quinta-feira, 8 de junho de 2017

A BATALHA PELO IMPÉRIO / CONFUCIUS / KONG ZI (2010) - CHINA




CONFÚCIO QUE O PÚBLICO POUCO CONHECE

Confúcio, aos 51 anos,  já é conhecido como um homem de vasto conhecimento, possuindo discípulos. Quando acolhe um menino escravo, condenado a morrer junto com seu falecido mestre e recebe a solicitação de entregá-lo às autoridades, resolve questionar a antiga lei que considera criada por bárbaros e que os novos tempos não deveriam incitar tal prática. Com sua eloquência, logra sucesso e recebe o cargo de ministro da justiça no, Estado de  Lu, que entende que seu modo de conduta poderá trazer novos ares à uma época de transformações. Com a incumbência de acompanhar o rei às terras de Qi (haviam 3 famílias reais dividindo o poder), para estender os laços de amizade entre os clãs, consegue contornar uma situação de perigo eminente ao seu rei. Tendo também readquirido a posse de duas cidades, sem derramamento de sangue, passa a ser visto por alguns como um perigoso e influente adversário político. Sendo um rei fraco e altamente influenciável não tarda para que lhe convençam a exilá-lo, com medo de que sua forte influência possa ser danosa ao reino.

Cinebiografia de Kong Qui, mais tarde conhecido como Kong Zi ou Confúcio. A época é o século IV antes de cristo, uma China de vários clãs e de muita turbulência. A fragilidade das relações tornava vários clãs hostis entre si e ávidos pela conquista de territórios. Nesse ambiente é centrada a figura do influente filósofo (o ator Yun-Fat Chow de "O Tigre e o Dragão"), um homem sábio que pregava que a governabilidade estaria naquele que se provasse capaz de gerar bem estar ao povo. E sinceridade, justiça e reciprocidade seriam aspectos que todos deveriam ter para uma sociedade saudável. Se dizia um transmissor dos ensinamentos e não o criador deles. Alegava que sua sabedoria vinha de uma tradição anterior (que é mostrada no filme quando ele relembra uma conversa com seu mestre de branco) e, sem dúvida, de suas observações e experiência.



O filme tenta ressaltar um lado que o público pouco conhece: o Confúcio estrategista, o exilado, o filósofo. Quem espera ver batalhas épicas poderá sair decepcionado. O filme mostra de uma forma bem parcimoniosa os combates. Tudo fica mais no âmbito político. Confúcio recuperou 2 cidades para o seu imperador apenas com astúcia, sem derramar uma gota de sangue. Exilado, percorreu várias partes da China transmitindo sua filosofia junto com seus fiéis discípulos. O filme não centra nem nas batalhas nem na filosofia. Faz mais um apanhado dessas partes e as divide de uma forma que não cansa o público. Mas quem espera um ritmo muito ágil poderá se decepcionar. O filme tem seu ritmo próprio e sua função é lançar luz sobre o filósofo chinês e a época conturbada em que viveu, o chamado "período da primavera e outono" (770-476 a.C).

A diretora Mei Hu, que também esteve envolvida na história (escrita a 4 mãos) optou por um filme mais leve colocando, acertadamente, como protagonista, o ator Yun-Fat Chow que deu o tom certo ao personagem. Outro personagem que apesar de aparecer pouco conseguiu se fazer percebida foi a atriz Xun Zhou (de O Retorno do Dragão - A Cidade Perdida) que interpreta uma consorte de um rei e que demonstra um pouco mais de interesse em Confúcio do que apenas sua filosofia. O filme, na visão dos realizadores, deixa claro que não houve um relacionamento. Para aqueles que não conhecem a história (onde me incluo) fica apenas a informação de que Confúcio era casado. Mei Hu nos apresenta um filme interessante, voltado à aqueles que só conhecem o filósofo por suas frases.



A Batalha pelo Império não é uma obra definitiva sobre o personagem , isso é perceptível, até mesmo porque abrange sua vida a partir dos 50 anos até a sua morte, mas o faz em uma produção muito bem cuidada, com bela fotografia e boas atuações de todo elenco. E o melhor: a visão oriental sobre o assunto, nada de ocidentais interpretando o personagem ou dando sua visão da vida de Confúcio. Um bom divertimento para quem gosta do ótimo cinema oriental e para quem quer saber um pouco mais sobre o assunto desse personagem que até hoje influencia gerações, tanto no oriente como no ocidente

Trailer:




Curiosidades:
Na época de "Primavera e Outono" existiam 4 escolas de pensamento: a Confuciana, a Moista, a Taoísta e a Legalista.

Filmografia Parcial:
Yun-Fat Chow
Alvo Duplo (1986); Perigo Extremo (1987); Prisioneiro do Inferno (1987); Alvo Duplo 2 (1987); Dois Tiras em Apuros (1988); O Matador (1989); Alvo Duplo 3 (1989); Rajadas de Fogo (1991); Prisioneiro do Inferno 2 (1991); Fervura Máxima (1992); O Tigre E o Dragão (2000); O Monge à Prova de Balas (2003); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); A Batalha pelo Império (2010); O Imperador (2012); A Lenda do Rei Macaco: Tumulto no Reino Celestial (2014); Guerra Fria II (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre