domingo, 22 de maio de 2016

RUNAWAY - FORA DE CONTROLE / RUNAWAY (1984) - ESTADOS UNIDOS


MAGNUM  E  KISS

Em um futuro não mundo distante (o futuro que anos 80 projetavam) as máquinas foram inseridas no cotidiano dos cidadãos, fazendo diversas tarefas. Com esse avanço, vieram os problemas, com máquinas que apresentam defeitos e atacam seus criadores. Para capturar ou neutralizar essas máquinas, foi criada uma divisão especial, encarregada de solucionar tais problemas. À frente da equipe temos o sargento Jack Ramsay (Tom Selleck) e seu ajudante Marvin  (Stan Shaw), este  último, trabalhando internamente na avaliação das máquinas capturadas. 


A policial Thompson (Cynthia Rhodes) chega em seu primeiro dia para trabalhar com o Jack externamente. A dupla descobre que um homem pode estar por trás de alguns assassinatos estranhos, tendo desenvolvido uma estranha arma que, ao ser disparada, faz com que a bala persiga sua vítima. Essa novidade, nas mãos de pessoas erradas, poderá mudar completamente a sociedade. Jack e Thompson descobrem que este homem é Luther (Gene Simmons), um  cientista que não hesita em liquidar qualquer um que atrapalhe seus planos. Quando a dupla consegue se apossar de uma das matrizes das balas de Luther, passam a ser o alvo do perigoso criminoso.


Runaway - Fora de Controle é uma produção bem típica dos anos 80: heróis idealistas, vilões caricatos, histórias carentes de bom senso, uma pitada de romance e muita correria. Esta produção tem tudo isso e funciona como um bom passatempo. Se a história é batida, o elenco é o grande chamariz da produção. Tom Selleck (“Três Solteirões e Um Bebê” e a série “Jess Stone”) vinha participando de sua famosa série Magnum (1980 -1988), logo aproveitar seu sucesso era uma aposta mais do que acertada para o filme. Gene Simmons nada mais é do que o vocalista da famosa banda de Heavy Metal "KISS", em seu segundo papel no cinema (o primeiro foi "Kiss e o Fantasma das Trevas" (título da tv) “KISS Meets the Phantom of the Park” de 1978) fazendo um perigoso psicopata. Cynthia Rhodes era um rosto bem conhecido: vinha do clip "Woman in You" do Bee Gees e do filme “Os Embalos de Sábado À Noite Continuam”, onde fazia par com John Travolta. Posteriormente, seria lembrada pelo mega sucesso “Dirty Dancing: Ritmo Quente” ao lado de Patrick Swayze (1952 - 2009). Kirstie Alley era conhecida por sua participação em “Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan”, como a linda tenente vulcana Saavik. Depois faria um classicão da "Sessão da Tarde" chamado “Curso de Férias ” ou “Curso de Verão” e ficaria famosa ao lado de John Travolta na trilogia “Advinha Quem Está Falando”. Kirstie faz o papel da namorada de Luther e que, ao ser presa, atrapalhará os planos do vilão.


G.W. Bailey ficou conhecido por sua participação na franquia “Loucademia de Polícia” como o trapalhão capitão Harris. Para completar, temos o ator Stan Shaw que é um daqueles atores que costumamos dizer: "já vi esse ator em algum filme". Shaw é um bom ator, mas atua quase sempre em papeis coadjuvantes. Com esse curioso e eficiente elenco já seria um bom motivo para darmos uma conferida no filme. Mas afinal o que leva Runaway  a ser um filme que vale a pena ser assistido? Basicamente curiosidade e saudosismo. A ideia de uma sociedade em comunhão com algumas máquinas que, ocasionalmente, se rebelam é até interessante. Há uma certa (boa) inocência em não mostrar muita violência (comparado aos padrões atuais). Há também aquele clima de  romance entre o tímido policial e a bela recruta, onde sabemos como terminará. Gene Simons alterna muito sua atuação, tendo momentos de falas mecânicas e outras com boa desenvoltura em cena. Os críticos e fãs aprovaram. A ideia de ter uma força policial para resolver problemas de "máquinas rebeldes" ficou meio forçosa demais. Tem até uma vidente (!!??), com a famosa bala na mão, fazendo revelações sobre karmas existenciais.


O filme foi escrito e dirigido por  Michael Crichton (1942–2008), diretor que vinha do interessante "Coma" (1978) e autor do livro e coroteirista do sucesso “O Parque dos Dinossauros” (1993). Crichton até  conseguiu manter o interesse do filme, tendo algumas deslizes na questão das tarântulas mecânicas a serviço de Luther para praticar seus crimes (muitas vezes parecem mais carrapatos). Percebe-se que os atores seguram contra si as criaturas mecânicas e depois há o close com uns efeitos que não assustavam na época, mas que a maioria se lembra exatamente dessas pequenas máquinas, além claro,  da famosa bala que segue a vítima (!!??). Alias, a explicação do porquê tal façanha acontece, é um ponto fraco do filme. Há toda uma investigação e demonstração de que os policiais são experts em sistemas informatizados para informar o espectador acerca do mistério, porém este provavelmente terá descoberto bem antes pela obviedade do contexto.


Runaway pode ser uma diversão descompromissada para aqueles que gostam de rever esses bons atores ou para aqueles que compareceram aos cinemas na época e gostaram dos  computadores monocromáticos e chips gigantes da época. Hoje parece uma grande bobagem, mas pode ser revisto sem grandes expectativas.


Não é o melhor de Tom Selleck e dos  outros atores. Foi um filme lançado sem grande compromisso e assim se tornou ao longo dos anos. Se Michael Crichton queria antecipar um futuro que considerava próximo, positivista, se distanciando de futuros pessimistas como "Blade Runner" e "Fuga de Nova York" poderia ter entregue um projeto mais ambicioso. Mesmo que o filme seja uma produção mediana, ainda tem o seu charme. 



Trailer: 





Curiosidades:
A atriz canadense Anne-Marie Martin casou-se com o diretor  Michael Crichton  em 1987, Anne aparece nas cenas em que Luther confronta Jack e Thompson e no diálogo com o guarda na delegacia. Anne também ficou famosa ao atuar no seriado "Na Mira do Tira" (Sledge Hammer !) e esteve no telefilme "Dr Estranho" da Marvel, de 1978, que será  lançado este ano em sua versão cinematográfica. Foi co-autora, junto com Crichton, do sucesso “Twister”. "Na Mira do Tira" foi sua última atuação no meio artístico. Divorciou-se de Crichton em 2003.



Existe um vídeo de Anne-Marie Martin para o teste em "Guerra nas Estrelas", onde tentou o papel da princesa Lea e utilizava o nome artístico de  Eddie Benton (Edmonda Benton, nome real). Abaixo o link (em inglês):


Anne Marie Martin no seriado "Na Mira do Tira" (Sledge Hammer !) ao lado de David Rasche {A Revanche Final (1989) e Olhos Azuis (2009)}




O ator Michael Paul Chan (“Um Dia de Fúria”, e do seriado "Divisão Criminal") faz uma rápida aparição como o segurança de uma empresa.



A atriz  Marilyn Schreffler (1945–1988), que faz a voz do robô Louis faleceria quatro anos depois, aos 42 anos, de câncer no fígado. Sua voz foi muito utilizada nos desenhos da Hanna Barbera, na versão original, americana.  


Gene Simons (KISS):

 

 Cynthia Rhodes no Clip do Bee Gees " Woman  in You":




 Tom Selleck em "Magnum":






Cartaz:




Filmografia Parcial:

Tom Selleck

 




 
Coma (1978); Na Rota do Oriente (1983); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Runaway - Fora de Controle (1984); Três Solteirões e um Bebê (1987); Adorável Sedutora (1989); A Revanche Final (1989); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992); Será Que Ele É? (1997); Crimes no Paraíso (2005); Crimes no Paraíso: Travessia Noturna (2006); Crimes No Paraíso 2 (2006); Jesse Stone: Tempo de Despertar (2007); Jesse Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone: Inocentes Perdidos (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Jesse Stone: Perdidos no Paraíso (2015)

Cynthia Rhodes
 

 







Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Runaway - Fora de Controle (1984); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Olho de Cristal (1991).

Gene Simmons
 

 







KISS Meets the Phantom of the Park (1978); Runaway - Fora de Controle (1984); Heavy Metal do Horror (1986); Exterminador Implacável (1987); Detroit a Cidade do Rock (1999); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Maré de Azar (2009).

Kirstie Alley
 

 







Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Visão Fatal (1984); Runaway - Fora de Controle (1984); Curso de Férias (1987); Atirando Para Matar (1988); Olha Quem Está Falando (1989); A Casa Maluca (1990); Tem um Morto ao Meu Lado (1990); Olha Quem Está Falando Também (1990);  Olha quem está falando agora! (1993); Cheers (seriado 1983 -1993); Prisioneiro do Silêncio (1994); A Cidade dos Amaldiçoados (1995);  As Namoradas do Papai (1995); Legítima Defesa (1996); Desconstruindo Harry (1997); Lindas de Morrer (1999); Veronica's Closet (seriado 1997-2000); Profoundly Normal (2003); Fat Actress (seriado 2005); Write & Wrong (2007); The Minister of Divine (2007); Tráfico de Bebês (2013);  Kirstie (seriado 2013-2014); Amor por Acidente (2015);  Scream Queens (2016); Você não pode levar a minha filha (2020).

Stan Shaw
 










Rocky: Um Lutador (1976); Os Rapazes da Companhia C (1978); Sede de Triunfo (1983); Runaway - Fora de Controle (1984); O Gladiador das Ruas (1986); Os Donos da Noite (1989); Instinto Fatal (1990); Tomates Verdes Fritos (1991); Corpo em Evidência (1993); Sol Nascente (1993); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Daylight (1996); Olhos de Serpente (1998); Cassidy Way (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre