A SOLIDARIEDADE É UTÓPICA ?
Sandra
(Marion Cotilard) é uma empregada de fábrica que, ao voltar de licença médica,
descobre-se desempregada. E mais: houve uma votação por sua saída em troca de
um abono de 1000,00 euros no final do ano. Sandra fica perplexa com a atitude
da empresa, mas uma amiga consegue encorajá-la a agendar uma nova votação onde,
se a maioria aceitar abrir mão do abono, seu chefe a aceitará de volta. Sandra
inicia sua peregrinação de dois dias e uma noite (ou seja, o final de semana) para
se encontrar com seus colegas de trabalho e convencê-los a voltarem atrás.
Produção
belga, "Dois Dias e Uma Noite" tem uma temática, a princípio muito
singela, e aparenta que pouco poderá ser extraído de algo tão básico, mas a saga
da mãe de família, com dois filhos pequenos, que ajuda o marido no orçamento da
família, e luta contra a competição voraz que assola as empresas, vai numa
crescente que conecta o espectador ao drama de Sandra.
E
sentimentos começam a aflorar: raiva daqueles que se negam pela ganância,
compreensão daqueles cujo valor ajudará no sustento da família e alegria com os
que abrem mão de um bem que poderiam lhes aliviar o orçamento.
Sandra baterá de porta em porta e cada um de seus colegas terá um motivo para
aceitar ou não. Tem que ser maioria, só esse resultado interessa e outros
fatores contribuem para a cruzada de Sandra se tornar ainda mais difícil.
A
força do filme está na interpretação de Marion Cotilard. Ainda que a gama de
coadjuvantes tenha ajudado e muito o filme a funcionar é Marion que prende o
espectador: alegria, dor, revolta, resignação, esperança. Despida de maquiagem,
a atriz entrega uma atuação tão forte que sua indicação ao Oscar de Melhor
Atriz tornou-se mais do que justificada. E ao lado de Sandra, o marido Manu (Fabrizio
Rongione) que tenta lhe dar força. Sabe os motivos do afastamento da esposa e
tenta empurrá-la a não desistir, mesmo com a saúde abalada. E o tom realista
que os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne
imprimem à narrativa funciona com diálogos diretos, aliado a um painel do drama
social europeu que a globalização trouxe, além de um dilema que Sandra carrega durante
todo o longa .
Dois
dias e uma noite levanta questões acerca do comportamento humano e social. A
humanidade vive numa solidariedade utópica? Ainda há lugar para pessoas pensarem
e se sacrificarem em prol do próximo? O dinheiro fala mais alto? A carência da
maioria sobrepõe-se a de uma única pessoa ou de minorias? As empresas se tornaram
frias e indiferentes? A responsabilidade social de uma empresa só existe nos
bancos universitários? No final talvez seja apenas um retrato pungente de uma
trabalhadora que deseja apenas um pouco de empatia e solidariedade nesse mundo
tão frio.
Trailer:
Curiosidades:
O
filme foi o representante belga pré-indicado ao Oscar de melhor filme
estrangeiro em 2015 , mas não entrou na corrida. O prêmio da Academia ficou
para o longa "Ida" (Polônia)
O
Oscar de Melhor Atriz ficou para Julianne Moore por "Para Sempre Alice" ´
Marion Cotillard aceitou estrelar o filme antes de ler o
roteiro.
A ideia original do filme surgiu no início dos anos 2000,
quando os irmãos Dardenne leram sobre um caso real em uma grande fábrica
francesa. Havia um trabalhador cuja produção não era boa o suficiente e para os
outros trabalhadores receberem seus bônus, essa pessoa foi liberada. Eles
ouviram falar de casos semelhantes na Bélgica, Itália e EUA, e todos levantaram
a questão da solidariedade.
Filmado em ordem
cronológica.
Em uma entrevista para a Indiewire, Jean-Pierre e Luc
Dardenne afirmaram que estavam pensando em "Doze Homens e uma Setença",
porque é um processo de observar pessoas tentando mudar suas idéias. Quando
perguntados sobre as semelhanças com "Matar ou Morrer" (1952), eles disseram que
você poderia dizer que o personagem de Marion Cotillard é um pouco como Grace
Kelly no filme, embora eles não pensassem nisso enquanto escreviam.
Na Espanha, Pedro Almodóvar fez uma lista dos melhores
filmes e performances de 2014 e incluiu a atuação de Marion Cotillard neste
filme em sua lista de melhores atrizes estrangeiras.
Marion Cotillard e Gary Oldman participaram do clip de David
Bowie: "The Next Day"
Trilha Sonora:
La Nuit n'en Finit plus -
Petula Clark
Gloria - Van
Morrison
Kili Watch - The Cousins
Lunch
pop - Olibwoy
Filmografia Parcial:
Marion
Cotilard
Turista
Espacial (1996); Táxi - Velocidade nas
Ruas (1998); La guerre dans le Haut Pays (1998); Furia (1999); Táxi 2 (2000);
Lisa (2001); Táxi
3 (2003); Amor ou Consequência (2003); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
(2003); Inocência (2004); O Amor Está no Ar (2005); Você e Eu (2006); Fair Play
(2006); Um Bom Ano (2006); Piaf, um Hino ao Amor (2007); Inimigos Públicos
(2009); A Origem (2010); Até a Eternidade (2010); Meia-Noite em Paris (2011);
Contágio (2011); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Era Uma Vez em
Nova York (2013); Dois Dias, Uma Noite (2014); Macbeth: Ambição e Guerra
(2015); Assassin's Creed (2016); Rock'n Roll: Por Trás da Fama (2017); Os
Fantasmas de Ismael (2017);
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre