terça-feira, 27 de dezembro de 2016

INVERNO DA ALMA / WINTER'S BONE (2010) - ESTADOS UNIDOS






ATUAÇÃO IMPECÁVEL DE JENNIFER LAWRENCE 


Ree Dolly (Jennifer Lawrence) é a irmã mais velha de dois outros irmãos, responsável por cuidar deles e de sua mãe mentalmente doente. Tudo isso graças a prisão de seu pai, um fabricante de drogas que, para conseguir pagar parte da fiança, deixa como garantia, a propriedade da família. Ree descobre tardiamente a manobra do pai que desaparece. 

 
Vivendo em uma miséria quase extrema, em algum lugar do Missouri, que a leva a aceitar doações de comida e favores de vizinhos, na tentativa de trazer seu pai de volta à julgamento e assim garantir um lugar para sua família pelo menos sobreviver. O acordo feito por seu pai era que se não retornasse para o julgamento, a casa seria tomada pelo estado. 



Ree resolve recorrer aos seus parentes mais próximos, mas percebe que além de lhe ser negada a ajuda, esses não querem ser envolvidos nos problemas de seu pai. Sua busca passa a incomodar os demais membros dessa família considerada perigosa pela comunidade. Nem o fato de ser a filha e sobrinha dos irmãos de seus pais, garantem sua integridade física. Para fazerem-na parar eles estarão dispostos a tudo, inclusive matá-la. E Ree não tem opção: ou encontra o pai desaparecido misteriosamente ou prova que está morto. Não há meio termo. Ree precisa seguir sua vida, ser feliz, sair daquela realidade. Logo, precisa da casa, da sua família unida para não terminar da mesma forma dos que ali vivem: sem perspectivas.



Inverno na Alma (título bem mais apropriado que o original Winter's Bone) é um filme independente que concorreu a 4 Oscars. A transposição brasileira do título reflete bem o clima que personagem vive: a inexistência de calor humano por parte de sua família.  No conceito mais adequado da máxima "parente é serpente", Ree consegue mais de amigos e vizinhos do que dos seus.

John Hawkes


Ree  vive uma vida em que pouco lhe resta a não ser cuidar da mãe doente e dos irmão pequenos. Sem uma infância digna, sem alimentação, sem a figura materna, sem estudo e namorados. E ainda tem que amadurecer na marra. Ela, por incrível que pareça, representa muitas pessoas que não vemos no nosso cotidiano, mas que neste momento vivenciam os mesmos problemas da personagem, o que torna o filme bem verdadeiro. 


A despeito de seu ritmo, por vezes lento, além do que deveria, é um filme para quem gosta de dramas sólidos, onde a narrativa parece extraída de algum "baseado em fatos reais". Se o espectador procura cenas de ação, reviravoltas e tensões não as encontrará aqui no formato que gostaria. A diretora Debra Granik fez um filme bem na linha “ a vida como ela é”. E nesse conceito sabemos que nossas vidas não são repletas de aventuras e emoções diárias. São muitas vezes complicadas, cansativas e repetitivas com alguns momentos de felicidade que tanto almejamos. No cinema tudo é mais fácil: não tem ninguém pegando ônibus, indo para o trabalho, pagando contas,  sinal de celular caindo ou tendo resolver os pequenos problemas diários que nos tomam tanto tampo. Inverno da Alma é isso. Uma pessoa comum, como todos nós,  vivendo o seu problema. Pode ser chato para muitas pessoas porque passa uma sensação de nada a acrescentar de novo. Mas a vida diária não é assim? 



Na verdade o filme é uma filmagem do livro de Daniel Woodrell de 2006, onde muito de seu sucesso deve-se a ótima atuação do par central: Jennifer Lawrence recebeu um ótimo papel (indicada ao Oscar) que foi excelente para a sua carreira e mostrou a Hollywood que ali existia uma estrela e John Hawkes (também indicado ao Oscar pelo papel). Ambos dão o tom exato a seus personagens fazendo um crescente ao longo da trama até o seu final apenas ok.



Inverno na Alma pode não ser nenhum filme inesquecível, mas quem o assistir e gostar de seu ritmo (que por ser independente foge dos padrões hollywoodianos) terá um bom filme em mãos e muito no que refletir.

Trailer:



Curiosidades:
O título inicial seria "Em Busca da Verdade", no Brasil.

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme.

Jennifer Lawrence foi indicada ao Globo de Ouro.

A Atriz ganhou o Oscar por O Lado Bom da Vida (2012) 


Prêmios:
Sundance Festival
Spirit awards
Gotham awards
National board of review
Village voice critics poll
The women film critics circle
Washington, d.c. area film critics
Toronto film critics association
San francisco film critics circle

Trilha Sonora:
“The Missouri Waltz” cantada por Marideth Sisco
“High on a Mountain” cantada por Marideth Sisco com Dennis Crider, Kim & Jim Lansford, DJ Shumate e Billy Ward

Filmografia Parcial:
Jennifer Lawrence
Vidas Que Se Cruzam (2008); Inverno da Alma (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Jogos Vorazes (2012); O Lado Bom da Vida (2012); A Última Casa da Rua (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Trapaça (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); X-Men: Apocalipse (2016); Passageiros (2016)

John Hawkes
Morto ao Chegar (1988); Rosalie Vai às Compras (1989); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Congo (1995); Um Drink no Inferno (1996); Steel - O Homem De Aço (1997); A Hora do Rush (1998); Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1998); Mar em Fúria (2000); Identidade (2003); Miami Vice (2006); S. Darko - Um Conto de Donnie Darko (2009); Inverno da Alma (2010); Contágio (2011); O Mistério de Stella (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre