quarta-feira, 6 de maio de 2020

O GUARDIÃO INVISÍVEL / EL GUARDIÁN INVISIBLE (2017) - ESPANHA / ALEMANHA


GRATA SURPRESA

Amaia Salazar (Marta Etura de "Cela 211") é uma investigadora treinada pelo FBI, designada para investigar um caso de uma jovem de 13 anos assassinada e largada nua na floresta de Baztan, em Pirinéus, no nordeste da Espanha. Tudo indica que a jovem foi vítima de um psicopata, mas Amaia acredita que o caso é mais complexo: está diante de um serial Killer que criou um ritual para o assassinato e deixou um pedaço de doce no corpo da vítima. Logo surge outro caso e a inspetora e sua equipe terão que correr contra o tempo para impedir que o assassino em série faça novas vítimas. Amaia, que nasceu na  aldeia de Elizondo ,acaba por ter que reencontrar a família que deixara para trás: uma tia que a ama e uma irmã que a despreza.
  


A imprensa e a população local passam a classificar o autor dos crimes como sendo trabalho de um “Basajaun”, um “Espírito da Floresta”, de acordo com os mitos bascos, mas a jovem detetive é cética quanto a estes mitos pagãos que perduram no local, sabendo estar diante de um caso espinhoso. Enquanto começa a montar o quebra-cabeças e encontrar pistas que levem ao assassino, as lembranças de sua dolorosa infância e sua relação com sua cruel mãe vem à tona atrapalhando o seu discernimento sobre o caso.

  
Lançamento da Netflix, O Guardião do Invisível (El Guardián Invisible) é a primeira produção baseada na trilogia de Dolores Redondo cujo primeiro livro foi lançado em 2015 se tornando um sucesso traduzido para 22 idiomas. Os produtores da ótima  franquia sueca “Millenium” perceberam o potencial da obra e resolveram lança-la nos cinemas espanhóis. Mas o filme quase sofreu um revés quando uma de suas atrizes, Miren Gaztanaga (que faz a jovem Rosário), em um programa basco, teria dito que os “espanhóis eram caipiras” (os bascos pregam a separação da Espanha e uma pátria independente) o que imediatamente gerou polemica e pedidos de boicote ao filme, mesmo que atriz tenha tido um papel bem secundário na estória.


O filme junta elementos bem interessantes sem prejudicar a narrativa e enquanto a acompanhamos Amaia e Nene (Etxaide Jonan), seu parceiro de investigação, vemos flashbacks da terrível infância de Amaia sendo brutalizada pela mãe (Susi Sánchez de "A Pele Que Habito") e obrigando o pai a deixa-la sobre os cuidados da carinhosa Tía Engrasi (Itziar Aizpuru) que a salvou. Alias sua tia parece conhecer muito sobre a cultura pagã que cerca o local. Joga cartas de Tarô, acredita que realmente há uma presença sobrenatural na floresta e que Amaia corre grande perigo. O filme se passa praticamente sob uma forte chuva torrencial que não esconde as belas paisagens do local. Mas o maior problema de Amaia é sua irmã mais velha Flora (Elvira Mínguez), que administra a padaria da família e a culpa por sair de casa e largar a mãe (que é considerada louca e está em um hospital) aos seus cuidados. E tudo vai se complicando quando a investigação começa a mostrar que, dentre as várias padarias que produzem o bolo encontrado nas vítimas, poucas tem um ingrediente peculiar, e a de Flora é uma delas, o que acirra ainda mais a animosidade entre elas. Amaia ainda tem outra irmã e vive com o marido Benn Northover (James Westford de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2"), cuja origem não é descrita no filme, mas eles basicamente usam o idioma inglês para se comunicar.
  


Mas não se enganem, O Guardião do Invisível é bem dirigido, guardando para o final o mistério sobre as mortes (nada de entregar logo de início o assassino(a)); tem cenas bem fortes quanto as mortes; um relacionamento assustador da pequenina Amaia com a mãe e um forte suspense voltado ao horror. Para quem gosta de filmes de investigações e deduções é um prato cheio. Quanto a questão sobrenatural foi uma adição que pouco influencia no filme e se fosse suprimida não faria diferença, está ali mais para mostrar as crenças locais de um lugar já foi tido até como um vilarejo de bruxas.


O Guardião Invisível é uma grata suspeita por ser sólido em seu desenvolvimento e sua conclusão. Gerou uma continuação direta chamada “Legado nos Ossos” (2019) (já disponível na plataforma Netflix) que explica as lacunas deixadas por este filme, nos mostrando um pouco mais sobre a terrível infância de Amaia e uma nova série de mortes que a levarão mais fundo na descoberta da comunidade que vivera quando nova e das coisas “varridas para debaixo do tapete”, além  do terceiro filme chamado "Ofrenda a la tormenta" (2020) a ser lançada em junho deste ano.

Trailer;




Cartaz:



















Trilha Sonora:
Espérame en el cielo - Antonio Machín
Agur jaunak - Jesús Baylón y Jaime Viguria
Circus parade - Jason Gloyer


Curiosidades:
Na mitologia basca, Basajaun (Senhor dos Bosques) é uma enorme criatura hominídea e peluda que habita os bosques. Eles foram pensados para construir megálitos, proteger rebanhos de gado e ensinar habilidades como agricultura e ferro para humanos.

Um bolo chanchigorri é uma pastelaria espanhola, muito comum na culinária de Navarra. Estas sobremesas redondas são tradicionalmente feitas no momento do abate de porcos. Seus principais ingredientes são carne de porco frita, banha de porco, massa de pão e açúcar. 
[Espanhol: torta de chanchigorri. Basco: txantxigorri opila. Também escrito txantxigorri ou chalchigorri.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre