quinta-feira, 24 de maio de 2018

O NOCAUTE DE JERRY / THE HAMMER (2007) - ESTADOS UNIDOS



DIREÇÃO E ATUAÇÕES INSPIRADAS

No dia em que completa 40 anos, Jerry Ferro (Adam Carolla) briga com seu chefe sendo despedido do emprego de carpinteiro. Ao chegar em casa e comunicar o fato à namorada é largado por esta que o considera uma pessoa sem iniciativa e que poderia estar em um emprego muito melhor,  ganhando consideravelmente mais. Jerry fica na casa do seu amigo Oz (que fora despedido com ele) até que surge a oportunidade de trabalhar em uma academia boxe de um amigo. Ao fazer um treinamento, Jerry atrai a atenção de um agenciador que pede que "lute" com um lutador profissional que também estava no local treinando (um momento hilário). Ao nocautear, facilmente o jovem lutador, recebe um convite para tentar se classificar nas prévias de seleção para as olimpíadas de 2008, visto que fora um antigo vencedor, ainda jovem, nas "luvas de ouro". 
Jerry, que também dá aulas de ginástica, conhece Lindsay, uma aluna, e a convida para sair. Enquanto o casal se conhece melhor, Jerry se prepara para o torneio que poderá levá-lo  às Olimpíadas, apesar de ser questionado pelos outros jovens atletas quanto a sua idade e possibilidades. Só que o agenciador talvez não tenha sido totalmente honesto com ele.


Há muitos "Jerrys" em Jerry e há muitas "Lindsays" em Lindsay e isto talvez seja o grande atrativo do filme. Jerry é um homem que chegou aos 40 anos  sem ser o que a sociedade considera como um vencedor. Um homem de princípios que não aceita sofrer diárias ironias de um patrão prepotente. Um homem que entrou para o boxe novo, teve uma ascensão meteórica, ainda como amador e que, simplesmente, um dia, desistiu, abandonando tudo e resolvendo apenas ter uma profissão e viver sua vida. Mas há contas a pagar e namoradas a agradar. Ser apenas o que deseja não é uma opção numa sociedade que valoriza atributos e valores, não qualidades. Lindsay vê isso em Jerry: integridade, simpatia e simplicidade. Ela que se tornou defensora pública poderia estar advogando para causas mais vultuosas, mas resolveu seguir ajudando as pessoas e tendo uma vida simples. Jerry e Lindsay são tão parecidos no fim das contas. Só que a falta de perspectiva faz com que o seu passado o empurre novamente nos trilhos, ainda que tardiamente. Lutar aos 40 anos? Ir para as olimpíadas numa idade em que muitos já pararam? Jerry segue o fluxo. Lindsay parece ser a mulher de sua vida, mas o destino prega uma nova peça no casal: ela recebe uma oportunidade, imperdível, de se transferir para outra cidade e conseguir um ótimo e vantajoso emprego. Jerry segue vencendo, encontra um rival a altura: Robert Brown (Harold House Moore), jovem, rápido e considerado um futuro campeão, ainda que inexperiente. Só um pode ir para as Olimpíadas. Ambos seguem ganhando, ambos seguem seus sonhos. Um está iniciando sua jornada no boxe e outro, teoricamente, deveria estar terminando. Quem seguirá e quem ficará?



O Nocaute de Jerry é um filme simples com várias qualidades: fala do amor verdadeiro; fala de alcançar seus objetivos; fala da busca pela verdadeira felicidade em prol de uma vida confortável; fala em tomar a decisão certa, ainda que isto tenha um preço; fala de se ter integridade e caráter e ajudar o próximo; fala sobre a amizade; fala de como a sociedade trata os que estão na casa dos 40. 
A eficiência com que a estória nos é revelada é um dos trunfos do filme: as coisas vão acontecendo aos poucos, o relacionamento amoroso é mais moderado (fruto da idade dos protagonistas), as lutas são convincentes (algo raro no gênero). Tudo recheado de um humor fino e bom gosto. Um filme que vai numa crescente, com um final muito bem pensado que pegará alguns espectadores de surpresa.


A razão do filme ser desconhecido?  talvez um dos maiores motivos tenha sido o seu fracasso comercial. O filme não se pagou, conseguindo apenas metade do valor arrecado nos EUA (conforme site do IMDB). E, provavelmente, o seu maior empecilho: o filme recebeu da censura americana o código de censura ”R”, apenas para maiores de 18 anos (abaixo de 17, somente acompanhado dos pais). O mais curioso é que o filme não contém nenhum dos elementos característicos desta condição: violência, nudez, cenas de sexo ou uso de drogas. Talvez tenha sido por uns poucos palavrões.  As lutas de boxe, ainda que muito boas, não possuem a brutalidade que são expostas em certos filmes atuais.  Ou seja: foi o beijo da morte para a produção. O filme não arrecadou e o interesse por parte dos distribuidores ficou restrito. Por aqui andou passando no Telecine Touch.



Adam Carolla, boxeador amador e veterano da televisão a cabo americana, consegue surpreender com o seu "Hammer" ("Martelo" em inglês) apelido que conquistara como amador, mas por ter se tornado desconhecido pensam que é por ser carpinteiro. Heather Juergensen, que foi coprodutora do filme, junto com Carolla, fez uma Lindsay com uma ótima química com o Jerry de Adam. A atriz terminou sua (pouca) filmografia cinematográfica nesse longa.  Uma pena. Oswaldo Sanchez faz um Ozzie "Oz" divertido. O fiel escudeiro de Jerry é um amigo para todas as horas, ainda que tenha um bem vindo sarcasmo para criticar o amigo quando necessário. Oz é uma espécie de Pancho Villa a acompanhar seu amigo em seus sonhos. Harold House Moore dá credibilidade ao seu personagem, Robert Brown, um jovem talentoso que quer agarrar a chance de poder ser um campeão mundial e que vê, aos poucos, em Jerry, alguém mais do que um simples rival.



Vez por outra surge um filme desconhecido, de forma despretensiosa e que acaba sendo uma grata surpresa. O Nocaute de Jerry é um desses filmes. De baixíssimo orçamento, com uma direção (de Charles Herman-Wurmfeld  de "Legalmente Loira 2") e atuações inspiradas. Um filme pouco conhecido e difícil de ser encontrado.


Trailer:





Curiosidades:

O ginásio apresentado no filme foi construído por Adam Carolla e Oswaldo Castillo durante os anos de Adam como carpinteiro. Depois de completar o ginásio, Adam deu aulas matinais de boxe e Oswaldo foi contratado como o responsável da manutenção. 

O filme seria lançado em direto em DVD até Adam Carolla insistir que o filme fosse lançado nos cinemas. Ele arrecadou aproximadamente  $ 300 mil de seu próprio dinheiro para impressões e promoção a fim de financiar um lançamento limitado.

A rápida aparição da atriz Jane Lynch  do seriado "Glee"












Trilha Sonora:
Eye of the Tiger -  Survivor
You -  Bad Religion
Alive & Amplified - The Mooney Suzuki
Ring of Fire - John Oszajca



Poster:


 















 



Filmografia Parcial:
Adam Carolla
Splendor - Um Amor em Duas Vidas (1999); Louco Por Você (2000); As Aventuras de Frank McKlusky (2002); O Nocaute de Jerry (2007); A Casa Animada (seriado 2004 a 2007); A Casa Animada: O Filme (voz- 2010); Detona Ralph  (VOZ -2012).

Heather Juergensen
Beijando Jessica Stein (2001); Red Roses and Petrol (2003); Mansão Mal-Assombrada (2003); O Nocaute de Jerry (2007);

Harold House Moore
O Nocaute de Jerry (2007); Guardian of Eden (2012); Single Ladies (2011 a 1015); All Eyez on Me: A História de Tupac (2017);  Secrets (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre