quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A RAINHA DO CASTELO DE AR / LUFTSLOTTET SOM SPRÄNGDES / THE GIRL WHO KICKED THE HORNET'S NEST (2009) - SUÉCIA / DINAMARCA / ALEMANHA





SALVEM LISBETH

Terceira e, até o momento, última parte da trilogia Millennium (que poderá virar quadrilogia com o lançamento do novo livro "A Garota na Teia de Aranha"), agora do autor David Lagercrantz. Esta última parte fecha, com chave de ouro, a melhor trilogia não americana lançada. 

 

O filme segue os acontecimentos do segundo filme, em que Lisbeth e seu pai, Alexander Zalachenko, se enfrentam mortalmente, enquanto seu meio irmão dotado de uma doença chamada analgesia congênita (que lhe priva de qualquer dor) escapa para perpetuar sua vingança contra a jovem. Neste capítulo, as investigações de Mikael e sua equipe de jornalistas o levarão à uma rede de corrupção a partir de Alexander Zalachenko, que colocará a vida de todos em riscos, enquanto Lisbeth terá que enfrentar a acusação do Estado de tentativa de homicídio, além da figura de seu ex-psiquiatra, que fará de tudo para provar que a jovem sofre de sociopatia incurável. 



Não poderia ser melhor esse desfecho, com tudo que normalmente um bom filme apresenta: suspense crescente, intriga, espionagem, alta tecnologia e disputa nos tribunais. O ritmo é o mais ágil dos três, com muito mais ação e um roteiro caprichado, que consegue, para quem não leu os livros, entender perfeitamente os três filmes. 

 

Apesar das 3 produções ultrapassarem as 2 horas de metragem, neste caso é um aspecto positivo, pois permitiu esmiuçar o livro de acordo com  o respeito que lhe cabia. A vantagem sobre as produções americanas é que aqui não se economizam ou fazem cortes de cenas, que muitas vezes tiram o sentido de um filme (apesar de a produção americana também ser longa: 158 min). 

 

A interpretação dos personagens ficou tão perfeita que foi criada uma empatia com o público, num sentido de familiaridade com os personagens, principalmente a partir do segundo filme. O diretor Daniel Alfredson, responsável pelas partes 2 e 3, conduziu perfeitamente a trama, não deixando que a mudança de mão mudasse a produção. Este é um aspecto altamente positivo. Cada pessoa que assistir terá o seu filme preferido. 


O clímax final deixa um ar de "quero mais". Agora com a confirmação de um novo filme baseado no quarto livro lançado , espera-se que o apreço que foi mostrado nas três produções esteja presente novamente. 

 

Uma pena que as pessoas muitas vezes, por preconceito, prefiram ver versões americanas. Saiu a americana, mas a Lisbeth e o Mikael suecos são tão bons que fica difícil superá-los. Resta saber se esta missão dificílima poderá ser bem realizada, visto que não seria necessária uma adaptação americana para estes três filmes. Isto só ocorreu devido o povo americano não gostar muito de filmes em línguas estrangeiras, preferindo assisti-los em sua língua nativa. O público brasileiro, infelizmente, prefere assistir produções com grandes astros ou em ascensão e dá pouca atenção às filmagens europeias que, muitas vezes, são carregadas de obras cinematográficas de profunda reflexão. 



Eis um excelente exemplo do que o cinema europeu pode produzir e do que o brasileiro pode encontrar se procurar com mais afinco

Trailer:


Curiosidades:


Noomi Rapace, a Lisbeth, esteve na produção recente "Prometheus" de 2012. 

"A Garota na Teia de Aranha" foi lançado em agosto de 2015. 

O escritor e jornalista Stieg Larsson, autor dos 3 livros,  faleceu em 2004.

A trilogia:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); 
A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); 
A Rainha do Castelo de Ar (2009)

Filmografia Parcial: 
Michael Nyqvist
Bem-Vindos (2000); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Um Amor em Paris (2014); De Volta ao Jogo (2014); A Jovem Rainha (2015); A Garota do Livro (2015); Invasão de Privacidade (2016).

Noomi Rapace
Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009); A Menina Que Brincava Com Fogo (2009); A Rainha do Castelo de Ar (2009); Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011); Prometheus (2012); Paixão (2012); Sem Perdão (2013); A Entrega (2014); Crimes Ocultos (2015); Prometheus 2 (2017).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre