LEGADO NOS OSSOS / LEGADO EN LOS HUESOS (2019) - ESPANHA / ALEMANHA
FANTASMAS DO PASSADO
Um ano se passou após os eventos ocorridos em “O Guardião Invisível” (2017). Amaia (Marta Etura) está grávida e procura deixar pra trás o que passou em
Elizondo. Começa o julgamento de Jasón Medina (Amaruk Kayshapanta), padrasto de Johana, acusado de
estuprar e matar a jovem seguindo o modus operandi do assassino apelidado de
Basajaun, mas Medina comete suicídio deixando uma palavra em sangue:
"Tarttalo".
Depois de quatro meses, Amaia volta ao trabalho e já
recebe um caso intrigante: em uma igreja são deixados, perto do altar, ossos de
crianças que a igreja acredita ser obra de um antigo grupo pagão que entrou no
passado em conflito com a igreja. Enquanto isso casos de suicídios com a
palavra "Tarttalo" aumentam. Aimaia terá que resolver dois mistérios
que podem estar ou não interligados e lidar com os fantasmas do seu passado
quando percebe que as pessoas próximas a ela podem estar correndo grande
perigo.
Segundo filme de uma série espanhola prevista (por
enquanto) para três, o próximo deve estrear agora em junho. Legado nos Ossos,
apesar da Netflix colocar como uma aventura independente, necessita sim ter conhecimento
do primeiro filme, pois algumas situações tem uma continuidade e são
fundamentais para um pleno entendimento. Um exemplo é o relacionamento de Amaia
com a mãe: novos flashbacks são revelados e começamos a entender porque apenas
a investigadora, dentro da família, era motivo de tamanha crueldade. E sua mãe (Susi Sánchez),
que continua a odiá-la ainda mais, passará a ter uma participação maior nessa
trama a partir do momento em que é transferida para um hospital da igreja e
mistérios começam a vir à tona.
Apesar de levemente inferior, esse segundo exemplar
continua bem eficiente graças a direção segura do diretor Fernando González
Molina que novamente a frente da franquia consegue dar a liga que a estória
precisava (ponto para os produtores que não trocaram de diretor). A bela
fotografia cinza, bem de acordo com a atmosfera sombria e chuvosa, dá uma
sensação de angústia que permeia a personagem e entra em definitivo na estória
quando o rio próximo começa a subir isolando a vila, enquanto Amaia tenta caçar
o assassino novamente, com a ajuda de seu colega Nene (Etxaide Jonan). Dentro
dessa trama temos um juiz (Leonardo Sbaraglia) que tenta dar suporte às ações da investigadora; um
padre doutor (Imanol Arias) que se torna um dos responsáveis por investigar o caso de sua mãe,
apesar de não agradar a Amaia tal auxílio; um antigo caso de bruxas que
habitavam o local e uma caverna cheia de ossos de crianças e jovens. Há um novo
serial killer e a investigadora acredita que agia há muito tempo sem o
conhecimento da polícia. Cabe a Amaia traçar o seu perfil e prendê-lo e ele
pode estar mais próximo da investigadora do que ela imagina. Ao contrário do
primeiro filme os elementos fantásticos tem um porquê dentro da estória, num
local onde os rituais pagãos parecem que, na verdade, nunca terminaram.
Quanto ao elenco, Marta Etura continua excelente, embora
visualmente diferente, à frente de sua determinada personagem. A entrada de
novos personagens manteve a estória interessante onde quem se destaca é Susi Sánchez como
a louca mãe de Amaia, quando surge em cena o filme cresce. O restante do elenco
funciona dentro da trama e alguns voltam como a irmã Flora, a Tia e o marido de Amaia.
Produção da Netflix, Legado nos Ossos explica e dá continuidade aos elementos
mostrados em O Guardião Invisível e já nos deixa com um sabor de “quero mais “
para o terceiro filme: “Ofrenda a la Tormenta ”, onde um elemento chave lançado
neste filme deverá ser concluído no próximo. Um bom filme que mostra a força do cinema
espanhol que, nas últimas décadas vem apresentando obras que valem a pena a ser
descobertas, principalmente por aqueles que julgam que somente produções
americanas são capazes de produzir bons filmes de suspense investigativo.
Trailer:
Cartaz:
Filmografia Parcial:
Marta Etura
El caballero Don Quijote (2002); La vida de nadie (2002);
Frío sol de invierno (2004); Azul Escuro Quase Preto (2006); Flores Negras
(2009); Cela 211 (2009); Eva - Um Novo Começo (2011); Enquanto Você Dorme
(2011); O Impossível (2012); Os Últimos Dias (2013); O Homem das Mil Caras
(2016); O Guardião Invisível (2017); Legado nos Ossos (2019); Oferenda à
Tempestade (2020)
Leonardo Sbaraglia
La Noche de los Lápices (1986); Música Feroz (1993);
Caballos Salvajes (1995); Carlos Monzón, el Segundo Juicio (1996); Cinzas do
Paraíso (1997); Intacto (2001); Deseo (2002); Utopia (2003); Carmen (2003);
Cleópatra (2003); A Prostituta e a Baleia (2004); Oculto (2005); Salvador
(2006); Concursante (2007); Diário Proibido (2008); Las Viudas de los Jueves
(2009);Sin retorno (2010); Poder
Paranormal (2012); O Que os Homens Falam (2012); O Silêncio do Céu (2016); Dor
e Glória (2019);Legado nos Ossos
(2019); Oferenda à Tempestade (2020); Origens Secretas (2020); Hoy se Arregla
el Mundo (2021)
Francesc Orella
Asalto al Banco Central (1983); Ponte de Varsóvia (1990);
Terra e Liberdade (1995); Subjúdice (1998); Yoyes (2000); Clara y Elena (2001);
Utopia (2003); Segundo Asalto (2005); Caravaggio (2007); Os Olhos de Júlia
(2010); Terra baixa (2011); Silencio en la Nieve (2011); Estrela Cadente (2014);
Truman (2015); Lasa y Zabala (2014); Carlos, Rey Emperador (seriado 2015); Um
Contratempo (2016); O Guardião Invisível (2017); Brava (2017); Matar a Dios
(2017); Durante a Tormenta (2018); Elisa y Marcela (2019); Legado nos Ossos (2019);
La Vampira de Barcelona (2020); Merlí (seriado 2015 a 2018); Durante a Tormenta (2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos. Obrigado por visitarem minha página. Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises. Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog. Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder. Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados Bem-vindos. Cinéfilos Para Sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre