HISTÓRIAS
QUE NÃO ASSUSTAM
Stella
(Zoe Margaret Colletti), Auggie (Gabriel Rush) e Chuck (Austin Zajur) são três
adolescentes que, durante o Halloween, em uma cidade da Pensilvânia, resolvem pregar
uma peça em Tommy Miller (Austin Abrams), o valentão local e sua gangue de
arruaceiros. O trio acaba sendo perseguido e se refugia, em um drive-in, dentro
do carro de Ramón Morales (Michael Garza), um imigrante mexicano de passagem
pela cidade. Imaginando terem escapado convidam Ramón a irem em uma mansão há
tempos abandonada, cuja filha da família, Sarah Bellows, se tornou uma lenda há
décadas passadas por ser sempre ocultada pela família e por contar estórias de
terror a adolescentes que teriam, posteriormente, desaparecido. Dentro da casa
o quarteto encontra um aposento secreto e Stella descobre um estranho livro que
parece ter pertencido a jovem reclusa. Tommy chega no local com a irmã de
Chuck, Ruth (Natalie Ganzhorn) e a prende junto com o grupo. Quando escapam da mansão, Stella descobre
algo inacreditável: o livro está sendo escrito em vermelho-sangue pelo que
parece ser uma entidade sobrenatural e, nesses novos contos, todos que
estiveram na mansão parecem ter sido amaldiçoados.
Histórias
Assustadoras Para Contar no Escuro é dirigido pelo cineasta norueguês André Øvredal de "O
Caçador de Troll" (2010) e "A Autópsia" (2016). Foi retirado da
série de livros infantis, escrita nos anos 80, por Alvin Schwartz (falecido em
1992), cuja inspiração derivava-se de contos
folclóricos rurais e lendas urbanas, sendo adaptado a três mãos tendo em Guillermo
del Toro a figura mais conhecida. A menção de del Toro tem um significado para
quem o acompanha como diretor. Quem viu seus filmes como "O Labirinto do
Fauno" (2006); "Hellboy I e II" (2004 e 2008); "A Colina
Escarlate" (2015) ... e "A Forma da Água" (2017) tem uma ideia
de como ele conta suas estórias de terror. Aqui ele também atua como produtor,
o que explica e muito o estilo de narrativa e personagens que o filme
apresenta.
O
filme é ambientado em 1968 ainda que passado nos anos 80 e isso é bem evidente
quando percebemos simbolismos e alegorias no filme como a exibição de "A
Noite dos Mortos Vivos" (1968); a faixa na entrada do colégio com os
dizeres "Bye Bye Birdie", na verdade uma exibição
do filme "Como É Bom Amar" (1963) que conta a estória de um astro do
rock, Conrad Birdie, que é recrutado para o Exército (uma comparação direta ao
personagem pária de Ramón). Ou a Guerra do Vietnã que situa o espectador e que del
Toro teria dito na época que simbolizaria
o fim da inocência americana. Há um paralelo bem interessante quando percebemos que o desaparecimento de
crianças / jovens por Sarah (Kathleen Pollard em seu primeiro longa) pode ser uma analogia ao desaparecimento dos jovens
no Vietnã, uma história escrita em sangue. A questão da imigração também não
fica de fora na pele de Ramón por sua condição de imigrante / estrangeiro tornando-se
o suspeito imediato do desaparecimento de Tommy. Mais dentro do recente
contexto social americano impossível. E os admiradores do filme de del Toro
perceberão que em "O Labirinto de Fauno" também há um livro que se
escreve nas mãos da personagem principal. Os cartazes no quarto da "aspirante
a escritora" remetem aos filmes reais dos anos 50.
Quando
fui assistir ao filme pensei ser uma antologia de contos curtos de terror e se assim
o tivessem realizado, poderia ter sido muito mais eficaz, mas o roteiro
preferiu criar uma estória e, dentro desse contexto, vincular o destino aos
personagens. Aura de terror propriamente
dito não há. Del Toro tem um modo bem peculiar de construir / elaborar seus
seres fantasmagóricos e medo não é uma dessas características. Outro ponto que
me incomodou foi que o filme não nos passa empatia, a sensação de estar na pele
dos personagens. Assistimos a tudo sem envolvimento, sem sofrermos ou solidarizarmos
com os personagens. Apenas seguimos o fluxo contínuo da estória que pode ser
assustadora se você ainda não entrou na adolescência, pois se fixa no conceito
de monstros retirados do medo e de inconscientes infantis. E algo a se observar:
a melhor estória é a de Sarah, não a que ela escreve para os personagens. Isso
pode dizer muito do filme que provavelmente funcionará melhor na tela pequena
direcionado a um público à procura de uma diversão rápida e de fácil consumo.
Talvez o maior problema seja o filme ser ambientado na década de sessenta, mas
parecendo uma daquelas produções interessantes da década de 80. Mantém a
atenção pelo que vai acontecer aos personagens e ao desfecho (que até dá para
ter uma ideia). Como os envolvidos chegarão ao final é o que realmente mantém o
interesse.
Há
os bons momentos. Os envolvidos preferiram não fazer uma adaptação dos livros e
sim utilizar alguns fragmentos destes, o que permitiu certa liberdade criativa
fugindo das inevitáveis comparações. Quando Stella folheia o livro
aparece folhas com títulos dos contos como: "The Wendigo", "Strangers",
"May I Carry Your Basket" ... que são contos dos livros lançados. Percebe-se
que os envolvidos tentaram até certo ponto recriar o visual espectral e a aura
dos desenhos de Stephen Gammell (ilustrador dos livros), mas em detrimento da
estória. O Espantalho, O Homem Sem Dedo, As Aranhas, A Mulher Pálida, A Criatura Contorcionista
e a própria Sarah são visualmente bem concebidos o que favorece uma simpatia ao
filme.
"Histórias
Assustadoras ..." não assusta, quando muito nos deixa apreensivos. De
acordo com que os eventos se sucedem haverá uma perda gradual da aura de medo
que o espectador mais influenciável espera e o que restará é compreender o que motivou
Sarah a possuir tanto ódio e como os jovens sairão daquela situação. Causa
alguns olhares de atenção, mas não muito mais do que isso. Deixa em aberto uma
continuação que provavelmente só será realizada se esta der lucro.
Trailer:
Trailer 2:
Curiosidades:
The Hearse Song - Trecho da canção cantada por Lou Lou:
"Don't you ever laugh as the hearse goes by
for you may be the next to die
They wrap you up in a big while sheep
from your head down to your feet"
"Don't you ever laugh as the hearse goes by
for you may be the next to die
They wrap you up in a big while sheep
from your head down to your feet"
Filmado no Canadá
O ator Mark Steiger que faz o Espantalho Harold fez o Demogorgon no seriado "Stranger Things" e possui trabalhos na tv e Cinema. Participou do Vídeo do grupo Metálica no Clip "Until it Sleeps"
A atriz canadense Kathleen Pollard, que faz Sarah, foi "dublê de corpo" da atriz Sally Hawkins no filme "A Forma da Água" de Guilhermo del Toro.
Troy James, que faz a criatura contorcionista que persegue Ramón, esteve em Hellboy (como Baba Yaga). Ficou famoso ao se apresentar no "American Got Talent" fazendo números de contorcionismo.
Xaiver Botet, que faz a criatura que persegue August, possui Síndrome de Marfan que deixa seu corpo mais longo e fino. Possui dezenas de trabalhos (personagens) em cinema e Tv como Mistério no Lago (2005); [REC]³ Gênesis (2012); Mama (2013); A Colina Escarlate (2015); Invocação do Mal 2 (2016); O Guardião Invisível (2017); Alien: Covenant (2017); A Múmia (2017); It: A Coisa (2017); Sobrenatural: A Última Chave (2018); Slender Man: Pesadelo Sem Rosto (2018); Mara (2018); It: Capítulo Dois (2019)
Filmografia Parcial:
Zoe Margaret Colletti
Annie (2014); Vida Selvagem (2018); Skin (2018)
Michael Garza
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Histórias Assustadoras paraContar no Escuro (2019).
Gabriel Rush
Zoe Margaret Colletti
Annie (2014); Vida Selvagem (2018); Skin (2018)
Michael Garza
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Histórias Assustadoras paraContar no Escuro (2019).
Gabriel Rush
Moonrise Kingdom (2012); O Grande Hotel Budapest (2014); The Grief of Others (2015); Christmas All Over Again (2016); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Rainhas do Crime (2019).
Gil Bellows
Um Sonho de Liberdade (1994); Um Amor e Uma 45 (1994); Floresta Negra (1997); O Beijo da Traição (1998); Vítima da Sedução (2000); Alucinado (2000); A Criatura da Destruição (2001); O Assassino do Presidente (2003); Perseguição (2004); O Poder da Traição (2005); O Sol de Cada Manhã - O Homem do Tempo (2005); A Promoção (2008); Ameaça Terrorista (2010); Goblin - O Sacrifício (2010); Caçada Implacável (2010); Jogos do Crime (2012); A Última Casa da Rua (2012); JFK, a História Não Contada (2013); 3 Days in Havana (2013); A Convocação (2014); O Mensageiro (2014); A Vida Por Um Fio (2015); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Business Ethics (2019).
Dean Norris
Máquina Mortífera 2 (1989); Difícil de Matar (1990); O Vingador do Futuro (1990); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Horas de Desespero (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Passageiro do Futuro (1992); A Firma (1993); O Poder da Sedução (1994); Mal do Século (1995); Assalto Sobre Trilhos (1995); A Ameaça que Veio do Espaço (1996); Gattaca, uma Experiência Genética (1997); A Negociação (1998); Prova de Fogo (1998); Prova de Fogo (1998); A Cela (2000); Pequena Miss Sunshine (2006); A Volta do Todo Poderoso(2007); Muito Além dos Limites (2008); A Melhor Festa do Ano (2011); Plano de Fuga (2012); Sangue no Gelo (2013); Breaking Bad (seriado 2008 a 2013); Under the Dome (2013 -2015); Olhos da Justiça (2015); Te Pego na Saída (2017); Desejo de Matar (2018); Duke City (2018); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019).
Austin Zajur
Delinquent (2016); Te Pego na Saída (2017); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Countdown (2019).
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