quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PARASITA / GISAENGCHUNG / PARASITE (2019) - COREIA DO SUL




DIFÍCIL DE SE CLASSIFICAR, MAS FÁCIL DE SE ADMIRAR
(o texto contém spoilers)

Kim Ki-woo (Choi Woo-sik) e sua família vivem bem perto da pobreza, em uma casa abaixo da linha da rua, em um bairro sul coreano. Dobram caixas de pizzas para uma empresa, percorrem a pequena casa a procura de um sinal de wi-fi disponível e deixam abertas as janelas quando o bairro está sendo fumigado para assim acabar com seus próprios problemas com insetos. A vida da família está prestes a ser transformada quando um amigo do jovem viaja para os Estados Unidos a estudos e o indica para substituí-lo como professor de inglês de uma jovem de quem se apaixonara. Sem possuir os requisitos básicos, Kim muda o nome para Kevin, forja um diploma e convence a dona da casa, Sra Park (Jo Yeo-jeong), de que possui habilidades na língua começando a dar aulas para Park Da-hye (Jung Ziso) que imediatamente se apaixona por ele.



Kim percebe uma maneira de tirar sua família da incômoda situação financeira que se encontra: ele indica a irmã como se fora uma amiga, que passa a usar o nome de Jessica (Park So-dam), para ser tutora do pequeno filho de Sra Park: Da-song (Jung Hyeon-jun). Em pouco tempo a dupla consegue treinar seus pais em gestos e atitudes e estes também são empregados sem revelarem seus verdadeiros parentescos. A família parece enfim ter encontrado um paraíso, mas as coisas começam a dar terrivelmente errado.


Parasita é um filme difícil de ser classificado: começa com uma comédia / sátira, passa para uma crítica social evoluindo para o trágico, tudo de uma forma bem linear em um roteiro muito bem escrito e uma fotografia (por Kyung-pyo Hong) muito inspirada. Temos uma família que vive quase abaixo do limite da pobreza, talvez a analogia de morarem abaixo da rua. Kim Ki-woo consegue o emprego se passando por algo e alguém que não é. Ele é sorridente, bajulador, manipulador... sabe o que a Sra Park quer do novo professor e sabe dizer as palavras certas que ela deseja ouvir. Ele consegue um emprego para a irmã, ótima falsificadora de diplomas como o pai mesmo elogiara, que se passa por uma professora de artes convencendo a dona da casa  de que seu filho é um talento para as artes (qual mãe não quer ouvir isso). A Sra Park, ingenuamente,  não confere as credenciais dos jovens que astutamente conseguem mandar embora o motorista da família e colocar seu pai desempregado (o ator  Song Kang-ho) no lugar, além de mandarem a governanta (a atriz Lee Jung-eun) de anos com a família para a rua através de um vil ardil. Agora tempos filhos, pai e mãe infiltrados, parasitando aquela família para qual começaram a trabalhar. E Ki-woo & Cia conseguem cruzar o limiar para outro mundo.


O diretor Bong Joon Ho de filmes como "O Hospedeiro" e "Expresso do Amanhã" quer mostrar mais, seja através de diálogos ou situações: vemos a família rica acima, nas colinas, e a de Ki-woo vivendo em bairro pobre frente a inundações da chuva; os espaços limpos e vazios da casa do Sr Park contrastam com o apartamento sujo e apertado da família de Kim; vemos a família dobrar as enormes pilhas de caixas de pizza (em sua cozinha imunda) para ganhar uma ninharia do restaurante;   Sr Park elogia seu novo motorista por não "cruzar a linha", nesse momento podemos ver o distanciamento imposto pelas elites sociais;  os ricos sobrevivendo do trabalho dos pobres, aqui retratados na família de Kim; de certa maneira ao entregarem suas vidas a terceiros a família Park também parasita em torno da família de Kim virando quase uma simbiose, um dependendo do outro; o diretor trabalha muito bem os sentimentos que os contratados adquirem de seus contratantes: uma mistura de respeito e desprezo; outra lição que nos é mostrada é que  muitos creem que para subirem neste mundo, alguém precisa ser derrubado. Tudo para mostrar um sistema que cria, nutre e divide as pessoas em classes. E como esquecer o comentário do Sr Park quanto ao odor do pai de Kim ? - é o cheiro da pobreza em si, um comentário que dói mais na alma do que a infeliz condição social. Há muitos outros elementos contidos nessa obra e poucas linhas para dissecá-las. Interessante notarmos que numa nação mostrada como tendo excelência no ensino os jovens sonhem estudar e voltar com um diploma americano que os destaque dos demais, além de mostrar que a Coreia do Sul também possui seus contrastes sociais como qualquer outro país.


Parasita, que concorre a 6 Oscar, é um filme acima da média e não por acaso concorre ao Oscar de Melhor Filme. A história é muito interessante e os personagens envolventes. Enquanto assistimos temos a impressão de saber para a onde o filme se encaminha e o diretor  nos surpreende dando uma guinada na história ao apresentar um final bem diferente do tradicional e aí pode ser um problema: há os que gostarão e os que não se identificarão com a proposta mostrada, mas não há como ficar indiferente. Uma boa oportunidade para assistirmos a um bom filme fora do circuito hollywoodiano e europeu.

Trailer:



Curiosidades:
Primeiro filme coreano a vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A ideia para Parasita existe desde 2015; o roteiro final foi escrito em três meses e meio.

Filmado em 77 dias.

Primeira produção coreana de Bong Joon Ho desde "Mother - A Busca Pela Verdade" (2009).

As "Pedras de Estudo" ou "Rochas da Paisagem" são conhecidas como "suseok" em coreano, têm uma história profunda no leste da Ásia. O pai do diretor os colecionou quando era mais jovem. A prática de coletar essas pedras de formas atraentes data de milhares de anos, mas elas se tornaram um elemento da sociedade coreana durante a dinastia Joseun (1392-1897), quando eram comumente exibidas nas mesas de escrita de estudiosos confucionistas - daí seu nome em inglês: "pedras de estudo".

Terceira colaboração do diretor Bong Joon Ho e do diretor de fotografia Kyung-pyo Hong. Hong também foi o diretor de fotografia do cinema coreano do ano passado em Cannes, "Em Chamas" (2018).

Para Joon-ho Bong, Parasita é uma tragicomédia que retrata o humor, o horror e a tristeza que surgem quando você deseja viver uma vida próspera juntos, mas depois se depara com a realidade de quão difícil isso pode ser.

Por causa de seu respeito e fascínio pela cinematografia em preto e branco, o diretor / escritor Bong anunciou que relançaria seu aclamado filme em apenas uma versão em preto e branco em janeiro de 2020. Esta apresentação especial de "Parasite" estava planejada para estrear em Roterdã. Film Festival, com exibição nos EUA em Nova York e Los Angeles.

Concorrendo ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem. O elenco principal venceu  o principal prêmio do SAG Awards 2020.

Cometário de Joon-ho Bong para o filme: "Para pessoas de diferentes circunstâncias, viverem juntas no mesmo espaço não é fácil. É cada vez mais neste mundo triste que relacionamentos humanos baseados na coexistência ou simbiose não podem se sustentar, e um no meio desse mundo, quem pode apontar o dedo para uma família em dificuldades, travando uma luta pela sobrevivência e chamá-los de parasitas? Não é que eles eram parasitas desde o início. Eles são nossos vizinhos, amigos e colegas, que foram simplesmente empurrados à beira de um precipício.Como uma representação de pessoas comuns que caem em uma comoção inevitável, este filme é: uma comédia sem palhaços, uma tragédia sem vilões, todos os principais a um emaranhado violento e a mergulhar de cabeça nas escadas. Todos estão convidados para esta tragicomédia incontrolável e feroz ".

A música que toca em segundo plano quando os Kims se apossam da casa de Park é "In ginocchio da te", de Gianni Morandi. Na década de 1960, Morandi era uma estrela nos filmes italianos do "musicarello": geralmente era um gênero de comédia, focado nas diferenças entre classes pobres e ricas, assim como Parasite.

 
Cartazes: 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre