sábado, 29 de junho de 2019

ROCKETMAN (2019) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS/ CANADÁ


♫ IT'S A LITTLE BIT FUNNY, THIS FEELING INSIDE
I'M NOT ONE OF THOSE, WHO CAN EASILY HIDE ♫

Reginald Kenneth Dwight (Taron Egerton) é um menino, musicalmente prodígio, rejeitado pelo pai, ignorado pela mãe e amado pela avó que lhe consegue uma bolsa para estudos de piano na música clássica. Não tarda ao adolescente trocar o erudito pelo rock, se iniciar como músico de banda de bar e, após conhecer o letrista Bernie Taupin (Jamie Bell), formar uma parceria que o fez decolar para o sucesso como um foguete (um "rocketman"), agora com o nome de Elton Hercules John. Mas há um preço a pagar: viciado em drogas, sexo, álcool e compras resolve expor, em uma  terapia de grupo, a sua vida e assim se descobrir, se questionar , expurgar seus demônios interiores e finalmente se reencontrar.


Cinebiografia musical, em estilo fantasia e ópera-rock, que nos apresenta, de forma não linear, a história de Elton John na versão Elton John, ou seja, as músicas que surgem ao longo da história foram ali colocadas para se adequar ao clima e não à linha real temporal. E o modo como a história será contada beira a fantasia, pois vem da cabeça de Elton, a forma como ele vê os acontecimentos, por isso não se espante ao ver as letras das canções sendo ligadas diretamente a vida do artista, apesar de já virem finalizadas pelo letrista Bernie Taupin. A falta de cronologia com as músicas poderá incomodar aqueles que seguem o artista há anos (músicas que aparecem no início da história, mas que são dos anos 80, por exemplo).  Tudo foi feito de modo a expressar os sentimentos do artista, para que o público possa "sentir" o que John sentiu ao longo de sua vida.


"Você tem que matar a pessoa que você nasceu, para se tornar a pessoa que você quer ser" lhe revela, em certa altura, um personagem, mas o pequeno Reggie está ali olhando para Elton por cima das teclas do piano a lhe relembrar seu passado e lhe dizer "Quando você vai me abraçar?", a frase que dizia ao seu pai que vivia em um casamento falido ecoa pela opera-rock. E Reggie continuará a revisitar suas lembranças, pois não há desvinculo entre eles: o atual é resultado de tudo que aquela criança sofreu.


Inevitavelmente, Rocketman e Bohemian Rhapsody passaram a ser comparados devido a fatores diretos:  Dexter Fletcher dirigiu o filme sobre Freddy Mercury após a demissão de Bryan Singer e até foi imaginado um "crossover" entre Elton, Mercury e John Reid (Richard Madden) que fora empresário dos dois artistas na vida real (curiosamente interpretado por dois atores de Games of Thrones). Primeiro foi empresário Elton e depois de Mercury (entre 1975 e 1978). Aqui Reid é a paixão e decepção do "rocketman" (cuja parceria durou, na verdade até 1998).Outro fator foi na declaração de Elton que sua vida não era classificada como PG 13 ("Parental Guidance" ou que tenha atenção por parte dos pais) como Bohemian e a opção de um filme com código R americano (restrito a certos públicos) limita a bilheteria a um público mais maduro devido a cenas, como por exemplo, de sexo. Elton John disse não querer mascarar a história, mostrando o que considera como verdadeiro (sua frase foi “nem tudo é verdadeiro, mas o que está lá é verdade”). O que causou censura na Rússia e Samoa que não exibiram o filme.


Há momentos poéticos: a forma como a canção ”Your Song” é composta; o primeiro show com a canção “Crocrodile Rock”; as letras que inspiram as melodias (e contam partes da história expondo os sentimentos do artista); metáforas como a levitação (o ponto amálgama entre artista e público); o poético momento da piscina (passado e presente); a exuberante dança no parque de diversões (desde a infância até a vida adulta) e o clip “I Still Standing” em que a direção refaz o clip original com o Elton de Taron  (todas as músicas são cantadas pelo ator), momentos que comovem o espectador. A música é uma síntese da vida de John:
…“Don't you know I'm still standing better than I ever did”
“Looking like a true survivor, feeling like a little kid”…
...“Saiba que eu ainda estou de pé, melhor do que já estive antes”
“Como um verdadeiro sobrevivente, me sentindo como um garotinho”...

 
Rocketman é um filme acima da média por possuir várias leituras. Ora filme, ora musical e ora "peça de teatro da Broadway". A coragem de se lançar uma cinebiografia em vida, expondo seu passado e expurgando seus fantasmas, é algo a ser destacado (99 % são de celebridades falecidas), Munido de coreografias e vestuário extravagante o filme parece captar a essência deste artista que chegou a vender 5% de todos os discos lançados na época de seu ápice musical. Taron Egerton e Jamie Bell são a alma desse filme e suas entregas aos personagens são visíveis. Dá até para sentir um cheiro de indicação ao Oscar.



Trailer: 




Curiosidades:

Elton John pediu a Taron Egerton para não copiá-lo demais no filme e fazer sua própria versão.

Tom Hardy ("Mad Max" e "Venon") foi contratado para estrelar e o filme entrou em desenvolvimento por quase três anos, depois que a agenda lotada de Hardy entrou em conflito, ele abandonou o papel principal. 

James McAvoy e Daniel Radcliffe foram considerados para interpretar Elton John

O diretor Dexter Fletcher,  tornou-se ator de vários filmes (era o menino no filme O Homem Elefante) e diretor de filmes 

O produtor musical John Reid é retratado neste filme por Richard Madden. O ator de Game of Thrones", Aidan Gillen, também interpretou John Reid em "Bohemian Rhapsody" (2018).

Antes deste filme, Justin Timberlake estava em negociações para estrelar um filme biográfico de Elton John. Timberlake foi escolhido a dedo por Elton John para retratá-lo no videoclipe de seu single, Elton John: This Train Don't Stop There Anymore (2001).

Elton John entrou na reabilitação em 1990 (No filme, acontece em 1983) e está sóbrio desde então.

Jamie Bell também estrelou Billy Elliot (2000), escrito pelo roteirista Rocketman (2019) Lee Hall.  

O videoclipe "I'm Still Standing" do filme leva a maior parte de suas filmagens do videoclipe original, substituindo apenas o verdadeiro Elton John por Taron Egerton.

No filme, Elton menciona que seu nome completo é Elton Hercules John. O filme faz com que ele escolheu John como um sobrenome por causa de uma foto de John Lennon, mas na realidade ele escolheu John porque ele era um fã do cantor Long John Baldry. A parte do nome Hércules veio mais tarde e ele decidiu ao assistir a série de TV britânica 'Steptoe & Son', onde o nome do cavalo do Steptoe era 'Hercules'. 

Rocket Man (Taron Egerton)



Your Song



I'm Still Standing

 
And I Guess That's Why They Call it The Blues 





Filmografia Parcial:
Taron Egerton

 









Kingsman: Serviço Secreto (2014); Lendas do Crime (2015); Voando Alto (2015); Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (voz - 2016);Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Robin Hood - A Origem (2018); Rocketman (2019); Sing 2 (2021).


Jamie Bell
 
 










Billy Elliot (2000); Contra Corrente (2004); King Kong (2005); A Conquista da Honra (2006); Jumper (2008); Um Ato de Liberdade (2008); A Legião Perdida (2011); Expresso do Amanhã (2013); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); Quarteto Fantástico (2015); Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017); Skin (2018); Rocketman (2019).

Richard Madden
 
 










Chat: A Sala Negra (2010); Boy George - A Vida é Meu Palco (2010); Game of Thrones seriado (2011 a 2013); Uma Promessa (2013); Cinderela (2015) Atentado em Paris (2016); Ibiza: Tudo pelo DJ (2018); Rocketman (2019); 1917 (2019); Os Eternos (2020) 

Bryce Dallas Howard
 
 











A Vila (2004); Manderlay (2005); A Dama na Água (2006); Homem-Aranha 3 (2007); O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009); A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010); Além da Vida (2010); Histórias Cruzadas (2011); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Meu Amigo, O Dragão (2016); Jurassic World: Reino Ameaçado (2018); Rocketman (2019); Jurassic World 3 (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre