segunda-feira, 21 de março de 2016

FORÇA SINISTRA / LIFEFORCE (1985) - ESTADOS UNIDOS



BELEZA MORTAL

O Coronel Tom Carlsen (Steve Railsback) e sua tripulação anglo-americana estão a bordo da nave Churchill com uma missão: alcançar o cometa Halley e estudá-lo, quando percebem uma estrutura de 240km de comprimento por 3,5 km de altura na cauda do cometa. Sem comunicação com a Terra, resolvem investigar, entrando na enorme construção, onde encontram milhares de criaturas, semelhantes a morcegos gigantes, mortos e três corpos humanos, dois homens e uma mulher, perfeitamente preservados, presos em uma sarcófago de cristal em animação suspensa. A equipe resolve levá-los para o interior da nave. Trinta dias depois a nave aparece nos radares terrestres. É lançada uma nave para interceptá-la. O que a equipe constata é bizarro: a nave incendiou-se, todos estão mortos e os três corpos alienígenas permaneceram intactos. Na terra, os sarcófagos de cristal se abrem sozinhos e antes que uma equipe possa fazer a autópsia a mulher desperta e escapa, possuindo uma força devastadora. Entra em cena o Coronel Colin Caine (Peter Firth) que tentará deter a jovem do espaço, tendo como aliado Carlsen que chegara a terra e parece possuir um elo mental com a poderosa entidade que é capaz de seduzir qualquer ser humano.


O filme começa como uma produção de ficção científica espacial, se transforma em um filme de vampiros e termina com um homem tentando deter o fim do mundo. É um filme que divide opiniões: uns gostaram, outros detestaram e uma terceira categoria ficou até o final pela atriz francesa Mathilda May, que passeia pelo filme sem roupas. 


Dirigido pelo diretor de "Poltergeist", Tobe Hopper, este filme de vampiros espaciais foi produzido pela Cannon Films, especializada em produções de baixo e médios orçamentos e que tiveram vários filmes conhecidos como: Desejo de Matar 2, 3 e 4 com Charles Bronson, vários filmes de Ninja como a franquia "Guerreiro Americano"; os "Braddock" (2 e 3) de Chuck Norris e "Mestres do Universo" (He-Man). Diante desse "currículo" podemos de antemão informar que Força Sinistra é um filme de consumo rápido e efeitos especiais interessantes quando da época de sua distribuição.


Dan O'Bannon (1946–2009) foi corresponsável pelo roteiro (junto com Don Jakoby e outros),  baseado no livro de Colin Wilson. Curiosamente, no mesmo ano, dirigiria "A Volta dos Mortos Vivos" um clássico dos filmes de  zumbis. Se observarmos bem as pessoas transformadas, se assemelham muito as criaturas da "A Volta dos Mortos Vivos". Ainda de O'Bannon, não há como negar que seu roteiro foi de uma grande criatividade, apesar de uns diálogos aqui e ali fora de contexto (O' Bannon foi o roteirista e escritor do sucesso "Alien"). Nos efeitos de maquiagem, Nick Maley esteve a frente de boas produções como "O Império Contra-Ataca" (1980) e "Superman: O Filme" (1978). Nesse quesitos os efeitos ficaram bons, seja na composição das criaturas transformadas ou nos morcegos gigantes. John Dykstra, responsável pelos efeitos especiais, também tem em sua filmografia filmes importantes como "Guerra nas Estrelas"; "Homem-Aranha 1 e 2"; "Hancock" e "X-Men: Primeira Classe" e seu trabalho ficou muito bom para época em que foi concebido o filme e percebemos que continua aprimorando, conforme visto em produções mais recentes. 


A ideia de centrar a narrativa no cometa Halley teve sentido, pois sua passagem era algo muito comentado na época (1986) e como só poderá ser visto em 2061, pois sua aparição se dá a cada 75-76 anos, houve quem achasse que poderia ser o fim do mundo, ou algo mudaria o planeta. O assunto estava tão em moda que foi construído o ônibus espacial Challenger que explodiu em sua decolagem em 1986. Sua missão era colher informações a respeito da passagem do cometa. Superstições a parte, o Halley passou, reluziu e a vida continuou. A indústria cinematográfica sempre gostou de assuntos em evidência e nada como lançar um filme (no Brasil a estreia foi em fevereiro de 86), um ano antes, mexendo com o imaginário e colocando um pouco de fantasia no contexto.
  

No elenco não há como não citar Mathida May, que ganhou o papel aos 20 anos de idade,  concorrendo com mais de mil atrizes. Mathilda teve uma presença cênica impactante (seria pela nudez?), o que tornou o filme conhecido como "aquele que descobrem uma mulher nua no espaço". Não era com certeza a ideia dos realizadores, que chegaram a batizar o filme de "The Space Vampires". O engraçado é que o filme começa como o famoso "introducing" (apresentando) a atriz, como se fosse seu primeiro filme, mas Mathilda May já tinha carreira cinematográfica na França e é uma boa atriz sem dúvida. Peter Firth de "Ressurreição" (2016) e Steve Railsbac, que alguns poderão se lembrar por sua participação em Arquivo X (no episódio duplo "Duane Barry"), conseguem dar forma ao filme e funcionam como uma boa dupla contra a  criatura do espaço. Patrick Stewart ("Jornada nas Estrelas a Nova Geração" e os filmes do 'X-Men") é uma curiosidade para aqueles que só o conhecem por essas produções.

Trailer:





Curiosidades:

O cantor Billy Idol foi cogitado para fazer o papel de um dos seres encontrados.

Dan O'Bannon e Don Jakoby foram responsáveis pelo roteiro de Trovão Azul.

Peter Cushing quase fez o papel de Fallada.

De acordo com entrevistas com Bill Malin, que interpreta um dos vampiros, o filme ultrapassou o tempo programado e, por causa disso, algumas cenas importantes nunca foram filmadas.

Os membros do elenco, interpretando os astronautas, explorando a espaçonave alienígena, estavam suspensos em fios a doze metros de altura. Além disso, Tobe Hooper conseguiu apenas alguns segundos de tomadas, durante as filmagens dessas cenas.

O roteirista Michael Armstrong visitou o set durante as filmagens, mas ficou horrorizado com os métodos de trabalho de Tobe Hooper.

O Cannon Group, Inc. tentou fazer com que Anthony Hopkins aceitasse o papel do coronel Colin Caine, que recusou. Então eles pensaram que tinham um acordo com Terence Stamp, mas por algum motivo, não deu certo. Michael Gothard também foi testado para o papel de Caine, mas quando Tobe Hooper conheceu Peter Firth, lhe ofereceu o papel. Michael Gothard ficou muito aborrecido por ter sido rebaixado a um papel secundário, e amigos seus alegaram que todo o evento foi o catalisador de sua profunda depressão, que causaria sua morte sete anos depois.

Janet Fielding, Marina Sirtis e Elisabeth Sladen foram consideradas para Space Girl. Sirtis contracenou com Patrick Stewart no seriado Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987).

Apesar de serem creditados no corte final de uma hora e quarenta e um minutos, os seguintes atores foram excluídos deste corte: John Woodnutt, John Forbes-Robertson e Russell Sommers. Além disso, Carl Rigg removeu todas as suas falas desta versão.

Nicholas Ball foi contratado por três semanas, mas o tempo programado acabou, por causa das filmagens das cenas problemáticas da nave porque era difícil de iluminá-la. Além disso, ele disse em entrevistas, que a certa altura, porque ninguém estava sendo pago, todo mundo quase desistiu.

Brian Carroll, que interpretou um dos membros da equipe de Churchill, morreu em um acidente de viação, enquanto o filme estava em pós-produção. Na edição, a maior parte de seu papel acabou sendo cortada, além de todas as suas falas foram cortadas. No final, seu papel foi reduzido a de um figurante.

Mais de mil atrizes foram consideradas ou entrevistadas para o papel de Space Girl. Tobe Hooper disse que foi incrivelmente difícil encontrar uma atriz disposta a interpretar o papel porque era basicamente andar totalmente nua a maior parte do tempo e depois fazer sexo. Ele disse em entrevista  no Blu-ray que muitas das atrizes inglesas que fizeram o teste se recusaram a se despir totalmente para o papel que teriam de estender a busca além do Reino Unido. Em uma sessão de elenco, um grupo de atrizes alemãs até conspirou contra Hooper por se recusarem a fazer cenas de nudez; mais tarde, eles descobriram que uma delas queria tanto o papel que convenceu as outras a se rebelarem. O produtor associado Michael J. Kagan disse que a razão pela qual escolheram a atriz francesa Mathilda May, que nem mesmo falava inglês, foi porque ela era uma das poucas que estava disposta a se despir completamente e porque sua experiência como bailarina a ajudou a se movimentar de forma perturbadora.

John Gielgud foi substituído por Patrick Stewart. Segundo algumas biografias de Gielgud, ele saiu da produção por causa de um desentendimento sobre seu salário. Norbert Smith foi inicialmente escalado para substituir Gielgud, mas Tobe Hooper não se impressionou com o ator quando ele apareceu bêbado durante uma audição.

Modelos em tamanho real dos três alienígenas nus foram feitos para as amplas tomadas em suas caixas de vidro. Tobe Hooper brincou na faixa de comentário do DVD que a modelo corporal de Mathilda May é um item de colecionador de alto preço.

Patrick Stewart disse em entrevistas que ficou desapontado com os cortes feitos no filme.

Durante anos após o filme ter sido lançado, quando perguntado qual a primeira coisa que vem à sua mente quando alguém menciona Lifeforce hoje, a resposta de Tobe Hooper foi um muito sucinto e tímido "Mathilda May".

Olivia Hussey recusou fazer o filme porque achou que faria o papel principal e que teria muita nudez. Na verdade seria o papel de Nancy Paul interpretado pela atriz Ellen Donaldson.

(cerca de 21 min) Mathilda May tinha um solado de borracha colado na planta dos pés, para evitar cortá-los, durante a cena em que sai do prédio, após quebrar as janelas de vidro.

Tober Hooper fez mais dois filmes pela Cannon: Invasores de Marte (1986) e O Massacre da Serra Elétrica Parte 2 (1986). 

Peter Firth  foi indicado ao Oscar por Equus (1977) como Melhor Ator Coadjuvante.

Mathilda May teve que aprender suas falas foneticamente, para sua audição como Space Girl, porque ela não sabia inglês na época. Além disso, May aprendeu a falar inglês durante os seis meses que passou na Inglaterra durante este filme.

A versão do diretor de Tobe Hooper durou duas horas e oito minutos, depois o filme foi reduzido para uma hora e cinquenta e seis minutos, sendo os cortes em sua maioria nas cenas ambientadas na nave espacial Churchill. A versão europeia original, não editada, contém imagens mais violentas e eróticas, que a Tri-Star Pictures cortou da versão doméstica dos EUA. Contém também a partitura completa de Henry Mancini, no lugar das peças musicais ocasionais de Michael Kamen colocadas no último minuto para impressões nos EUA. Esta versão já está disponível em vídeo e dura uma hora e cinquenta e seis minutos.

Mathilda May (Space Girl) tem apenas sete minutos de tempo de tela. Quase todas essas cenas ela interpreta totalmente nua. Por outro lado, devido às regras de censura que proibiam a nudez masculina completa, Chris Jagger e Bill Malin (os vampiros) tiveram que ser filmados usando meias cor de pele sobre os órgãos genitais, para o caso de serem inadvertidamente pegos pelas câmeras.

Para a cena de Space Girl subindo as escadas nua, sombras foram adicionadas na pós-produção para censurar o corpo de Mathilda May e evitar obter uma classificação X.

O editor John Grover disse em uma entrevista de 2015 que muitas coisas que eles filmaram envolvendo Mathilda May eram completamente inúteis por causa de problemas de censura. E ele ficou surpreso que conseguiram manter outras tomadas no filme. Ele disse: "Quer dizer, Mathilda May, quando ela desceu as escadas pela primeira vez, fiquei totalmente pasmo. Nunca tinha visto uma cena tão pornográfica. Não para um filme comercial naquela época. Esse tipo de coisa nunca era permitido".

Os manequins usados ​​como cadáveres dissecados foram usados ​​em A Múmia (1999).


O livro que gerou o filme :
 






















Filmografia Parcial:
 Peter Firth



 







Irmão Sol, Irmã Lua (1972); Equus (1977); Força Sinistra (1985); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); Terra das Sombras (1993); Amistad (1997); Poderoso Joe (1998); Pearl Harbor (2001); Ressurreição (2016).


Steve Railsback 



 








Helter Skelter (1976); Força Sinistra (1985); Armados e Perigosos (1986); Alligator 2 - A Mutação (1991); Barb Wire - A Justiceira (1996); Corrida Contra o Destino (1997);A Morte Pede Carona 2 (2003);


Mathilda May 



 







Muito Além dos sonhos (1984); Força Sinistra (1985); No Coração da Montanha (1991); A Teta e a Lua (1994); O Chacal (1997); Somente Amor (1998); Perlasca: Um Herói Italiano (2002); Soraya (2003); O Homem Apressado  (2005); Uma Garota Dividida em Dois (2007); Os Infiéis (2012); Access (seriado 2018 a 2019); Je ne rêve que de vous (2019)

Patrick Stewart



 







O Dia Fatal (1975);  Hedda (1975); Excalibur - A Espada do Poder (1981); Duna (1984); Caçado Pelos Cães de Guerra (1985); Força Sinistra (1985); Lady Jane (1986); L.A. Story (1991); Trem da Morte (1993);  Os Franco Atiradores (1993); A Louca! Louca História de Robin Hood (1993); Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (seriado 1987 a 1994); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996); Teoria da Conspiração (1997); Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998); X-Men: O Filme (2000); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); X-Men: O Confronto Final (2006); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Sala Verde (2015); Natal Ás Escuras (2015); Blunt Talk (seriado 2015 a 2016); Logan (2017); The Wilde Wedding (2017); American Dad! (seriado 2005 a 2019); As Panteras (2019); Coda (2019); Star Trek: Picard (2020 a 2022)


Michael Gothard (1939–1992) 
 


 







Grite, Grite Outra Vez! (1970); Os Demônios (1971); Os Três Mosqueteiros - As Joias da Rainha (1973); Os Quatro Mosqueteiros - A Vingança de Milady (1974); Os Titãs Voltam à Luta na Atlântida (1978); 007 - Somente Para Seus Olhos (1981); Ivanhoé (1982); Força Sinistra (1985); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992)


Nancy Paul










Sheena, a Rainha das Selvas (1984); Gulag - Desejo de Liberdade (1985); Força Sinistra (1985); Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel (1985); The Return of Sherlock Holmes (1987); Meu Pai, uma Lição de Vida (1989); Bonita e Perigosa (1991)
 


Fontes: 
IMDB
Jornal O Globo
Jornal do Brasil

2 comentários:

  1. Um filme do qual eu só me lembrava por partes, revi completamente numa sessãozinha de domingo à tarde, pensando que FORÇA SINISTRA sirva mesmo só para isso: pequeno passatempo de algumas risadas. Você falou na companhia Cannon e eu me lembrei da importante Hammer (é esse mesmo o nome, correto?), a qual fez filmes muito bons nos 1950 e 1960, dos quais um certamente deve ter servido como fonte de inspiração ao pessoal desse LIFEFORCE: o envolvente SEPULTURA PARA A ETERNIDADE, de Roy Ward Baker. Em 1985, vale também mencionar, um filme de resultado bem melhor misturando gêneros foi O ENIGMA DA PIRÂMIDE, história divertida e empolgante, situada na enevoada Londres, sobre o jovem Sherlock Holmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite DooDoo. Desculpe a demora em responder.
      Força Sinistra, assisti no cinema. Na tela grande até que ficou interessante, mas o filme se perdeu um pouco no tempo. Gosto muito dos filmes da antiga produtora inglesa Hammer e agora percebi que só publiquei análises dos filmes de sua rival, a Amicus: "As torturas do Dr Díabolo": "A Casa Que Pingava Sangue" e o "Asilo do terror". A Hammer é, sem dúvida, comentada nestes posts e muito legal sua lembrança porque ela realmente foi uma inspiração para diversas produções e ainda hoje é reverenciada por sua contribuição ao gênero de terror e suspense. Não me recordo de "Sepultura para a Eternidade", mas vou assistir (ou reassistir). Valeu pela dica. "Enigma da Pirâmide" é um clássico e está na lista para ser publicado por aqui. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Abs de Cinéfilos Para Sempre

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre