quarta-feira, 24 de julho de 2019

NÃO OLHE / LOOK AWAY (2018) - CANADÁ



O TÍTULO BRASILEIRO JÁ DIZ TUDO
(contém inevitáveis spoilers)
Maria (India Eisley) é uma jovem de 17 anos, submissa e introvertida, cujo o pai, Dr. Dan Brennan (Jason Isaacs) é um cirurgião plástico obcecado pela estética vendo-a como uma fracassada. Na escola, sofre bullying nas mãos de um jovem chamado Mark (John C. MacDonald). Sua melhor amiga, Lily (Penelope Mitchell), é uma patinadora, cujo namorado Sean (Harrison Gilbertson) a jovem ama secretamente.  Tudo começa a mudar quando, ao olhar seu reflexo no espelho do banheiro de casa, descobre uma pessoa idêntica em aparência do outro lado, chamada Airam, que lhe diz conhecer seus sentimentos e medos interiores e ser capaz de resolver seus problemas desde que troque de lugar com ela.


Muito curiosa essa produção canadense de terror psicológico e horror que parece uma mistura mal-acabada do clássico filme “Carrie” com “Tamara” e “Cisne Negro” com a atriz India Eisley. É uma produção que consegue se encaminhar bem durante uma boa parte da projeção, mas, em determinado ponto, se perde em situações mal explicadas e um final aberto que gera muitas especulações.  O trailer mostra um filme e a direção entrega outro.



O filme leva o espectador a tentar conjecturar se está diante de um surto, uma personalidade dividida ou de um ser sobrenatural. E a ausência de informações, para que o espectador formule um raciocínio lógico, é o que prenderá muitos e, proporcionalmente, poderá causar enorme frustração. E ainda que a atriz India Eisleys (filha da famosa atriz Olivia Hussey de filmes como “Romeu e Julieta” e  “Horizonte Perdido”) consiga um desempenho que impressiona e convence, em um difícil papel duplo, não é o suficiente para sustentar o filme, que poderia ajeitar algumas amarras que ficaram bem soltas. Fica a dúvida se o roteiro era bom, a direção foi ruim e a montagem foi desastrosa ou se o roteiro era capenga, se o diretor fez o que pode e montador juntou as sobras. Dá para fazer várias combinações de questionamentos, só não dá para aceitar que, em algum momento, o enredo se perdeu completamente e a boa premissa escafedeu-se.
 


Perguntas há várias: por que fazer uma cena disfarçada do filme Carrie, não era melhor optar pela originalidade? mortes acontecem e ... nada ... ninguém divulga, investiga?; a parte do espelho é bem legal (mas só funciona numa primeira vez), por que insistir nesse caminho? Por que Airam (o nome “Maria” ao contrário) não revelou ao pai quem ela era? Mark (o bobalhão do bullying) recebe uma lição e “some” de cena?; Ok Airam é determinada, tem personalidade e atitude (para o mal), mas adquire rapidamente habilidades de uma patinadora? Para onde foi Maria? Ficou no espelho, saiu do espelho, passou a ser um espectro ou tudo é fruto de um transtorno da própria Maria (“Airam” só surge em cena depois da foto da ultrassonografia - seria ela uma parte sombria da mente de Maria?); Por que matou o namorado? A morte de Lily seria investigada como acidente, até porque ele nada sabia. Transformar a personagem em uma serial killer "aparentemente" "sem propósito" tornou tudo mais confuso; será que a deformação de “Airam” era um impeditivo à vida ou levou o pai, perfeccionista, a rejeitar uma pessoa "não perfeita" aos seus olhos ou tudo isso é invenção da mente de Maria achando que foi assim que as coisas aconteceram (lembram que seu pai lhe deu de "presente" uma cirurgia para melhorar o que já era belo e derrubou ainda mais a estima da jovem? e que a classificou de "desajustada"?). E os sonhos da mãe, podem ser uma das soluções do enigma ou Maria acha que era isso que ela sonhava? E o final, a mãe está olhando para um espelho, sonhando ou abraça Airam e Maria que saira do espelho? (repare bem na cena, Maria move a cabeça e a mãe levemente a acaricia - realidade ou imaginação?)


Não Olhe (“Look Away”) parece ser uma dica de quem viu o filme, não gostou e tinha que dar um título nacional, sendo sutil para mandar a dica ... só pode. Traz nudez desnecessária, uma ótima atuação de India Eisley, uma Mira Sorvino que deve estar se perguntado o que a fez entrar nessa produção e os outros atores se esforçando para não deixar o navio afundar. Falta de criatividade ou excesso de pretensão? É um filme que prende, não há como contestar, mas deixa várias perguntas no ar que deveriam ter sido respondidas e não deixar para que os espectadores o debate sobre o que os envolvidos pensaram em criar. Tinham uma chance ímpar de fazerem uma obra acima da média, mas o resultado provou-se insatisfatório


Trailer:



Curiosidades:
Mira Sorvino ganhou um Oscar por "Poderosa Afrodite"


Filmografia Parcial:
India Eisley









  
Madre Teresa de Calcutá (2003); Anjos da Noite: O Despertar (2012); Anjos da Noite: O Despertar (2012); Social Suicide (2015); A Maldição Da Bela Adormecida (2016); Não Olhe (2018); Adolescence (2018); Altar Rock (2019)
  

Jason Isaacs







 
 
Shopping: O Alvo do Crime (1994); Pensamentos Perigosos (1994); Coração de Dragão (1996); O Enigma do Horizonte (1997); Armageddon (1998); O Soldado do Futuro (1998); O Patriota (2000); Doce Novembro (2001);Falcão Negro em Perigo (2001); Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002); Códigos de Guerra (2002); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Elektra (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Um Homem Bom (2008); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Corações de Ferro (2014); Conexão Escobar (2016)/;A Cura (2016); Morte de Stalin (2017); Atentado ao Hotel Taj Mahal (2018); Não Olhe (2018);

Mira Sorvino








  
Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994); Poderosa Afrodite (1995); A Verdadeira História de Marilyn Monroe (1996); Mutação (1997); Assassinos Substitutos (1998); À Primeira Vista (1999); Cinzas da Guerra (2001); Anjo da Morte (2002); Violação de Privacidade (2004); Traídos pelo Destino (2007); Leningrad (2009); Quando as Coisas Acontecem (2011); Tráfico de Inocentes (2012); Guerreiros no Espaço (2013); Duas Irmãs (2014); Você Acredita? (2015); Filha de Deus (2016); Minha Mãe e Eu (2016); O Poder e o Impossível (2017); Não Olhe (2018); Beneath the Leaves (2019); The Islands (2019); Sound of Freedom (2020);

John C. MacDonald

 






  
Quatro Vidas de um Cachorro (2017); Beber, Matar e Amar (2017); Hollow in the Land (2017); Não Olhe (2018)

Harrison Gilbertson

 






  
Pelotão de Elite (2010); Virginia (2010); A Face do Mal (2014); Need for Speed: O Filme (2014); Predadores do Amor (2016); Fallen (2016); Upgrade (2018); Não Olhe (2018); Measure for Measure (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre