sábado, 23 de dezembro de 2023

PRÍNCIPE SUZANO E O DRAGÃO DE OITO CABEÇAS / WANPAKU ÔJI NO OROCHI TAIJI / THE LITTLE PRINCE AND THE EIGHT-HEADED DRAGON (1963) - JAPÃO


UMA JORNADA REPLETA DE AVENTURAS

Suzano é um menino que vive sua infância em meio a brincadeiras com seus amigos animais como o tigre “Taro” e o coelho “Akahana”. Certo dia, seu pai Izanagi lhe informa que sua mãe Izanami viajara para uma terra distante na qual ele não poderia visitá-la. Suzano não compreende o que é a morte e resolve que encontrará sua mãe a qualquer custo. Depois de muito chorar, sua mãe surge em forma astral e lhe dá uma joia para protegê-lo. Ele convence seu pai que partirá em sua busca, mas este o adverte que não há como encontrar sua mãe e que os perigos são muitos.

O pequenino Suzano e Akahana partem para a “Terra da Noite” no intuito de conhecerem seu irmão, o Príncipe Cristal. Logo na chegada, Suzano entra em confronto com o exército do irmão, mas resolve partir quando percebe que este também não possui o conhecimento de onde sua mãe se encontra. Como presente o Príncipe Cristal dá a Akahana uma bola de cristal que poderá ajudá-los em caso de perigo.

A dupla chega em uma terra estéril oprimida por um ser chamado “Deus do Fogo”, que vive em um vulcão e torna o local insuportavelmente quente. Ali encontram o bondoso Bo que lhes pede ajuda. Suzano enfrenta o ser, derrotando-o com a ajuda do presente que seu irmão lhe dera. Em busca de um lugar para o seu povo viver, Bo parte com Suzano e Akahana que continuam a busca do lugar onde vive a mãe do pequeno príncipe.

O trio chega ao Reino da Luz, governado pela irmã de Suzano, Amaterasu, A Deusa Sol. Ela permite que Suzano resida ali e que Bo possa trazer seu povo. Só que as boas intenções do pequeno príncipe acabam trazendo vários prejuízos para o reino sendo obrigados a partir não sem antes receberem um conselho de sua irmã: somente ajudando outras pessoas ele poderá um dia encontrar o reino onde sua mãe vive.

Suzano e seus amigos chegam a uma província na qual descobrem que um dragão de oito cabeças, todo o ano, leva uma jovem em sacrifício. Desta vez, será a pequena princesa Kushi, que será levada pela serpente. Suzano e seus amigos resolvem enfrentar a poderosa serpente com a ajuda de um cavalo alado chamado “Ama-no-Haya-Uma”.

Para muitos que tinham entre 6 a 8 anos nos anos 70, esse pode ter sido o primeiro desenho animado (aventura e fantasia) de longa duração e talvez um dos mais impactantes, embora muitos já não consigam lembrar do nome. Príncipe Suzano e o Dragão de Oito Cabeças passou tanto na antiga TV Tupi quanto na TV Globo, mas muitos não sabem é que, pelo menos, no Rio de Janeiro, a animação chegou aos cinemas nos idos de 1966 (consta como tendo chegado ao Brasil em 64), cujo título nacional era apenas "O Príncipe e o Dragão de Oito Cabeças". Marco na animação, a produção japonesa foi dirigida por Yûgo Serikawa e recebeu o “Bronze Osella” no Festival de Cinema de Veneza além do  Prêmio “Ōfuji Noburō” no Mainichi Film Awards de 1963. E foi o sexto longa-metragem produzido pela Toei Animation (Sailor Moon, Saint Seiya, Dragon Ball ... ). Foi baseado livremente no mito xintoísta (uma religião politeísta e animista, o xintoísmo gira em torno de entidades sobrenaturais chamadas Kami) da batalha do deus da tempestade Suzano contra “Yamata no Orochi” (a serpente, que no desenho recebe apenas o nome de “Dragão de Oito Cabeças”). O filme foi realizado em formato anamórfico chamado "ToeiScope".

Mas não é apenas na narrativa bem estrutura que o filme colhe elogios. O design de arte (por Isao Takahata) foi considerado moderno para época e muito inspirador, as influências de “Samurai Jack” e “The Legend of Zelda: The Wind Waker” (Nitendo) e WolfWalkers são consideradas como seguidores desse estilo de formas geométricas simples com contornos suaves e arredondados. Além de introduzirem a função de diretor de animação (japonesa), que neste caso foi do lendário Yasuji Mori (filmografia).   Temos personagens com cabeças largas, outros com cabeças ovais (o tigre); o povo de cristal recebe seus rostos em formas de ângulos (angulares) e com corpos cilíndricos variáveis. Comparem os rostos do irmão e da irmã de Suzano. As cenas de batalha contra o dragão são um ponto a ser destacado com inúmeros recursos para a época. A destacar uma rara e belíssima trilha sonora, raro em animações desse período, do famoso compositor Akira Ifukube (Godzilla). A música tema do filme, "Haha no Nai Ko no Komoriuta" ("canção de ninar para uma criança sem mãe") cola nos ouvidos.

Príncipe Suzano e o Dragão de Oito cabeças recebeu vários títulos ao longo das décadas e é uma animação que apesar de ter sido exibida para as crianças nos anos 70 por aqui pode ser apreciada por adultos por conter elementos bem superiores para a faixa a que se destina permitindo vermos nos dias atuais com a compreensão plena do que a obra tenta transmitir. A animação fantástica de um filho em busca de resgatar a falecida mãe, prende do início ao fim e surpreende por até agradar até nos dias atuais. Disponível no Youtube em versão dublada e que ressurgiu nos canais pagos das tevês por assinatura há alguns meses (como nova dublagem). Vale a pena conhecer ou matar as saudades de uma animação de nossos áureos tempos de infância.

 

Curiosidades:

Na época foi lançada uma versão para o público americano com desenhos de William Ross

A animação seria ums adaptação de três histórias soltas do “Nihon Shoki”, uma coleção da mitologia japonesa do século VIII.

O cavalo mágico lembrará muito a lenda de Pegasus, mas este não tem asas.

Cada cabeça é distinta em design e a última mostra-se maior que as demais

Só as cabeças são mostradas, o corpo do dragão nunca fica visível

A antiga dublagem tinha Rafael Cortez Júnior como Príncipe Suzano; Olney Cazarré como o Coelho; Borges de Barros como o Deus do Fogo; Carlos Campanile como Izanagi; Helena Sâmara as Amaterasu, Deusa do Sol; Potiguara Lopes como o Ministro da Guerra; Emerson Camargo como o Pai de Suzano; Isaura Gomes como Izanami e Gilberto Baroli como o Grande Tambo

Na dublagem é dito que os dragões beberam vinho, mas, no original, é saquê

Cinco das cabeças são desenhadas com olhos brancos e vazios, as outras três restantes possuem olhos vermelhos.

Todos os animais da cidade natal de Suzano conseguem falar.

Títulos Alternativos: O Pequeno Príncipe e o Dragão de Oito cabeças

 

Cartazes:

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre