ÁGUA SUJA
Bom trabalho do cineasta brasileiro Walter Sales, estreando em Hollywood, com um suspense imobiliário. A história em si não tem nada de novo. É uma refilmagem do livro "Honogurai Mizu no Soko Kara", que gerou um filme japonês dirigido pelo cineasta Hideo Nakata chamado "Dark Water". A trama não carece de muitas informações para ser compreendida.
Mulher
recém-separada do marido resolve lutar pela guarda de sua filha. Sem residência
fixa e sem emprego, Dahlia (Jennifer Connelly) logo encontra um apartamento
vago em um prédio administrado pelo espertalhão e pouco eficiente, Sr. Murray,
(o sempre subestimado ator John C. Reilly) que consegue lhe convencer a alugar
o imóvel. Sua filha, que a princípio detestava a idéia, após encontrar uma
mochila infantil com uma boneca, muda repentinamente de opinião. Com o passar
dos dias Dahlia percebe que seu teto
apresenta uma mancha de infiltração, negra,
que cresce muito rápido. Com um zelador (o sempre ótimo Pete Postlethwaite)
misterioso e pouco afeito a amizades , Dahlia percebe que suas dificuldades
serão maiores do que imaginava.
No
colégio a menina passa a conversar com uma amiga imaginária, o que preocupa os
professores, enquanto o seu pai resolve contratar um advogado e lutar pela sua
guarda. Resta a Dahlia cuidar de sua filha, do apartamento esquisito, suportar
a pressão do ex-marido, contratar um advogado, além de descobrir o mistério do
ocorrido no apartamento exatamente acima do seu.
Walter Sales
e Jennifer Connelly
|
Embora
os recursos orçamentários tenham ficado na casa dos 30 milhões, o filme só
conseguiu arrecadar em torno de 49 milhões de dólares, o que pode ser
considerado um baixo retorno. O filme em si caminha pelo suspense com poucas
cenas de terror, oscilando entre o drama e o sobrenatural. Essa mistura, muitas
vezes ingrata, pode ser uma "casca de banana" nas mãos de muitos
cineastas, mas Walter Salles conseguiu sair-se bem, apoiado, em grande parte,
por um elenco muito bem conceituado que inclui Pete Postlethwaite, Tim Roth e o
já citado John C. Reilly, dando o suporte necessário à ótima atriz Jennifer
Connelly.
Os
efeitos especiais são ok, mas se você é fã de filmes como este, não verá nada
de novo, nem na "Água Negra" do filme. O tom sobrenatural da história
também tem seu lugar comum, como podemos observar no momento que Connelly
descobre os motivos de seus tormentos no local. Nesse caso há tantos filmes com
a mesma solução do mistério que chega a ficar um certo ar de frustração, mas o
final subjetivo pode agradar e desagradar em igual proporção.
Como
passatempo vale, e muito, ser assistido, pois a condução do filme o torna bom
de ser acompanhado, com um suspense que segura até o final (apesar que alguns
irão descobri-lo no meio do filme) e evita o chavão de suspense a qualquer custo que abastece o espectador de cenas descartáveis, esticando o filme até sua
conclusão. O algo mais desse filme encontra-se exatamente no drama que ele
apresenta: uma mãe que tem seus próprios fantasmas (da infância) a acompanhá-la,
tornando-a incapaz de desprender-se do passado, o que a tornou uma pessoa apegada a filha, talvez
nesse momento sua única e verdadeira companhia no meio de tanta solidão e
sensação de rejeição.
Walter
Sales fez um trabalho digno, pena que ficou a sensação de que poderia ter
ousado mais.
Trailer:
Curiosidades:
Os batimentos cardíacos ouvidos durante as enxaquecas de Dahlia são provenientes de uma ultra-sonografia da esposa do editor do filme, Daniel Rezende, que engravidou no início da produção
Jennifer Love Hewitt recusou o papel de Dahlia.
Jennifer Connelly recusou o papel de Paige Edwards em A Casa de Cera (2005), outro remake de terror, para aparecer neste filme.
A água pode ser vista em quase todas as cenas do filme, seja água da chuva, água escura, umidade ou eletrodomésticos, como sanitários, banheiras ou máquinas de lavar. Como a água está em quase todas as cenas, o produtor Bill Mechanic disse que "a água é um dos personagens principais do filme".
Quando Dahlia move suas roupas molhadas de uma lavadora para outra, você pode ver o número "666", aparecer por um momento na segunda lavadora de roupas. Esse número é conhecido como o símbolo do Anticristo. (por volta de 55 minutos)
John C. Reilly inspirou-se em Elisha Cook Jr. e sua performance em O Bebê de Rosemary (1968)
CONTÉM SPOILERS (SE NÃO VIU O FILME, NÃO LEIA)
O filme se tornou notório por suas coincidências com a misteriosa morte de Elisa Lam no Cecil Hotel em 2013 (8 anos após o lançamento do filme). No filme a água fica preta por causa de um cadáver em decomposição de uma menina no tanque de água. Elisa Lam foi encontrada morta por se afogar em um tanque de água e só foi descoberta porque os moradores reclamaram de água escura que tinha gosto estranho. Cecilia (Ariel Gade) compartilha o nome com o Cecil Hotel (que tem estranhos casos de mortes), que possui 700 quartos e é direcionado aqueles que não possuem rentabilidade para ficar em hotéis melhores, onde Elisa foi encontrada morta. O filme também retrata frequentemente um mau funcionamento do elevador, a história de Elisa tornou-se famosa na internet por causa de um vídeo que retrata seus últimos momentos em um elevador que apresentou mal funcionamento. A primeira vez que Cecilia e Dahlia visitam o apartamento, Cecilia foge para o telhado onde o tanque de água está situado, o que confunde os personagens porque a porta estava trancada e de alguma forma ela conseguiu chegar lá. Um fator peculiar em torno da morte de Lam foi o fato de que a porta que levava ao telhado, com o tanque de água, estava trancada, com apenas funcionários tendo a chave para acessá-la, levantando a questão de como Lam chegou lá em primeiro lugar.
A água pode ser vista em quase todas as cenas do filme, seja água da chuva, água escura, umidade ou eletrodomésticos, como sanitários, banheiras ou máquinas de lavar. Como a água está em quase todas as cenas, o produtor Bill Mechanic disse que "a água é um dos personagens principais do filme".
Quando Dahlia move suas roupas molhadas de uma lavadora para outra, você pode ver o número "666", aparecer por um momento na segunda lavadora de roupas. Esse número é conhecido como o símbolo do Anticristo. (por volta de 55 minutos)
John C. Reilly inspirou-se em Elisha Cook Jr. e sua performance em O Bebê de Rosemary (1968)
CONTÉM SPOILERS (SE NÃO VIU O FILME, NÃO LEIA)
O filme se tornou notório por suas coincidências com a misteriosa morte de Elisa Lam no Cecil Hotel em 2013 (8 anos após o lançamento do filme). No filme a água fica preta por causa de um cadáver em decomposição de uma menina no tanque de água. Elisa Lam foi encontrada morta por se afogar em um tanque de água e só foi descoberta porque os moradores reclamaram de água escura que tinha gosto estranho. Cecilia (Ariel Gade) compartilha o nome com o Cecil Hotel (que tem estranhos casos de mortes), que possui 700 quartos e é direcionado aqueles que não possuem rentabilidade para ficar em hotéis melhores, onde Elisa foi encontrada morta. O filme também retrata frequentemente um mau funcionamento do elevador, a história de Elisa tornou-se famosa na internet por causa de um vídeo que retrata seus últimos momentos em um elevador que apresentou mal funcionamento. A primeira vez que Cecilia e Dahlia visitam o apartamento, Cecilia foge para o telhado onde o tanque de água está situado, o que confunde os personagens porque a porta estava trancada e de alguma forma ela conseguiu chegar lá. Um fator peculiar em torno da morte de Lam foi o fato de que a porta que levava ao telhado, com o tanque de água, estava trancada, com apenas funcionários tendo a chave para acessá-la, levantando a questão de como Lam chegou lá em primeiro lugar.
Filmografia Parcial:
Era
Uma Vez na América (1984); Era Uma Vez na América (1985); Labirinto - A
Magia do Tempo (1986); Hot Spot - Um Local Muito Quente (1990);
Rocketeer (1991); O Preço da Traição (1996); Cidade das Sombras (1998);
Amor Maior que a Vida (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Uma Mente
Brilhante (2001); Hulk (2003); Água Negra (2005); Diamante de Sangue
(2006); Traídos pelo Destino (2007); O Dia em que a Terra Parou (2008);
Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Criação (2009); Marcas do Passado
(2014); Noé (2014); Homens de Coragem (2017); Alita: Anjo de Combate
(2018); Top Gun: Maverick (2022)
Pecados
de Guerra (1989); Não Somos Anjos (1989); Dias de Trovão (1990);
Neblina e Sombras (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); O
Rio Selvagem (1994); Eclipse Total (1995); Boogie Nights: Prazer Sem
Limites (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Magnólia (1999);
Nunca Fui Beijada (1999); Mar em Fúria (2000); Gangues de Nova York
(2002); Chicago (2002); As Horas (2002); O Aviador (2004); Água Negra
(2005); A Promoção (2008); Quase Irmãos (2008); Cyrus (2010); Precisamos Falar Sobre o Kevin
(2011); Deus da Carnificina (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Os
Cowboys (2015); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Stan & Ollie (2018);
Holmes and Watson (2018)
Os
Duelistas (1977); Cyrano de Bergerac (1985); A Ilha do Tesouro (1990);
Alien³ (1992); O Destruidor (1992); O Último dos Moicanos (1992); Em Nome do Pai (1993); Os
Suspeitos (1995); Coração de Dragão (1996); Romeu + Julieta (1996); O
Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Amistad (1997); Entre Gigantes
(1998); Alice no País das Maravilhas (1990); A Revolução dos Bichos
(1999); Desejo de Liberdade (2002); Água Negra (2005); O Jardineiro Fiel
(2005); A Profecia (2006); Mensagem do Além (2007); Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009); Fúria de Titãs (2010); A Origem (2010);
Atração Perigosa (2010).
Fonte :
IMDB
IMDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre