quinta-feira, 15 de agosto de 2019

CHAPPIE / CHAPPIE (2015) - ÁFRICA DO SUL / ESTADOS UNIDOS




ROBÔ SENCIENTE

Em um futuro próximo (em 2016), em Joanesburgo (África do Sul), a criminalidade alcança altos índices obrigando o Estado, através da empresa Tetra Vaal, a criar unidades robóticas de combate urbano chamadas Scouts. Feitas de titânio, essas unidades se tornam um sucesso e passam a ser usadas em massa substituindo oficiais humanos. O seu principal idealizador Deon (Dev Patel) deseja criar uma unidade com inteligência artificial, mas a CEO da corporação, Michelle Bradley (Sigourney Weaver), não deslumbra um benefício militar no projeto.  Deon não desiste e rouba os restos de uma unidade parcialmente e inutilizada em combate, o Scout 22, e resolve equipá-la com um programa que o fará pensar e tornar-se autossuficiente.


Ninja, Yo-Landi (os rappers sul-africanos do grupo Die Antwoord) e Amerika (Jose Pablo Cantillo) devem dinheiro a um poderoso criminoso, Hippo  (Brandon Auret), e resolvem elaborar um plano: sequestrar Deon e obrigá-lo a criar um dispositivo que possa dá-lhes controle total sobre as unidades, podendo assim voltar a praticar roubos e pagar suas dívidas. Quando sequestram Deon descobrem que ele está com Scout 22. Deon ativa a unidade com sucesso, mas o trio resolve que ficará com o robô, agora chamado por  Yo-Landi de "Chappie".  Deon explica que a unidade tem a capacidade de aprender e se desenvolver como um humano (só que mais rápido) e se propõe a ensiná-lo, pois teria a mente de um bebê. Ninja quer que Chappie (voz e movimento de Sharlto Copley) seja utilizado para roubos e passa a educá-lo com a ajuda de seus amigos estranhos e disfuncionais. Enquanto isso Vincent Moore (Hugh Jackman) desenvolve um dróide, controlado através de um capacete com comandos mentais, maior e mais mortal que considera eficiente para combater a criminalidade e subserviente aos humanos, mas Michelle não aprova sua invenção. Após descobrir que Deon criou uma unidade consciente, Vincent começará a colocar seu plano em prática de mostrar que seu combatente cibernético é o mais adequado.


Dirigido por Neill Blomkamp e co-escrito com a esposa, Terri Tatchell (que também colaborou em "Distrito 9"), Chappie era um filme ambicioso, mas algo se perdeu no meio do caminho. Talvez já em sua concepção podemos entender um pouco do que se passou.  Blomkamp em seu terceiro filme (diretor do elogiado "Distrito 9" e do decepcionante "Elysium") quis falar sobre um filme onde um robô adquire consciência, teme, sente, deseja, tem sentido de preservação e questiona a sua criação em uma sociedade distópica. Mas, em entrevista, teria dito que o robô era um elemento secundário. Se você precisa explicar isso ao espectador para entender a real ideia por trás do filme, algo no roteiro está bem errado, até porque a percepção é de que o elemento principal é Chappie e não a dialética filosófica de como uma "consciência pura" evoluiria criada em um ambiente hostil e se seria capaz de desafiar a influência negativa de seus "pais". Então vou basear minha análise nessa premissa.

 
O espectador poderá ver várias influências de obras como: Robocop (a máquina criada por Vicente e os "noticiários" explicando a realidade local); Blade Runner (lembram que estes adquirem consciência e querem viver mais?); o Exterminador do Futuro (os robôs com as armas e o momento em que Chappie ganha um novo braço). Vocês podem também perceber um quê de Pinóquio, Short Circuit - O Incrível Robô, Frankenstein, Ex-Machina, A.I - Inteligência Artificial ... Chappie é uma "criança robô" que aprenderá na marra como o mundo funciona. Um personagem infantil dentro de um contexto filosoficamente adulto. Convenhamos que não é fácil elaborar uma tese, ainda mais demonstrá-la pictoricamente em um filme de ficção científica. 



Ao ser "sequestrado" Chappie terá um outro tipo de ensino e veremos o questionamento se o meio muda o indivíduo; se o mundo aqui fora transforma as pessoas de acordo com a interação, ensino e experiência com pessoas. Poderia ter sido uma grande obra, mas o diretor precisava de um filme que atraísse as plateias e pôs ação e bandidos caricatos e um quê de ambientação das hqs (se intencional ou não é outra questão) e a discussão ficou perdida sob uma camada que não chegou a todos. Era para o ser o primeiro de uma trilogia, daí a estória ser contada como a origem de Chappie, mas o diretor avisou que não haverá uma continuação. Com um orçamento melhor, um roteiro mais maduro e set de filmagens mais interessantes poderia dar certo. Há vários questionamentos e elementos perceptíveis na narrativa: a mudança na linguagem corporal de Chappie (ele não tem um rosto para demonstrar emoções) de acordo com o amadurecimento de sua consciência; o Estado passando para a iniciativa privada a manutenção da lei; a analogia a responsabilidade paterna (Deon como um pai ora ausente e ora preocupado em dar instrução e ensinar o correto, Ninja - um padrasto cruel e ignorante -  que chama Chappie de retardado - e pensa somente em benefício próprio; Yo, uma madrasta afetiva, mas subserviente a Ninja e, Amerika, o tio "engraçado e pirado"); sociedade liberal versus totalitária (poderiam ter explorado melhor este aspecto); a potencialidade da inteligência artificial em seres cibernéticos; uma máquina com consciência pode sentir felicidade ou infelicidade?; um robô pode entender o conceito de promessa (feita a Deon)?.

 
Esse amalgama de várias produções foge do conceitualismo e coloca certa dose de violência e ação que pode confundir o espectador naquilo que o diretor realmente pretende mostrar. Há problemas? Sim. O trio de criminosos, meio abobado, atrapalhou o filme que merecia um tom mais sério (mas se você não está nem aí para filosofia, funcionaram bem dentro da estória). Sigourney Weaver foi subaproveitada e o papel não faria muita diferença com outra atriz. Hugh Jackman, fazendo um papel de "vilão", ficou interessante, mas perderam uma ótima oportunidade de transformá-lo em um elemento dissonante nessa questão filosófica ao simplificá-lo a um vilão delirante. Outra questão que ficou estranha é uma "máquina", tão valiosa para o trio, ser simplesmente largada à própria sorte em um local hostil para "embrutecer".



Em certo ponto percebemos um sub-enredo onde Chappie conjectura como que dizendo: a humanidade é isso? Pessoas selvagens ... e ambiciosas que só pensam em si e tendem a um instinto natural de destruição mútua? E a principal pergunta: Por que vocês fazem isso? Se o ser humano é consciente de suas ações porque aceita que instintos primários o dominem? Com a omissão de certas situações e melhor desenvolvimento de personagens, Chappie poderia ser um belo ensaio sobre o ser humano imperfeito tentando criar algo (Brincar de Deus?), que está longe de alcançar. A pergunta que fica: o ser humano foi um projeto que deu errado? Filosófico? Sim, mas que poderia ser bem mais profundo em suas questões

Trailer legendado:


Curiosidades:
Yo-landi e Ninja usam os próprios nomes artísticos para os seus personagens no filme. Yo-landi Visser (nome de nascimento: Anri du Toit) e Ninja (nome de nascimento: Watkin Tudor Jones) são membros do grupo sul-africano de rave-rap Die Antwoord.

Dev Patel foi indicado ao Oscar por Lion (2016)

Hugh Jackman foi indicado ao Oscar por Os Miseráveis (2013)

Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar por Aliens (1986); Uma Secretária de Futuro (1987) e Nas Montanhas dos Gorilas (1988)

A casa usada para como covil de Hippo (Brandon Auret ) era a casa de infância de Neill Blomkamp.

O filme é estrelado por Ninja e Yo-Landi Visser, do polêmico grupo de rap Sul-Africano Die Antwoord (no dialeto Sul-Africano:"A Resposta"), que são fãs do trabalho de Blomkamp. Ninja tem uma tatuagem "D9"- ou seja, Distrito 9 (2009) - em seu lábio interior.

Brandon Auret, que interpreta "Hippo", admitiu abertamente seu desdém por sua co-estrela Ninja (Watkin Tudor Jones) em uma entrevista. Ele citou dizendo: "Todo mundo sabe o relacionamento que eu tenho com Waddy. Eu não ligo muito para ele. Eu não ligo muito para sua banda, eu não ligo muito para qualquer coisa que ele faz, você sabe, quando alguém vem e sente que eles têm o direito de dizer-lhe como fazer o seu trabalho? Sim, isso se tornou um problema ".

O nome Tetravaal pode ser visto no Distrito 9 (2009) em uma parede quando Wikus e Christopher entram nos laboratórios da MNU para roubar o combustível da nave-mãe.

As antenas de orelha de coelho dos robôs são inspiradas no personagem Briareos do mangá "Appleseed" de Shirow Masamune, do qual Neill Blomkamp é fã.

 
Hugh Jackman usa seu sotaque australiano natural neste filme.

Ninja e Yo-Landi Visser lideraram os designers de produção na criação de seu cenário para o filme, pintando os murais nas paredes e criando a maioria das ideias originais.

Ninja também foi a primeira escolha de Neill Blomkamp para interpretar o papel principal no longa-metragem Elysium (2013), mas ele recusou o papel, alegadamente porque ele não queria que seu primeiro papel na tela fosse um personagem com sotaque.

Apesar de ter papéis principais no filme, Ninja e Yo-Landi Visser de Die Antwoord raramente eram vistos nas promoções do filme.

No colete do Ninja, você pode ver um logotipo. Esse mesmo logotipo é tatuado em seu braço direito. O logotipo é do MNU (Multi-National-United), que aparece no Distrito 9 (2009).

Neill Blomkamp e sua esposa Terri Tatchell escreveram o filme em duas semanas, enquanto Blomkamp estava fazendo Elysium (2013).

Embora semelhante ao fuzil que aparece em "O Senhor das Armas" (2005), a arma de Hippo foi feita especialmente para a produção.

Na vida real, Ninja e Yo-Landi Visser têm uma filha chamada Sixteen, que apareceu nos vídeos do Die Antwoord. Eles não são um casal, no entanto.

Michael Biehn foi convidado por Neill Blomkamp para fazer um teste para o papel que foi para Sigourney Weaver, o co-star de Biehn, Aliens, o Resgate (1986).

No final alternativo, a consciência de Chappie é transferida para todos os robôs da polícia. Está incluído nos recursos especiais do Blu-ray.

Quando os capangas do Tetra Vaal estão tentando invadir o laboratório, onde Chappie está prestes a transferir a consciência de Deon, é Sharlto Copley que interpreta o policial pedindo uma rebarbadora.

Filmografia Parcial:
Dev Patel













Quem Quer Ser um Milionário? (2008); O Último Mestre do Ar (2010); O Exótico Hotel Marigold (2011); Chappie (2015); O Homem que viu o Infinito (2015); Lion: Uma Jornada Para Casa (2016); Hotel Mumbai (2017).

Hugh Jackman

 











X-Men: O Filme (2000); A Senha: Swordfish (2001);X-Men 2 (2003); Van Helsing: O Caçador de Monstros (2004); X-Men: O Confronto Final (2006); O Grande Truque (2006); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); X-Men: Primeira Classe (2011); Gigantes de Aço (2011); Os Miseráveis (2012); Wolverine: Imortal (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); X-Men: Apocalipse (2016)

Sigourney Weaver













Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Testemunha Fatal (1981); O Ano Que Vivemos em Perigo (1982); Os Caça-Fantasmas (1984); Aliens, o Resgate (1986); Nas Montanhas dos Gorilas (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Alien 3 (1992); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); A Morte e a Donzela (1994); Copycat: A Vida Imita a Morte (1995) Alien, a Ressurreição (1997); Heróis Fora de Órbita (1999); A Vila (2004); Rebobine, por Favor (2008); Ponto de Vista (2008); Avatar (2009); Um Tira Acima da Lei (2011); Poder Paranormal (2012); O Segredo da Cabana (2012); Vampiras (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Chappie (2015); Caça-Fantasmas (2016); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016); Vingança (2016); Avatar 2 (2020); Avatar 3  (2021); Avatar 4  (2024); Avatar 4  (2025)


Jose Pablo Cantillo

 








 
Sob o Domínio do Mal (2004); Os Acorrentados (2005); Bondage (2006); Adrenalina (2006); Paranoia (2007); Evidências de um Crime (2007); Cinturão Vermelho (2008); Adrenalina 2 (2009); Ruas de Sangue (2009); Elysium (2013); El Chicano (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre