segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

DO ALÉM / POSSUÍDOS PELO MAL / FROM BEYOND (1986) - ESTADOS UNIDOS




UM PEQUENO CONTO DE H.P.LOVECRAFT 

Os cientistas  Crawford Tillinghast (Jeffrey Combs) e Edward Pretorius (Ted Sorel) moram em uma casa onde realizam experimentos com uma máquina chamada Resonator. Crawford consegue finalmente concluir o projeto e liga o aparelho. Logo surge uma criatura de uma outra dimensão que morde Crawford. Com a ajuda de Pretorius eles tentam um novo contato com a dimensão paralela, mas algo dá errado: Pretorious é dado como morto através de decapitação, mas não encontram a cabeça, Crawford é preso e levado a uma instituição psiquiátrica onde o consideram fora de si e suspeito de ter matado seu companheiro de experimento.


Crawford gera um interesse científico na jovem psicóloga Katherine McMichaels (Barbara Crampton) que acredita em levá-lo novamente à casa e provar sua história a respeito de ter aberto um portal que leva para um mundo além da percepção humana comum. Katherine realiza um exame em Crawford e descobre um crescimento anormal da glândula pineal e que alguns (Como Decartes) a definem como um “terceiro olho” da percepção humana . O casal será acompanhado do detetive Bubba Brownlee (Ken Foree), responsável pela custódia do jovem cientista e da segurança da jovem doutora.

 
Ao repetirem o experimento, descobrem que realmente há uma dimensão paralela e que Pretorius se encontra nela querendo entrar em nosso mundo com um poder incontrolável. Enquanto Crawford resolve destruir a máquina, Katherine começa a desenvolver desejos e sentimentos, até então, desconhecidos. E sua vontade de acessar o mundo “do além” parece ser cada vez mais forte.


Jeffrey Combs e Barbara Crampton que realizaram Re-Animator de 1985, batizado por aqui de "A Hora dos Mortos- Vivos" repetiram a dobradinha um ano depois em um filme que fez muito sucesso em VHS. Do Além surgiu meio tímido, mas ganhou uma legião de admiradores. A história em si não tem nada de incrível, mas o diretor Stuart Gordon pegou um pequeno conto do escritor Howard Philips Lovecraft (H.P. Lovecraft), que tem dezenas de filmes a partir de suas publicações, e o adaptou junto com outros num filme em que brinca com a tecnologia trazendo o terror para aqueles que não sabem suas consequências. Aqui a ideia não é mostrar um avanço para a humanidade. Assim como no filme "O Nevoeiro" experimentos podem dar errados e a famosa tese de que coabitamos com dimensões paralelas que não interagem conosco foi bem aproveitada. É a tecnologia possibilitando o ser humano ir além do que conhece e percebe, podendo trazer algo “do além – from beyond” indesejável e, de certa maneira, destrutivo à raça humana.


Os efeitos para a época foram bem aplicados e percebe-se alguns tropeços na história como um dos protagonistas “tirar da cartola” um explosivo (?!!!) ou uma emergência de hospital em que não há pessoas na porta para receber uma ambulância com paramédicos e com um doente que grita a plenos pulmões e ninguém aparece. Fora cenas de janelas quebradas e depois intactas. E uma porta do carro a prova de fuga que na cena seguinte é facilmente aberta. A cena do trio no experimento à noite e, ao término, raios do sol (numa cena de menos de 15 minutos !!!).Mas como veracidade não é algo que está se vendendo neste filme e percebe-se no primeiro minuto, adicionaram-se alguns ingredientes como a quase nudez da atriz Barbara Crampton, além de algumas cenas insinuantes vestida com roupas de couro, onde, influenciada pelo experimento, libera sua libido. Claro que a Doutora atrai os olhares do trio e sem dúvida vira objeto de desejo de Pretorius que a quer presa em sua dimensão.


Quanto ao elenco não há muito o que se falar, além do elenco principal, uma doutora que faz o papel de vilã e detesta Katherine, um homem da justiça e um par de figurantes e atores desconhecidos. Mas a história realmente não precisava de muita gente, já que se concentra no quarteto e nas criaturas que atacam nossos heróis.


Do Além é uma produção cultuada por uma geração que viveu os anos 80 e gostava de produções baratas, ágeis e, muitas vezes, sem muito conteúdo. Filme muito assistido quando se ia na locadora e pegava a promoção de “leve 4 filmes para o final de semana e pague três” ou promoções similares.  Como as promoções não contemplavam lançamentos, as pessoas catavam no acervo os que poderiam levar e o boca-a-boca tornou “Do Além” um filme como ótima opção de entretenimento: rápido e barato. Atualmente desapareceu das programações e de catálogo. De uma época mais inocente dos filmes de terror. Raro e interessante.

 Trailer:


     
Curiosidades:
Nos cinemas teve o título de "Possuídos Pelo Mal".

O filme em Portugal chamou-se " A Criatura que Veio do Além"

O H.P. A história de Lovecraft na qual o filme se baseia tem apenas sete páginas.

Barbara Crampton vendeu a roupa de dominatrix de couro que ela usava neste filme em uma venda de garagem.

O endereço da casa é 666 Benevolent St.

O personagem do Dr. Pretorious recebeu o nome do Dr. Septimus Pretorius, ex-professor de Henry Frankenstein, que seduz Henry para o lado negro.

Assim como em seu filme anterior, A Hora dos Mortos-Vivos (1985), o diretor Stuart Gordon recorreu a assessores médicos para garantir que as ações dos médicos e enfermeiras do filme seguissem os procedimentos médicos adequados.

Durante as cenas no hospital psiquiátrico, quando Katherine conhece Crawford pela primeira vez e o libera como seu paciente, duas portas automáticas usam o som de abertura de porta de Star Trek: The Original Series. A segunda instância é uma versão invertida da amostra.

Os executivos do estúdio se opuseram à escalação de Barbara Crampton como Dra. McMichaels porque pensaram que ela era "muito jovem para ser crível como psicóloga". Stuart Gordon, no entanto, insistiu que Crampton fosse escalada, e ela foi.

Foi filmado na Itália com uma equipe italiana para economizar dinheiro. Gordon diz que o filme teria custado $ 15 milhões para ser feito nos Estados Unidos, enquanto a produção estrangeira permitiu que ele mantivesse os custos em aproximadamente $ 2,5 milhões. Foi filmado em um estúdio chamado Dinocitta nos arredores de Roma. Dinocitta foi originalmente construído por Dino De Laurentiis, mas foi apreendido pelo governo por falta de pagamento de impostos e depois vendido para o Empire Studios.

Um entrevistador em 2016 perguntou a Barbara Crampton se sua filha de 13 anos e seu filho de 14 anos tinham visto este filme e seus outros primeiros filmes. Crampton disse: "Não, mas os amigos do meu filho viram todas as minhas coisas na internet e disseram, 'Cara, sua mãe está nua e vestida de couro preto.' E meu filho disse: 'Mãe, você deveria ter me contado antes que meus amigos vissem'. E eu fico tipo, 'Oh cara, me desculpe, ok.' Então mostrei tudo ao meu filho."

De acordo com o produtor Brian Yuzna, a produção ficou sem dinheiro antes que os efeitos do final pudessem ser finalizados.

De acordo com Gordon, garantir uma classificação "R" da MPAA foi uma provação desafiadora. Ele os cita como inicialmente dizendo que seu corte apresentado do filme tinha "dez vezes mais de tudo". No final das contas, ele conseguiu fazer pequenos cortes e sem remover nenhuma sequência inteira do filme.

O diretor Stuart Gordon já havia trabalhado com Jeffrey Combs e Barbara Crampton em A Hora dos Mortos-Vivos (1985), e os escalou em parte porque se acostumou a trabalhar com uma companhia de atores durante seu tempo no teatro, e sentiu que fazer a mesma coisa com os filmes de Lovecraft permitiria que os atores soubessem ao entrar nas filmagens que seriam solicitados a fazer "todo tipo de coisa estranha" e, assim, se adaptar mais rapidamente à sua direção.

Um trabalhador italiano estava martelando durante a filmagem de uma cena, então o diretor Stuart Gordon pediu que ele parasse. O homem respondeu: "Fellini sempre me deixa martelar." Gordon respondeu "Bem, eu não sou Fellini", ao que o cara disse "com certeza".

O diretor Stuart Gordon rodou seu filme Bonecas Macabras (1986) na mesma época, lançado no ano seguinte.

Há uma cena faltando no início envolvendo o que o Dr. Pretorius estava fazendo em seu quarto quando Tillinghast bate à porta. E envolve o médico enfiando um prego na língua de uma garota. O diretor Stuart Gordon cortou a cena manualmente e, desde então, perdeu a filmagem e ficou muito triste com isso.

De acordo com Brian Yuzna, todo o material da pineal é baseado na ciência real.

A criatura que o Dr. Pretorius se torna foi outra criação de Mark Shostrum, foi inteiramente baseada em fantoches. Stuart Gordon disse a ele que precisava de closes apresentando o rosto real de Ted Sorel, e o maquiador se recusou a fazê-lo, afirmando que o boneco também poderia ser usado para esses closes. Gordon acabou conseguindo outra pessoa para fazer a maquiagem.

Ao contrário de Re-Animator (1985), que foi lançado sem classificação, "From Beyond" foi enviado à MPAA e fortemente cortado para atingir a classificação R que o estúdio exigia do diretor. Durante anos, acreditou-se que as filmagens de gore cortadas perdidas estavam perdidas para sempre, sendo encontradas e restauradas para o lançamento do filme em DVD.

Ted Sorel faleceu aos 74 anos, vítima da Doença de Lyme, uma bactéria normalmente transmitida pela picada do carrapato Ixodes ricinu infectado.


Cartazes: 





Filmografia Parcial:

Jeffrey Combs











De Quem é a Vida Afinal? (1981); Médico Erótico (1983); A Hora dos Mortos-Vivos (1985); Do Além (1986); Robot Jox (1989); O Poço e o Pêndulo (1991); Trancers II (1991); AFortaleza (1992); A Verdadeira História de Marilyn Monroe (1996); Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1998); A Casa da Colina (1999); Contagion (2002); Satanic (2006);  A Noite dos Mortos-Vivos: Re-Animação (2012)

Barbara Crampton












Dublê de Corpo (1984);A Hora dos Mortos-Vivos (1985); Do Além (1986); Trancers II (1991); Piratas do Espaço (1996); Você é o Próximo (2011); As Senhoras de Salem (2012); Os Últimos Sobreviventes (2014); Ainda Estamos Aqui (2015)  The Divine Tragedies (2015);  Irmã (2016); A Volta do Juízo Final (2016); Renascida das Trevas (2018); Sobreviva ou Morra Tentando (2020); Alone with You (2021)



Ken Foree 











Zombie - O Despertar dos Morto (1978); A Gangue da Pesada (1979); Do Além (1986); Terror Squad (1988); O Massacre da Serra Elétrica 3 (1990); Fuga Mortal (1993); Madrugada dos Mortos (2004); Halloween - O Ínicio (2007); Água para Elefantes (2011); As Senhoras de Salem (2012)


Ted Sorel (1936–2010) 










Lenny (1974); Rede de Intrigas (1976) e participações em seriados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre