terça-feira, 22 de março de 2016

RESSURREIÇÃO - RISEN (2016) - ESTADOS UNIDOS



PRODUÇÃO BEM DIRIGIDA E COM CAPRICHO

Pilatos (Peter Firth) designa Clavius (Joseph Fiennes), um Tribuno romano, a acompanhar um homem que está sendo crucificado chamado Yeshua,  cujos sacerdotes, liderados por Califás, cobraram a  execução. Clavius sente algo de diferente naquele homem, que está em seus últimos minutos de vida.  Após sua morte, Pilatos determina que Clavius cuide para que a sepultura, conseguida por José de Arimatéia, não seja violada. Ele lacra a tumba com uma enorme rocha e coloca o selo de Roma, deixando dois guardas na vigilância. No dia seguinte o governador o chama e informa que o corpo fora levado pelos seguidores do Messias e que ele possui uma semana para conseguir de volta o corpo e prender os culpados. Clavius inicia uma investigação junto com seu ajudante Lucius (Tom Felton), que o levará a profundas revelações e uma transformação sobre tudo presenciou nesta jornada.


Ressurreição é um filme religioso, lançado uma semana antes da Páscoa, momento bem apropriado para sua exibição. A pergunta que o espectador poderá fazer é? O que contar que ainda não foi contado? Podemos sim dizer que não há nada a ser revelado, a não ser que a pessoa seja um profundo estudioso da bíblia e identifique pequenos detalhes que passarão despercebidos pelo grande público. Seu diferencial é como a história é contada. O filme parte do ponto de vista de Clavius, um soldado romano (fictício) que ascendeu a tribuno (um oficial da legião romana que era  escolhido pelo Senado) e que deseja sair de Jerusalém e ir para Roma, a cidade mais importante do mundo na época. Ao contrário de Pilatos, um homem brutal, o  tribuno é um homem comedido no modo de agir e pensar e sua principal virtude é raciocinar antes de agir. O tempo vai passando e Clavius começa a se aproximar de uma verdade perturbadora: tudo leva a crer que o Messias chamado Yeshua ressuscitou dos mortos.


Clavius não conhece todos os acontecimentos que precederam a crucificação, mas os relatos de seus seguidores o levam a acreditar, aos poucos, que talvez os deuses romanos (no seu caso Marte, o rei da guerra) possam não ser deuses afinal. Sua aproximação com alguns apóstolos o leva a uma confusão que o intriga: todos parecem acreditar que aquele homem que vira na cruz era o filho de Deus, mas sua crença o obriga a negar tal fato. Ressurreição é uma produção modesta, não veio cercada de um marketing agressivo em sua divulgação (na verdade os estúdios fizeram propositadamente mistério sobre o filme), mas aqueles que gostam do gênero hão de apreciar por vários elementos: uma narrativa linear muito rica em detalhes e um cuidado com a ambientação da época, mostrando as duas facetas de  Jesus (aqui chamado por seu nome hebraico, Yeshua), o histórico e o bíblico (mais enfatizado).


Quando vemos o nome do diretor Kevin Reynolds nos créditos há que se prestar muita atenção. Apesar de ser um diretor com poucos trabalhos na carreira, Reynolds sabe contar uma história muito bem: dirigiu kevin Costner em “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões” ( 1991) e  “Waterworld - O Segredo das Águas” (1995) entre outros. Logo, não é surpresa que tenha dirigido este filme com muita competência.  O produtor Mickey Liddell trabalhou por mais de 10 anos para levar a história para o cinema quando surgiu Reynolds e entrou na direção. Após a conclusão do filme houve quatro exibições testes para plateias darem suas opiniões e o resultado positivo agradou a equipe. 


As locações do filme foram uma escolha muito acertada: Rodado na Ilha de Malta (Grécia) e na província de Almería, ao sul da Espanha, coloca o espectador dentro da história aproveitando-se de uma boa fotografia de Lorenzo Senatore conhecido por seu trabalho com operador de câmera e diretor de Fotografia em vários filmes, por exemplo: “007 Contra Spectre”, “Os Mercenários 3”, “Caminho da Liberdade” e “300: A Ascensão do Império”. Lorenzo utiliza a luminosidade com bastante apuro nos presenteando com belas imagens. 

O elenco é outro fator determinante para o filme. Joseph Fiennes (de “Shakespeare Apaixonado”, “Círculo de Fogo” e ”Lutero”) faz um soldado romano incrédulo, que tem sua fé colocada em prova de acordo com que o filme avança. Fiennes, em entrevista ao USA Today, disse que Ressurreição seria uma história de detetive noir em um filme épico. Sua interpretação é impactante e o amadurecimento do ator é nítido. Uma de suas melhores atuações desde "Shakespeare Apaixonado". O ator Neo Zeolândes Cliff Curtis (Yeshua) sempre consegue imprimir boas atuações aos papéis que lhe são dados como em “O Amor e a Fúria”; “Duro de Matar 4.0” e, mais recentemente, como protagonista do spin-off do seriado The Walking Dead: "Fear the Walking Dead". A utilização de Curtis para personificar o Rei dos Reis foi mais do que acertada, visto que suas características físicas se assemelham, com o que os cientistas dizem ser, de uma pessoa que habitasse aquele período de tempo e localidade. Nada de um Cristo loiro e de olhos azuis de Leonardo Da Vinci ou o Jesus de Michelangelo. María Botto faz uma ótima Maria Magdalena (que o filme descreve como prostituta e alguns historiadores contestam essa visão). O restante do elenco está muito bem e suas atuações agregaram ao filme.

Ressurreição não é mais um filme a respeito da vida de Jesus. É uma produção bem cuidada e bem dirigida. Indicado às plateias que gostam de filmes religiosos e aqueles que buscam conhecer mais sobre Jesus e que, nesta produção, terão uma grata surpresa, em um gênero que ao longo dos anos ficou um pouco esquecido, com umas e outras produções que apresentaram boas histórias. Um filme para toda a família e uma mensagem muito bonita de esperança e fé numa época atual em que o ser humano parece voltar-se a brutalização.


Trailer dublado:


 



 Curiosidades:


Joseph Fiennes ganhou o Oscar de Melhor Ator, em 1999, por Shakespeare Apaixonado.

Peter Firth  foi indicado ao Oscar por Equus (1977) como Melhor Ator Coadjuvante.

Durante o interrogatório de Batholomew, Clavius ​​ameaça crucificá-lo, ao que Bartholomew responde que ele se submeteria alegremente, "Basta atacar." De acordo com a tradição cristã, Batholomew foi finalmente crucificado por sua fé.

Em 2013, Kevin Reynolds foi definido como o diretor do planejado projeto A Ressurreição de Jesus Cristo, um filme de suspense de mistério e uma sequência não oficial de A Paixão de Cristo (2004) definido para retratar os eventos que envolveram os 40 dias após a ressurreição de Cristo em um roteiro escrito por Paul Aiello.

Tom Felton interpreta um personagem chamado Lucius. Este também era o nome do pai de seu personagem na franquia Harry Potter.

Tom Felton trabalhou com o irmão de Joseph Fiennes, Ralph Fiennes, nos filmes de Harry Potter.

A forma como Jesus é crucificado é a mesma de O Evangelho Segundo João (2003). Jesus em ambas as versões é mostrado crucificado em uma cruz em forma de T, pregado em pequenos pedaços de madeira em seus pulsos e seus pés são colocados em dois suportes, um à esquerda e outro à direita.

Joseph Fiennes e Antonio Gil apareceram no filme The Merchant of Venice (2004).

Clavius ​​e outros soldados romanos a cavalo têm selas com estribos. Os estribos só foram inventados 50 anos depois.

No início do filme, Clavius ​​é retratado ao lado de muitos soldados romanos lutando com fanáticos nos arredores de Jerusalém, liderados por um homem chamado Barrabás. Supondo que Barrabás seja provavelmente o mesmo fanático mencionado no Novo Testamento libertado por Pôncio Pilatos no lugar do condenado Yeshua, não há maneira realista de ele ter estado em ambos os lugares (sendo libertado da Fortaleza Antônia e lutando contra os romanos em deserto) ao mesmo tempo, pois isso só poderia ter acontecido algumas horas antes do início do filme.

Durante a cremação dos soldados romanos fora das muralhas da fortaleza, Clavius ​​saúda um amigo morto e diz, "legião dez". A décima legião romana, a Legio X Fretensis, não estava guarnecida na Judéia até 73 DC, 40 anos após a crucificação retratada.

Quando eles se encontram no deserto, um lagarto dragão barbudo está empoleirado em uma rocha. Lagartos dragão barbudo vivem apenas na Austrália.

Agaves e Opuntias são da região de Madrean e não poderiam ter aparecido na Terra Santa até a descoberta das Américas.

No filme, Pilatos e Clavius ​​estão preocupados com a próxima visita do Imperador. Historicamente, o imperador Tibério, que estava no poder na época, morava na ilha de Capri, perto da Itália. Ele se recusou a deixá-lo por muito tempo, até mesmo para retornar à sua legítima morada em Roma. Ele nunca visitou nenhuma província de seu império tão distante quanto o distrito de Pôncio Pilatos na Judéia.

Ao longo do filme, romanos e hebreus conversam casualmente sobre Yahweh. No caminho para a Galiléia, os apóstolos até começaram a oração do Senhor com "Javé, santificado é o seu nome." Nenhum judeu, apóstolos incluídos, ousaria pronunciar o nome de Deus, exceto o Sumo Sacerdote no Santo dos Santos do Templo em Jerusalém, e ele faria isso apenas uma vez por ano no Yom Kippur. O povo judeu usaria outros termos, como "Adonai" (Senhor), "Haqadosh" (O Santo) e "Hashem" (O Nome).

Os cavalos são calçados com ferraduras de ferro. Não há evidência de que ferradura pregada tenha sido usada antes de 900 DC.

O filme mostra os braços de Jesus perfurados logo acima dos pulsos. Aqueles que receberam os "estigmas", como São Francisco de Assis, mostram feridas nas palmas. A prática romana comum na época era pregar os condenados pelos pulsos, com as armas suspensas.


Cartaz:




Filmografia Parcial:

Joseph Fiennes:







Beleza Roubada (1996); Elizabeth (1998); Shakespeare Apaixonado (1998); Círculo de Fogo (2001); Mata-me de Prazer (2002); Lutero (2003); O Elo Perdido (2005); Contra Corrente (2009); Hércules (2014); Ressurreição (2016); Em Busca da Liberdade (2016); Sherwood  (seriado 2019); O Conto da Aia (seriado 2017-2021); The Mother (2022)



Peter Firth







Irmão Sol, Irmã Lua (1972); Equus (1977); Força Sinistra (1985); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); Terra das Sombras (1993); Amistad (1997); Poderoso Joe (1998); Pearl Harbor (2001); Ressurreição (2016); Vitória: A Vida de uma Rainha (seriado 2016-2017);  Trapaça  (seriado 2019);



Tom Felton







Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009); O Pior Trabalho do Mundo (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Planeta dos Macacos: A Origem (2011); Ressurreição (2016); King: Uma História de Vingança (2016); Um Reino Unido (2016); Stratton: Forças Especiais (2017); Flash (seriado 2016 -2017); Ofélia (2018); Origin (seriado 2018); Manual de Caça a Monstros (2020); A Batalha Esquecida (2020)


Cliff Curtis







O Piano (1993); Rapa Nui (1994); O Amor e a Fúria (1994); Tentáculos (1998); Seis Dias, Sete Noites (1998); Três Reis (1999); O Informante (1999); Dia de Treinamento (2001); Cine Majestic (2001); O Júri (2003); Sunshine - Alerta Solar (2007); Um Crime de Mestre (2007); Duro de Matar 4.0 (2007); 10.000 A.C. (2008); O Último Mestre do Ar (2010); Ressurreição (2016); Fear the Walking Dead (seriado 2015-2017); Megatubarão (2018); Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019); Doutor Sono (2019); Caminhos da Memória (2021); Avatar 2 (2022); Avatar 3 (2024); Avatar 4 (2026); Avatar 5 (2028)  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre