domingo, 8 de outubro de 2023

PLANETA DOS MACACOS - A SÉRIE / PLANET OF THE APES (1974) - ESTADOS UNIDOS

BEM PRODUZIDA, MAS MAL POSICIONADA

Após o quarto filme, "A Conquista do Planeta dos Macacos", os produtores já percebiam o desgaste da franquia nos cinemas e já haviam decidido por levar o conceito para a televisão, numa tentativa de alcançar um segmento maior, inclusive para aqueles que não puderam ou não tinham idade suficiente para assistir aos filmes originais, afinal o romance de ficção-científica de Pierre Boulle tinha se tornado um grande fenômeno da cultura popular internacional. Mas a franquia precisava de fôlego, ainda mais diante do fiasco que o quinto filme vinha alcançando. Já no verão americano (julho) de 1974, todos os filmes começaram a ser exibidos sequencialmente a fim de estimular o público. O sucesso foi rápido, varrendo todo os Estados Unidos que viam através de várias empresas toda a sorte de produtos relacionados a franquia: lancheiras, cadernos, livros, brinquedos, cards, revistas em quadrinhos pela Marvel ... abrindo caminho para que, em setembro do mesmo ano, o primeiro episódio da série fosse lançado, aproveitando que os cenários que já existiam, os figurinos e a experiência com a complicada e original maquiagem. A narrativa se aproximava do primeiro filme: uma nave atravessava o tempo e caía em um planeta dominado por macacos. A ambientação também ajudava, porque normalmente era uma zona rural com carroças e cavalos ou escombros (reaproveitamento de cenários da própria franquia - como o do segundo filme que foi usado no terceiro episódio - ou de até de outras séries). E não era por contenção de despesas, pois na época especulou-se que cada episódio custava em torno de U$ 225.000; U$ 40.000 a mais que as séries da época.

Anthony Wilson, que desenvolveu os seriados "Os Invasores" e "Terra de Gigantes", foi contratado para elaborar um formato para a exibição televisiva. Art Wallace, co-criador de Sombras Tenebrosas / Dark Shadows (1966-1971), co-escreveu o roteiro dos dois primeiros episódios. Rod Serling (do seriado “Além da Imaginação” e do primeiro filme da franquia) teria escrito o episódio piloto e o segundo  (no final da postagem faço uma descrição sucinta destes scripts), mas foram descartados. Ainda assim, o formato criado por ele permaneceu: dois astronautas e um chimpanzé local sendo perseguidos ao longo do programa. Já o conceito sobre o disco magnético (do primeiro episódio) foi sendo abandonado, posteriormente, pelos produtores. E o único arco de estória que a série tinha foi desaparecendo em prol de uma simples aventura semanal.  No total, mais oito episódios haviam sido planejados, antes do cancelamento da série, mas nunca foram filmados. E, de um total de 22 episódios, a primeira temporada seria cancelada com apenas 14 episódios (a gravação de um episódio piloto da série foi descartada devido a acordos entre produtores e a rede americana). O motivo era a baixa audiência e a descontinuidade da mitologia que os filmes criaram. O público, que a série estava conquistando agora, se situava na faixa de até 12 anos e não mais o público dos cinemas. O conteúdo filosófico dos filmes desaparecia, dando lugar a um produto mais divertido e menos reflexivo e violento. 

Os filmes da franquia representavam muito do momento que a América vivia em seu cotidiano. O primeiro filme, além de pegar alguns poucos ingredientes do livro, criou uma alegoria frente ao conflito racial e a Guerra do Vietnã no final dos anos 60, com um final inesquecível filmado na praia "Point Dume State Beach" na Califórnia. O segundo filme, enfatizava ainda as preocupações com a Guerra do Vietnã, em andamento, e um possível confronto global (USA x antiga União Soviética, cada qual apoiando um lado da guerra) que poderia migrar para uma guerra nuclear. No terceiro filme, temos um retorno aos conflitos raciais internos da América dos anos 70. O quarto filme, centrou nos tumultos acontecidos nos anos 60 e no confronto entre ideais que sacudiam a América naquele período e que poderiam eclodir a qualquer momento. O quinto filme tentou dissecar um pouco mais alguns desse aspectos e suas futuras consequências, sem muita eficácia. E, agora, através da série pela rede CBS, que se pensava que seria um sucesso tal qual a franquia cinematográfica, víamos o trio às voltas com o nascimento de um novilho em uma fazenda, com pescadores e doenças como a Malária. Ainda que com episódios tecnicamente bem realizados, visto que tanto os diretores contratados como os roteiristas já estavam envolvidos com as fórmulas de seriados, não era isso que o público dos filmes esperava e nem a repetição semanal da fórmula "um capturado / ferido, os outros dois o salvam" ou “Allan e Pete capturados e Galen os salva”. Mas Planeta dos Macacos sofreu também, como outras séries, da incapacidade de percepção do horário correto de veiculação do programa: sextas à noite - às 20hs). Erro comum e que determinou o encerramento precoce de várias séries nos EUA. Já, no Reino Unido, a série posicionada, em um horário mais adequado e sem a forte concorrência que o horário nobre recebia, foi um sucesso. E antes que o último episódio "O Libertador" fosse ao ar nos EUA, uma versão animada já era anunciada e voltada para o público que adotara a série. 

Quanto a audiência, o primeiro episódio alcançou 18,5 pontos ficando entre os 30 melhores seriados, mas os executivos esperavam algo em torno de 35 pontos. Na segunda semana, o seriado já estava na 43ª posição com 16.7 pontos. Nos quatro últimos episódios, a série pontuava apenas 12.0 de audiência, pondo fim as aventuras de Galen & Cia. Em 1977, com a chegada de "Guerra nas Estrelas", outra febre que surgia, arrastando multidões aos cinemas, os produtos da franquia foram descontinuados.

Depois de inúmeras reprises, a 20th Century-Fox, em 1980, editaria 10 episódios da série e relançá-los-ia como cinco telefilmes: Back to the Planet of Apes (Fuga do Amanhã e A Armadilha); The Forgotten City of Planet of Apes (Os Gladiadores e A Herança); Theachery and greed on the Planet of Apes (A Corrida de Cavalos e O Tirano); Life, Liberty and Pursuit on the Planet of the Apes (O Cirurgião e O Interrogatório) e Farewell to the Planet of the Apes (A Maré do Amanhã e O Eterno Homem Voador) com Roddy McDowall reprisando seu papel de um Galen mais velho apenas na apresentação dos telefilmes e reaparecendo ao seu final (aqui uma breve amostra do vídeo no YouTube: (https://www.youtube.com/watch?v=klS9zFS4ZbI)

Durante a produção da série, Kim Hunter (que fizera a chimpanzé Zira nos cinemas) foi convidada, mas houve a recusa por causa dos transtornos que a maquiagem causava, como claustrofobia, que impediu, por exemplo, o ator Edward G. Robinson (1893- 1973) de interpretar Zaius no cinema. Transtornos que fizeram com que Roddy McDowall fizesse um seguro de 1 milhão de dólares contra qualquer dano causado pelo uso de horas de uma incômoda maquiagem (nos filmes chegou a ter que retirar um cisto gerado pela maquiagem) e motivo de muitos atores recusarem a interpretar símios na série (os atores / atrizes chegavam a ficar entre 3 a 4 horas nas preparações das maquiagens antes de começarem as gravações às 8 horas da manhã) e quase uma hora para a remoção completa da maquiagem. Já no caso dos humanos, a produção preferiu dar a capacidade da fala, permitindo que atores / atrizes convidados(as) aceitassem participar e pudessem recitar os seus diálogos, não apenas interpretando através de gestos. À James Franciscus (protagonista do segundo filme) foi oferecido o papel de Virdon, mas também recusou.

Ron Harper (que entraria para o seriado "O Elo Perdido", em 1976, após a saída do protagonista Spencer Milligan) foi o escolhido, porque havia o desejo de um ator que lembrasse Charlton Heston. E mostrou-se uma escolha mais do que adequada, demostrando vigor físico para cenas de enfrentamento e com um personagem mais maduro e menos impulsivo, com um motivo para voltar ao seu tempo: esposa e filho. James Naugthon interpretaria um personagem com tiradas sarcásticas sendo, para isso, necessário possuir certo humor. Foi outro que saiu-se bem em cenas de luta e com um personagem que preferia mais agir do que ponderar e que não deixara nada para trás em sua época,  aceitando viver um dia de cada vez naquela realidade. Mark Lenard era um conhecido ator shakespeariano e, a princípio, não gostou do convite para a série, pois acreditava que deveria interpretar um dos astronautas, mas aceitou, ao explicarem o desafio de se expressar por trás da maquiagem, uma antiga tradição do teatro. Lenard ficaria famoso por seu papel de “Sarek”, pai de Spock, na série televisiva, nos cinemas e nas participações em séries derivadas de Jornada nas Estrelas. Seu personagem parece ter sido construído por sobre o personagem Aldo do último filme, só que mais velho e mais esperto ou sobre Ursus do segundo filme (seria Ursus no roteiro de Rod Sterling) ou até mesmo uma fusão de ambos. Atuou muito bem na série. Booth Colman, outro ator regular na série, interpretou Zaius, personagem que coube a Maurice Evans no cinema. Seu personagem só interage com McDowall no primeiro episódio. Em entrevista, revelou que a maquiagem não permitia comer nada (nos filmes, alguns atores revelaram que conseguiam usar apenas canudinhos, houve perda de peso e aumento da temperatura corporal) e passava horas com fome, além de em alguns momentos alguns atores precisarem de 3 a 4 dias para "descansarem os rostos" diante do que a apertada máscara causava. Conforme Colman, a roupa usada na série foi a mesma usada pelo ator Maurice Evans já que ambos se assemelhavam em estatura e peso. 

A construção desses personagens centrais, dando-lhes personalidades distintas, foi um ganho para a série que tinha seus heróis e vilões bem definidos, além de uma sociedade estruturada: orangotangos no conselho, gorilas na força militar e chimpanzés na classe média e ciências. Ao passo que o trio tentava corrigir injustiças e mudar um pouco aquela sociedade, Urko e Zaius precisavam manter o "statuos quo" de qualquer maneira. E a solução de Urko era eliminá-los, antes que contaminassem outros humanos, com suas ideias de liberdade e independência, além do conhecimento "avançado" que tanto assustava os macacos. A variação entre os episódios e os atores e atrizes convidados agradou uma grande parte do público e desagradou outra parte que esperava uma série voltada à ficção-científica com as críticas sociais e a visão pessimista dos filmes, mas inegavelmente não passou despercebida. Ao longo dos anos a série foi ganhando o status de cult e hoje habita carinhosamente a memória de vários fãs. 

Talvez um dos maiores problemas com o seriado tenha sido a dificuldade dos envolvidos em determinar qual seria o caminho que série tomaria: aventura ou ficção-científica? A época em que foi realizada não favoreceu muito a série, visto que os produtos concorrentes (seriados) que se encontravam em exibição destoavam muito do que o seriado apresentava: Planeta dos Macacos era um produto único, não havia séries similares, mas não foi tratada como tal, sendo adaptada à realidade da época, que apresentava séries como Columbo (1971-1978); Mash (1972-1983); Os Pioneiros (1974-1983); Os Waltons (1972-1979); O Homem de Seis Milhões de Dólares (1974-1978); Arquivo Confidencial (1974-1980); Mary Tyler Moore (1970-1977); A Família Do-Re-Mi (1970-1974); O Elo Perdido (1974-1977); Kojak (1973-1978). As séries de Irvin Allen (Terra de Gigantes, Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar) se iniciaram na década de 60 e foram um sucesso. Ufo (1970-1971) já havia terminado. No ano seguinte ao termino da série Planeta dos Macacos, acreditava-se que provavelmente haveria um período mais favorável à ficção-científica: Espaço 1999 (1975–1977) foi um dos acordos para que Planeta dos Macacos não tivesse um piloto. Depois viriam  "O Homem Invisível" (1975-1976), "Gemini Man" (1976), "Homem do Fundo do Mar" (1977), "Logan's Run" (1977), "Viagem Fantástica" (1977), que não passaram da primeira temporada e Galactica (1978-1979) que conseguiu ainda emplacar uma segunda temporada. Podemos dizer que Planeta dos Macacos estreou em um momento em que esse gênero não atraía a quantidade de espetadores que as redes americanas desejavam. Nos anos 80 tudo mudaria, mas Planeta dos Macacos era custosa em vários sentidos e já estava fora do baralho, pois até a versão animada terminou sendo cancelada. E se tivermos em mente que  a série estreou em horário nobre, mas captou o público infantil, fica compreensível entender porque os patrocinadores desistiram. O público que assistia aos comerciais entre os episódios  não era o que iria adquirir os seus produtos


EPISÓDIOS:

01- FUGA DO AMANHÃ / ESCAPE FROM TOMORROW








Em 1980, uma nave espacial, tripulada por três astronautas, decola da Terra em uma missão, mas regressa em um aparente planeta desconhecido. Sua chegada é presenciada por um pequeno símio chamado Arno (Bobby Porter) e um idoso nativo, Farrow (Royal Deno). Este, ao conseguir entrar na nave, percebe que um dos tripulantes encontra-se morto resgatando os outros dois sobreviventes, Alan Virdon (Ron Harper) e Pete Burke (James Naughton), escondendo-os em uma caverna antes da chegada de uma patrulha. Logo, a dupla perceberá perplexa que ali os macacos reinam e os seres humanos estão subjugados, sem conhecimento algum de que um dia foram os senhores do planeta.

Proto (Jerome Thor), o prefeito, manda um soldado com uma mensagem para o alto-conselheiro Zaius (Booth Colman) e fala para os demais humanos terem cuidado com esses "humanos hostis". Um livro mostrado por Farrow, que mantinha escondido, revela o enigma: Allan  e Pete viajaram para o futuro. Zaius (Booth Colman), ao receber a notícia quer capturá-los e interrogá-los, Urko (Mark Lenard), o general, quer dizimá-los. Zaius relata em uma conversa que já houve humanos chamados "astronautas" que chegaram anteriormente ao planeta, mas foram eliminados. Galen (Roddy McDoowall), assistente de Zaius, fica espantado com a revelação deste e recebe a incumbência de acompanhar Urko (Mark Lenard) até a vila aonde a nave caíra. Ao voltarem à nave, Alan e Pete a descobrem destruída, mas conseguem ler a data de chegada: 3085 (mais de mil anos no futuro). A dupla é capturada e Farrow morto. Galen fica fascinado com os "viajantes do tempo" e com o livro que carregam, na qual mostra humanos construindo grandes máquinas. Ao perceber que Urko facilitara uma fuga para eliminá-los, termina por ajudá-los tornando-se renegado. O trio precisará fugir de seus captores, enquanto a dupla de astronautas, de posse de um disco magnético, tentará achar um local que possa ajudá-los a voltar ao seu próprio tempo.

A produção preparou uma ótimo cartão de visitas para esse primeiro episódio da série, deixando bem claro que o alto comando conhece a história da humanidade e que fará de tudo para que  nunca seja trazida a público. E a revelação de que não foram os primeiros a chegarem no futuro é bem interessante, ainda que estejam bem distantes da época que Taylor chegara no planeta: 3978. Isso pode ser devido ao episódio escrito por Rod Steling (Além da Imaginação) que foi descartado. No que seria o episódio piloto, fica claro que a chegada dos astronautas era consequência de uma expedição em busca de Taylor (do primeiro filme), mas agora houve uma mudança  na data de chegada, mas não na informação de que os símios haviam conhecido outros astronautas. Curiosamente, neste primeiro episódio, há uma contradição: temos um cachorro em cena, que, conforme o quarto filme da série, deixara claro que um vírus vindo espaço dizimara todos os cães e gatos, abrindo caminho para o ser humano tentar domesticar os macacos. O que pode significar que ignoraram os dois últimos filmes ou de algum modo não houve um extermínio completo como se imaginava e, os poucos que restaram, ao longos dos séculos, começaram a deixar de ser considerados extintos.

Curiosidades:

Embora este tenha sido o primeiro episódio transmitido e claramente pretendido como tal, foi o terceiro na ordem de produção.

Bobby Porter (Arno) interpretou o pequeno Cornelius em "A Batalha do Planeta dos Macacos" (1973).

O traje usado por Booth Colman é o mesmo usado por Maurice Evans em "O Planeta dos Macacos" (1968) e "De Volta ao Planeta dos Macacos" (1970).

Fotos distantes de Central City eram, na verdade, imagens de Ape City de Planeta dos Macacos (1968).

Após a queda, o cronômetro da nave marca 3.085, no entanto, Alan afirma que esta foi apenas a data em que ela parou de funcionar e não pode ser considerada uma data atual precisa. Dr. Zaius menciona a chegada de outro astronauta há dez anos. Se este astronauta for Taylor (no Roteiro de Sterling era) e esse Zaius for o mesmo do primeiro filme a época correta seria 3988, dez anos após os eventos ocorridos com Taylor em 3978, mas isto cria outro problema: a destruição da terra no segundo filme não pode ser considerada. Logo estariam inserindo a série logo após os eventos do primeiro filme.

 

02 - OS GLADIADORES / THE GLADIATORS








Ao presenciarem dois homens lutando, Pete interfere, enfrentando o mais forte, Tollar (William Smith). Para sua surpresa, Dalton (Mark Singer), passa a atacá-lo, necessitando da ajuda de Alan. Durante o confronto, Alan perde o disco magnético da nave sendo encontrado por Barlow (John Hoyt), prefeito local e colecionador de antiguidades. Quando Galen está prestes a ciar uma situação em que possa recuperar o artefato,  Allan e Pete são pegos roubando cavalos para uma fuga tão logo Galen conseguisse pegar o disco. 

O prefeito mantém uma arena de lutadores que se enfrentam até morte, acreditando que isto traz paz às aldeias ao acalmar os humanos. Pete, em sua punição, é escolhido para lutar. Seu oponente é o campeão local, Tollar. Enquanto Pete e Tollar terão sua luta de morte, Alan conversa com o filho de Tollar, Danton, descobrindo que este é um pacifista e que não quer lutar na arena como o seu pai. Ao mesmo tempo, Urko manda um emissário que não vê com bons olhos o que está acontecendo naquele local, querendo informar ao General, passando assim a ser um problema para Barlow.  

Bom episódio, dirigido por Don McDougall, que também dirigiu os episódios 06 e 08. William Smith (1933-2021), ex-fisioculturista, estava no auge da forma. Ator de participação em centenas de seriados, sempre impetrou muita força cênica a seus personagens e aqui não é diferente. Temos o canadense Mark Singer (1948) antes do famoso seriado "V - A Batalha Final" e seu personagem mais famoso nos cinemas: "O Príncipe Guerreiro / Senhor dasFeras". A alusão a Roma antiga é bem direta: um povoado distante, longe do poder central, com um governante que gosta de ver gladiadores humanos nas arenas ao estilo greco-romano, dando assim aos humanos locais "pão e circo" para se acalmarem.

Curiosidades:

Exibida nos EUA em 20 set 74

Foi concebido para ser o segundo e foi também na ordem de produção

John Hoyt (1905-1991) participou de vários seriados e filmes como "Cleópatra" e "Spartacus".


03 - A ARMADILHA  - THE TRAP 








Urko continua na perseguição a Alan, Pete e Galen conseguindo encurrala-los em uma cidade cheia de escombros. O trio se separa e um forte terremoto que vinha sendo sentido na região, surge inesperadamente, abrindo um buraco no chão, exatamente no local onde Urko e Pete se enfrentavam. Uma parede cai por cima selando o buraco, mas Galen presencia tudo. Ao encontrar Alan, lhe confidencia o que vira e o astronauta acredita que seu amigo ainda pode estar vivo. 

Ao se recuperarem da queda, Pete e Urko se descobrem dentro de uma antiga estação de metrô que ainda se mantém acesa devido ao uso de baterias solares. Enquanto Alan faz um acordo com os soldados de Urko, em uma tentativa de resgatar a dupla, dentro da estação, Urko se mostra agressivo. Pete lhe convence a cooperar para sair do local , mas quando o general vê um desenho de como os macacos viviam, decide que deve eliminar Pete antes que eles retornem à superfície.  

Para muitos, o melhor episódio da série, aproveitando o cenário de "De Volta ao Planeta dos Macacos" e adaptando-o à realidade da série. Se o seriado tivesse explorado essa estória, em desdobramentos futuros, provavelmente obteria maior sucesso. Talvez esse devesse ser o último episódio, como um gancho para uma segunda temporada (como foi exibido na primeira vez no Brasil, mas que pode ter gerado muita confusão em que assistiu na época). 

Curiosidades:

Os gorilas parecem bem mais fracos que nos  filmes. 

Embora este tenha sido o terceiro episódio transmitido, foi o quinto em ordem de produção.

Norman Alden (1924-2012), interpretando Zako, esteve nos filmes Eles Vivem (1988), De Volta para o Futuro (1985), Ed Wood (1994), Patch Adams, o Amor è Contagioso (1998) e participações em  várias séries


 

04 - AS BOAS SEMENTES / THE GOOD SEEDS








O trio continua em sua fuga, com os soldados de Urko em seu encalço. Alan cria uma bússola para se guiarem a noite, algo os macacos ainda não aprenderam, mas Galen sofre um acidente. Eles encontram uma fazenda com uma família de símios-fazendeiros. Nela, o filho mais velho, Anton (Geoffrey Deuel), espera o nascimento de um novilho (só nasceram fêmeas) há 5 anos para começar sua própria criação. E a aproximação de humanos, segundo sua crença, traz mau agouros, pois humanos são conhecidos por atacar o gado para consumir sua carne. Enquanto Galen se recupera, a dupla trabalha na fazenda do Patriarca Polar (Lonny Chapman), mas Anton não vê a situação com bons olhos. Com os soldados de Urko por perto e o próprio resolvendo viajar até a essa localidade, a ameaça de uma captura aumenta cada vez mais com Anton querendo se livrar de seus hospedes inoportunos enquanto o filho mais novo, Remus  (Bobby Porter), demonstra curiosidade com a sabedoria deste estranhos humanos.

Episódio tecnicamente bem realizado, mas um pouco sem recursos, parecendo que a produção queria evitar altos gastos em alguns episódios e trazer apenas uma aventura leve sem muita reflexão. 

Curiosidades:

O pequeno ator Bobby Porter (Remus), que estivera em "Batalha no Planeta dos Macacos"" e no primeiro episódio da série,  novamente surge em cena, agora na pele de outro personagem.

O número de produção é B-501, o que sugere que foi na verdade o primeiro episódio a ser feito. 

Geoffrey Deuel é irmão do falecido ator Pete Duel do seriado Smith & Jones (1971 - 1972)


05 - A HERANÇA - THE LEGACY  









Pete, Alan e Galen chegam a uma nova cidade em destroços e encontram um esconderijo em um instituto de ciências que guarda um dispositivo holográfico dos anos 80 que informa, a quem estivesse vendo aquela mensagem, que a humanidade estava a beira da destruição e que o conhecimento da humanidade havia sido espalhado por várias partes do mundo.  O dispositivo se encerra por falta de energia, antes de revelar o local naquela cidade onde as informações estão sendo mantidas. Numa tentativa de recriar  uma bateria que possa religar a máquina, o trio começa a colher material nos escombros, mas é avistado por uma patrulha. Eles se separam, mas Alan machuca a perna. Escondido de seus perseguidores não contava que seria secretamente delatado por um menino, Kraik (Jackie Earle Haley) em troca de comida. Alan é levado a Urko, mas  Zaius deseja interroga-lo.

Zaius, ao ver uma foto da família de Alan, que este carregava consigo, acredita que colocando o menino Kraik e uma "fêmea", Arn (Zina Bethune), esposa de falecido  líder rebelde, em sua cela, possa fazer com que o astronauta revele a posição de seus amigos, assim como, passar informações vitais. Alan começa a conversar com a dupla, sem saber que Kraik fora colocado ali para colher informações e repassá-las em troca de recompensa. 

Episódio bem elaborado, que prende do início ao fim, na qual há uma alusão às civilizações que ao longo do curso da humanidade destruíram todos os conhecimentos de outras por medo ou para impor seus próprios costumes. Esse episódio era outra boa ideia a ser explorada quanto a dupla tentar descobrir outros "bunkers" e um meio de voltar à sua época, bem como e descobrir se ainda existiriam humanos detentores do conhecimento em algum lugar. Ideia muito interessante que a partir deste episódio foi deixada de lado.


Curiosidades:

Jackie Earle Haley continuou a carreira em vários filmes como "Herança Nuclear" (1977), chegando a ser indicado ao Oscar por sua performance no filme "Pecados Íntimos" (2007). Esteve em filmes como "A Ilha do Medo" (2011), fez o novo "Freddy Krugger" de "A Hora do Pesadelo" (2010) e ganhou visibilidade com o personagem "Rorschach" em "Watchmen: O Filme" (2010)

Novamente vemos um cão em cena

A cidade em que se encontram é Okland e, o local, o Instituto de Ciências

Embora este tenha sido o quinto episódio transmitido, foi o quarto em ordem de produção

O título original deste episódio seria: "Segunda Família".


06 - A MARÉ DE AMANHÃ - TOMORROW'S TIDE









Caminhando por uma praia, Alan e Pete resgatam um idoso que fora amarrado a uma jangada e deixado à deriva. Eles descobrem que o homem pertencia a uma vila de pescadores e deveria ter sido um sacrifício aos “deuses do mar”: os tubarões. 

Deixando Galen em uma caverna com o idoso Gahto (John McLiam), Alan e Pete partem na esperança de encontrar sua família, mas são capturados e levados ao prefeito local, Hurton (Roscoe Lee Browne) Este administra uma operação de pesca para utilizarem como fertilizantes e pressiona Allan e Pete a servirem de forma definitiva como pescadores, depois que eles passem em teste nadando sob um lençol de chamas e pegando um peixe. Galen alega ser o senhor dos dois "escravos", mas Hurton alega que a sua "requisição de posse" ali não se aplica. O problema surge quando o superior de Hurton, Bandor (Jay Robinson), um homem que deseja substituí-lo por um sobrinho, vem em uma viagem de inspeção.

Mais um episódio em que os astronautas salvam o dia, demonstrando como uma rede pode capturar mais peixes do que lanças e indiretamente alertando aqueles humanos de que podem ser mais inteligentes do que os macacos. Nos tempos atuais pode ser visto como uma crítica ao etarismo.


Curiosidades:

Jay Robinson (1930-2013) esteve em vários seriados e fez o vilão da série "Doutor Encolhedor" que passou por aqui na antiga TVS. Esteve também em vários filmes como  Drácula de Bram Stoker (1992) e O Manto Sagrado (1953)

O diretor Don McDougall dirigiu o segundo episódio

Roscoe Lee Browne (1922-2007) participou de vários seriados e fez a voz do Rei do Crime no desenho do Homem-Aranha (1994-1998)

Embora tenha sido o sexto episódio transmitido, foi o oitavo em ordem de produção


07 - O CIRURGIÃO - THE SURGEON


Allan é gravemente ferido por uma patrulha e Galen conhece uma médica perto da cidade central que pode ajudá-los. A cirurgiã é uma antiga namorada de Galen, mas hesita em ajudar um pária e dois fugitivos. A anatomia humana não é conhecida pelos macacos e a Dra Kira (Kira (Jacqueline Scott)  não acredita que Galen tenha visto livros de anatomia humana. 

Ao ver tal livro, que se encontrava com Zaius, Kira resolve operar Alan, com Galen passando-se por um médico, em visita ao hospital administrado pelo Dr. Leander (Martin E. Brooks) que passa a suspeitar da situação. Enquanto Alan se mostra delirante, Pete se vê as voltas com uma moça chamada Arna (Jamie Smith-Jackson) que é castigada pelos demais e resolve protegê-la. Só que apenas uma operação não basta para Alan, ele precisa de uma transfusão de sangue, algo que os símios não acreditam ser possível e os humanos acreditam ser mortal. O desaparecimento do livro é percebido e Urko que acredita que talvez desvende o mistério indo ao hospital.


Curiosidades:

Martin E. Brooks (1925-2015) ficou famoso como o Dr. Rudy Wells  no seriado "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e no seriado da "Mulher Biônica".

Embora tenha sido o sétimo episódio transmitido, foi o nono em ordem de produção.

Participação do irmão de James Naughton, David Naughton (como Dr Stone), que ficou conhecido pelo filme "Um Lobisomem Americano em Londres" (1981) participando de vários filmes e seriados

Originalmente, o papel de Kira foi oferecido a Kim Hunter, que interpretou Zira nos três primeiros filmes de “Planeta dos Macacos”. Ela recusou por de não desejar passar pelo processo de aplicação da maquiagem em seu rosto. De acordo com uma entrevista na revista Starlog, Kim passou por momentos horríveis ao lidar com a prova da maquiagem; ela tinha que tomar um Valium todas as manhãs antes de sentar na cadeira de maquiagem do primeiro filme. Ela não gostou de como foi tratada durante as filmagens (as pessoas constantemente lhe ofereciam uma banana para provocá-la e cutucavam sua maquiagem). Durante uma pausa nas locações, uma vez ela tirou um cochilo  e teve um pesadelo em que havia se transformado em Zira. Ela decidiu não tirar mais cochilos depois disso e desistiu de comer diariamente durante as filmagens, pois era uma provação muito grande. Foi preciso muito estímulo dos produtores e executivos do estúdio para convencê-la a voltar para "De Volta ao Planeta dos Macacos”. Ela achou que valia a pena voltar para a história de "Fuga do Planeta dos Macacos", mas ficou feliz pelo destino de sua personagem ao final. 

Embora tenha sido o sétimo episódio transmitido, foi o nono em ordem de produção.

Talvez o episódio devesse ter sido traduzido como A Cirurgiã, visto que a estória gira em torno da doutora.



08 - O LOGRO - THE DECEPTION



Allan, Pete e Galen chegam a uma comunidade na qual macacos justiceiros, escondidos com capuzes, autodenominados Dragões, passam a atacar humanos como retaliação a morte de um símio, atribuída por Sestus (John Milford) a dois humanos desconhecidos. O falecido é pai da jovem Vânia (no original Fauna) que ficara cega e que agora, traumatizada, odeia a todos os humanos.

Sem saber que Allan e Pete não são símios, Vânia abriga o trio. Enquanto isso Galen tenta se infiltrar no grupo dos Dragões com o pseudônimo de "Febus" e assim descobrir seus líderes. Inesperadamente, Vânia (Jane Actman) se apaixona por Pete, que se diz chamar Parko, ao acreditar que este seja de sua espécie.

Episódio que aborda de forma bem clara o racismo nos EUA e as histórias de grupos supremacistas que atacavam os americanos 


Curiosidades:

Don McDougall dirigiu o segundo e o sexto episódios

Embora tenha sido o oitavo episódio transmitido, foi o décimo em ordem de produção.


09 -  CORRIDA DE CAVALOS - THE HORSE RACE




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Urko se encontra em uma vila, fazendo apostas de corridas de cavalos contra um prefeito local. Como ele mesmo diz, nunca perde. Mas o motivo não é a velocidade do animal ou a habilidade do cavaleiro, mas como dispõe de seus soldados para providenciar um trapaça aqui e ali que o permite sempre ter sucesso e conquistar valores e terras de seus assustados adversários derrotados. Só que desta vez Urko perde a corrida, ao seu cavalo perder uma ferradura. Algo que ele diz que não se repetirá na próxima aldeia e no próximo confronto.

Alan e Pete vem trabalhando com um ferreiro chamado Martin (Morgan Woodward) e seu filho Gregor (Meegan King)  que, de forma proibida, faz cavalgadas. E a patrulha local está ansiosa por localizar quem é o humano que está cometendo esse ato passível de morte. Na vila, o comandado de Urko chega com o cavalo e adverte Martin que não cometa o mesmo erro que o outro ferreiro. A sorte do trio de fugitivos muda repentinamente quando Galen é picado por um escorpião e o antídoto se encontra em um hospital não muito distante. Gregor sabe que o tempo é fundamental para salvar Galen e resolve pegar um cavalo em busca do antídoto. Na volta é perseguido por uma patrulha, consegue entregar o antídoto, mas é preso ao confessar o ato e evitar a prisão de Alan.

Tentando salvar Gregor, Alan, Pete e Galen vão em busca do novo governador e descobrem que é Barlow (do segundo episódio) na qual Urko o tirara da localidade e confiscara parte de seus valores e terras. Barlow, a princípio, hesita, mas diante da imposição de Urko de ter a corrida e perceber que Alan tem habilidades como cavaleiro, aceita a ajuda do trio em busca de se vingar de Urko e recuperar o que perdera. Ainda que Alan surja inesperadamente "camuflado", Urko colocará vários planos de trapaça em ação e uma delas é matar o humano que ousou enfrentar o seu cavaleiro em uma corrida.

Urko, ao que parece, está mais preocupado em apostas na qual pode tomar os bens de seus adversários do que salvar a sociedade de humanos vindo do passado. "Coincidentemente" ele vai parar na vila onde o trio se refugiava. Episódio um pouco fora de contexto e forçado, mas bem movimentado e que também prende a atenção. Fica parecendo ter um quê  daquelas manobras do Dick Vigarista para ganhar corridas. Se para o espectador, parecia que Urko não seguia a cartilha símia, tendo atitudes "mais humanas" (as ruins, claro) agora é mais evidente. Há um paralelo sobre a corrupção e de como quem tem o poder consegue fugir de punições. Para dar um final moralmente correto ao seu público infanto-juvenil, suas ações pouco elogiáveis serão obviamente destruídas pelo trio


Curiosidades:

Embora este tenha sido o nono episódio em ordem de transmissão, foi o décimo primeiro em ordem de produção.



10 - O INTERROGATÓRIO  / THE INTERROGATION









Alan, Pete e Galen são interceptados por uma patrulha. Pete termina por ser capturado e levado a presença de Urko. Zaius conhece a Dra Wanda (Beverly Garland) que, de posse de um livro humano, dos anos 80 acredita que possa ajudar o líder do alto-conselho em seu intento: descobrir o que diferencia os astronautas dos humanos daquela época em que encontram. Wanda possui um livro de aplicação de lavagem cerebral e acredita que pode recondicionar Peter até o estágio em que se submeta a qualquer ordem. E os métodos podem ser extremamente dolorosos em sua obtenção. Já Urko acredita que a lobotomia seria o caminho mais adequado para resolver de vez a questão, mas Zaius o desautoriza, deixando a Dra no comando, ainda que recebendo a supervisão do incrédulo Urko.

Mais um episódio no estilo "um é capturado, os outros dois tentam salvá-lo". O filme é uma alusão à época em que foi feito: o medo americano dos países estrangeiros e a tentativa de enquadrá-los a política intervencionista que os EUA consideravam como mais adequada e favorável, ainda que fosse um episódio não indicado a faixa etária que abraçou a série: até 12 anos. Curioso que alguns guardas presenciam a Dra lendo e aplicando ensinamentos de um livro humano, em uma sociedade que deseja manter a todo custo a informação de humanos inteligentes escondida


Curiosidades:

Anne Seymour (1909-1988) foi uma atriz convidada em muitas séries de televisão americanas nas décadas de 1960 e 1970. seu último filme foi Campo dos Sonhos (1989)

Embora este tenha sido o décimo episódio transmitido, foi o décimo segundo na ordem de produção.


11 - O TIRANO / THE TYRANT









O trio está trabalhando na fazenda de Janor (Michael Conrad) e seu filho Mikal (James Daughton) quando uma patrulha chega e leva quase toda a colheita a mando do chefe do distrito Aboro (Percy Rodrigues). O trio resolve ajudar, roubando de volta, sem deixar que as suspeitas recaiam sobe os fazendeiros, mas como Mikal segue com o grupo acaba sendo reconhecido na fuga. Os gorilas voltam e iniciam um confronto onde Mikal acaba sendo morto. Galen descobre que há um gorila acima de Aboro: o prefeito Augustos (Tom Troupe), mas ambos descobrem que Aboro se tornou novo prefeito. A chegada de Urko para cumprimentar Aboro pela nova promoção o deixa temeroso. Galen resolve se passar pelo assistente de Zaius, Otavio, e tenta se aproveitar da ambição de Aboro que  aceita eliminar Urko com a promessa de Zaius coloca-lo em seu lugar.

Episódio curioso, citando que Urko nunca aceitou a corrupção, sendo que no episódio Corrida de Cavalos vemos que o general utiliza de meios nada honestos para tirar os bens de outros símios. E a máxima "macaco não mata macaco" dos filmes, parece que na série não existe. Outro aspecto curioso é que o personagem Janor "desaparece" do episódio logo no início. O diretor Ralph Senensky também de dezenas de seriados como "Jornada nas Estrelas" (7 episódios) e "A Familia Do Re Mi" (7 episódios) e "A Família Walton" (20 episódios) entregou um bom episódio, mas longe da ideia do trio buscar como usar o disco magnético dos primeiros capítulos. O roteirista Walter Black que escreveu para dezenas de seriados foi também escritor de desenhos clássicos como Hanna-Barbera: Space Ghost  e o Jovem Sansão (20 episódios cada).


Curiosidades:

Embora tenha sido o décimo primeiro episódio transmitido, foi o décimo terceiro em ordem de produção.

Michael Conrad participou do seriado Hill Street Blues e do filme "O Triângulo do Diabo"


12 - A CURA / THE CURE


O trio está saindo de um povoado na qual permaneceram por um período. Galen demonstra insatisfação com a atitude de Alan por ter revelado à jovem Amy (Sondra Locke), que por ele se apaixonara, sobre a origem da dupla de astronautas. Logo após partirem, o pai de Amy, Talbert (George D. Wallace), começa a passar mal.

À beira de um lago, um patrulheiro gorila presencia um humano desmaiando e bate em retirada. Logo, a notícia chega a Urko que já ouvira falar da "doença do sono". Sua primeira atitude é dar ordens de incendiar a aldeia e eliminar os humanos para que a doença não se espalhe. Zaius, pensa diferente. O Dr Zoran acredita poder combater a doença e ao mesmo tempo aprender usando a vila como laboratório. Já Alan e Pete descobrem que se trata de malária e resolvem voltar a casa de Amy, mesmo que agora vila esteja em isolamento, para descobrirem que o pai desta falecera por causa da doença. 

Quando o trio notifica o Dr Zoran que conhecem a doença e sua forma de contágio, a princípio este considera um absurdo: mosquitos infectando humanos e dois humanos conhecedores de doenças, mas a doença ataca um dos soldados. Urko dá um prazo para que a doença seja curada antes de destruir a vila, sem saber que Zoran recebe o auxílio de Alan e Pete. Amy, infectada, entra em delírio e começa a falar de Alan deixando Zoran em alerta.

O diretor deste episódio Bernard McEveety (1924-2004) dirigiu vários episódios de seriados famosos tendo maior atuação nas séries Combate (31 episódios) e Gunsmoke (52 episódios) isso se mostra neste episódio bem estruturado. O problema talvez esteja no roteiro que não ofereceu grandes possibilidades, apenas seguindo a fórmula do "salvando o dia" pelos protagonistas. O que nos chama a atenção é a participação de Sondra Locke (1944-2018) parceira de Clint Eastwood em vários filmes como "Josey Wales, o Fora da Lei" (1976), "Doido para Brigar... Louco para Amar" (1978), "Bronco Billy" (1980), "Impacto Fulminante" (1983) e indicada ao Oscar por "Por Que tem Que Ser Assim?" (1969), além de se tornado diretora.


Curiosidades:

Embora este tenha sido o décimo segundo episódio transmitido, foi o sexto em ordem de produção.


13 - O LIBERTADOR / THE LIBERATOR









Galen, Alan e Pete estão caminhando pela floresta quando ajudam a esconder um homem em fuga. O homem se chama Clim (Peter G. Skinner) e informa que os soldados passam na vila para colher impostos e aproveitam para caçar um humano por esporte. Em agradecimento, Clim leva o trio para a aldeia apenas para Pete e Alan serem aprisionados e postos para a caça no lugar dos aldeões, mesmo sob protesto de Galen. Quanto a Clim, é levado para um templo, amarrado em uma carroça, e sem que ninguém o toque termina por morrer. Brum (John Ireland) atribui a morte ao desejo dos deuses enquanto Pete e Alan acreditam que não há nada de sobrenatural no episódio, mas para poderem investigar precisam escapar. Conforme Brum, há tempos os macacos lhe deram o direito de capturar qualquer humano forasteiro que entre em suas terras, por isso Galen nada pode fazer. A dupla consegue uma fuga, mas quando Pete desmaia logo na entrada do templo, Alan descobre o que causa a morte dos que ali entram.

A presença de John Ireland (1914-1992) de "Paixão dos Fortes" (1946); "Sem lei e Sem Alma" (1957); "Spartacus" (1960) ... garante a qualidade do episódio.  Terceira direção de Arnold Laven (1922-2009) nesta série (as anteriores foram: "'A Armadilha" e "O Cirurgião") de vários seriados dos anos 70 e 80, tendo maior destaque em O Homem do Rifle (22 episódios)

Curiosidades:

Este episódio é frequentemente citado como nunca tendo sido exibido nos EUA durante a primeira exibição do programa de TV, devido ao seu enredo envolvendo bombas de gás usadas na guerra (a rede estava preocupada com alusões à Guerra do Vietnã, que ainda estava em andamento na época ); o episódio foi antecipado por um especial da CBS em 6 de dezembro de 1974. No entanto, o episódio foi transmitido em cidades selecionadas naquela noite de sexta-feira no horário normal das 20hs, incluindo Rochester, Nova York e Rhode Island.

O título provisório deste episódio era "The Conqueror".

Embora tenha sido o décimo terceiro episódio transmitido, foi o sétimo em ordem de produção.


14 - O ETERNO HOMEM VOADOR / UP ABOVE THE WORLD SO HIGH









Galen avista um "réptil voador", mas Alan explica que é uma invenção humana. Uma patrulha também o avista e tenta interceptar quem está no "planador". O trio salva o homem, Leuric (Frank Aletter), antes que seja capturado e lhe informa que seu projeto está incorreto.  A notícia, como o trio temia, chega a Zaius e Urko. A cientista Carsia (Joanna Barnes) acredita que outros macacos voaram no passado e que possa tirar proveito disso. Zaius e Urko temem que um humano tenha encontrado um livro como fonte, o que seria um perigo à sociedade. Leuric é capturado e Carsia se demonstra interessada em aprender com  o humano antes de sua execução, ficando acomodada na cada de Konag (Martin E. Brooks) mesmo diante de seu protesto. O trio tentará ajudar Leuric a aperfeiçoar sua "asa delta" para que não sofra um acidente, enquanto Carsia começa a demonstrar sentimentos por Galen, que usa o nome de Portus. Só que Galen começa a suspeitar que Carsia deseja mais do que aprender a construir um planador. 

Último episódio da série, encerrada antes dos 22 episódios programados. É um episódio, bem realizado, como os demais, mas que não dá continuidade a nada e nem se origina de um episódio marcante. Apenas uma aventura da semana. Um episódio que não deixou um "quero mais" na mente de seus fãs.


Curiosidades:

O programa foi originalmente planejado para ir ao ar nas noites de terça-feira, mas um alto executivo da CBS queria enterrá-lo, então ele o remarcou no último minuto, dando-lhe o "horário da morte de sexta à noite" contra os sucessos da NBC "Sanford and Son" e "Chico and the Man" (e Kung Fu na ABC). Segundo Roddy McDowall, o programa acabou tendo público suficiente, mas era principalmente o infantil, o que não agradou aos patrocinadores do programa, incitando seu cancelamento.

Frank Aletter (1926-2009) fez o professor Irwin Hayden de "A Ilha do Perigo" (1968–1969) dentro do seriado "Os Banana Splits" e  foi um dos protagonistas do seriado "Os Astronautas" (1966), outra série de curta duração da CBS apresentando dois astronautas que viajam no tempo e tentam retornar ao século XX.

Foi o décimo quarto e último episódio em ordem de produção e transmissão.

O gorila Comandante Konag é interpretado por Martin E. Brooks, que já havia interpretado o chimpanzé Dr. Leander em "O Cirurgião / The Surgeon".


OS DOIS SCRIPTS NÃO FILMADOS DE ROD STERLING (FIZ UM BREVE RESUMO)

Fonte : Epi-log Journal nº 9








EPISÓDIO PILOTO

O coronel Alan Virdon e o Dr. Stan Kovak (virou Pete Burke) entram em hibernação com a missão de encontrarem Taylor e sua equipe. A viagem tem duração de seis anos, mas Virdon e Kovak envelhecerão apenas 4 semanas enquanto estiverem em animação suspensa

A espaçonave chega em uma atmosfera e Virdon e Kovak são acordados acreditando terem chegado e  podendo começar a procurar Taylor. Eles percebem que há oxigênio na atmosfera, mas encontram apenas rochas e uma planície árida. Eles terminam por chegar a um lago e identificam um tanque de hélio como sendo da nave de Taylor. Kovak acredita que, como Taylor, eles viajaram no tempo e não para outro planeta ao  a constelação de Cassiopeia. Durante a noite a luz da tocha de Virdon ilumina quatro cruzes de madeira improvisadas marcando quatro sepulturas. Em cima de um deles está um capacete surrado onde se lê "Taylor". Kovak identifica 2 homens mortos a bala e outro com o pescoço quebrado, mas há algo intrigante: o quarto corpo parece de uma fêmea símia. Do topo de uma uma colina um macaco os observa e Kovak saca sua arma . Ferido na garganta, o macaco cai colina abaixo aos pés dos dois astronautas gravemente ferido e eles se perguntam quem teria um animal destes como de estimação levando-o para a nave para ser cuidado. Virdon sugere que pela manhã seja levado para fora. Prontos para partir ainda que pensem que pode haver uma quarto tripulante perdido no planeta a dupla de astronautas não vê quando o símio escreve na areia "eu posso falar" antes de ficar inconsciente e antes da mensagem ser apagada pela chuva.

Quando a chuva para, Virdon e Kovak partem para tentar encontrar o quarto astronauta desaparecido. Cansados,  retornam a nave sem sucesso. Ao entrarem em uma clareira, a visão que seus olhos encontram os faz congelar. A entrada lateral da nave fora forçada. Eles se dirigem para a sala de controle, encontrando-a em ruínas. Os painéis de controle e os fios foram arrancados e expostos, as telas de visualização foram quebradas. Com a arma em punho, Virdon corre de volta para fora. Furioso, ele avista o macaco segurando um cano de metal e imagina que ele é o responsável pelo estado da nave. Ao levantar a arma, o macaco fala as palavras “por favor, espere”. Estupefatos, os dois homens ouvem o símio, chamado Galen, explicar que não destruiu a nave, mas tentou impedir que a polícia de segurança o fizesse. Ele lutou contra eles, depois fugindo e se escondendo. Kovak acredita que Galen é muito valioso para ser perseguido pela polícia, mas o macaco explica aos homens que neste planeta civilizado é o macaco. 

A caminho da cidade dos macacos, Galen os mostra humanos selvagens que são caçados por esporte ou mortos.  Ele conta a Virdon e Kovak que  a chegada da nave de Taylor foi uma ameaça ao modo de vida símio. Para proteger a sociedade dos macacos, a tripulação foi executada junto com Zira, uma símia que tentou ajudá-los a escapar e que o quarto membro da tripulação, embora não tenha sido enterrado com os outros, também está morto.

Sem que eles saibam, Ursus (que se transformaria em Urko), o general do exército gorila, e seus homens os estão observando. De repente, tochas acendem, iluminando toda a praça. Todas as saídas foram bloqueadas. À medida que Ursus dá um passo à frente, os homens pegam suas armas. Eles rapidamente mudam de ideia sobre se defenderem quando várias balas passam por eles. Os três são levados para a Câmara do Conselho, onde o general símio tenta convencer o Presidente da Câmara e os presentes a executar Virdon e Kovak. Por terem conversado com o Dr. Zaius, presidente da Academia de Ciências, alguns membros  sabem que esses homens são como os da tripulação de Taylor: seres humanos pensantes. Dá-se a entender que a tripulação foi morta por Ursus sem a permissão do Conselho. Ursus rebate com o argumento de que o conhecimento superior dos humanos pode ter destruído a sociedade dos macacos, a lógica que ele usou quando executou a primeira tripulação.

Zaius faz Ursus prometer não eliminar os astronautas nem aprisionar Galen ou qualquer outro macaco que faça amizade com eles. Se Ursus voltar atrás em sua palavra, ele promete tornar público o conhecimento da nave de Taylor e testemunhará pessoalmente que o general deseja executá-los sem um julgamento justo. Ursus afirma que eles estão lidando com o potencial de uma raça inteira que, com a liderança de Virdon e Kovak, poderia colocar os macacos de joelhos, mas ambos aceitam deixar Galen livre enquanto Virdon e Kovak retornam aos céus. Zaius segue para o porão da Academia para contar aos astronautas e a Galen a decisão tomada. Ursus, porém, tem outros planos em mente. O porão da Academia é usado para armazenar escritos históricos e outros artefatos do passado. Zaius avisa aos homens que certos macacos vão querer vê-los mortos e lhes chama a atenção para um grande livro sobre a mesa. Virdon e Kovak leem uma manchete que declara uma guerra EUA-Soviética-China. O livro, uma coleção de edições do New York Times da década de 1990, deixa claro aos astronautas por que os macacos temem tanto o homem. Esta é a Terra. A sua Terra no futuro, e uma guerra provocada pelo homem destruiu o seu próprio mundo.Se humanos como eles pudessem reeducar o homem, a destruição poderia repetir-se. É por isso que Taylor e sua tripulação foram mortos. 

Com o que viram, Zaius diz-lhes para pegarem sua nave e voltarem ao seu tempo, se puderem. Virdon, Kovak, Galen e Zaius vão até o nave apenas para encontrá-la em pedaços, els são alvejados por golrilas e Zaius termina ferido  Virdon e Kovak dominam os macacos e juntos  com  Galen fogem nos cavalos roubados. Zaius está se levantando quando Ursus entra em cena. O general enfurecido promete livrar o planeta dos renegados, custe o que custar. Kovak encontrar outros seres humanos na qual tenta explicar sua origem, mas estes não os seguem. O trio vê uma carroceria de um carro antigo do século XX. Para a tribo, representa a destruição que a tecnologia do homem trouxe. De volta à cidade, Zaius está perante o Conselho, que lhe dá ordens para não ajudar os humanos nem impedir Ursus de prender os renegados. Zaius, mantendo as suas convicções, não faz promessas e é, portanto, levado sob custódia. Ele avisa Ursus e o Conselho para coexistirem com o homem ou ele poderá um dia ressuscitar e recuperar o planeta. Enquanto isso, Virdon, Kovak e Galen caminham pelas planícies que se estendem até cadeias de montanhas distantes. Kovak tropeça por falta de sapatos, mas Galen o ajuda a se levantar e lhe oferece seus próprios sapatos. Os três continuam, imaginando o que os espera.


EPISÓDIO 2 (RASCUNHO - SEM DATA):

O exército de gorilas está se preparando para perseguir o trio. Zonda, filho de Urko, está participando de sua primeira manobra militar com o pai. Enquanto Ursus dá a ordem para sair, o Dr. Zaius, se aproxima. Zaius fica enojado ao ver Zonda seguindo o caminho militar de seu pai. Ele deseja refúgio para os fugitivos. Enquanto isso, o trio está passando pela área proibida além do rio. Segundo a lenda, diz-se que uma espécie mortal de assassinos de macacos vagueia pela área. De repente, uma chuva de balas os atinge. Eles descem a colina correndo com Zonda e um bando de gorilas logo atrás deles. Ursus ordena que os soldados parem e pede ao filho que volte. Antes que ele possa agir, Virdon aremessa uma grande pedra em Zonda, atingindo-o na lateral da cabeça. O jovem macaco cai ferido no chão. Ursus avança, mas do nada flechas voam em sua direção. Alguns atingem o solo, outros ferem vários soldados. O exército recua, atirando às cegas na direção dos arqueiros invisíveis. O sargento lembra Ursus do perigo que seu filho corre, mas o general não mudará sua decisão. No cume, o trio se pergunta quem os salvou e decide acampar  durante a noite. Eles ouvem pedras caindo e se viram para ver Zonda vindo em direção a eles, com a cabeça sangrando. Virdon pega uma pedra para acabar com ele, mas Galen protesta e explica quem é Zonda. Kovak examina seu ferimento na cabeça e fica dividido entre ajudá-lo como médico ou matá-lo como um homem que foge dos macacos. Galen convence a dupla a carregar Zonda até o acampamento no cume. Ele acende uma tocha enquanto Kovak cuida dos ferimentos de Zonda. Mais tarde, Galen conversa com o jovem Zonda e conta que Kovak, um homem, salvou sua vida. Sendo filho de Ursus, Zonda sente pelo homem o mesmo que seu pai. Ele se oferece para contar a seu pai o quão cooperativo Galen seria se eles o deixassem ir, mas voltar à prisão perpétua em vez de ser executado não parece uma grande escolha para Galen. 

À distância, eles ouvem Virdon chamando-os para ver o que ele encontrou. Quando eles chegam, eles veem um poste de luz velho e torto próximo a degraus que levam ao solo. Eles encontraram o que sobrou da entrada de uma estação de metrô. Eles descem os degraus antigos para descobrir trilhas destruídas, azulejos quebrados e pôsteres antigos de sua época. Pelo que podem ver, isso foi na cidade de Nova York, mas as guerras e o passar do tempo mudaram a topografia. Eles ficam chocados ao ver uma única lâmpada acesa pendurada na ponta de um fio. À distância, eles podem ouvir o zumbido do que parece ser um gerador.  De repente, mais lâmpadas se acendem, inundando a plataforma de luz. Eles observam um trem se aproximando deles nos trilhos com um humano na cadeira do operador. Eles agora notam muitos humanos parados ao longo das paredes da estação. Muitos deles carregam arcos. O homem no trem faz sinal para que eles entrem no vagão. No interior do vagão há um estranho sentado atrás de uma mesa. Os astronautas presumem que foram eles que os resgataram dos soldados de Urko. Após um longo silêncio, o homem, chamado Dempsey, explica que o gerador movido a gás fornece luz e ar. Dempsey acha interessante que estes homens fujam dos gorilas enquanto têm como companhia um chimpanzé. Virdon e Kovak se apresentam e explicam sua situação. Um espectador na multidão sussurra para Dempsey que outro macaco foi visto com o trio.

Kovak lhes conta sobre Zonda, o que provoca um murmúrio desconfortável na multidão que se aglomera ao redor do trem. Dempsey deixa claro que, para eles, os macacos são animais. Quando Kovak questiona a sua existência subterrânea animalesca, Dempsey admite que eles vivem abaixo da superfície não por escolha, mas apenas porque os macacos os superam em número. No entanto, eles estão se educando com livros e artefatos que continuam descobrindo. O gerador era um desses artefatos preservados que eles aprenderam a operar. Outro homem sai da multidão para contar a Dempsey que eles capturaram Galen e Zonda. Eles serão executados e a dupla estará livre para partir. Para salvá-los, Virdon desafia Dempsey e os outros a provarem o quão civilizados são, dando ao símios  um julgamento justo. Dempsey, enquanto juiz, se senta à mesa, o júri se senta nos bancos. Um homem chamado Fallon atua como promotor, Virdon representa a defesa de Galen e Zonda. Ele questiona quão justo será o julgamento e Dempsey afirma, para sua preocupação, que os acusados ​​receberão toda a justiça que merecem. Virdon vai buscar Galen e Zonda em sua cela e encontra Kovak fazendo curativos nos ferimentos na cabeça de Zonda. Virdon lhes diz que um julgamento lhes dará tempo. Ele espera que Dempsey e os outros se lembrem de como ser misericordiosos. Assim que o julgamento começa, Fallon acusa Galen e Zonda de assassinato, sequestro, servidão forçada e destruição de propriedade. Em outras palavras, ser um macaco. Virdon afirma que Galen não participou de nenhuma dessas atividades e que Zonda é menor de idade (15 anos). Também seria errado condenar alguém por uma atitude que mantém desde o nascimento, no caso de Zonda. Sendo um macaco e tendo sido criado por Ursus, ele naturalmente odeia os humanos, mas isso é tudo que ele aprendeu. Virdon também afirma, em defesa de Zonda, que só segue ordens quando tenta matar humanos. Dempsey menciona que os julgamentos nazistas de Nuremberg, no século XX, condenaram os soldados de Hitler, embora eles também estivessem apenas cumprindo ordens. A multidão fica inquieta com a morte dos macacos. Virdon apela à multidão, mas sem sucesso. Fallon afirma em seu argumento final que os macacos são uma ameaça clara para eles e deveriam morrer. Galen se levanta e pede permissão para falar. Ele admite que se ele e Zonda estão de fato sendo julgados por serem macacos e por terem atitudes da sociedade dos macacos, eles não têm defesa para isso. Galen pede ao tribunal que o condene à morte e solte Zonda. Depois de algum tempo de silêncio, Kovak diz ao tribunal que em algum lugar da biblioteca há um livro da época, de um homem chamado William Shakespeare, chamado O Mercador de Veneza. Ele cita uma passagem que fala das recompensas daqueles que mostram misericórdia para com os outros, independentemente da sua origem. 

Zonda aparece no acampamento dos gorilas. Ursus pergunta se é um truque, mas Zonda, olhando por cima do ombro para Dempsey, Virdon, Kovak e Galen, diz que não. No cume, Kovak diz a Dempsey e aos outros humanos que ali eles plantaram uma semente que pode, com o tempo, crescer em direção à igualdade entre os macacos e os humanos. Então, o trio parte. Abaixo, no acampamento, um sargento deseja abrir fogo contra os humanos, mas Ursus diz para voltarem para casa. Ao saírem, Zonda e Dempsey levantam as mãos e se despedem.


Exibições Originais nos Estados Unidos :

Escape From Tomorrow - 13 set 1974

The Gladiators - 20 set 74

The Trap - 27 set 74

The Good Seeds - 4 out 74

The Legacy - 11 out 74

Tomorrow's Tide - 18 out 74

The Surgoen - 25 out 11794

The Decpetion - 01 nov 74

The Horse Race -08 nov 74

The Interrogation - 15 nov 74

The Tyrant - 22 nov 74

The Cure  - 29 nov 74

The Liberador - 06 dez 74

Up Above the World so High - 20 dez 74


Em ordem de Produção :

01 The Good Seeds

02 The Gladiators

03 Escape From Tomorrow 

04 The Legacy

05 The Trap 

06 The Cure  

07 The Liberador 

08 Tomorrow's Tide 

09 The Surgoen 

10 The Decpetion 

11 The Horse Race 

12 The Interrogation 

13 The Tyrant 

14 Up Above the World so High 


Primeiras Exibições no Brasil (Sábados (21hs) entre dezembro de 1975 e março de 1976)

Fuga do Amanhã - 01 dez 75

Os Gladiadores - 08 dez 75 

A Cura - 15 dez 75 

As Boas Sementes - 22 dez 75 

A Herança - 29 dez 75 

A Maré de Amanhã - 05 jan 75 

O Cirurgião - 12 jan 76 

O Logro - 19 jan 76

Corrida de Cavalos - 26 jan 76 

O Interrogatório - 02 fev 76 

O Tirano - 09 fev 76 

O Libertador- 16 fev 76 

O Eterno Homem Voador - 23 Fev 76 

A Armadilha - 08 Mar 76 



Filmografias Parciais

Roddy McDowall (1928-1998)









A Força do Amor (1939); Como Era Verde o Meu Vale (1941); A Força do Coração (1943); As Chaves do Reino (1944); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Punhos da Liberdade (1952); A Teia de Renda Negra (1960); Cleópatra (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); O Carrasco de Pedra (1967); O Planeta dos Macacos (1968); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); O Destino do Poseidon (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); A Casa da Noite Eterna (1973); Planeta dos Macacos (seriado 1974); Viagem Fantástica (seriado 1977);  Círculo de Ferro (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Assassinato num Dia de Sol (1982); Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983) Os Donos do Amanhã (1984); A Hora do Espanto (1985); Morte no Inverno (1987); Um Salto para a Felicidade (1987); A Hora do Espanto 2 (1988); Shakma: A Fúria Assassina (1990); Convite Para a Morte (1991); Confusão em Dobro (1992); As Areias do Tempo (1992; Reflexo do Demônio 2 (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Ensina-me a Viver (1995); A Última Festa (1996); As Novas Aventuras de Mowgli (1997); Something to Believe In (1998); Loss of Faith (1998)


Ron Harper (1936)







Wendy and Me (seriado 1964–1965), Garrison's Gorillas (seriado 1967–1968), Planeta dos Macacos (seriado 1974), O Elo Perdido (seriado 1976), O Ultimato (1982), Pearl Harbor (2001), Meu Melhor Inimigo (1998), Armadilha de Vidro (2005), Páginas de uma Vida (2005), Kidnapped: The Hannah Anderson Story (2015) e participação em várias séries


James Naughton (1945)







O Homem que Eu Escolhi (1973), Planeta dos Macacos - série (1974), Diary of the Dead (1976), The Bunker (1981), Alguém Espia nas Trevas (1982), Parole (1982), Trauma Center (seriado 1983 - 13 episódios), Olhos de Gato (1985), Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985), Resgate Fatal (1988), O Preço da Paixão (1988), Um Homem Chamado Guy Hanks (1994), Os Pássaros 2 (1994), Enlouquecendo Meu Guarda-Costas (1996), O Clube das Desquitadas (1996), O Regresso (1996), Liberty! The American Revolution (1997), 24 Horas Para Morrer (1999), Um Bebê a Caminho (2000), Ally McBeal: Minha Vida de Solteira (seriado 1999-2001 - 4 episódios), Uma Garota Irresistível (2006), Sedução em Manhattan (2007), Clear Blue Tuesday (2009), Gossip Girl: A Garota do Blog (seriado 2009–2012 10 episódios), Caribe: A Trajetória de Worricker (2014), Mercado de Capitais (2016) e participação e várias séries


Mark Lenard (1924-1996)








Family Classics: The Three Musketeers (1960), O Poder e a Glória (1961), Jornada nas Estrelas (seriado 1966-1967  2 episódios), A Maior História de Todos os Tempos (1965), A Marca da Forca (1968), E as Noivas Chegaram (seriado 1968–1970), Missão Impossível (seriado 1966–1970 4 episódios), Domingo Violento (1970), O Dramático Acerto de Contas (1973), Planeta dos Macacos - Série (1974), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Havaí Cinco Zero (seriado 1969–1977 4 episódios), Jornada nas Estrelas: O Filme (1979), Grandes Heróis da Bíblia (seriado 1978 3 episódios), Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986), Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1990-1991 2 episódios), Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991) e participação em várias séries


Booth Colman (1923-2014)







O Rio da Aventura (1952), Júlio César (1953), Ao Rugir da Metralha (1953), O Segredo dos Incas (1954), O Mundo em Perigo (1954), A Morte Ronda o Espetáculo (1954), A Farra dos Malandros (1954), No Domínio do Vício (1954), O Cálice Sagrado (1954), O Filho Pródigo (1955), O Tesouro de Barba Rubra (1955), A Fera de Budapeste (1958), Quadrilha de Assassinos (1958), A Mulher do Século (1958), Espinhos da Carne (1960), Os Comancheros (1961), O Destino é o Caçador (1964), O Preço da Ambição (1964), Bandoleiros do Arizona (1965), Bonanza (1962–1966 4 episódios), Crime Perfeito? (1970), A Grande Esperança Branca (1970), Planeta dos Macacos - Série (1974), Degraus para o Passado (1976), U-2 - Vôo Clandestino (1976), Norma Rae (1979), Rocky Marciano (1979), General Hospital (seriado 1983 20 episódios), Destino: América (1987), Míssil Mortal (1988), De Volta ao Jardim Secreto (2000), O Amor Custa Caro (2003) e participações em várias séries



Fontes Consultadas dos filmes e da Série:

Revista Agente DVD (2008)

Revistas American Cinematograapher 

Revistas Castle of Frankestein 

Revistas Chiller Theatre 

Revistas Cinefantastique 

Revistas Cinemagic 

RevistasCult Movies 

The Definitive Science Fiction Television Encyclopedia 

Revista Tv Séries (2000)

Revistas Epi-log  (1993)

RevistasFamous Monsters

Revistas Fangoria (1980 e 2011)

Revistas Fantastic filmes

Jornal o Globo

Jornal do Brasil

Revistas Fantastic Voyagers 

Revistas Filmfax

Revistas Films in Review

Revistas Hollywood Studio Magazine

Revistas Look-in 

Revistas Scarlet Street

Revistas Starlog Magazine

Revistas Scifi- Entertainment

4 comentários:

  1. Mesmo sendo claro que a série possui uma trama mais simples que os filmes, sendo mais voltada à aventura que ficção, é meu produto favorito da franquia.
    Creio que o simpático trio de protagonistas funciona muito bem, assim como as situações de "fuga da semana" possuem um clima que prende a atenção durante os 50 minutos de cada episódio. Uma pena ter sido cancelada com apenas 14 episódios, pois poderia render bem mais, caso a trama inicial fosse retomada mais adiante.
    Parabéns por mais uma matéria repleta de informações e curiosidades. Sucesso ao blog!

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  2. Boa Noite Blog Clássicos na Tv.
    Desculpe a demora em postar seu comentário e respondê-lo. Só agora acessei o blog.
    Eu assisti na primeira exibição pela Globo e a série me conquistou. Não tinha idade para assistir aos filmes no cinema, vendo-os quando passaram na tevê. Décadas depois, a grata surpresa de ver que o SBT reprisava a série. Atualmente vem sendo exibida pela Rede Brasil junto com outras séries clássicas. Mesmo agora, revendo episódio por episódio, ainda penso que a série merecia uma chance de uma segunda temporada, mas como você bem disse : retomando os elementos iniciais da série e, até podendo intercalar com alguns "fuga da semana". Mas a colocação da série no "horário da morte" das series, sextas , 20hs, foi determinante para ela não seguir em frente . Roddy McDowall disse em entrevista que público tinha, mas não o que a emissora e os patrocinadores queriam. Se tivessem posicionado a série nos sábados pela manhã nos EUA (os famosos "saturday morning tv show" como os americanos gostam de falar) acredito que a série teria outro destino. Uma pena. Muito obrigado por mais este comentário e seja bem-vindo a retornar, um grande abraço. Sucesso ao Blog Clássicos na TV !

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  3. Luís, td bem?
    Tenho que iniciar dizendo que, embora a série não tenha me causado uma impressão especial, a achava boa e me surpreendi descobrindo que foram apenas 14 episódios. O meu preferido é A Maré de Amanhã. Também achei muito legal conhecer o material produzido por Rod Starling ( esse tinha uma imaginação infinita, um dia vou pesquisar para saber mais sobre o homem por trás da obra ).
    Aguardo os quadrinhos, estou curioso.
    Um abraço!

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    1. Olá Mario. Tudo bem ?
      Particularmente, gostava dessa série. Como era comum as emissoras exibirem a séries e depois repassarem os episódios regularmente, a impressão que ficava é de que haviam muito mais episódios. Quando não se pensava em internet, como a conhecemos hoje, mal sabíamos qual era a ordem correta dos episódios, se tinham outras temporadas ... muitas não eram compradas pelas emissoras por aqui e parecia que o seriado tinha acabado. E quando reexibiam fora de ordem tudo ficava mais confuso. O Planeta dos Macacos, no Brasil, por exemplo, não seguiu a ordem. "A Armadilha" foi exibido por último.
      Esse material do Rod Sterling não foi fácil de fazer: encontrar, ler em inglês, traduzir e sintetizar (caso contrário ficaria imenso).
      Quanto aos quadrinhos, virão depois da análise do desenho que fez uma mistura com o livro e com os filmes criando-se algo bem diferente (mas não necessariamente melhor). Pena que animação foi muito pouco aprimorada (quase uma desenho "desanimado" ). Já o roteiro de Sterling também foi lançado em HQ e será comentado quando publicar.
      Acredito que os quadrinhos ainda demorem um pouco (muito material que estou pesquisando e com certeza há outros que não encontrei, muitos países publicaram), mas preciso terminar os desenhos primeiro. Encerrarei o ciclo com os quadrinhos e voltarei aos filmes habituais (talvez surjam alguns curtas). Mais para frente, publicarei o Planeta dos Macacos (2001) e quando sair o último dessa nova franquia (ano que vem) farei uma análise dos que ainda não fiz.
      Muito obrigado por sempre comentar, volte sempre e um Grande Abraço

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