domingo, 18 de agosto de 2019

TED BUNDY: A IRRESISTÍVEL FACE DO MAL / EXTREMELY WICKED, SHOCKINGLY EVIL AND VILE (2019) - ESTADOS UNIDOS



CARISMÁTICO, MANIPULADOR, PERVERSO, MALIGNO E VIL
(contém spoilers)

Ted Bundy (Zac Efron), um estudante de direito, conhece Liz Kendall (Lily Collins), mãe solteira, em um bar universitário em Seattle nos idos de 1969. O "amor à primeira vista" acontece e a dupla já passa a viver junta no dia seguinte. Posteriormente o casal passa a viver em Salt Lake City. 


Certo dia (1975) é parado por um policial em Utah que o revista e encontra uma bolsa suspeita no banco de trás de seu veículo. Ted é preso e acusado de sequestro de uma jovem que conseguira escapar de seu ataque. Alega inocência para Liz e diz não saber o motivo pela qual tal acusação estaria sendo formulada contra ele. Os dias passam e surge outra investigação ligando o jovem a um massacre ocorrido em outro Estado em uma república feminina. Ted alega estar sendo usado como objeto de manobra de políticos que querem garantir eleição, enquanto Liz passa a ter dúvidas de quem é o seu companheiro. O caso vai a julgamento com cobertura da midiática e várias provas começam a surgir. Ted alega inocência e diz estar sendo prejudicado pelo seu advogado que lhe sugere fazer um acordo revelando todos os seus crimes. O caso intriga a opinião pública e Ted resolve advogar em causa própria e convencer o júri de que é uma vítima do sistema.


Baseado no livro “O Príncipe Fantasma: Minha Vida com Ted Bundy”, "Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal" reformula a história do ponto de vista de Liz Kendall (nome verdadeiro de Elizabeth Kloepfer). O roteiro, habilmente, nos mostra aquilo que Liz interpreta a partir do seu ponto de vista, seu primeiro contato com Ted, seu conhecimento a respeito da prisão, a alegação de inocência persistente de Ted, a repercussão do caso e o julgamento como uma cobertura extensa da mídia. Os crimes não são mostrados, somente a partir do julgamento começam a surgir descrições estarrecedoras dos fatos, sempre refutados por Ted, e o final que esclarece de um modo impactante toda a questão. Ter deixado para o fim a informação para o espectador permitiu ao filme fugir do famoso psicopata que vai cometendo seus assassinados e a representação do seu modus operandi.



Não há uma glamorização ou glorificação do personagem por parte dos envolvidos na produção, essa questão fica por conta do público americano que há décadas fica fascinado por assassinos em série. Basta ver a quantidade de filmes lançados: "Silêncio dos Inocentes", "Assassinos por Natureza", "Henry - Retrato de um Assassino", "Zodíaco", "Psicopata Americano", "Seven", "Cidadão X", "O colecionador de Ossos", 'Beijos que Matam" ...  fora os documentários de vários canais fechados. É um mercado que gera muita receita e tem um público fiel mundo afora. Agora chegou a hora de Ted Bundy. 


Esse não é o primeiro filme a respeito desse intrigante personagem. Houve alguns filmes já lançados: "Ted Bundy: The Mind of a Killer" (2000), "Ted Bundy" (2002), "Ann Rule Presents: The Stranger Beside Me" (2003), "The Riverman" (2004), "Bundy: A Legacy of Evil" (2007), "The Capture of  the Green River Killer" (2008) e os documentários: "The Hunt for Ted Bundy" (2015); "Conversations with a Killer": "The Ted Bundy Tapes" (2019); 20/20: "Bundy" (2019) e a miniseries: "The Deliberate Stranger" (1986). Material não falta e talvez alguns possam achar uma ou outra produção bem superior ao filme. Mas o filme do diretor Joe Berlinger, que também dirigiu o documentário "Conversations with a Killer ...", tenta mostrar um homem multifacetado que se escondia sobre boa aparência, boa cultura, boa argumentação. Um ser manipulador e extremamente carismático. Ou seja, é uma análise de uma mente responsável por pelo menos 30 assassinatos e dezenas de outros não provados e o modo como o filme constrói sua narrativa é algo que surpreende.


O filme abre várias questões que ficarão na mente do espectador ao término do filme. O que motivava Ted a realizar tais atos? Por que Liz foi poupada, ele realmente a amava ou era um ótimo álibi para desviar as atenções? Ou ambos? Se acontecer de um espectador que tenha entrado no cinema sem ler o título ou ver a sinopse (ou acompanhar na Tv sem saber o nome), o filme até poderá passar a impressão que Ted possa ser inocente, pois a sua autonegação e tentativa de convencimento contra seus vis atos é constante e muito vai do mérito de Zac Efron que entrega um personagem que, no início, confunde a pobre Liz, mas não aos investigadores. Eles têm absoluta certeza da pessoa com quem estão lidando. Suas únicas dúvidas são: quantas mulheres Ted realmente matou e aonde se encontram os corpos? E Ted como um grande ator consegue angariar simpatia do público feminino que assiste o julgamento, um manipulador astuto. Seu ar de bom moço, de injustiçado que deseja provar a verdade a qualquer custo soa tão espontâneo que chega a gerar medo no espectador. Essa pessoa, em algum momento, era um simples transeunte, um brilhante aluno de direito, um galante conquistador, alguém que ninguém diria capaz de trucidar mulheres (a cena do cão é excelente e sugere até algo como uma "aura maligna"). É sobre o efeito de Bundy na vida de Liz e como ela foi atormentada durante esse período, mesmo com o maníaco na cadeia. Nos mostra que não há um aspecto na imagem que nos revele se alguém é um psicopata. Bundy caminhava incólume e imperceptível quanto a sua real face e as pessoas não conseguiam entender como alguém assim podia existir, como alguém podia ser tão dissimulado, o terror de ter uma pessoa caminhando entre pessoas normais sem ser percebido, um terror vivendo à espreita, esperando para atacar. Lembrando que nesse período o grande público ainda não conhecia essa faceta da América, quase não havia informações sobre matadores em série. É nesse "estado normal" de Ted que o filme se concentra.


Quando preso, outra faceta de Ted surge: o medo. Há um sentimento de desespero. Bundy sabe que a cadeira elétrica é o seu destino final. A promotoria propõe uma confissão em troca de prisão perpétua, Bundy reage com indignação. Confessar? Nunca. Ele perderia a guerra.  Ele manterá sua versão de que foi pego por engano e que a polícia ao invés de investigar profundamente resolveu jogar a culpa em suas costas a partir de um retrato falado. Ele liga para Liz incessantemente. Ela quer acreditar em sua inocência, quer que tudo aquilo seja um engano, mas a dúvida é forte. Os argumentos contrários são contundentes. A vergonha de ter sido enganada é forte, dolorosa, e tem seu preço. O filme quer nos mostrar que Ted realmente amava Liz e que desejava sua presença nesse momento mais difícil de sua vida, mas deixa no ar aquela sensação de que a presença da namorada de anos, que nunca percebeu nada de errado, no julgamento, seria uma carta na manga. Ted não pode ter problemas em sua defesa e resolve lançar seus encantos sobre uma ex-namorada que possa ficar ao seu lado e angariar a simpatia de parte do público. Será o suficiente? E na cena final, o filme entrega aquele gelo que resfria a alma do espectador. Liz quer a verdade. Ela não testemunhou assassinado, não testemunhou cenas de violência (assim como o espectador), mas precisa saber. Sua sanidade depende disso. Mas haverá uma verdade? Ela só quer uma frase, mas Ted não falará ainda que brilhantemente dê um desfecho assombroso às dúvidas da jovem. A perspectiva é tudo e, pelos olhos de Liz, tudo se completa.


Quanto ao elenco, Zac Efron está ótimo. O filme funciona por sua composição e interceptação que prende o espectador até o último minuto de projeção. Lily Collins também faz uma boa composição da frágil Liz, mas cujo papel é determinante dentro da história. Haley Joel Osment (o outrora garotinho de "Inteligência Artificial" e "O Sexto Sentido") faz o namorado de Liz, mas não entusiasma muito. John Malkovich faz o juiz do julgamento e, apesar de parecer um personagem irreal, no modo como conduz o julgamento, as cenas de crédito finais mostraram que a direção de Joe Berlinger (que faz uma aparição como um repórter do Colorado) reproduziu algumas cenas à perfeição dos fatos. Terry Kinney, muito lembrado por sua participação no seriado "OZ" faz o detetive Mike Fisher. Pouco aparece em cena, assim como o ator Jeffrey Donovan como o defensor de Utah. A atriz Angela Sarafyan, que faz Joanna, poderá ser lembrada como a androide do seriado Westworld (2016 a 2018)


Produção da Netflix, o filme prende o espectador do início até o final bem construído. A direção Berlinger foi muito inspiradora. Há uma boa trilha sonora, uma boa ambientação, um figurino que nos remete para a década de 70 e uma fotografia de qualidade. Ted Bundy é um daqueles filmes que nos fazem pensar no ser humano e na face do mal que alguns escondem. Pode não ser um filme para arrebatar o Oscar, mas vale a conferida para aqueles que gostam de produções acima da média e com temas densos.


Trailer:





Curiosidades:

O nome deste filme veio de uma citação do juiz do tribunal no julgamento de Bundy. Ele citou: "Os crimes eram extremamente perversos, chocantemente malignos, vil e o produto era infligir um alto grau de dor".

O filme estreou em 26 de janeiro de 2019 no festival de Sundance, em Utah, coincidentemente o estado com muitos dos assassinatos de Bundy. O festival de filmes de Sundance começou em 24 de janeiro de 2019, exatamente 30 anos após a execução de Bundy por meio de uma cadeira elétrica na Flórida.

Estreia do líder do Metallica, James Hetfield. O diretor Joe Berlinger já havia trabalhado com Hetfield e sua banda no documentário Metallica: Some Kind of Monster (2004). Além disso, a música do Metallica "The Four Horsemen" foi usada em uma cena em que os dentes de Bundy (Zac Efron) foram fotografados em sua cela.


As cenas do tribunal foram filmadas nos Correios dos EUA em Covington, Kentucky, que antigamente era a sede do Tribunal Distrital dos EUA.

Jerry é um personagem fictício. Haley Joel Osment foi indicado ao Oscar Por O Sexto Sentido (1999)


"Estou tentando trabalhar com Zac Efron há muito tempo", disse o produtor Nicolas Chartier à revista Variety. "Desde sua passagem dramática em Paperboy até seu desempenho hilariante em Vizinhos, ele continua a impressionar o público e a crítica com sua extraordinária versatilidade e alcance. Não poderíamos estar mais animados para vê-lo neste papel incrível."

Algumas cenas da cadeia e da prisão foram filmadas na Cadeia do Condado de Clermont e na Correcional do Líbano no sudoeste de Ohio, bem como em Williamstown, no norte do Kentucky.


Ted também recebeu a pena de morte após este julgamento, quando foi condenado pelo assassinato de Kim Leach, de 12 anos, em outro julgamento em Orlando, onde novamente atuou como seu próprio advogado.


Filmografia Parcial:

 Zac Efron

 









Melinda's World (2003); Uma Viagem Inesperada (2004); Alma de Campeão (2005); High School Musical (2006); High School Musical 2 (2007); Eu e Orson Welles (2008); High School Musical 3: Ano da Formatura (2008); 17 Outra Vez (2009); A Morte e Vida de Charlie (2010); Histórias De Amor (2012); Um Homem de Sorte (2012); Obsessão (2012); A Qualquer Preço (2012); JFK, a História Não Contada (2013); Vizinhos (2014); Baywatch: S.O.S. Malibu (2017); O Rei do Show (2017); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); The Beach Bum (2019)

Lily Collins

 


  






Um Sonho Possível (2009); Padre (2011); Sem Saída (2011); Espelho, Espelho Meu (2012); Adorável Professora (2013); Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013); Simplesmente Acontece (2014); Regras Não Se Aplicam (2016); Okja (2017);  Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); Tolkien (2019); Halo of Stars (2019)

John Malkovich 

 









Um Lugar no Coração (1984); Os Gritos do Silêncio (1984); A Morte de um Caixeiro-Viajante  (1985); Império do Sol (1987); Ligações Perigosas (1988); O Céu que nos Protege (1990); O Céu que nos Protege (1991); Neblina e Sombras (1991); Ratos e Homens (1992); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); Na Linha de Fogo (1993);  O Segredo de Mary Reilly (1996); O Preço da Traição (1996); Con Air: A Rota da Fuga (1997); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Quero ser John Malkovich (1999); Joana D'Arc (1999); Filhos da Máfia (2001); Hotel (2001); O Retorno do Talentoso Ripley (2002); Johnny English (2003); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005); Totalmente Kubrick (2005); Eragon (2006); A Lenda de Beowulf (2007);  A Mente que Mente (2008); Vítimas da Guerra (2008); Queime Depois de Ler (2008); A Troca (2008); Depois de Partir (2008); Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010); Secretariat - Uma História Impossível (2010); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Linhas de Wellington (2012); Meu Namorado é um Zumbi (2013); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Variações de Casanova (2014); Zoolander 2 (2016); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Conspiração Terrorista (2017); Alvo Triplo (2017); 22 Milhas (2018); Caixa de Pássaros (2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); Velvet Buzzsaw (2019); Valley of the Gods (2019); Arkansas (2020)

Haley Joel Osment 

 










Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994); Um Dia de Louco (1994); Bogus, Meu Amigo Secreto (1996); O Sexto Sentido (1999); A Corrente do Bem (2000); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Os Anjos da Guerra (2001); Lições para Toda Vida (2003); Duelo de Gigantes (2007); A Troca (2008); A Virada de Bethany (2012); Fúria Cannabis (2015); Entourage: Fama e Amizade (2015); Quase Amigos (2016); Sleepwalker (2017); Clara's Ghost (2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); The Devil Has a Name (2019)


Jeffrey Donovan

 









Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); A Isca (2000); A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras (2000); Hitch: Conselheiro Amoroso (2005); Encontros ao Acaso (2006); A Troca (2008); Burn Notice  (seriado 2007-2013); Apocalipse (2015); Sicário: Dia do Soldado (2018); Villains (2019); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019);  


Terry Kinney












Sete Minutos no Paraíso (1985); Sem Perdão (1986); Gritos de Revolta (1988); Kojak: None So Blind (1990); Entre Amigos (1991); O Preço de um Campeão (1991); O Último dos Moicanos (1992); Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (1993); A Firma (1993); O Diabo Veste Azul (1995); Sleepers: A Vingança Adormecida (1996); 24 Horas Para Morrer (1999); Oz (seriado 1993 a 2000);  Duelo de Campeões (2005); Marcas de Um Passado (2005); Terra Prometida (2012); Black Box  (seriado 2014); Criminosos de Novembro (2017); 22 Milhas (2018); Billions (seriado 2016 a 2019).; Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019);

Angela Sarafya 












Tudo Azul (2007); Prazeres Proibidos (2007); A Vida é Bela (2008); Informers - Geração Perdida (2008); Love Hurts (2009); American Animal (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer, Parte 2 (2012); Era Uma Vez em Nova York (2013); Conexão Perigosa (2013); 1915 (2015); Território Sem Lei (2016); We Are Boats (2018); Westworld (seriado 2016 a 2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019)

Kaya Scodelario 






Fúria de Titãs (2010); O Morro dos Ventos Uivantes (2011); Agora e para Sempre (2012); A Grande Ilusão (2013); Maze Runner: Correr ou Morrer (2014); Na Toca do Tigre (2015); Maze Runner: Prova de Fogo (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Maze Runner: A Cura Mortal (2018); Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019); Predadores Assassinos (2019); The King's Daughter  (2019)

Jim Parsons

 









Hora de Voltar (2004); Por Conta do Destino (2005); People - Histórias de Nova York (2005); Um Astro em Minha Vida (2006); Escola de Idiotas (2006); Tudo a Perder (2007); O Grande Ano (2011); Os Muppets (2011); Lições em Família (2014); A Última Premonição (2015); Estrelas Além do Tempo (2016); Big Bang: A Teoria (206 a 2019); The Boys in the Band (2020) 

3 comentários:

  1. Bom dia, Luis. Pois aqui estou novamente e agora é para escrever sobre minha decepção acerca desse filme que, ao menos para mim, mais prometeu do que cumpriu. Vamos aos defeitos: trama rasa sobre um personagem que abalou o sossego dos norte-americanos nos anos 70. Vejo Zac Efron apenas como um jovem bem apessoado e até esforçado (diga-se de passagem que a caracterização também está bem feita), mas sem condições de segurar a onda num filme que exige mais e poderia ser melhor abordado pelas situações envolvidas. Os diversos crimes são apenas sugeridos e vemos o protagonista numa constante luta para se livrar das sentenças impostas, ou seja, é tudo muito superficial e os atos parecem se repetir e o clima de tensão não existe. Enfim, um filme para quem não conhece a história por trás do homem mau. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Janerson
    Muito interessante sua visão e esse é um dos encantos dos filmes: provocar diferentes reações em diferentes públicos. Particularmente me pareceu um filme interessante. A questão do filme ser baseado nas lembranças de Elisabeth Kloepfer, nos revela um outro ponto de vista. Neste caso o filme seria mais uma produção a agregar informações sobre Bundy do que necessariamente uma visão definitiva. Algo como "Dragão: a história de Bruce Lee", vista pelo ângulo de sua esposa. Muito interessante sua visão sobre o filme. Um grande abraço e obrigado por mais este comentário.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre