quarta-feira, 10 de julho de 2019

O ÚLTIMO GUERREIRO DAS ESTRELAS / THE LAST STARFIGHTER (1984) - ESTADOS UNIDOS



CRIATIVO E DIVERTIDO
Alex Rogan (Lance Guest) vive e trabalha em um parque de trailer na Califórnia (o "Starlite Starbright Trailer Court”) dirigido pela mãe. Vivendo uma vida que considera enfadonha e sem desafios, no meio do nada, sonha um dia partir e encontrar o seu destino. Ao bater o recorde em um jogo de arcade chamado “Starfighter”, recebe, durante a noite, a estranha visita de seu inventor, Centauri (Robert Preston 1917-1987), que chega em um carro altamente tecnológico e solicita que lhe acompanhe. Alex percebe, em seguida, estar dentro de uma equipamento espacial sendo conduzido para fora do planeta.


A dupla chega a Rylos, a central planetária da Star League, uma Federação de Planetas protegidos por uma fronteira prestes a ser violada pelo maligno Xur (Snow) após resistirem a ataques por milênios.  Alex descobre que o jogo de arcade (fliperama) era apenas um meio de localizar uma pessoa com habilidades excepcionais para combate e que a Federação está recrutando os melhores guerreiros da galáxia. Mas há um detalhe: Alex está lá contra sua vontade e percebe uma grande possibilidade de morrer no confronto. Enquanto o relutante jovem tenta convencer Centuari a levá-lo de volta à terra este já providenciou uma unidade autômata apelidada de "Unidade Beta" que é fisicamente semelhante a Alex, mas por ter sido projetado para lidar com situações racionais terá dificuldades de entender como os “irracionais” humanos se comportam e, em especial, a namorada de Alex (Catherine Mary Stewart) que percebe que há algo de estranho no comportamento de “seu namorado”.


O Último Guerreiro das Estrelas é um daqueles filmes que habitam boa parte da memória dos adultos que eram crianças na época. O garoto entediado, vivendo meio que em um deserto (assim como Skywalker – Olha a inspiração a “Guerras nas Estrelas”) ainda que responsável, de jeans surrados e tênis era uma identificação imediata com crianças e adolescentes que amavam os jogos de fliperama e pouco sonhavam com os games atuais. E o filme fez um relativo sucesso, não na época de seu lançamento, ainda que tenha se pagado, pois a concorrência naquele ano de 1984 era absurda. Vejamos alguns: O Exterminador do Futuro, Karatê Kid, Gremlins, Os Caça-Fantasmas, Indiana Jones e o Templo da Perdição, A Hora do Pesadelo, Amadeus, Duna, Footloose, A História Sem Fim, Jornada nas Estrelas III (na qual Lance Guest fez teste para “Jornada nas Estrelas II” como o filho de Kirk), Conan-O Destruidor, Starman- O Homem das Estrelas, Ruas de Fogo, Splash, A Dama de Vermelho ... Ufa ! Não haviam muitas salas para o filme qualquer que fosse sua época de lançamento e isto pode ter influenciado no bolso do espectador que optou lá fora e aqui em selecionar seus gastos nos principais filmes. Mas o filme chegou à era do VHS e agora o espectador decidia o momento que gostaria de ver ou rever o filme no conforto de seu lar e sua visibilidade foi aumentado. Com a ida para a TV muitos devem ter desejado ter visto o filme nos cinemas (Eu vi e, acreditem, os efeitos ficaram ótimos).


Há muitos méritos nessa produção e vamos começar pelo desenho de produção: Ron Cobb, de “Conan o Bárbaro”, “Alien”, “O Segredo do Abismo”, “O Vingador do Futuro” ... criou o visual dos alienígenas e suas vestimentas. Todos os efeitos visuais (não efeitos como maquiagem e explosões) foram feitos em um computador gráfico chamado Cray X-MP ou Cray-1 (o primeiro usado em longas metragens). Jim Bissell (que também assina como James D. Bissell) ficou responsável por esses efeitos. Ele vinha de E.T e só isso já era um ótimo cartão de visitas. Ao longo dos anos trabalhou em filmes como: “No Limite da Realidade”; “Um Hóspede do Barulho”; “Rocketeer”; “Jumanji”; “O Chamado 2”;” 300”; ‘Missão: Impossível, Protocolo Fantasma” ... O trabalho nesse filme ficou tão bom que ainda hoje impressiona e o torna perfeitamente assistível.


Com o criativo roteiro a cargo de Jonathan R. Betuel (que trabalhava como taxista quando escreveu o primeiro rascunho do roteiro) e a direção de Nick Castle em seu segundo longa (fora ter sido co-escritor de “Fuga de Nova York” e também ter interpretado Michael Myers sob a máscara no filme Halloween de 1978, ambos de John Carpenter) há elementos bem interessantes no longa: a estória foi criada colocando elementos bem disfarçados da lenda do Rei Arthur (em uma modernização do mito). Vejamos: Centuari seria Merlin, o arcade seria a espada Excalibur que quando retirada da pedra mostra o surgimento do herói. Aqui a “espada saindo da pedra” é o recorde quebrado por Alex. O carro estelar é uma óbvia inspiração no De Lorean de “De Volta Para o Futuro”, assim como o jogo “Space Invaders”. No quesito criatividade temos o tradutor dado a Alex que nada mais era do que uma placa de circuito de um relógio digital. Betuel afirmou em entrevista que a ideia do filme veio após ver um menino jogando fliperama e ter lido o livro “The Once and Future King".


Quanto a escalação do elenco, era o primeiro filme como protagonista do ator Lance Guest (com 24 anos). Em entrevista revelou ter feito três audições para conquistar o papel do hesitante herói que tem que salvar a galáxia e ainda fazer um papel duplo com características diferentes (o papel de Beta era reduzido, mas foram feitas tomadas extras quando o público teste reagiu positivamente ao personagem). Guest revelou também ter assinado contrato para mais uma continuação (se houvesse). Ao falecido ator Robin Williams foi oferecido o papel do vilão Xur, mas o mesmo declinou sendo feito pelo ator Norman Snow, cujas atividades, ainda atualmente, concentram-se mais em seriados. Última aparição no cinema do veterano ator Robert Preston, ator que ganhou uma indicação ao Oscar por Vitor ou Vitória (1982). Aqui repete sua veia cômica como Centauri, um espertalhão de bom coração. Dan O'Herlihy (indicado ao Oscar por “As Aventuras de Robinson Crusoé” de 1954) fez, sob uma pesada maquiagem, que obrigava a ficar horas com a máscara, o repitiliano Grig. O ator esteve ótimo (fez também “Halloween III” de 1982) fazendo uma parceria que funcionou muito bem. Alguns espectadores se lembrarão de sua participação em “Robocop” (1987) na qual faz o ancião responsável pelas organizações que criaram o meio-homem, meio-máquina. Não sei se a inspiração no design do personagem veio do seriado “V- A Batalha Final”, mas tive essa impressão. Catherine Mary Stewart que faz a namorada de Alex, protagonizou alguns bons filmes e os mais antigos se lembrarão dela no telefilme “O Aniquilador” (aquele que pessoas são trocadas em um voo por robôs de olhos vermelhos). A atriz está na ativa. Temos ainda as participações (cortada) de Wil Wheaton e Bruce Abbott (não creditado).


O último Guerreiro das Estrelas é um espetáculo feito com muita criatividade e eficiência que merecia uma continuação (chegou até ser cogitado em 2009). Uma fábula sobre um garoto com grande talento que deseja deixar o seu limitado mundo, mas que é demasiado humano com medos e incertezas para se tornar um herói intergalático. A ideia de apenas divertir funciona, sem grandes mensagens por trás do contexto e rico em efeitos e momentos engraçados. Música de Craig Safan.

Trailer:



Curiosidades:

Dan O'Herlihy também interpretou a esposa de Grig na foto da família de Grig.

O diretor de fotografia King Baggot, aparece como o pai de Alex em uma foto de família usada no filme.

Todos no set adoraram o veterano Robert Preston e disseram que foi uma experiência incrível trabalhar com ele, mas todos pensavam que ele era muito mais velho do que sua idade real de 64 anos. Ele foi um fumante inveterado por muitos anos e infelizmente morreu apenas quatro. anos depois, aos 68 anos, de câncer de pulmão.

Embora as cenas do ator Will Wheaton (Jornada nas Estrelas: A Nova Geração) tenham sido cortadas, ele pode ser visto em duas cenas, correndo pelo parque de trailers no início do filme (vestindo uma camisa de futebol vermelha), e na cena final, onde ele está escondido atrás de Louis, de casaco azul, possivelmente sobre a camisa vermelha).

O pequeno robô em forma de caixa, mostrado depois que Alex consegue seu uniforme em Rylos, é um Heathkit H.E.R.O. 1 robô (H.E.R.O. era um acrônimo para Heathkit Educational RObot). O kit (que exigia uma extensa montagem) era vendido por mil e quinhentos dólares, enquanto o robô totalmente montado era vendido por dois mil e quinhentos dólares.

A empresa Lewis Galoob Toys, Inc criou protótipos de figuras de ação para o filme, mas eles nunca foram produzidos, porque os varejistas não acreditavam que o filme seria bem-sucedido. No final o filme foi um sucesso modesto, mas até então, era tarde demais para produzir os brinquedos.

Foi feita uma cadeira com giro de 360 graus para as cenas de artilharia

No roteiro original Alex não moraria em um Trailer, não era hesitante e não retornava, encontrando sua Unidade Beta apenas no final.

Trilha Sonora:
Never Crossed My Mind -Clif Magness
Incommunicado - Clif Magness
Satisfy The Night - Karen Blake & Gregory Prestopino (as Greg Prestopino)
Red Eyes -  Clif Magness
 


Dan O'Herlihy (1919-2005) em Robocop


Edição americana em quadrinhos para o filme 




Cartazes 

O computador usado: Cray X-MP ou Cray-1



Filmografia Parcial:
Lance Guest
 













Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981); Sonhando com a Fama (1982); Alguém Para Amar (1984); A Volta do Casal 20 (1993); Minha Irmã é um Extraterrestre (2000); Asas do Terror (2008); Traces (2017)
 
Catherine Mary Stewart

 










A Maçã (1980); Os Falcões da Noite (1981); O Último Guerreiro das Estrelas (1984); A Primeira Transa de Jonathan (1985); O Aniquilador (1986); Era da Destruição (1987);Um Morto Muito Louco (1989); Pesadelo no Ártico (1993); Paixão Incontrolável (1995); A Menina da Porta ao Lado (2007); O Atirador (2007); O Sótão (2007); Hero of the Underworld (2015); Cheerleader (2016) 

Dan O'Herlihy (1919–2005)













Macbeth - Reinado de Sangue (1948); A Raposa do Deserto (1951); Os Filhos dos Mosqueteiros (1952); O Herdeiro de Monte Cristo (1953); As Aventuras de Robinson Crusoé (1954); O Escudo Negro de Falworth (1954); No Reinado da Guilhotina (1955); A Rainha Tirana (1955); O Direito de Ser Feliz (1958); A Senda do Ódio (1960); A Mansão do Dr. Caligari (1962); 100 Rifles (1969); Waterloo (1970); Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982); O Último Guerreiro das Estrelas (1984); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); RoboCop 2 (1990); Amar, Trair e Roubar (1993); Os Maiorais (1998)

Robert Preston (1918–1987)












Beau Geste (1939); A Chave do Mistério (1941); Legião de Heróis (1940); Vendaval de Paixões (1942); Colheita Selvagem (1947); Abutres Humanos (1948); O Melhor dos Homens Maus (1951); O Tirano da Fronteira (1955); Vendedor de Ilusões (1962); A Conquista do Oeste (1962); Adorável Trapaceiro (1963); S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981); Vítor ou Vitória? (1982); O Último Guerreiro das Estrelas (1984); A Volta Por Cima (1985); Ajuste de Contas (1986)
.

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Fuçando no youtube ,descobri este divertido filme e vim aqui pra ver a análise dele.Não acredito que até hoje nunca havia falado dele e olha que só assisto filmes dos anos 90 pra trás.Acabando de ver o filme,senti falta de uma continuação,mas desafortunadamente,não será com o mesmo elenco se isso acontecer um dia.
    Abraço.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Fabiana.
    O Último Guerreiro das Estrelas foi lançado como uma aventura espacial, sem muito alarde, e caiu no gosto do público. É um filme divertido bem anos 80. Uma continuação teria sido interessante, sem dúvida. Nos tempos atuais acredito que se fizessem uma nova versão mudariam tudo, como temos vistos nos últimos anos, em vários filmes. Obrigado por mais esse comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre