domingo, 11 de junho de 2017

O PRÍNCIPE GUERREIRO 2 / O PORTAL DO TEMPO / BEASTMASTER 2: THROUGH THE PORTAL OF TIME (1991) - ESTADOS UNIDOS







SEM NOÇÃO  E DIVERTIDO


O rei foi morto. Um novo tirano chamado Arklon (Wings Hauser) assume o poder, com uma arma poderosa. Com a ajuda da feiticeira  Lyranna (Sarah Douglas) descobre que existe um portal que pode levá-los a um mundo paralelo e lá conseguir uma arma de destruição em massa. Dar (Marc Singer) é Senhor das Feras: um homem que consegue se comunicar com os animais e luta ao lado dos rebeldes que tentam impedir que Arklon tome o poder. Quando a dupla do mal consegue chegar a Los Angeles, Dar os segue tendo ao lado (Kari Wuhrer), uma jovem que atravessara o portal para o mundo de Dar e conseguira escapar de Arklon e seu exército. Enquanto ajuda Dar a derrotar Arklon, ela mostra ao Senhor das Feras como é o seu mundo.





Príncipe Guerreiro (1982) foi uma produção interessante, misto de aventura e magia galgado no sucesso de "Conan o Bárbaro". Agora temos uma nova aventura onde Dar sai de seu mundo (e agora descobrimos que é de um universo paralelo) e vai parar na Los Angeles do anos 90 (época da produção) do filme. Só que houve várias mudanças com relação a primeira película: nove anos se passaram em relação a primeira produção onde o ator estava com 34 anos. Nesta nova sequência estava com 43 anos, mas, apesar das mudanças das feições, o ator conseguiu manter sua forma física para o filme; houve uma mudança também nos animais: o tigre pintado de preto do primeiro filme (que morreu por causa da pintura, conforme informação da internet), deu lugar um tigre real (sem tinta). O falcão deu lugar a uma águia e os furões do primeiro filme permaneceram (pelo menos os nomes!). Uma nova informação foi incluída: Dar é irmão de Arklon, que foi o primeiro filho do rei sequestrado (o que não é citado no primeiro filme) e ação transportada para a Terra.





Provavelmente os produtores acharam muito interessante baratearem os custos, levando a ação para Los Angeles, assim como outros fizeram com o filme "Mestres do Universo" (ou He Man). He Man e Esqueleto desagradaram a crítica por essa "inovação", mas pelo jeito os produtores devem ter achado que funcionaria. Saiu da direção  Don Coscarelli e entrou o produtor do primeiro, Sylvio Tabet, que só dirigiu este filme e depois voltou novamente a produção (de Príncipe Guerreiro III; do seriado Beastmaster 1999-2002 e outros). Don Coscarelli recusou dirigir "Conan o Destruidor" (1984), mas os financiadores deram uma olhadinha no filme e trouxeram Sarah Douglas que participara da sequência de Conan. E resolveram mexer um pouco mais: levaram o tom do filme para a comédia quase (ou exatamente) pastelão. 
O filme não se leva a sério em nenhum momento: há dois investigadores trapalhões; membros de uma base militar ineficientes; a dupla do mal dá uma paradinha para fazer compra de roupas (é serio!!!) e, em determinado momento, o Senhor das Feras passa num conversível, em frente a um cinema, que passa o título do filme em que se encontram. O Portal que liga os dois mundos parece tirado do episódio da série Jornada nas Estrelas chamado "Cidade à Beira da Eternidade" (só que bem mais "pobre"). Por sinal Jornada nas Estrelas IV (1986) utilizou a fórmula de colocar ação nos anos 80 com humor e funcionou muito bem (mas não vamos comparar). Pior do que isso (e talvez por ser tão ruim é divertido) o final ainda tem um humor despropositado: O Mestre das Feras corre (sem sair do lugar !!) e o tigre senta ao seu lado (é isso mesmo !!!) e ele não se distancia do animal, até que o tigre some de cena. Alguém deve ter pensado: o filme é tão ruim que as pessoas vão correr do cinema e não vão ver os créditos. Então deixa assim mesmo e não vamos gastar rolo de filme (lembrando que a filmagem não era digital como hoje). O filme custou 6 milhões de dólares e arrecadou um pouco mais do que 10% deste valor.



Quanto aos atores, com um roteiro desses, deviam estar precisando de grana. Marc Singer reprisou bem o seu papel e até convenceu (não muito nas lutas) como o personagem título. Seu inimigo ficou a cargo de Wings Hauser, um ator que já teve mais de 100 participações entre filmes e seriados, com coisas boas e outras esquecíveis. Sarah Douglas ficou famosa por participar do trio de vilões que luta contra Superman em "Superman II - A Aventura Continua" (1980). Também se reveza entre cinema e Tv e sua filmografia é extensa. Meio que escondidos sob as alegorias carnavalescas (quero dizer, as vestimentas) estão o atores Robert Z'Dar (1950–2015), famoso pelo filme "Maniac Cop" (1988) e suas duas sequências e Michael Berryman (de "Quadrilha de Sádicos" e "Benção Mortal") que aparece no fim. James Avery (1945–2013) ficou famoso pelo seriado "Um Maluco no Pedaço", ao lado de Will Smith. A "mocinha do filme" ficou a cargo de Kari Wuhrer ("Anaconda" e "A Morte Pede Carona 2"). Wuhrer estava com 24 anos fazendo o papel bem abaixo de sua idade.



"Príncipe Guerreiro 2" ou "Portal do Tempo" (título em VHS e video) é uma aventura que não se leva a sério pelos motivos acima. O bom andamento do primeiro filme virou uma comédia neste novo exemplar, que muitos devem considerar trash. Vale a pena para quem gosta do ator principal, de filmes de baixo orçamento ou de um dos atores. É bem fraco, completamente implausível, mas consegue fazer rir, mais pela situações em que não deveríamos rir do que as trabalhadas para tal. Não dá pra entender porque não fizeram o filme logo em seguida ao primeiro. Num final de semana chuvoso com pipoca e guaraná dá pra se divertir, até mesmo porque os atores parecem ter se divertido muito.

Trailer:



Curiosidades:
Robert Z'Dar









James Avery

 







O Portal do Filme e o Portal de Jornada nas Estrelas




























A Música do Final do Filme:
I Will Be Your Hero -   Bill Wray

 

O título do filme em inglês refere-se a um portal do tempo, mas o portal é de mundos paralelos.

Filmografia Parcial:
Marc Singer:
 

 










Os Dois Mundos de Jennie Logan (1979); O Príncipe Guerreiro (1982); V: A Batalha Final (mini-série 1984); Dallas (seriado 1986); Uma Paixão Incontrolável (1990); No Frio da Noite (1990); Watchers II: O Limite do Terror (1990); No Silêncio do Espaço (1991); O Portal do Tempo / Príncipe Guerreiro 2 (1991); Convite Para a Morte (1991); Testemunha Chave (1994); Príncipe Guerreiro III: O Olho do Mal (1996); BeastMaster (seriado 2001-2002); V: Visitantes  (seriado 2011); Arqueiro (seriado 2015); A Bela e a Fera (seriado 2016).

Sarah Douglas 


 







 
 




Drácula (1974); Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Conan, o Destruidor (1984); A Volta do Monstro do Pântano (1989); Príncipe Guerreiro 2 (1991); A Volta dos Mortos Vivos 3 (1993); Perseguição Implacável (1995); No Limite da Loucura (1997); Displacement (2016).

Wings Hauser
 

 











A História de um Soldado (1984); Olhos da Vingança (1989); Jogo Traiçoeiro (1990); Príncipe Guerreiro 2 (1991); A Arte de Morrer (1991); Ringue Sangrento (1995); O Informante (1999); O Anjo de Pedra (2007);

Michael Berryman
 














Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Um Estranho no Ninho (1975); Quadrilha de Sádicos (1977); Bênção Mortal (1981); Convite Para o Inferno  (1984); Mulher Nota Mil (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986); Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira (1989); Príncipe Guerreiro 2 (1991) (1991); Double Dragon (1994); Rejeitados Pelo Diabo (2005); Terror Abaixo de Zero (2011); As Senhoras de Salem (2012).

Kari Wuhrer
 

 








Brincando com Fogo (1986); Príncipe Guerreiro 2 (1991); Acusação Fatal (1996); Anaconda (1997); Fique Comigo (1997); Namoro a Três (1998); Phoenix: A Última Cartada (1998); No Extremo da Loucura (2002); Malditas Aranhas! (2002); A Morte Pede Carona 2 (2003); Hellraiser 7: O Retorno dos Mortos (2005); Profecia: Renegados (2005); Ligados Pelo Crime (2007); Sharknado 2: A Segunda Onda (2014); Secrets of a Psychopath (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema e algo de séries (se puderem curtir ajudaria)
Bem vindos.
Cinéfilos Para Sempre