); O Vingador do Futuro (1990); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Horas de Desespero (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Passageiro do Futuro (1992); A Firma (1993); O Poder da Sedução (1994); Mal do Século (1995); Assalto Sobre Trilhos (1995); A Ameaça que Veio do Espaço (1996); Gattaca, uma Experiência Genética (1997); A Negociação (1998); Prova de Fogo (1998); Prova de Fogo (1998); A Cela (2000); Pequena Miss Sunshine (2006);  A Volta do Todo Poderoso(2007); Muito Além dos Limites (2008); A Melhor Festa do Ano (2011); Plano de Fuga (2012); Sangue no Gelo (2013);  Breaking Bad (seriado 2008 a 2013); Under the Dome (2013 -2015); Olhos da Justiça (2015); Te Pego na Saída (2017); Desejo de Matar (2018); Duke City (2018); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019).

Austin Zajur









Delinquent (2016); Te Pego na Saída (2017); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Countdown (2019). 

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