quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SEM ESCALAS / NON-STOP (2014) - ESTADOS UNIDOS / REINO UNIDO / FRANÇA / CANADÁ



SUSPENSE EM ALTA VOLTAGEM
Hollywood sempre gosta de aproveitar vilões do momento e nada mais atual do que terroristas, que preenchem os noticiários e abrem discussões ao redor do globo. Os temíveis “vilões russos”  desapareceram com a guerra fria (agora a guerra é tecnológica) e o país  tem seus próprios problemas para administrar. Então nada melhor do que colocar um pouco de paranoia atrelado a um suspense acima da média.


Bill Marks (Liam Neeson) é um agente aéreo (consequências do 11 de setembro), infiltrado para evitar e combater quaisquer atos terroristas que surjam. Tudo começa a dar errado quando ele recebe um SMS, em pleno voo, informando que sabem que ele é, sabem sobre sua vida e que os passageiros estarão em perigo caso ele não repasse, para uma conta, 150 milhões de dólares (dinheiro da companhia). A ameaça é que, a cada 20 minutos, uma pessoa morrerá no avião. Pousar é impossível (estão sob o Atlântico). O aeroporto mais próximo está muito longe. 


Nesse contexto, nosso herói deve descobrir o culpado. A primeira vítima surge de uma forma muito improvável. Agora a situação mudou: a ameaça é real, o assassino está a bordo e acompanha seus passos. Como monitorar duas centenas de passageiros em espaços diferentes (primeira classe e classe econômica). Quem é o assassino? Quem será a próxima vítima? Como identificá-la antes de ser morta? Surgem hipóteses e até suspeitos, mas no estilo “está morno, frio e quente”, Bill Marks tenta se aproximar do terrorista.


Collet-Serra (de “Águas Rasas”), que dirigiu Neeson em “Desconhecido” (Unknown), pegou carona no roteiro de John W. Richardson e Christopher Roach que, em alguns pontos, tem uma trama e até um assassinato no estilo do livro "Morte nas Nuvens" de Agatha Christie. Até parece que os autores beberam na fonte desse livro. Outros poderão se recordar de “Assassinato no Orient Express” da mesma autora. Serra soube mesclar o binômio ação/ suspense com a câmera não transmitindo o espaço apertado que um avião realmente teria, mas essa sensação aparece, propositadamente, na cena da briga no banheiro, momento em que o espectador percebe a dimensão do espaço restrito e claustrofóbico.



O diretor explora bem a performance de Neeson em takes rápidos e no já citado uso do espaço apertado, evitando malabarismos que alguns atores perto da casa dos 60 já não conseguem realizar. Bill  é mostrado como um ser humano falível: tem medo de decolagens, possui  seus próprios demônios a expurgar e é um pouco agressivo, não sabendo lidar diretamente com a situação. Falando de atores, devemos tecer algumas considerações: Julianne Moore, como sempre, é uma ótima atriz (mas aqui subutilizada) e faz uma ótima dupla com nosso herói, oferecendo um contra peso à personalidade de Bill. Temos ainda no elenco de apoio Lupita Nyong (“12 anos de Escravidão”), Corey Stoll (Café Society e o seriado “The Strain”), Michelle Dockery (“Downton Abbey”), Scoot McNairy (“12 anos de Escravidão” e “Argo"), Linus Roache ("Batman Begins" e "A Batalha de Riddick") e Shea Whigham (“O Lado Bom da Vida” e “O Lobo de Wall Street”) em que uns representam seus papéis de forma correta e outros de uma forma mais destacada.


O roteiro aproveitou para incutir algumas críticas: como a mídia explora a ocasião, expondo a vida de uma pessoa ao vivo para conseguir exclusividade. Há também uma crítica à forma com que a notícia pode surgir das mãos de indivíduos comuns. Hollywood pegou carona nos tempos digitais atuais e já inventou um novo clichê: sempre há um passageiro que consegue postar um vídeo no You Tube, apesar de toda tensão da situação. Uma crítica ao momento turbulento dos tempos atuais, onde pessoas tentam lucrar com a vida de centenas pessoas não importando as consequências que possam ocorrer de tais atos.


“Non Stop”, título muito adequado em sua versão original, é uma corrida contra o relógio  que funciona mais na tela pequena, onde o custo benefício não causa tanto impacto no bolso do espectador. Nesse tipo de filme, dificilmente o espectador verá 100% de plausibilidade, até porque a ideia central é entreter e não inserir os espectadores em jargões técnicos ou situações típicas da realidade. O filme tem um tempo de projeção e tem que se concentrar em alguns aspectos: mistério, thriller, investigação, ação... enfim, elementos básicos dos filmes atuais. Então não espere situações reais. Algumas são meio ilógicas ou muito difíceis de acontecerem, mas entretém e essa é umas das funções primordiais de um filme que busca o retorno financeiro nas bilheterias. Pode não ser o top dos filmes de ação, mas não cai no marasmo, entretendo do início ao fim.  Até mesmo porque Neeson tem o carisma necessário para fazer este tipo de filme funcionar.


Trailer: 






Curiosidades (contém spoilers sobre o mistério do filme):
Liam Neeson foi indicado ao Oscar por "A Lista de Schindler" (1993).

Julianne Moore ganhou um Oscar pelo filme "Para Sempre Alice" (2014).


Lupita Nyong'o ganhou um Oscar pelo filme "12 Anos de Escravidão" (2013).

A produção foi orçada em 51 milhões e faturou mais de 220 milhões .

O cenário para o avião foi construído um pouco maior do que um avião comercial padrão, para acomodar a altura de 1,93m de Neeson para as filmagens. De acordo com Neeson, mais de 90% das filmagens ocorreram neste "avião" durante um período de duas semanas.

A partir do momento em que Bill Marks (Liam Neeson) começa seu anúncio aos passageiros e tripulantes sobre as inspeções telefônicas até o momento em que ele cola as mãos de Tom Bowen (Scoot McNairy) juntas, todas as cenas se desenrolam em uma única tomada.

Este é o segundo filme de Julianne Moore e Liam Neeson estrelando um ao lado do outro como personagens principais. Eles também estrelaram como marido e mulher em O Preço da Traição (2009).

Depois que o repórter afirma que o personagem de Liam Neeson, Bill Marks, nasceu na Irlanda do Norte, um passageiro sugere que ele pode ser membro do IRA. Liam Neeson interpretou o personagem de Michael Collins em Michael Collins, o Preço da Liberdade (1996), que foi um soldado e líder do IRA.

Este é o segundo de quatro filmes dirigidos por Jaume Collet-Serra que Liam Neeson protagonizou: Desconhecido (2011), Sem Escalas (2014), Noite Sem Fim (2015) e O Passageiro (2018).

O filme tem exatamente 100 minutos (sem contar os créditos finais) e exatamente cinco pessoas morrem no avião. Isso está de acordo com a promessa do terrorista de matar uma pessoa a cada 20 minutos.

O personagem de Liam Neeson diz ao personagem de Julianne Moore que um passageiro idoso lhe disse que ela não tem Alzheimer. Moore ganhou um Oscar por interpretar uma mulher afetada por Alzheimer precoce no filme "Still Alice" (2014), lançado no mesmo ano de "Non-Stop" (2014).

O personagem de Liam Neeson diz ao personagem de Julianne Moore que um passageiro idoso lhe disse que ela não tem Alzheimer. Moore ganhou um Oscar por interpretar uma mulher afetada por Alzheimer precoce no filme "Para Sempre Alice" (2014), lançado no mesmo ano de "Sem Escalas" (2014).

Quatro atores deste filme passaram a papéis no Universo Cinematográfico da Marvel. Corey Stoll (oficial da polícia de Nova York Austin Reilly) interpretou Darren Cross/Jaqueta Amarela em Homem-Formiga (2015). Shea Whigham (Agente Marenick) interpretou o Chefe SSR Dooley na primeira temporada de Agent Carter (Netflix, 2015). Anson Mount (Air Marshall Jack Hammond) interpretou Raio Negro na primeira temporada de Os Inumanos (Hulu, 2017). Lupita Nyong'o (a aeromoça Gwen) interpretou Nakia em Pantera Negra (2018).

Quando Tom Bowen descreve a pessoa que lhe disse para falar com Marks no aeroporto, a descrição de um homem branco, de 30 a 35 anos de idade e usando óculos se encaixa em si mesmo, uma dica de quem realmente é o bandido.

Reilly, um policial, fica surpreso ao descobrir que Marks lhe deu uma arma descarregada. Em Busca Implacável (2008), Liam Neeson afirma que um policial seria capaz de sentir a diferença entre uma arma carregada e uma descarregada.


Cartaz:






















Filmografia Parcial:
Liam Neeson









Excalibur (1981); Krull (1983); Merlin E a Espada (1985); Comando Delta (1986); A Missão (1986); Prece Para Um Condenado (1987); Sob Suspeita (1987); Dirty Harry na Lista Negra (1988); O Preço da Paixão (1988); Darkman - Vingança Sem Rosto (1990); Uma Luz na Escuridão (1992); Fé Demais Não Cheira Bem (1992); A Lista de Schindler (1993); Rob Roy: A Saga de uma Paixão (1995); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); K-19: The Widowmaker (2002); Gangues de Nova York (2002); Cruzada (2005); Batman Begins (2005); Busca Implacável (2008); O Preço da Traição (2009); Fúria de Titãs (2010); Esquadrão Classe A (2010); 72 Horas (2010); Desconhecido (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); Battleship: A Batalha dos Mares (2012); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Busca Implacável 2  (2012); Sem Escalas (2014); Busca Implacável 3 (2014); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016).

Julianne Moore









Contos da Escuridão (1990); Feitiço Mortal (1991); A Mão Que Balança o Berço (1992); Corpo em Evidência (1993); O Fugitivo (1993);  Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Assassinos (1995); O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Grande Lebowski (1998); Magnólia (1999); Hannibal (2001); As Horas (2002); Filhos da Esperança (2006); O Vidente (2007);  Ensaio Sobre a Cegueira (2008); Identidade Paranormal (2010); Carrie, a Estranha (2013); Sem Escalas (2014); Mapas para as Estrelas (2014); Para Sempre Alice (2014); O Sétimo Filho (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015).

Corey Stoll









Xeque-Mate (2006); Número 23 (2007); Salt (2010); Meia-Noite em Paris (2011); O Legado Bourne (2012); Sem Escalas (2014); Homem-Formiga (2015); Café Society (2016).

Michelle Dockery









Missão Especial de Natal  (2006); Em Busca de um Assassino (2009); Filhos da Guerra (2009); Hanna (2011); Anna Karenina (2012); Sem Escalas (2014); Sem Retorno (2015); Downton Abbey (seriado 2010-2015); Good Behavior (seriado 2016-2017); Downton Abbey (2019); Magnatas do Crime (2019); Downton Abbey II: Uma Nova Era (2022);Anatomia de um Escândalo (Minissérie 2022)


Lupita Nyong'o









12 Anos de Escravidão (2013); Sem Escalas (2014); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); Pantera Negra (2018); Star Wars: Forças do Destino (seriado 2017-2018); Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019); As Agentes 355 (2022); Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)


O diretor Jaume Collet-Serra
A Casa de Cera (2005); Gol II: Vivendo o Sonho (2007); A Órfã (2009); Desconhecido (2011); Sem Escalas (2014);
Águas Rasas (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre