quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO / MARRIAGE STORY (2019) - ESTADOS UNIDOS




HISTÓRIA DE UM DIVÓRCIO

Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) são um casal artístico que reside no Brooklyn, Nova York, com o filho Henry (Azhy Robertson) de 8 anos.  Charlie é um talentoso diretor de peças teatrais "off Broadway"(fora do circuito da Broadway), cuja principal atriz e peça vital de suas obras fora sempre a jovem esposa. Nicole recebe uma proposta para trabalhar em um piloto de seriado e se muda para Los Angeles (mudara de Los Angeles para morar com o marido), para a casa onde moram sua irmã (Merritt Wever) e a mãe (Julie Hagerty), levando junto o pequeno Henry. O casal, já em crise, optara por uma separação consensual e informal sem a intervenção de advogados. Quando Nicole resolve contratar a advogada Nora Fanshaw (Laura Dern) para representá-la no processo, a situação se transforma em uma ruptura devastadora onde mágoas, desilusões e angústias virão à tona de uma forma imprevisível.


História de um Casamento, título bem irônico para o que deveria se chamar "História de um Divórcio" não é um filme para todo o tipo de público, ele é melhor assimilado por quem está passando por uma crise conjugal ou passou por um processo de separação. E até existe um motivo: o diretor Noah Baumbach (Frances Ha) foi casado com a atriz Jennifer Jason Leigh (A Morte Pede Carona) por cinco anos, separando-se em 2013, logo após o nascimento do filho. Em 2005 Noah escreveu e dirigiu "A Lula e a Baleia" que já abordava o processo de separação e o impacto nos filhos (pela perspectiva destes). Agora ele resolve mostrar com mais veemência a questão de uma separação aonde um casal ainda se ama, mas que por diversos motivos já não deslumbra um futuro a dois.


No início do filme vemos o casal com um mediador da separação onde cada um deve dizer o que admira no outro. Nicole não aceita ler seu texto ou escutar a parte de Charlie. É o primeiro indício de que está fragilizada, vulnerável, ela precisa cortar o cordão umbilical que a prende ao marido. Melhor não ouvir, melhor não ficar refém de uma carta e desistir da separação. A chance foi perdida, palavras que poderiam ser ditas serão esquecidas em um papel (serão?). Muita coisa poderia mudar naquele momento e Charlie sabe disso. Ele não quer se separar, mas também não quer mudar e talvez não possa. Se os ventos são favoráveis à esposa também o são para ele nesse momento. Os dois precisam abraçar suas chances. E isso significa trilhar caminhos diferentes. Nicole quer sair das sombras, buscar um reconhecimento que o marido não lhe dera, quer deixar para trás uma vida onde seus interesses, opiniões, carreira e personalidade se tornaram secundários, subordinados aos do marido. Ela que emprestara seu nome e fama, vira o marido crescer em status enquanto sentia sua carreira sendo gradativamente diminuída ao longo do tempo. Já Charlie entende que tirou a esposa de uma carreira em filmes adolescentes frívolos e a deu visibilidade no teatro. Abriu mão de ter atrizes famosas para tê-la como a número um de sua companhia de teatro e não fora reconhecido pelo preço que pagara por essa decisão. Quem está certo afinal? Talvez ambos estejam, no fim das contas.


O filme também tenta colocar como parte do problema os advogados que entram na causa. Nicole contrata Nora (Laura Dern), uma advogada que joga pesado e trabalha em cima das insatisfações e frustrações de seus clientes. Charlie começa a descobrir que custará bem caro essa situação e fica indeciso entre o furioso Jay (Ray Liottta) e o gentil e apaziguador Bert (Alan Alda) que tenta mostrar a Charlie entre histórias engraçadas e piadas que deve ceder para "perder pouco". Só que há mais um elemento na equação: Henry. Ambos querem a guarda. Ambos querem ficar mais tempo com o filho. Henry tem suas preferências, mas os seus desejos pouco importam nesse momento: seus pais entraram em uma guerra onde amor e ódio colidem e o mais insólito vem de uma revelação de Bert a Charlie: ganhando o perdendo a guarda, o dinheiro gasto no processo atrapalhará o investimento nos estudos de Henry no futuro.


Esse ano o Oscar traz para disputa um duelo de interpretações de atores que deram o melhor de si em cena: River Phoenix em "Coringa", O trio Joe Pesci, Al Pacino e Robert De Niro em "O Irlandês"; Jonathan Price e Anthony Hopikns em "Dois Papas" e agora Scarlett Johansson e  Adam Driver verbalizando e expressando corporalmente (o corpo fala é uma expressão mais do que visível aqui !) sentimentos que uma separação dolorosa pode trazer.  Driver e Johansson estão muito bem, mais Laura Dern rouba as cenas com sua advogada que luta para vencer, se promover e alimentar seu ego pouco se importando com sentimentos alheios. Ray Liotta e Allan Alda também brilham, mas o filme é de Dern (indicada ao Oscar pela atuação).


Produção da Netflix indicada a seis Oscar, História de um Casamento, não é um filme fácil, podendo ser devastador de ser assistido. Para outra faixa de espectadores é apenas mais um filme sobre separação e isso pode influenciar na luta pelo Oscar. Mas em nenhum momento é chato. Tem umas transições de tempos que precisam ser observadas atentamente; possui uma direção que (dizem) colocou muito de sua própria história (Noah escreveu e dirigiu) de uma forma imparcial e com uma forte sensação de realismo, contando com um elenco inspirado em sua totalidade. Um filme que depois de terminada a projeção fica na memória por algum tempo.

Trailer:


Curiosidades:

Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original , Melhor Trilha Sonora original

O personagem de Laura Dern é vagamente baseado no advogado de Los Angeles que representou Dern e Scarlett Johansson durante seus respectivos divórcios.

Noah Baumbach, Scarlett Johansson e Laura Dern foram todos divorciados. Adam Driver é filho de pais divorciados.

A performance de Adam Driver de "Being Alive", de Stephen Sondheim, do musical "Broadway", de 1970, na Broadway, foi gravada ao vivo e gravada de uma só vez

Quando Noah Baumbach convidou Scarlett Johansson para se juntar ao filme, sem ele saber, Scarlett estava realmente passando por seu segundo divórcio.

Nenhum diálogo ou momento de hesitação é improvisado na cena da luta no apartamento de Charlie. Tudo foi roteirizado.

Foi idéia de Adam Driver que seu personagem Charlie fosse diretor de teatro.

Os enquadramentos e closes de Quando Duas Mulheres Pecam (1966) foram usados ​​como inspiração.

Adam Driver teve que perfurar a parede 15 vezes devido a várias tomadas. Em um ponto, ele deu um soco com tanta força que quase bateu na parede atrás da parede separatista.

A trilha sonora de Randy Newman foi influenciada pela trilha sonora francesa de George Delerue

o início de sua carreira, Nicole (Scarlett Johansson) estrelou uma comédia de sexo adolescente chamada "All Over the Girl". A ex-mulher de Noah Baumbach, Jennifer Jason Leigh, na qual o personagem de Nicole se baseava, teve um sucesso no início da carreira na comédia de sexo adolescente "Fast Times at Ridgemont High"

O filme Adam Driver assiste enquanto está vestido como O Homem Invisível é A Lenda (1985), de Ridley Scott.

Os brinquedos com os quais Nicole brinca com Henry durante a montagem de abertura são os brinquedos de Guerra nas Estrelas, que são uma referência à conexão de Adam Driver com a Guerra nas Estrelas.

Adam Driver e Laura Dern também co-estrelaram Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (2017), embora não tenham compartilhado cenas do filme.

Folhas com fotos de Guardiões da Galáxia podem ser vistas na cama de Henry, no apartamento de Nova York. O filme é do Universo Cinematográfico da Marvel, bem como o personagem interpretado por Scarlet Johansson, Black Widow.

Adam Driver e Scarlett Johansson fizeram 50 cenas da luta no apartamento de Charlie.

A cena climática de 'luta' entre Adam Driver e Scarlett Johansson foi filmada em 2 dias. Devido à natureza explosiva da cena, a cena inteira foi feita em uma tomada e o par teve que reiniciar a cena para cada nova tomada.

Noah Baumbach consultou advogados de divórcio que praticam de verdade para obter autenticidade no retrato do processo de divórcio na tela. Ele discutiu o roteiro com eles e perguntou aos advogados do divórcio que munição e defesa de caráter eles usariam para Nicole e Charlie.

Vagamente baseado na experiência pessoal de Noah Baumbach de se divorciar de Jennifer Jason Leigh. A experiência de Charlie no relacionamento se assemelha à experiência de Noah, enquanto Nicole deve se assemelhar à experiência de Jennifer no relacionamento. Charlie traindo Nicole com Marry Ann durante o casamento deve se parecer com Noah traindo Jennifer com Greta Gerwig durante as filmagens de O Solteirão (2010).

Na casa da mãe de Nicole, há um artigo de revista com Charlie e Nicole intitulado Scenes From A Marriage. Esta é uma homenagem ao filme de Bergman Cenas de um Casamento Sueco (1974)

A cena inicial é de Nicole subindo as escadas da estação de metrô de NY. Isso representa a ascensão de Nicole no filme. Essa dicotomia é refletida na descendência de Charlie na segunda metade do filme. Charlie é visto sentado no chão, caindo no chão durante a cena da luta e caindo no chão após a perda de sangue.


Cartazes do Filme:
 








Filmografia Parcial:
Adam Driver 

 










Você não Conhece o Jack (2010); J. Edgar (2011); Gayby (2012); Lincoln (2012); Frances Ha (2012); Será Que? (2013); Enquanto Somos Jovens (2014); Sete Dias Sem Fim (2014); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Destino Especial (2016); Paterson (2016); Silêncio (2016); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); Infiltrado na Klan (2018); O Homem que Matou Dom Quixote (2018); O Relatório (2019); Os Mortos Não Morrem (2019); História de um Casamento (2019); Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019); The Last Duel (2020)


Scarlett Johansson:

 







  

Esqueceram de Mim 3 (1997); O Encantador de Cavalos (1998); Encontros e Desencontros (2003); A Ilha (2005); O Grande Truque (2006); A Outra (2008); The Spirit: O Filme (2008); The Avengers: Os Vingadores (2012); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Lucy (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016); A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019); História de um Casamento (2019); Jojo Rabbit (2019); Viúva Negra (2020).

Laura Dern
 

 










Os Três Desejos de Billy Grier (1984); Marcas do Destino (1985); Veludo Azul (1986); O Início do Fim (1989); Coração Selvagem (1990); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Um Mundo Perfeito (1993); Dr. T e as Mulheres (2000); Jurassic Park III (2001); Uma Lição de Amor (2001); Tentação (2004); Império dos Sonhos (2006); Na Trilha do Assassino (2009); Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Mestre (2012); A Culpa é das Estrelas (2014); Quando o Jogo Está Alto (2014); Fome de Poder (2016); Wilson (2017); Pequena Grande Vida (2017); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); F Is for Family  (seriado 2015 a 2018); Vingança a Sangue-Frio (2019); Big Little Lies 9seriado 2017 a 2019);  História de um Casamento (2019); Adoráveis Mulheres (2019); Jurassic World 3 (2021)

Ray Liotta (1954-2022)
 

 










Totalmente Selvagem (1986); Dominick e Eugene (1988); Campo dos Sonhos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Hospital de Heróis (1992); Obsessão Fatal (1992); Fuga de Absolom (1994); Corina, uma Babá Perfeita (1994);Corina, uma Babá Perfeita (1995); Turbulência (1997); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997) Marcas da Vingança (1999); Hannibal (2001); Um Ato de Coragem (2002); Identidade (2003); Revólver (2005); O Crime Perfeito (2005); O Mestre da Vida (2006); A Última Cartada (2006); Motoqueiros Selvagens (2007); Em Nome do Rei (2007); Herói (2008); Território Restrito (2009); Ponto de Partida (2009); O Sentido da Vida (2010); A Morte e Vida de Charlie (2010); A Luta de um Campeão (2011); O Resgate (2011); Rota de Fuga (2012); O Homem da Máfia (2012); O Homem de Gelo (2012); Crimes Cruzados (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); O Mensageiro (2014); O Protetor (2015); Shades of Blue: Segredos Policiais (seriado 2016 a 2018); História de um Casamento (2019)


Alan Alda
 

 










Balada Para Satã (1971); A Ilha Sinistra (1972); Tudo Bem no Ano que Vem (1978); As Quatro Estações do Ano (1981); M*A*S*H (seriado 1972 a 1983); Crimes e Pecados (1989); O Casamento de Betsy (1990); E a Vida Continua (1993); Crime na Casa Branca (1997); O Quarto Poder (1997); Do que as Mulheres Gostam (2000); West Wing: Nos Bastidores do Poder (seriado 2004 a 2006);  O Resgate de Um Campeão (2007); Roubo nas Alturas (2011); Uma Longa Jornada (2015); Ponte dos Espiões (2015); História de um Casamento (2019); Ray Donovan (seriado 2018 a 2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre