terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CELA 211 / CELDA 211 (2009) - ESPANHA / FRANÇA



POUCOS RECURSOS E MUITA EFICIÊNCIA

Juan Oliver (Alberto Ammann) consegue um emprego em um presídio de segurança máxima. Com sua esposa grávida de 6 meses, resolve antecipar um dia e visitar seu emprego para demonstrar responsabilidade e comprometimento. Em um início de rebelião, ainda com roupas de civil, Juan é ferido e os seus futuros amigos o deixam em uma cela (a 211 do filme), enquanto fogem para salvarem suas vidas. Quando se dão conta de que os presos tomaram o local, percebem que nada pode ser feito pelo jovem. Juan, ao perceber a situação, rapidamente se desfaz de seu terno, crachá de visitante, cadarço, ou seja, tenta parecer-se com os presos. 




Encontrado na cela é levado ao chefe da rebelião, Malamadre (Luis Tosar), um sanguinário bandido que não hesitará liquidá-lo se descobrir sua verdadeira identidade. Juan rapidamente cria um álibi dizendo-se ferido por espancamento de policiais momentos antes e que fora condenado uma pena de 19 anos por assassinato. Malamadre torna-se seu amigo com a desconfiança de outras lideranças. 




Os presos, além de terem feito os guardas como reféns, ainda tem um trunfo perigoso: um grupo de terroristas bascos que, em caso de morte de um de seus membros, surgirão problemas imediatos com os separatistas, até mesmo a possibilidade de atentados como forma de retaliação. Com os negociadores sabendo da identidade de Juan tudo parece que caminhará para um final satisfatório, mas o inesperado acontece. Sem saber de notícias do marido, sua esposa vai até o presídio onde os parentes fazem uma violenta manifestação, onde acaba sendo ferida brutalmente por um dos guardas. Após assistir a filmagem, Juan rebela-se e passa para o lado dos detentos, o que poderá complicar os planos de invasão do presídio. 



Excelente filme espanhol, vencedor de 6 Goyas, pré-selecionado para representar a Espanha no Oscar. O filme, sem dúvida, é um das melhores produções de presídio dos últimos tempos. Um gol de placa do cinema espanhol que, volta e meia, possui boas produções que, infelizmente, chegam escassamente até nossa mídia, em parte porque a grande parcela da população prefere filmes americanos e em parte porque os distribuidores preferem não se arriscar com filmes pouco conhecidos. 



Quase tudo aqui funciona: o elenco, com destaque para Luis Tosar (Malamadre), Alberto Ammann (Julan) e Elena Vázquez (Elena) e  a ótima direção e montagem que prendem do início ao fim, com surpresas que vão acontecendo a toda hora, até sua conclusão surpreendente. 



O roteiro foi adaptado do romance do jornalista Francisco Pérez Gandul que leva o mesmo nome. Produção de primeira linha que passa um clima bem verdadeiro de prisão e uma aula de como fazer um filme com poucos recursos e muita eficiência. Para quem gosta de cinema de alto nível.

Trailer :




Filmografia Parcial:

Alberto Ammann
Cela 211 (2009);Eva - Um Novo Começo (2011); Invasor (2012); Tese Sobre um Homicídio (2013); Regressão (2013)    

Marta Etura
Frío sol de Invierno (2004); Cela 211 (2009); Eva - Um Novo Começo (2011); Enquanto Você Dorme (2011); O Impossível (2012); El Guardián Invisible (2017)


Luis Tosar
Flores de otro mundo (1999); A Comunidade (2000); Lena (2001); Anjo da Morte (2002); Miami Vice (2006); Os Limites do Controle (2009); Cela 211 (2009); Conflito das Águas (2010); Enquanto Você Dorme (2011), O Que os Homens Falam (2012); Uma Noite no México (2013); El Niño (2014); Quem Com ferro Fere (2019); Intemperie (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre