quinta-feira, 25 de outubro de 2018

NASCE UMA ESTRELA / A STAR IS BORN (2018) - ESTADOS UNIDOS



DIREÇÃO E ATUAÇÕES IMPECÁVEIS

Jackson Maine (Bradley Cooper) é um astro da música country.  Após um de seus shows, para em um bar e acaba presenciando a apresentação de uma jovem que o impressiona: Ally (Lady Gaga). Os dois travam um início de amizade e se apaixonam. Ele lança a jovem no mercado e uma imediata receptividade do público a eleva a categoria de nova estrela da música pop, mas a ascensão meteórica de Ally começa a contrastar com a decadência pessoal  de Jack, um homem mergulhado em problemas e alcoolismo.


Em cartaz nos cinemas, Nasce uma Estrela impressiona positivamente, nesta que é a quarta versão da estória: 1937;  1954;  1976 esta última a mais famosa que reuniu Kris Kristopherson e Barbra Streisand, um filme difícil de ser encontrado e com  inúmeros(as)  admiradores(as). Houve, antes dessas versões, o filme "Hollywood", de 1932, de George Cukor, com a mesma temática. Nessa onda de remakes mal sucedidos que Hollywood resolveu lançar nos últimos anos, era uma aposta muito alta, até mesmo porque Clint Eastwood desistira do projeto. Coube ao próprio Bradley Cooper ir para trás das câmeras e se envolver diretamente no projeto: atuando, coescrevendo o roteiro e dirigindo.  E havia outro possível problema: Lady Gaga conseguiria segurar uma boa interpretação? Cooper tocando e Gaga interpretando? Uma combinação que poderia dar muito errado.



Mas eis que surge na tela uma produção caprichadíssima, envolvente e que, sabiamente, atualizou a estória para um contexto mais contemporâneo, com personagens carismáticos, ótimos momentos musicais (realistas e muitos do ponto de vista de quem está no palco) e uma química perfeita entre a dupla central. É importante dizer que o filme não é um musical. É um drama colado com o romance, recheado de ótimos momentos, onde os artistas interpretam músicas em altíssimo nível.


A riqueza do roteiro proporciona a percepção de várias camadas reflexivas: a devastação do alcoolismo; a construção e desconstrução dos personagens; uma crítica a esse meio que tenta moldar o artista; a voracidade de um mercado em que gerar lucro é objetivo maior; relacionamentos ... Há várias peculiaridades que o espectador perceberá ao longo de uma projeção longa, mas que passa rápido, diante do dinamismo com que a estória é contada.


Quanto ao elenco, apenas podemos dizer que está irretocável. Bradley Cooper convence como músico e com uma atuação que pode levá-lo a um Oscar.  Curiosamente seu personagem me lembrou vagamente o de Jeff Bridges em "Coração Louco" que lhe garantiu um Oscar pela atuação. Stefani Joanne Angelina Germanotta (ou Lady Gaga), aos 32 anos, despida de maquiagem, pega um personagem com garra e segura uma grande atuação até o final. Num filme com tantos momentos emocionais a atriz dá um tom forte em sua interpretação. Destaque para o sempre eficiente Sam Elliot, como o irmão mais velho de Jack, a rápida aparição de Alec Baldwin, Andrew Dice Clay (que teve um revés na carreira ao filmar o controverso "As Aventuras de Ford Fairlane" -1990) e Rafi Gavron como o produtor de Ally


Nasce uma Estrela é um dos melhores filmes do ano e deve abocanhar alguma coisa no Oscar 2019.  Atuações perfeitas (a quantidade de atores sondados para fazer o filme foi muito grande), a química perfeita entre os protagonistas, uma fotografia primorosa, canções originais (foram 17 - menos" La Vien en Rose"), movimentos de câmeras inspirados... Cooper estreou na direção e Gaga fez sua primeira protagonista. O destino reuniu dois grandes astros em um filme que emociona. Para ser assistido no cinema onde podemos perceber toda a sua grandeza.

Trailer:




Curiosidades:

Bradley Cooper disse que Lady Gaga foi quem o convenceu de que eles deveriam cantar ao vivo. Gaga disse que odiava assistir a filmes em que os atores não estavam sincronizando os lábios corretamente com as músicas, e para evitar isso, eles precisavam cantar ao vivo para o filme. Isso foi o que levou Cooper a obter um treinamento vocal mais extenso. 

Como seu personagem Jack, Bradley Cooper lidou com o vício em álcool e drogas. Ele falou publicamente sobre como a sobriedade salvou tanto sua vida quanto sua carreira.

O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza em 31 de agosto de 2018, onde Lady Gaga e Bradley Cooper receberam uma ovação de oito minutos após a exibição.

Bradley Cooper teve que lutar arduamente para convencer a Warner Bros a escalar Lady Gaga como Ally. Ele mostrou uma gravação do iPhone de ambos cantando um dueto de Midnight Special - Creedence Clearwater Revival gravado na casa de Lady Gaga. 

Durante um dos shows de Lady Gaga no Fenway Park, em Boston, microfones foram colocados ao redor do estádio e os fãs presentes foram encorajados a cantar o nome de seu personagem Ally para uso no filme.

Lady Gaga disse que ela se tornou tão ligada ao seu personagem durante as filmagens, que ela teve que tingir o cabelo loiro assim que o filme acabou para "liberar" Ally. Ela também disse que, na vida real, ela não é nada parecida com sua personagem Ally. 

Lady Gaga e Judy Garland (da versão de 1954) tinham a mesma idade quando estrelaram suas versões do filme.

O cantor e compositor de Alabama, Jason Isbell, escreveu músicas para o filme.

O personagem de Sam Elliott menciona que ele está trabalhando para "Willie" para Bradley Cooper. Isto é em referência a Willie Nelson. O filho de Willie, Lukas Nelson, co-escreveu várias músicas no filme e trabalhou extensivamente com Cooper na preparação de seu papel.

As conversas de um quarto remake de Nasce uma Estrela começou em 2011, com Clint Eastwood dirigindo e Beyoncé atuando, mas o projeto foi adiado devido à gravidez de Beyoncé. Negociações com Christian Bale, Leonardo DiCaprio, Tom Cruise, Johnny Depp e Will Smith para fazerem o protagonista não se concretizaram. 

Foram filmadas cenas durante a turnê "Joanne" de Lady Gaga em 9 de agosto de 2017 no "The Tour Stop" em Los Angeles, Califórnia. 

Uma foto real de Stefani Germanotta (Lady Gaga) pode ser vista em segundo plano durante a cena em que nos encontramos pela primeira vez com o pai de Ally e seus amigos.

Robert De Niro, John Turturro e John Travolta foram considerados para o papel de Lorenzo, de acordo com Andrew Dice Clay, que finalmente conseguiu o papel.  

No início do filme Ally, interpretado por Lady Gaga, canta os versos iniciais de "Somewhere Over the Rainbow". Essa música foi uma das músicas exclusivas de Judy Garland. Judy Garland interpretou o papel principal feminino na versão de 1954 do filme.

Lady Gaga assistiu as três versões anteriores de "A Star Is Born", durante sua pesquisa para o papel de Ally.

O filme reúne Bradley Cooper, Greg Grunberg e Ron Rifkin, que estrelaram juntos a série de TV "Alias: Codinome Perigo" (2001-2006).   

Muitas das canções do filme foram escritas por Gaga e Mark Ronson, um renomado produtor que é creditado por ter descoberto Amy Winehouse e colaborado com sua carreira conturbada por um longo tempo. 

O personagem que gerencia Ally, Rez Gavron, possui o mesmo sobrenome do ator Rafi Gavron 

Originalmente, Bradley Cooper considerou um final diferente, onde Jack e Ally interpretaram "Shallow" como a última música. 

As versões: 1937 / 1954 / 1976




Trilha Sonora 
Black Eyes - Bradley Cooper
La Vie en Rose - Lady Gaga
Maybe It's Time - Bradley Cooper
Out of Time - Bradley Cooper
Alibi - Bradley Cooper
The Shallow - Lady Gaga e  Bradley Cooper
Music to My Eyes  - Bradley Cooper e Lady Gaga
Diggin' My Grave - Bradley Cooper and Lady Gaga
Always Remember Us This Way - Lady Gaga
Look What I Found  -  Lady Gaga
Heal Me -  Lady Gaga
I Don't Know What Love Is  - Bradley Cooper and Lady Gaga
Is That Alright? -  Lady Gaga
Why Did You Do That? - Lady Gaga
Hair Body Face - Lady Gaga
Before I Cry  -  Lady Gaga
Too Far Gone -  Bradley Cooper
I'll Never Love Again (Extended Version) -  Lady Gaga
New York I Love You, But You're Bringing Me Down -  LCD Soundsystem 



 

Clip da Música Look What I Found
 

Clip da Música Shallow 




Clip da Música I'll Never Love Again    







Always Remember Us This Way




Filmografia Parcial: 

Bradley Cooper

 











Penetras Bons de Bico (2005); O Último Trem (2008); Nova York, Eu Te Amo (2008); Se Beber, Não Case! (2009); Caso 39 (2009); Esquadrão Classe A (2010); Se Beber, Não Case! Parte II (2011); Trapaça (2013); Serena (2014); Sniper Americano (2014); Pegando Fogo (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); Cães de Guerra (2016), Cães de Guerra (2017); Nasce uma Estrela (2018);  A Mula (2018)

Sam Elliot  














Butch Cassidy (1969); A Invasão das Rãs (1972); Verão de Ilusões (1976); Assassinato no Texas (1981); Marcas do Destino (1985); No Rastro da Violência (1987); Mercadores da Morte (1987); Matador de Aluguel (1989); Tem um Morto ao Meu Lado (1990); Rush - Uma Viagem ao Inferno (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); O Último Detonador (1996); O Grande Lebowski (1998); A Conspiração (2000); Fomos Heróis (2002); Hulk (2003); Obrigado por Fumar (2005); Motoqueiro Fantasma (2007); A Bússola de Ouro (2007); Cadê os Morgan? (2009); O Herói (2017); Nasce uma Estrela (2018)

Lady Gaga















Machete Mata (2013);  Sin City: A Dama Fatal (2014);  Nasce uma Estrela (2018)

Alec Baldwin
 

 












Ela Vai Ter um Bebê (1988); Os Fantasmas se Divertem (1988); De Caso com a Máfia (1988); Uma Secretária de Futuro (1988);A Fera do Rock (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Anjo Assassino (1990); Uma Loira em Minha Vida (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Malícia (1993); O Sombra (1994); No Limite (1997); Pearl Harbor (2001); Quero Ficar com Polly (2004); O Aviador (2004); Os Infiltrados (2006); O Bom Pastor (2006); Rock of Ages: O Filme (2012); Blue Jasmine (2013);  Para Sempre Alice (2014); Torrente 5: Operación Eurovegas (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Um Homem Entre Gigantes (2015); Regras Não Se Aplicam (2016); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Nasce uma Estrela (2018); Questão de Honra (2019); Framing John DeLorean (2019) 

Fontes: 
Jornal O Globo
IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre