Quando o
ser humano não é o caçador
O ser
humano sempre inventou a desculpa da destruição das espécies, ao longo dos
milênios, como uma questão de sobrevivência. Com isso mamutes, leões americanos,
preguiças gigantes, aves e uma infinidade de espécies só existem agora em
museus e livros. Se nos deparássemos com uma criatura que resolvesse nos
eliminar como uma questão de sua própria sobrevivência? Esse pode ser o tema
de "Vida" (Life), filme que o diretor sueco Daniel Espinosa (de "Protegendo
o Inimigo" -2012) tenta seguir para diferenciar de sua óbvia inspiração:
"Alien, O Oitavo Passageiro".
Se você é
um assíduo espectador de filmes se lembrará de uma dezena de filmes (alguns
bons, outros completamente toscos) em que uma tripulação entra em contato com um
ser mortífero de outro planeta que resolve
dizimá-la. E até hoje o filme de Ridley Scott é insuperável: muitos o imitam,
poucos conseguem chegar sequer próximo. "Vida" é o caso de um filme simpático, mas
que não será uma referência.
Você já
deve ter ouvido o termo "colcha de retalhos". Pois é. Quando se pegam
vários elementos de outros filmes e juntam num filme esse termo logo é
lembrado. E referências não faltam: "2001- Uma Odisseia no Espaço", "Gravidade" e o próprio "Alien". Sempre pegando uma coisinha aqui e ali. Para
quem está começando a apreciar filmes e
não possui ainda uma grande quantidade de filmes assistidos, talvez "Vida"
seja mais fácil de ser digerido. Esse filme é bom na proporcionalidade com que
já se tenha visto produções similares. Ou seja: pode ser um bom filme para quem
está começando agora na vida de cinéfilo; um filme razoável se já viu algumas
produções do gênero ou "mais do mesmo" se você já vem ao longo desses 40 anos de
Alien vendo esses tipos de produções. Mas afinal qual o grande atrativo da
produção? Sabe aquela piada que contada de um modo diferente ainda produz gargalhadas
? Seria isso.
Habilmente
o diretor aproveitou um roteiro bem comum e colocou boas doses de suspense, uma
boa ambientação e conseguiu prender a atenção de quem o assiste. Na procura de
conhecimento sobre o solo de Marte, uma equipe de uma estação
espacial de pesquisa se depara com o que seria a descoberta mais importante
dos últimos tempos: vida inteligente. Essa vida vem em estado microscópico
e, aos poucos, começa um crescimento acelerado. A espécie parece querer interagir
de forma amigável com Hugh Derry (Ariyon Bakare), um dos cientistas responsáveis por cuidar da "primitiva espécie". Logo a notícia chega na terra e o
nome "Calvin" é o escolhido. "Calvin" vai crescendo e até
parece que vai virar aquela árvore humanoide boazinha de "Guardiões da Galaxia 1" (só
faltando dançar “I won't you back” dos “Jacksons Five”), mas, obviamente, o filme
é de terror (se é que podemos chamá-lo assim). Nossa criaturinha cresce e resolve aprontar. Os seres humanos malvados
são ameaçadores, poucos hábeis em fazer um contato e é hora de eliminá-los. Aí
o filme começa a ficar legal, mas também começa a ter seus furos do gênero. Um
deles é que Calvin começa a adquirir inteligência (até aí tudo bem), mas passa,
repentinamente, a entender como funciona toda a estação sem sequer ter lido um manual
de instruções !!! (ou seja: adquire conhecimento !!!). Sabe quais são as intenções dos cientistas, sabe o que suas
ações causarão. Aí fica mais difícil acreditar no filme, mas ligando a “supressão
voluntária da descrença” vamos em frente.
O elenco
foi bem escolhido e se há alguma coisa que consegue fazer o filme se manter no trilho são
as atuações deste elenco: os americanos Jake Gyllenhaal (Donnie Darko; O Abutre) e Ryan
Reynolds (Lanterna Verde; Deadpool);
o japonês Hiroyuki Sanada (O Último Samurai; 47 Ronins); a sueca Rebecca Ferguson (Missão:
Impossível - Nação Secreta), a russa Olga Dykhovichnaya (no seu primeiro filme americano) e o inglês Ariyon Bakare (Batman: O Cavaleiro das Trevas).
Eles são o suporte que o filme precisava para poder fluir. É a sobrevivência da
equipe contra a sobrevivência do espécime desconhecido. Um jogo de Xadrez:
quem é o rei, quem são os peões e quem é a dama ao espectador se revelará
aos poucos. Angústia, medo e pavor crescentes ajudam o filme a funcionar.
Vida é um
filme interessante, em situações já vistas, só que mostrada de uma forma que prende a atenção. O filme não é longo, o que o torna
um passatempo interessante pra quem procura diversão de rápida digestão. Tem um
visual caprichado, efeitos de primeira,
uma concepção da criatura bem diferente, aliado a um final bem inventivo que
talvez seja o grande momento do filme. Vale por esse momento e suas consequências,
deixando um gancho para uma nova
produção que talvez, infelizmente, nunca venha a acontecer pelo fraco desempenho nas
bilheterias americanas.
Trailer:
Curiosidades:
O filme
custou $58 milhões, arrecadando 30,2 milhões nos EUA e, no restante do mundo, $98 milhões.
Os
roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick também escreveram "Deadpool" (2016).
Ryan
Reynolds e o diretor Daniel Espinosa trabalharam juntos em "Protegendo o Inimigo"
(2012)
Filmografia Parcial:
Jake Gyllenhaal
Donnie Darko (2001); O Dia Depois de Amanhã (2004); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Zodíaco (2007); Entre Irmãos (2009); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); Contra o Tempo (2011); Marcados para Morrer (2012); O Homem Duplicado (2013); O Abutre (2014); Nocaute (2015); Animais Noturnos (2016); Vida (2017).
Donnie Darko (2001); O Dia Depois de Amanhã (2004); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Zodíaco (2007); Entre Irmãos (2009); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); Contra o Tempo (2011); Marcados para Morrer (2012); O Homem Duplicado (2013); O Abutre (2014); Nocaute (2015); Animais Noturnos (2016); Vida (2017).
Ryan Reynolds
Blade: Trinity (2004); Horror Em Amityville (2005); Número 9 (2007); A Teoria do Caos (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); A Proposta (2009); Enterrado Vivo (2010); Lanterna Verde (2011); Protegendo o Inimigo (2012); A Dama Dourada (2015); Deadpool (2016), Vida (2017)
Blade: Trinity (2004); Horror Em Amityville (2005); Número 9 (2007); A Teoria do Caos (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); A Proposta (2009); Enterrado Vivo (2010); Lanterna Verde (2011); Protegendo o Inimigo (2012); A Dama Dourada (2015); Deadpool (2016), Vida (2017)
Rebecca Ferguson
A Maldição do Lago (2004); Hércules (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Florence: Quem é Essa Mulher? (2016); A Garota no Trem (2016); Vida (2017); Boneco de Neve (2017); O Rei do Show (2017); Mission: Impossible 6 (2018); The Kid Who Would Be King (2018)
Hiroyuki Sanada
Mensagem do Espaço (1978); Portal do Inferno (1981); A Guerra dos Ninjas (1982); A Lenda dos Oito Samurais (1983); Missão Vingança (1986); Ring: O Chamado (1998); Ringu 2 (1999); O Último Samurai (2003); Sunshine - Alerta Solar (20007); A Hora do Rush 3 (2007); Speed Racer (2008); Lost (seriado 2010); Wolverine: Imortal (2013); 47 Ronins (2013); Helix (seriado 2014-2015); Sr. Sherlock Holmes (2015); Vida (2017), Vingadores: Ultimato (2019), Minamata (2020), Westworld (seriado 2018-2020), Mortal Kombat (2021), Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021), Trem-Bala (2022), John Wick 4: Baba Yaga (2023)
Ariyon Bakare
Depois da Chuva (1999); Dead Bolt Dead (1999); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Happy Ever Afters (2009); O Destino de Júpiter (2015); Rogue One: Uma História Star Wars (2016); Vida (2017).
Depois da Chuva (1999); Dead Bolt Dead (1999); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Happy Ever Afters (2009); O Destino de Júpiter (2015); Rogue One: Uma História Star Wars (2016); Vida (2017).
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