quarta-feira, 6 de maio de 2020

LEGADO NOS OSSOS / LEGADO EN LOS HUESOS (2019) - ESPANHA / ALEMANHA


FANTASMAS DO PASSADO

Um ano se passou após os eventos ocorridos em “O Guardião Invisível” (2017). Amaia (Marta Etura) está grávida e procura deixar pra trás o que passou em Elizondo. Começa o julgamento de Jasón Medina (Amaruk Kayshapanta), padrasto de Johana, acusado de estuprar e matar a jovem seguindo o modus operandi do assassino apelidado de Basajaun, mas Medina comete suicídio deixando uma palavra em sangue: "Tarttalo".


Depois de quatro meses, Amaia volta ao trabalho e já recebe um caso intrigante: em uma igreja são deixados, perto do altar, ossos de crianças que a igreja acredita ser obra de um antigo grupo pagão que entrou no passado em conflito com a igreja. Enquanto isso casos de suicídios com a palavra "Tarttalo" aumentam. Aimaia terá que resolver dois mistérios que podem estar ou não interligados e lidar com os fantasmas do seu passado quando percebe que as pessoas próximas a ela podem estar correndo grande perigo.


Segundo filme de uma série espanhola prevista (por enquanto) para três, o próximo deve estrear agora em junho. Legado nos Ossos, apesar da Netflix colocar como uma aventura independente, necessita sim ter conhecimento do primeiro filme, pois algumas situações tem uma continuidade e são fundamentais para um pleno entendimento. Um exemplo é o relacionamento de Amaia com a mãe: novos flashbacks são revelados e começamos a entender porque apenas a investigadora, dentro da família, era motivo de tamanha crueldade. E sua mãe (Susi Sánchez), que continua a odiá-la ainda mais, passará a ter uma participação maior nessa trama a partir do momento em que é transferida para um hospital da igreja e mistérios começam a vir à tona.


Apesar de levemente inferior, esse segundo exemplar continua bem eficiente graças a direção segura do diretor Fernando González Molina que novamente a frente da franquia consegue dar a liga que a estória precisava (ponto para os produtores que não trocaram de diretor). A bela fotografia cinza, bem de acordo com a atmosfera sombria e chuvosa, dá uma sensação de angústia que permeia a personagem e entra em definitivo na estória quando o rio próximo começa a subir isolando a vila, enquanto Amaia tenta caçar o assassino novamente, com a ajuda de seu colega Nene (Etxaide Jonan). Dentro dessa trama temos um juiz (Leonardo Sbaraglia) que tenta dar suporte às ações da investigadora; um padre doutor (Imanol Arias) que se torna um dos responsáveis por investigar o caso de sua mãe, apesar de não agradar a Amaia tal auxílio; um antigo caso de bruxas que habitavam o local e uma caverna cheia de ossos de crianças e jovens. Há um novo serial killer e a investigadora acredita que agia há muito tempo sem o conhecimento da polícia. Cabe a Amaia traçar o seu perfil e prendê-lo e ele pode estar mais próximo da investigadora do que ela imagina. Ao contrário do primeiro filme os elementos fantásticos tem um porquê dentro da estória, num local onde os rituais pagãos parecem que, na verdade, nunca terminaram.


Quanto ao elenco, Marta Etura continua excelente, embora visualmente diferente, à frente de sua determinada personagem. A entrada de novos personagens manteve a estória interessante onde quem se destaca é Susi Sánchez como a louca mãe de Amaia, quando surge em cena o filme cresce. O restante do elenco funciona dentro da trama e alguns voltam como a irmã Flora, a Tia e o marido de Amaia.


Produção da Netflix, Legado nos Ossos explica e dá continuidade aos elementos mostrados em O Guardião Invisível e já nos deixa com um sabor de “quero mais “ para o terceiro filme: “Ofrenda a la Tormenta ”, onde um elemento chave lançado neste filme deverá ser concluído no próximo.  Um bom filme que mostra a força do cinema espanhol que, nas últimas décadas vem apresentando obras que valem a pena a ser descobertas, principalmente por aqueles que julgam que somente produções americanas são capazes de produzir bons filmes de suspense investigativo.

Trailer:





Cartaz:


















Filmografia Parcial:

Marta Etura







El caballero Don Quijote (2002); La vida de nadie (2002); Frío sol de invierno (2004); Azul Escuro Quase Preto (2006); Flores Negras (2009); Cela 211 (2009); Eva - Um Novo Começo (2011); Enquanto Você Dorme (2011); O Impossível (2012); Os Últimos Dias (2013); O Homem das Mil Caras (2016); O Guardião Invisível (2017); Legado nos Ossos (2019); Oferenda à Tempestade (2020)

Leonardo Sbaraglia







La Noche de los Lápices (1986); Música Feroz (1993); Caballos Salvajes (1995); Carlos Monzón, el Segundo Juicio (1996); Cinzas do Paraíso (1997); Intacto (2001); Deseo (2002); Utopia (2003); Carmen (2003); Cleópatra (2003); A Prostituta e a Baleia (2004); Oculto (2005); Salvador (2006); Concursante (2007); Diário Proibido (2008); Las Viudas de los Jueves (2009);  Sin retorno (2010); Poder Paranormal (2012); O Que os Homens Falam (2012); O Silêncio do Céu (2016); Dor e Glória (2019);  Legado nos Ossos (2019); Oferenda à Tempestade (2020); Origens Secretas (2020); Hoy se Arregla el Mundo (2021)

Francesc Orella







Asalto al Banco Central (1983); Ponte de Varsóvia (1990); Terra e Liberdade (1995); Subjúdice (1998); Yoyes (2000); Clara y Elena (2001); Utopia (2003); Segundo Asalto (2005); Caravaggio (2007); Os Olhos de Júlia (2010); Terra baixa (2011); Silencio en la Nieve (2011); Estrela Cadente (2014); Truman (2015); Lasa y Zabala (2014); Carlos, Rey Emperador (seriado 2015); Um Contratempo (2016); O Guardião Invisível (2017); Brava (2017); Matar a Dios (2017); Durante a Tormenta (2018); Elisa y Marcela (2019); Legado nos Ossos (2019); La Vampira de Barcelona (2020); Merlí (seriado 2015 a 2018); Durante a Tormenta (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre