quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN / WE NEED TO TALK ABOUT KEVIN (2012) - INGLATERRA / ESTADOS UNIDOS


 

Sentimentos vazios

Excelente filme da diretora Lynne Ramsay, que aborda o martírio de uma mãe, cujo filho é sociopata e comete assassinato em massa. Eva Khatchadourian (Tilda Swinton  de “As crônicas de Narnia” e “Constantine”) é uma jovem mulher que vive uma vida cheia de perspectivas e que se envolve com Franklin (John C. Reilly de “Magnólia” e “Cyrus”).  Eva engravida e dá a luz a Kevin.


Kevin (Jasper Newell / Erza Miller) é uma criança estranha. Demonstra não possuir sentimentos quanto aos outros. Consegue enganar os médicos, passando uma imagem de uma criança sem problemas aparentes. Enquanto Eva começa a perceber algo estranho, seu marido prefere minimizar. 
Um acontecimento faz com Kevin comece a dominar a mãe, que passa a ceder às suas vontades, pelo sentimento de culpa. Uma nova gravidez gera uma irmã para Kevin, Lucy (Ursula Parker), o que aumenta ainda mais seu desprezo pelo casal e pelos outros, pondo em risco a segurança da criança. As consequências deste relacionamento insano mudarão a vida dos habitantes locais.




Baseado no romance de Lionel Shriver “Precisamos Falar sobre Kevin” aborda um assunto muito em voga hoje em dia nos EUA: assassinatos em massa praticados por jovens aparentemente normais. O filme foca no martírio de uma mãe que não sabe como conduzir a educação do filho, um pai omisso, o desprezo e o julgamento das pessoas após o incidente, jogando sob as costas de Eva toda a responsabilidade, onde ela não consegue perceber como tudo chegou naquele ponto e qual o motivo da fúria de seu filho.



Erroneamente, muitos acreditam que o filme aponta os pais na criação de um sociopata, mas o filme é mais. Quem viu o filme “Preciosa”,  na qual a personagem vive num ambiente em que é hostilizada pela mãe e brutalizada pelo pai, percebe que esta não é uma resposta óbvia. E quem assistiu Tara Maldita (ou Semente Maldita) sabe que pessoas podem nascer sociopatas. O filme prefere abordar a vida de Eva, que é quem mais sofre com a situação, visto que os demais na verdade vivem sem problemas ou não se importam.



O filme é muito bom e igualmente reflexivo. A tensão é crescente. Ótima fotografia. Os atores estão perfeitos e nos fazem pensar no papel dos pais diante de filhos com visíveis transtornos de personalidade / comportamento. Possui uma montagem que transita entre o presente e passado, fazendo com que o espectador tenha que prestar bastante atenção para montar o quebra-cabeças que a diretora, propositadamente, vai construindo. 



Um dos melhores filmes de 2012. Indicado para quem não gosta só de filmes-pipoca.


Trailer: 





Curiosidades:
A atriz Tilda Swinton  foi indicada ao Globo de Ouro de 2012.

Tilda Swinton ganhou O Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Conduta de Risco (2007). 

John C. Reilly foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Chicago (2002).

A ironia é que o filme não se pagou: custou 7 milhões e arrecadou um pouco mais de 4 milhões nos Estados Unidos.


Filmografia Parcial:
Tilda Swinton










Caravaggio (1986); Eduardo II (1991); Orlando - A Mulher Imortal (1992); A Praia (2000); Vanilla Sky (2001); Constantine (2005); As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005); As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008); O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010); Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011); Expresso do Amanhã (2013); Doutor Estranho (2016)

John C. Reilly










Pecados de Guerra (1989); Não Somos Anjos (1989); Dias de Trovão (1990); Neblina e Sombras (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); O Rio Selvagem (1994); Eclipse Total (1995); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Além da Linha Vermelha; (1998); Nunca Fui Beijada (1999); Magnólia (1999); Mar em Fúria (2000); Gangues de Nova York (2002);As Horas (2002); O Aviador (2004); Água Negra (2005); Quase Irmãos (2008); Cyrus (2010); Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Kong: A Ilha da Caveira (2017), Stan and Ollie (2018); Holmes and Watson (2018) 

Ezra Miller










Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011); O Experimento de Aprisionamento de Stanford (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Esquadrão Suicida (2016); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Liga da Justiça (2017); Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018); Liga da Justiça de Zack Snyder (2021); Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022) The Flash (2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre