quinta-feira, 27 de setembro de 2018

BUSCANDO ... / SEARCHING ... (2018) - ESTADOS UNIDOS




"O SER HUMANO INTERPRETA DUAS COMÉDIAS: UMA PERANTE SI E OUTRA PERANTE OS OUTROS"

David Kim (John Cho) é um pai que fica desesperado ao perceber que sua filha Margot (Michelle La ), de 16 anos,  não retornou ao lar após uma noite de estudos na casa de amigos.  As horas passam e ninguém parece saber onde a jovem se encontra. A polícia é acionada.  A inspetora Vick (Debra Messing) assume o caso.  Quase não há pistas. 37 horas se passam. Até que David consegue acessar o computador da filha...


"Buscando ..." é um filme interessantíssimo: ele aborda um drama / mistério a partir de uma narrativa quase que centrada totalmente pela tela de um computador e os meios digitais; uma técnica que vem sendo chamada de “screen life” (algo como "vida na tela"). Não é uma novidade ou um expoente no gênero, visto que "Amizade Desfeita"-“Unfriended” (2014) já havia dado suas caras no segmento. Aliais o produtor Timur Bekmambetov (diretor de "Guardiões da Noite" -2004- e "Ben Hur" -2016- ) também foi o produtor do filme de 2014.  Com a experiência de "Amizade Desfeita" faltava buscar um bom diretor e roteirista. Aneesh Chaganty (americano de origem indiana), em sua estreia em longas,  foi o escolhido a ficar a frente das câmeras elaborando o roteiro com Sev Ohanian (que volta e meia atua como produtor).  Essa união rendeu, a princípio, um ótimo roteiro, mas era preciso bons atores. E veio as escolhas de  John Cho (o novo Sr Sulu) da nova franquia "Star Trek" ("Jornada nas Estrelas"); a estreante Sara Sohn e a atriz do seriado "Will & Grace", Debra Messing. E funcionou muito bem.


"Buscando ..." torna-se uma produção a ser assistida por vários fatores determinantes. De início podemos dizer que ter um filme inteiro partindo do ponto de vista do usuário de um celular ou computador  podia dar muito errado, mas uma primeira observância nos mostra um extremo cuidado do trabalho de edição:  a produção fez um trabalho incrível ao adaptar para o português (o famoso "português brasileiro") todas as telas que aparecem no filme. Sim, todas estão no nosso idioma, inclusive as páginas de internet, plataformas, conversas e notícias. Os envolvidos perceberam que, para que tivéssemos o envolvimento crucial à lógica do filme, a leitura em nosso idioma seria imprescindível (assim como o fez para outros países em que foi lançado), pois poucos conseguiriam acompanhar tudo o que é mostrado ou digitado mesmo com legendas (nem teria legendas suficientes para preencher a tela). Seria uma confusão e não funcionaria.


Mas eis que surgem outras qualidades: a aparente simplicidade do roteiro oculta várias camadas, nuances, que surgem na superfície da estória e que percebemos aos poucos. O roteiro entrega uma proposição do que o personagem está vendo. As peças estão ali, soltas, mas que se complementam no fim. E situações vão surgindo: vitimização da vítima; memes; teorias; julgamentos; a insensibilidade de algumas pessoas; outras que se mostram na rede completamente diferente da vida real; como as pessoas se transformam quando o caso alcança a mídia. Todos querem tirar proveito de um pedacinho da situação. Um bando de pessoas presas ao seu cotidiano, que momentaneamente se tornam pessoas solidárias, melhores amigos da "jovem sem amigos". Mas o filme não é só entretenimento, é reflexão. Um painel da sociedade atual que revela as máscaras (para o espectador) por trás dos dedos que teclam, bem no estilo "no Facebook / na vida real". O ditado "o ser o humano interpreta duas comédias: uma perante si e outra perante os outros" (de Paulo Bonfim) é perceptível neste longa. Nos revela ainda a internet como ela é: fria, sensível, emotiva, debochada ... de uma forma crua e objetiva. A dualidade entre o bem e o mal que a internet proporciona.


E dá-lhe reviravoltas (plost twist). E lá vai o espectador seguindo outro caminho que imaginara estar coerente, tudo dentro da tecnologia que cada vez nos insere mais no mundo digital: telas estáticas, internet, câmeras, Google, Facebook, Twitter, Instagram, iPhones, videos online, desktop, laptops,  Skype, redes sociais, mundo digital, câmera de segurança,  Google Maps, Facetime ... ufa !!. Mostra a potencialidade do mundo digital para aqueles que a utilizam apenas para ler e-mails, ver vídeos e notícias. Na verdade esses se tornam tão protagonistas quanto os atores.


Falando de atores, John Cho está ótimo como o pai que se questiona quem é realmente sua filha: a da vida real ou a da internet?, que fica intrigado com o conceito de amizade nesse mundo digital. O ator carrega o filme nas costas e nos transmite uma empatia imediata com os acontecimentos que surgem. Michelle La  está muito bem como uma filha que passamos a conhecer através das mídias digitais e traz um questionamento do relacionamento pais e filhos nessa "Geração Z". Debra Messing está ótima como a inspetora dedicada a solucionar o mistério.


"Buscando ..."  é um filme sem dúvida acima da média, muito bem realizado e que pode levar até um Oscar na área técnica (edição, direção de arte ...) pelo esmero com que foi realizado.  Para não dizer que considero perfeito, devo deixar registrado que o final não me agradou. Na minha visão faltou ousadia, faltou sair do trivial hollywoodiano.  Não que tenha sido ruim, mas ficou com uma cara de final de filmes "Supercine" da Globo.  No mais é uma produção que prende do início ao fim, com uma estória coesa e que nos tira da mesmice que o cinema vem nos entregando nos últimos anos. 

Trailer:





Curiosidades:

O filme levou apenas 13 dias para ser filmado. No entanto, levou dois anos para ficar pronto devido à preparação, edição e animação.

Enquanto o filme apresenta sistemas operacionais de computador, programas e (principalmente) sites, estes foram recriados do zero e animados em computadores. 

Para as versões em espanhol e francês do filme, cada tela de TV / telefone / computador foi recriada em seu respectivo idioma, bem como em cada sequência de digitação, pressionamento de tecla por pressionamento de tecla.

A professora de piano de Margot, Vartohi Shahinian, leva o nome da mãe do co-escritor / produtor Sev Ohanian, usando seu nome de solteira. A fotografia mostrada é uma foto real da mãe dele.  

Um dos contatos de Margot é chamado John Watson. John Watson é também o nome do parceiro de trabalho do personagem fictício Sherlock Holmes. 



SPOILER (NÃO LEIA, SE NÃO ASSISTIU)
No início do filme, há uma notícia com o nome de M. Night Shyamalan, uma dica de que o filme contém uma reviravolta no terceiro ato. 

No início do filme, uma notícia sobre um homem que sobreviveu por oito dias no deserto é mostrada, aludindo à conclusão do filme.

Quando David descobre a camiseta de seu irmão no carro de Margot e procura seu número através de seus contatos, um dos contatos que pode ser visto é Aneesh Chaganty, o diretor do filme. 

Durante a sequência em que David passa pela antiga lista de endereços de Pam, o segundo nome que ele procura é Robert, que mais tarde é revelado ser o perseguidor de sua filha. Entre as anotações de Pam sobre o menino, está sua mãe divorciada sendo detetive no SVPD e notando que ele tinha uma queda enorme por Margot - duas pistas importantes sobre os responsáveis pelo desaparecimento de Margot. 

Robert, sob seu codinome Fish_n_Chips, afirma que seu Pokémon favorito é o Kecleon. Kecleon é um Pokémon que se parece com um camaleão e pode se camuflar. Isso alude ao fato de que Robert estava tentando esconder sua identidade para Margot. 

PREMIAÇÕES:
Festival de Cinema de Sundance 
 


Filmografia Parcial:
John Cho








Mera Coincidência (1997); American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (1999); Os Picaretas (1999); Beleza Americana (1999); Godzilla 2000 (1999); Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); O Céu pode Esperar (2001); American Pie 2: A Segunda Vez é Ainda Melhor (2001); O Grande Mentiroso (2002); American Pie: O Casamento (2003); American Pie: O Casamento (2003); Em Boa Companhia (2004); Ligados pelo Crime (2007); Madrugada Muito Louca 2 (2008);  Star Trek (2009); Um Natal Muito Louco (2011); American Pie: O Reencontro (2012); O Vingador do Futuro (2012); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Gemini (2017); Buscando... (2018); The Oath (2018)

Debra Messing






Caminhando nas Nuvens (1995); Celebridades (1998); Jesus, a Maior História de Todos os Tempos (Mínie-série 1999); A Última Profecia (2002); Quero Ficar com Polly (2004); Segunda Chance para o Amor (2007); Bem-Vindo ao Jogo (2007); Os Mistérios de Laura (seriado 2014 a 2018); Ned and Stacey (seriado 1995 a 2017); Buscando... (2018); Will e Grace (seriado 1998 a 2020); The Dark Divide (2020)


2 comentários:

  1. Como achar o filme com a tela em portugues?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. (Você não mencionou o seu nome)
    Esta versão comentada por aqui foi a vista no cinema. Para minha surpresa, quando exibida pela TV a cabo, não seguiram o mesmo padrão o que é uma pena, pois é o diferencial nessa produção. Perde-se muita informação ao apenas legendar o filme. E a versão dos cinemas só funciona mesmo se a tela de Tv for grande. Talvez o Blu-Ray traga essa versão, o que seria ótimo. Muito obrigado pela visita e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre