sábado, 2 de julho de 2016

PARA SEMPRE ALICE / STILL ALICE (2014) - ESTADOS UNIDOS / FRANÇA



APRENDENDO A ARTE DE PERDER TODOS OS DIAS

Alice Howland (Julianne Moore), 50 anos,  é uma professora universitária de linguística e referência em seu meio, cujos trabalhos ajudaram inúmeras pessoas. Aos poucos começa a perceber algo de estranho: começam a surgir lapsos de memórias, inclusive com a doutora sentindo-se desorientada  em locais habituais. Ao fazer exames, surge a notícia que possui um Alzheimer raro que atinge algumas pessoas bem antes do que seria o previsto. A notícia abala a família principalmente quando se constata que é um gene hereditário. Ou seja, Alice pode ter herdado do pai e seus filhos podem ter o mesmo problema futuramente. A doença começa a avançar rápido e Alice torna-se uma pessoa que luta contra o tempo para não perder seus laços familiares, sua habilidade cognitiva  e sua própria identidade.


Oscar de melhor atriz para Julianne Moore. "Alice Para Sempre" é um filme bem estruturado que dá algumas pinceladas em como um paciente com Alzheimer interage com a família, mas o seu mote principal é a degeneração neural pela qual um paciente é levado a sofrer. Alice não consegue entender o porquê de ter lhe acontecido tamanho infortúnio. Tenta gravar nomes, locais usando um pequenino quadro negro, ou smartphone. Sua incredulidade com tal fato a deixa traumatizada, mas até isso a doença começa a lhe roubar silenciosamente: sua identidade.

 
Filme independente, baseado no livro de Lisa Genova, escrito em 2007 chamado "Still Alice". Foi lançado no Brasil pela Nova Fronteira. O livro fez muito sucesso. Adaptá-lo para as telas foi uma questão de tempo. O grande trunfo desse filme foi não se tornar um dramalhão com cenas carregadas de interpretações exageradas. Tudo é feito de uma maneira série e cuidada. A começar pelo elenco Julianne Moore está ótima como a intelectual que se descobre com um mal incurável. Seu rosto muda. Sua expressão passa incerteza e confusão e até seus lábios parecem desalinhados de certo modo.  Alec Baldwin faz o marido de Alice, John, um pesquisador,  que no começo acredita ser apenas a vida estressante da esposa que está causando seus esquecimentos. Posteriormente começa a ter que lidar com uma esposa que começa a se esquecer até do nome dos filhos, mexer em diários íntimos e até se esquecer como soletra october (outubro). A cena em que Alice visita uma instituição sem dizer que ela será a paciente é de uma sutileza tremenda. Assim como sua orientação em vídeo para a futura Alice seguir quando já não se lembrar de quem era. Kristen Stewart (da saga Crepúsculo) faz a filha Lydia que optou por não fazer uma faculdade como sua irmã e irmão e vira uma espécie de “ovelha negra”. Alice não consegue aceitar o fato da filha querer ser atriz, vivendo de trocados e brigando por um papel em algum lugar que lhe dê destaque. Stewart está muito bem e é um dos pontos altos do filme. Lydia, a filha mais distante, passa a ser a mais próxima tentando aproveitar o tempo que ainda permite sua mãe de reconhecê-la. Kate Bosworth (a Lois Lane de Superman: O Retorno) faz Ana, a filha que deseja engravidar e que fica um pouco mais distante da mãe. Hunter Parrish faz o filho Tom, médico, que sempre foi mais próximo do pai.

 
Ainda que o filme não mostre nem um terço de uma situação real que uma família que vive esse drama possa estar passando, a dupla de diretores, Richard Glatzer (1952–2015) e Wash Westmoreland, responsáveis também pelo roteiro, souberam conduzir o filme de uma maneira que o espectador não se sinta assustado, mas não evita o incômodo e a preocupação. O assunto é mostrado de um modo que se possa entender o processo e isso é um ponto positivo a ser citado. A família preocupada, com o tempo passa a “tocar” suas vidas diante da presença e ausência de Alice. Nesse ponto vemos John parecendo uma pessoa um tanto quanto insensível, que passa a querer direcionar sua vida para sua carreira e lutar para conquistar seus sonhos. O filme deixa para os espectadores o julgamento se as atitudes familiares são corretas ou não. E por se concentrar em Alice, e pelo filme ser obrigado a condensar um livro para sua duração ser comercialmente viável, alguns atores não conseguem ter seus personagens desenvolvidos, funcionando mais como coadjuvantes que aparecem ocasionalmente. 


O filme gira, principalmente,  em torno de Alice, John e  Lydia membros de uma família financeiramente estruturada, com uma bela casa em Manhattan, bem diferente da realidade que muitos passam nos Estados Unidos e em outros países, mas ainda assim é um filme que merece ser visto como complemento a outros que abordam também o assunto como: “Meu pai, Um Estranho” (1970); “Iris” (2002); “Aurora Bureal” (2005); “Longe Dela” (2006); “Poetry” (2010). A destacar a bela fotografia do francês Denis Lenoir de filmes como "88 Minutos" (2007) e "As Duas Faces da Lei" (2008).


Trailer:






Curiosidades:

Julianne Moore já havia sido indicada 4 vezes ao Oscar: “Fim de Caso” e “Longe do Paraíso” (Melhor Atriz) e “Boogie Nights: Prazer Sem Limites” e “As Horas” ( Melhor Atriz Coadjuvante).

O diretor Richard Glatzer faleceu em 2015 de Esclerose Lateral Amiotrófica diagnosticado em 2011.

O co-diretor Richard Glatzer não pôde falar devido à ELA. Ele dirigiu o filme usando um aplicativo de conversão de texto em fala em um iPad. Julianne Moore e Kristen Stewart dedicaram seu "Desafio do Balde de Gelo" a Glatzer.

Julianne Moore sugeriu o papel do Dr. John Howland para Alec Baldwin porque eles queriam trabalhar juntos novamente.

Os diretores Wash Westmoreland e Richard Glatzer não puderam comparecer ao Oscar para ver Julianne Moore vencer porque a ELA de Glatzer havia se deteriorado significativamente.

Por sua interpretação de Alice Julianne Moore ganhou a Coroa Quíntupla de Melhor Atriz (ganhando o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild Award, o Critics' Choice Award, o BAFTA e o Oscar). Isso marca a segunda vez consecutiva que uma atriz vencedora da Coroa Quíntupla se casou com Alec Baldwin na tela. A vencedora anterior foi Cate Blanchett, que ganhou por seu papel como Jasmine em Blue Jasmine (2013). Isso também marca a segunda vez consecutiva (por todos os prêmios), que a atriz ganhou por um filme que não foi indicado a Melhor Filme. Ambos os personagens também tinham seus nomes no título de seus respectivos filmes.

Julianne Moore entrevistou consultores da National Alzheimers Association no decorrer de sua pesquisa para seu papel. Ela também passou por um teste de memória de Alzheimer, no qual ela passou.

O filme foi filmado em 23 dias e fora de ordem cronológica.

De acordo com a autora Lisa Genova, o papel principal foi oferecido a Michelle Pfeiffer, Julia Roberts, Diane Lane e Nicole Kidman, mas todas recusaram. Todas foram abordadas quando Brett Ratner foi contratado para dirigir o filme.

Alice é mostrada como uma jogadora compulsiva de "Words With Friends". Alec Baldwin, que interpreta o marido dela, foi expulso de um avião antes da decolagem em 2011 porque se recusou a parar de jogar e desligar o telefone.

No final de 2014, a Sony Pictures foi vítima de um grande hack em seus sistemas de computador em que informações corporativas confidenciais e vários filmes completos inéditos foram postados para consumo público. Entre muitas outras informações, downloads com qualidade de DVD deste filme apareceram online antes de seu lançamento cinematográfico oficial.

O filho de Julianne Moore é um figurante no filme.

Julianne Moore supostamente pesquisou a doença de Alzheimer por quatro meses. Ela assistiu a documentários sobre a doença de Alzheimer. Ela se encontrou com Elizabeth Gelfand Stearns, co-produtora do filme e chefe do The Judy Fund, e com a Dra. Mary Sano, diretora de pesquisa da doença de Alzheimer no Hospital Mount Sinai. Ela conversou com três mulheres com doença de Alzheimer de início precoce via Skype. Ela visitou um grupo de apoio para mulheres com doença de Alzheimer e uma instituição de longa permanência para pacientes com Alzheimer.

Julianne Moore conheceu Kristen Stewart quando ela tinha apenas 12 anos na festa de encerramento de Ninguém Segura Essas Crianças (2004), dirigida pelo marido de Moore, Bart Freundlich.

A peça discutida por Alice e Lydia é "Angels in America" ​​de Tony Kushner.

No filme, Alice é professora da Universidade de Columbia. No livro, ela é professora em Harvard.

O enredo é muito parecido com o filme Para Lembrar um Grande Amor (1985), da CBS. Joanne Woodward estrelou como uma professora de inglês que desenvolve Alzheimer precoce. Ela ganhou um Emmy pelo papel. Richard Kiley interpretou seu marido e Geraldine Fitzgerald interpretou sua mãe.

Este é o segundo filme em que Hunter Parrish interpretou o filho do personagem de Alec Baldwin. O primeiro foi Simplesmente Complicado (2009).

Quando John sugere que Alice leia algo mais leve, Alice se refere em tom de brincadeira a "O Gato do Chapéu". Alec Baldwin desempenhou um papel em O Gato (2003).

Durante uma das consultas médicas de Alice, ela pede ao médico da atenção primária para preencher um roteiro para o sedativo Rohypnol (flunitrazepam). O médico atende e Alice preenche a receita. Na verdade, porém, Rohypnol foi proibido em muitos países e é ilegal nos Estados Unidos desde 1996. Não é aprovado para uso médico na América do Norte.



Cartaz:
























Trilha Sonora
Ode to Cannonball - Guy Barker
Everything With You - The Pains of Being Pure at Heart
Lucky Man - Courtney John
In Dulci Jublio - Worchester Cathedral Choir
God Rest Ye Merry Gentleman - Tewkesbury Abbey Choir
We Three Kings - Cherwell Singers
Jazzy Jingle Bells -  Janet Dacal
Veneer - We're In The Water
Dead Sound - The Raveonettes
If I Had A Boat -  Lyle Lovett
Roamin' Round -  Carlos José Alvarez
My Heart - Loney Dear 
Cello Suite No. 1 in G Major, BWV 1007: I. Prelude - Csaba Onczay
Brand New Start - Haroula Rose
If I Had A Boat - Karen Elson



Filmografia Parcial:
Julianne Moore










Contos da Escuridão (1990); Feitiço Mortal (1991); A Mão Que Balança o Berço (1992); Corpo em Evidência (1993); O Fugitivo (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Assassinos (1995); O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Grande Lebowski (1998); Magnólia (1999); Hannibal (2001); As Horas (2002); Filhos da Esperança (2006); O Vidente (2007); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Identidade Paranormal (2010); Carrie, a Estranha (2013); Sem Escalas (2014); Mapas Para as Estrelas (2014); Para Sempre Alice (2014); O Sétimo Filho (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015).

Alec Baldwin










Ela Vai Ter um Bebê (1988); Os Fantasmas se Divertem (1988); De Caso com a Máfia (1988); Uma Secretária de Futuro (1988);A Fera do Rock (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Anjo Assassino (1990); Uma Loira em Minha Vida (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Malícia (1993); O Sombra (1994); No Limite (1997); Pearl Harbor (2001); Quero Ficar com Polly (2004); O Aviador (2004); Os Infiltrados (2006); O Bom Pastor (2006); Rock of Ages: O Filme (2012); Nasce uma Estrela (2018)

Kristen Stewart










O Quarto do Pânico (2002); Garganta do Diabo (2003); O Silêncio de Melinda (2004); Contra Corrente (2004); Na Natureza Selvagem (2007); Fora de Controle (2008); Jumper (2008); Crepúsculo (2008); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009); The Runaways - Garotas do Rock (2010); A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Para Sempre Alice (2014);  A Longa Caminhada de Billy Lynn (2016)Café Society (2016); As Panteras (2019); Ameaça Profunda (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre