terça-feira, 7 de junho de 2016

CURSO DE VERÃO / CURSO DE FÉRIAS / SUMMER SCHOOL (1987) - ESTADOS UNIDOS



PROBLEMÁTICOS E ENGRAÇADOS
 
É o fim do ano letivo na Califórnia. O filme começa com o vice diretor Phil Gills (Robin Thomas) informando a uma turma de alunos problemáticos que todos da sala repetiram de ano na matéria de língua inglesa (o equivalente ao nosso português) e por isso serão obrigados a fazerem um curso de verão, onde terão uma nova oportunidade de avançarem nos estudos, sem terem de repetir todo o ano novamente. 

  
O professor titular (o diretor Carl Reiner numa ponta) ganha 50.000 dólares numa raspadinha  e resolve divertir-se, caindo fora. Todos os outros professores também saem para as tão esperadas férias, mas o boa praça Freddy Shoop (Mark Harmon), professor de Educação Física e surfista nas horas vagas, não consegue sair da escola a tempo. Por estar em fase de experiência não pode recusar o emprego, pois Gills lhe ameaça de demissão em caso de recusa . No seu primeiro dia, Shoop conhece a professora de História antiga, Robin Elizabeth Bishop e se apaixona imediatamente, mas esta parece não estar interessada. 


O professor conhece seu grupo de alunos nada convencional: Larry Kazamias (Ken Olandt), um aluno que dorme durante todas as aulas; Francis Gremp (Dean Cameron), ou o famoso Chainsaw (ou Serra Elétrica na segunda dublagem); a bonita Pam House (Courtney Thorne-Smith), tida como uma pessoa sem concentração; Jerome Watkins (Duane Davis) um grandão meio intimidador que acredita que houve um erro no computador quanto a sua nota e desaparece das aulas; Alan Eakian (Richard Steven Horvitz), rapaz cujo irmãos obtém  altas notas e que não consegue "honrar" a família; Rhonda Altobello (Shawnee Smith), jovem que está grávida perto de dar a luz; Denise Green (Kelly Jo Minter), a engraçada da turma; Anna Maria Mazarelli (Fabiana Udenio) uma intercambista italiana que assistirá as aulas como ouvinte; Dave Frazier (Gary Riley) mehor amigo de Francis e Kevin Winchester (Patrick Labyorteaux) um atleta que foi retirado do time por suas notas baixas.


Como Shoop nunca lecionou gramática e não sabe como fazê-lo, resolve adotar outra linha: tirar os jovens da sala de aula. São levados para a biblioteca (onde a maioria foge para um shopping), os leva a um parque de diversões (com as autorizações assinadas pelos próprios alunos), mini fazendas e à praia, uma sugestão de Francis e Dave que querem ver Anna em trajes de banho. Claro que o fato não passa despercebido pelo vice-diretor. Diante da demissão imediata, Shoop propõe se tornar um professor modelo. O acordo é que Shoop tem que passar todos no exame e suas "atividades extra-classe" serão esquecidas. Mas como um professor imaturo pode motivar uma turma igualmente insubordinada que não vê interesse nos estudos?

 
Curso de Verão (ou Curso de Férias) foi um filme dirigido por Carl Reiner, responsável por filmes como: O Panaca (1979); Cliente Morto Não Paga (1982); Um Espírito Baixou em Mim (1984) e Tem um Morto ao Meu Lado (1990), os três primeiros tendo como ator principal Steve Martin. O grande mérito de Curso de Verão é não se levar a sério. Foi um filme produzido para o público adolescente da época, mas dirigido de uma forma muito eficiente. Um sucesso da antiga "Sessão da Tarde" da Tv Globo que sempre o reprisava. Mas o que esse filme tem de tão interessante? Sua linguagem era dirigida ao público da época que se divertia vendo personagens tão distintos envolvidos em situações que prendiam a atenção em um clima light de romance. 


Shoop resolve  negociar com seus alunos e atenderá um pedido de cada um deles. Parece algo fácil, mas a verdade é que passará a ter um elo de ligação muito forte com estes jovens entendendo seus anseios, motivações, medos e fraquezas. Tornar-se-á uma espécie de paizão da galera enquanto tenta convencer a bela professora Robin Bishop a sair com ele, mesmo que ela esteja se relacionando com o seu maior inimigo: Phil Gills. E dá-lhe desejos: um precisa de treinador para voltar ao time , outro quer um festa, o terceiro que possa passar seu filme preferido: “O Massacre da Serra Elétrica”, outra quer aulas de direção, a grávida que quer alguém que lhe acompanhe em seu pré-natal, além da  jovem que sai de casa e o dorminhoco que deseja uma cama.


As cenas são clássicas: Chainsaw e Dave cultuam filmes de terror e preparam situações em que mostram suas habilidades, como na da professora que aparece para dar aula e sai apavorada. As aulas desastrosas de direção de Denise. A jovem apaixonada pelo professor. O rapaz que dança no clube das mulheres. O cachorro que fica triste. A jovem mãe solteira que encontra um amor ... Os diálogos são hilários como quando as notas do exame  chegam: "aquele cara que passou 6 semanas no banheiro tirou 91". Tudo bem num estilo non-sense, mas  sem piadas grosseiras, que muitos filmes hoje tentam colocar como forma de atrair o público. Tudo falado na linguagem que o jovem ouvia e como pano de fundo temas como o ensino sem atrativos, dislexia, imaturidade, adultos que não querem crescer, baixa estima, amor verdadeiro, jovens sem ambiente em casa, jovens que são obrigados pelos pais a serem como irmãos ou seguirem o que pais acham conveniente. Todos esses aspectos estão lá, podem não ser perceptíveis para alguns, mas o roteirista os encaixou sutilmente.
 

Curso de Verão é um filme de humor estudantil que merece ser visto. Faz parte daquela geração que assistiu filmes como "Curtindo a Vida Adoidado", "Sem Licença Para Dirigir", "Te pego Lá Fora"; "Namorada de Aluguel"; "A Garota de Rosa Shocking"; Clube dos Cinco", "Mulher Nota Mil",  “Uma Noite de Aventuras", "Manequim, a Magia do Amor". "Splash, Uma Sereia em Minha Vida". As produções foram muitas e de bom gosto, mesmo que os críticos considerassem como produções sem conteúdo. Curso de Verão faz parte dessa época nostálgica para alguns que viveram intensamente essa era de mudanças sociais, políticas e culturais. Um filme a ser revisto. Que está guardado com carinho lá num cantinho da memória como uma produção caprichada que merece ser lembrada .


Curiosidades:
Não foi exibido nos cinemas brasileiros.

Estreou em 17 de abril de 1989 na Tv Globo no “Tela Quente”

Quando lançado em VHS chamou-se “Curso de Férias”

Na mão esquerda de Shoop, você pode ver que ele machucou um dos dedos e parece ter sido esmagado. Isso ocorreu quando Mark Harmon teve que realmente apagar o fogo no sofá durante a cena da festa, que ficou rapidamente fora de controle.

A mesma escola foi utilizada para as filmagens de Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984).

A escolha de Mark Harmon para o papel principal foi ideia do diretor Carl Reiner. Reiner disse: "Inicialmente, discutimos a possibilidade de um comediante importante para o papel. No entanto, Mark me impressionou muito na minissérie Amor Assassino (1986), na qual retratou o assassino condenado Ted Bundy. Quando o vi sendo entrevistado no noticiário programa, ele era tão pessoal e tinha um sorriso tão vencedor que estava claro que ele seria adequado para o papel de nosso treinador de ginástica que virou instrutor. E ele traz uma profundidade surpreendente para o personagem ”.

A camisa havaiana que Mark Harmon usa é exatamente a mesma que o modelo Duke Kahanamoku Montgomery Clift usa no longa-metragem A um Passo da Eternidade (1953).

O filme é notável por apresentar uma jovem Courtney Thorne-Smith que se tornou famosa mais tarde e, por causa disso, agora recebe o terceiro faturamento em capas de DVD para o filme, enquanto que nos pôsteres originais de filmes teatrais esse não era o caso.

Em uma cena excluída, a turma de Shoop recebe uma remessa gratuita de produtos para os cabelos devido a uma carta de reclamação escrita por um dos alunos. Durante a cena da sala de aula, pouco antes da aparição de Shoop no tribunal, esses produtos podem ser vistos espalhados sobre as carteiras, com alguns dos alunos testando-os no cabelo de seus colegas. Esta é a razão pela qual o penteado de Larry Kazamias é diferente nesta cena do que no resto do filme.

Centenas de jovens foram entrevistados para as várias funções estudantis importantes. O diretor Carl Reiner disse: "Os atores que escolhemos claramente se destacaram dos outros porque eram os melhores. Nunca imaginei encontrar um grupo de apoio tão bom como este. Durante as filmagens, eles criaram consistentemente além do que lhes demos no página escrita ".

Quando os alunos fazem o exame final próximo ao final do filme, a música "Mind Over Matter" toca e é interpretada por Elizabeth Daily. A música foi gravada originalmente por Debbie Harry (do Blondie), mas devido a conflitos legais E.G. Daily a substituiu na trilha sonora final. No entanto, "Rapture" do Blondie toca em segundo plano durante a cena do strip club. Além disso, o DVD de 2004 reproduz a versão de Debbie Harry durante a cena de teste apenas na faixa em francês.

O pôster principal do filme trazia uma sinopse que dizia: "Na Ocean Front High, como eles chamam um cara que mata aulas, odeia dever de casa e vive nas férias de verão? Professor".

O videoclipe de "Mind Over Matter", cantado por Elizabeth Daily e ouvido durante a cena de teste final do filme, é ambientado na mesma sala de exames. Começa com a cena do grito (vista no filme) antes do início do teste pelo personagem Motosserra, que então adormece e appe Diário

Trilha Sonora:

Happy -  Danny Elfman
Get an Education -  Billy Burnette
My Babe -  The Fabulous Thunderbirds
I'm Supposed to Have Sex With You -  Tonio K.
Second Language -  Tone Norum
Animal -  Vinnie Vincent
Seduction -  Elizabeth Daily (as E.G. Daily)
Rapture - Blondie
Brain Power -  Paul Engemann
All I Want From You - Tami Show
Jackie -  Elisa Fiorillo
Mind Over Matter -  Elizabeth Daily (as E.G. Daily)
Papa's Got a Brand New Bag -  James Brown - 
Party All the Time - Dean Cameron and Gary Riley


E.G. Daily - Mind Over Matter







Os atores e atrizes "antes e atualmente"


 
Mark Harmon












Kirstie Alley
 










 

Dean Cameron













Courtney Thorne-Smith
 












Gary Riley

 









Fabiana Udenio













Duane Davis













Richard Steven Horvitz














Kelly Jo Minter




Ken Olandt










Robin Thomas














Patrick Labyorteaux















Shawnee Smith
















Trailer:


 

Filmografia Parcial: 

Mark Harmon










Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Tuareg - O Guerreiro Do Deserto (1984); Curso de Férias (1987); Mais Forte Que o Ódio (1988); O Último Solteiro (1989); Wyatt Earp (1994); Medo e Delírio (1998); Rastros De Vingança (2001); NCIS: Investigações Criminais (seriado 2003 -2016)

Kirstie Alley












Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Visão Fatal (1984); Runaway - Fora de Controle (1984); Curso de Férias (1987);  Atirando Para Matar (1988); Loverboy - Garoto de Programa (1989); Olha Quem Está Falando (1989); A Casa Maluca (1990); Tem um Morto ao Meu Lado (1990); Olha Quem Está Falando Também (1990);  Olha quem está falando agora! (1993); Cheers (seriado 1983 -1993); Prisioneiro do Silêncio (1994); A Cidade dos Amaldiçoados (1995);  As Namoradas do Papai (1995); Legítima Defesa (1996); Desconstruindo Harry (1997); Lindas de Morrer (1999); Veronica's Closet (seriado 1997-2000); Profoundly Normal (2003); Fat Actress (seriado 2005); Write & Wrong (2007); The Minister of Divine (2007); Tráfico de Bebês (2013);  Kirstie (seriado 2013-2014); Amor por Acidente (2015);  Scream Queens (2016); Você não pode levar a minha filha (2020).

Courtney Thorne-Smith










Welcome to 18 (1986); Os Nerds Saem de Férias (1987); Curso de Férias (1987); Obsessão Fatal (1995) e os seriados: Melrose (1992-1997) ; Ally McBeal: Minha Vida de Solteira (1997-2002); Dois Homens e Meio  (2010-2015).

Kelly Jo Minter










Curso de Férias (1987); Os Garotos Perdidos (1987); Um Diretor Contra Todos (1987); A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy (1989); New Jack City - A Gangue Brutal (1991); Fúria Mortal (1991); Doutor Hollywood (1991); As Criaturas Atrás das Paredes (1991);Tapped Out (2003).

Shawnee Smith










Annie (1982); Águia de Aço (1986); Curso de Férias (1987); Eu Vi o Que Você Fez e Eu Sei Quem Você é (1988); A Bolha Assassina (1988); Horas de Desespero (1990); Despedida em Las Vegas (1995); Armageddon (1998); Jogos Mortais (2004); A Ilha (2005); Jogos Mortais 2 (2005); Jogos Mortais 3 (2006); O Grito 3 (2009); Jogos Mortais 6 (2009); Tratamento de Choque (2012);  Grace: Entre a Fé e a Fama (2013)

Fabiana Udenio










O Escarlate e o Negro (1983); Curso de Férias (1987); A Noiva de Re-Animator (1989); RoboCop 2 (1990); Austin Powers: 000 - Um Agente Nada Discreto (1997); O Casamento dos Meus Sonhos (2001) e participações em vários seriados

Duane Davis










Curso de Férias (1987); Hidden - O Escondido (1987); Os Fantasmas se Divertem (1988); A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos (1988); Soldado Universal (1992); Golpe Perfeito (1992); A Força em Alerta (1992); Tyson (1995); O Trambique do Século (1996); Golpe Fulminante (1998); Rocky Marciano (1999); Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); Fantasmas de Marte (2001); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Paparazzi (2004).

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Filmes juvenis de comédia também fizeram a minha infância mais feliz.Gostaria que vc analisasse o filme admiradora secreta.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana.
    Admiradora Secreta (1985) é uma produção que, sem dúvida, merece estar por aqui. Os anos oitenta nos deram várias comédias juvenis que chamaram a atenção: Clube dos Cinco (já analisado), Manequim (já analisado), Curtindo a Vida Adoidado, Mulher Nota Mil, Alguém Muito Especial, Namorada de Aluguel, Curso de Verão ... o repertório é grande e todos são muito legais. Sua sugestão é boa e vou passar na frente de outras. Estou terminando algumas críticas que programei para postar e em breve postarei Admiradora Secreta. Muito Obrigado pelos vários comentários em postagens. Volte Sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre