quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

SUBMARINE / SUBMARINE (2010) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS




RELACIONAMENTOS

A entrada na adolescência reflete diferentemente em cada pessoa, porém não há como não marcar para sempre. Para alguns a melhor fase, para outros a pior. Alguns experimentarão sensações e serão "livres", outros o passarão sua breve transição em uma "cela" em meios a sentimentos e traumas, mas não há quem fique indiferente.



Tendo como um dos principais produtores o ator Ben Stiller e na direção o estreante Richard Ayoade, Submarine adapta o livro homônimo de Joe Dunthorne para as telas. Com uma ótima recepção da crítica e do público, esta produção independente, não por acaso, chama a atenção de quem o assiste. A história é contada, em alguns momentos, em primeira pessoa e mostra a vida de Oliver Tate (Paddy Considine), um jovem entre 14 e 15 anos que vive uma vida sem amigos, apenas colegas de escola que, nem isso são de verdade, convivendo com um pais em crise de relacionamento, onde o pai é um biólogo marinho em depressão e a mãe uma funcionária pública, cujo o sonho era ter tornado-se atriz, mas, devido a opinião contrária de uma fonoaudióloga, pôs de lado seu sonho. 

 
Oliver vive seu marasmo escolar durante as aulas, pratica bullying contra uma adolescente, junto com seus colegas, até que se apaixona por Jordana Bevan (Yasmin Paige), uma jovem na mesma faixa etária. O relacionamento de ambos começa de uma forma quase forçada. Os jovens estão na fase de não mostrarem sentimentos, não mostrarem paixão. Oliver beira o racional extremo e imagina situações hipotéticas em suas ações e percepções do mundo. Enquanto Oliver e Jordana descobrem a si mesmos e o amor, a família de ambos encontra-se fragilizada. Oliver se preocupa com um possível relacionamento extraconjugal de sua mãe com um vizinho, frente a um pai (Noah Taylor) completamente distante da situação, enquanto Jordana tem uma pessoa doente na família. A ausência de sentimentos é um fator preponderante da trama. 

Noah Taylor

Carregado de humor negro, o filme mostra que, às vezes, mesmos adultos, diante de uma situação, não sabem que sentimento apresentar. Quanto mais os adolescentes. Salvar o relacionamento dos pais ou apoiar a namorada em um momento crítico? Tudo isso é embaralhado num quebra-cabeças, como cantado em uma música no filme e que cabe a cada um dos personagens descobrir por qual trecho iniciar. A empatia do casal é um fator que alavanca o filme, assim como a "falta de empatia" dos pais, essenciais na trama. As locações foram muito bem escolhidas e a fotografia foi muito bem cuidada.
Outro fator marcante é a trilha sonora, na maioria das vezes oriunda de uma fita cassete entregue pelo pai, quando este era jovem e escutava as músicas. A cargo de Alex Turner, do grupo The Arctic Monkeys, em trabalho solo, suas composições adequaram-se perfeitamente e as situam em uma época em que ainda se utilizavam polaroides, VHS e cassetes, levando-nos a acreditar que a história compreende os anos sessenta e setenta. 


O filme é realmente um achado e uma pena não ter sido lançado no Brasil (mas existe no You Tube). Tem todo ar de filme britânico, com um ritmo mais americano, que mostra exatamente ser uma produção anglo- americana. Recheados de metáforas, frases de efeitos e humor negro esta produção é acima da média e merece ser vista por aqueles que gostam de roteiros mais elaborados. O título do filme, é uma alusão aos relacionamentos,  onde somente um submarino, até um certo ponto do oceano, pode descer usando um ultrassom e ouvir sub-frequências inatingíveis por nossa audição. Assim como um submarino, muitas vezes temos de emergir trazendo à tona nossos sentimentos para serem ouvidos e para ouvirmos os alheios.

Trailer: (contém spoilers)

 

Trilha Sonora:
“Stuck On The Puzzle ”; “Hiding Tonight”; “Glass In The Park”; “It's Hard To Get Around”; “Piledriver Waltz”. Interpretadas por Alex Turner

Premiações:
BAFTA Awards, Wales 2012
British Independent Film Awards 2011
Giffoni Film Festival 2011
Palm Springs International Film Festival 2011 

Filmografia:
Craig Roberts
Submarine (2010); Poder Paranormal (2012); A Primeira Vez (2012); O Duplo (2013); Vizinhos (2014); Anjos da Lei 2 (2014).

Noah Taylor
O Clube dos Cinco 2 (1992); Shine - Brilhante (1996); Lara Croft: Tomb Raider (2001); Vanilla Sky (2001); Max (2002); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); A Proposta (2005); Possuída (2009); Submarine (2010); Cão Vermelho (2011); O Duplo (2013); O Predestinado (2014); No Limite do Amanhã (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre