sábado, 1 de janeiro de 2022

GYMKATA: O JOGO DA MORTE / GYMKATA (1985) - ESTADOS UNIDOS

 

GINÁSTICA + KARATÊ = GYMKATA 

Jonathan Cabot  (Kurt Thomas) é um jovem ginasta que é requisitado por um agente do governo (Eric Lawson) para uma missão secreta e perigosa: disputar um torneio mortal onde seu pai fracassou e foi dado como morto. O país em questão é o  Parmistão, lugar perfeito para sedimentar as instalações do projeto de defesa  americano “Guerra nas Estrelas” da era Reagan. Estrangeiros só são admitidos no país se vencerem tal jogo e, ao vencedor, é concedido o direito de fazer um pedido. Nenhum estrangeiro venceu o torneio nos últimos 900 anos e os perdedores não saem com vida. Jonathan passa a ser treinado para o torneio sendo ajudado pela filha do Khan, a Princesa Rubali (Tetchie Agbayani), enquanto Zamir (Richard Norton), braço direito do rei, deseja se apossar do trono, desposar Rubali e eliminar todos que participem dos jogos. Jonathan e Rubali se apaixonam, mas a princesa é sequestrada e mantida em seu próprio castelo com seu pai que não acredita em uma conspiração.

 


Ouvindo essa breve descrição do filme parece que até que deve ser um filme bem legal. E pode até ser, se você não se importar com produções cujos atores têm interpretações horrorosas e o roteiro em si não faz muito sentido. E há tanto a se comentar e tão poucas linhas para escrever... A produção é obviamente sugada de "Operação Dragão", famoso filme interpretado por Bruce Lee e cujo diretor do filme é o mesmo Robert Clouse (1928–1997).  Mas não chega nem próximo ao clássico filme das artes marciais.

 

Falando em artes marciais, nosso herói, além de suas habilidades olímpicas (motivo pela qual o governo americano achou que ele era “o cara”), tem um curso a jato de artes marciais (nada de treinar por anos e subir de faixa, aqui o cara já sai faixa “ultra dark” em poucas semanas) que o transforma em um híbrido de ginasta / carateca e que mostraria ao Sr. Miyagi como transformar um jovem em um verdadeiro “Karate Kid”, mas, na verdade se mostra uma ginástica olímpica com alguma arte marcial genérica sem nome. Já o jogo chamado de “O Jogo" (acreditem nesta falta de originalidade !!!) parece aqueles "American Gladiator" só que bem tosco com direito a um "dick vigarista” que tenta trapacear e derrotar a todos (leia-se eliminar) e no final (claro) se dá mal. E tem mais: temos ninjas (engraçados - não era para ser) a serviço do vilão (os filmes de ninja eram moda) que qualquer ginasta pelo jeito derrota. Fora os competidores adversários que desejam ganhar o torneio e permitir que seus países possam executar o mesmo que o governo americano. Aliás, um país sem armas de fogo, estratégico para várias nações e ninguém o invadiu militarmente? O mundo dos anos 80 era um lugar melhor do que imaginávamos.

Há aquelas licenças poéticas, que salvam o herói no momento crítico (também chamado de "deus ex-machina")? Não tenham dúvidas. Nosso herói, em determinado momento, ao escapar de vilões, encontra "por acaso", uma barra de ferro presa em uma parede permitindo executar seus movimentos e colocar os vilões a nocaute, mas não fica por aí. Eis que, durante a prova mortal, nosso herói vai parar numa vila de loucos (trajeto obrigatório e melhor parte do filme) descobrindo um cavalo de pau improvisado, em forma de fonte / poço, que permite derrotar aqueles que querem sua cabeça. Novamente suas habilidades são requeridas e ele enfrenta seus adversários no famoso clichê "hora de eu apanhar", onde um a um os oponentes se apresentam (e não todos juntos) para enfrentar o herói. Aqui cabe uma observação: os figurantes parecem não ter sido bem tratados. Achava que era do filme, mas revendo (tinha visto apenas no cinema) há duas sequências muito estranhas. Na primeira dois figurantes são "atropelados" na saída dos cavaleiros (entre 35 e 38 minutos) e, no final, a princesa quase joga um figurante no chão quando vai abrindo caminho e correndo de encontro ao herói. Não sei devo dar gargalhadas ou ficar assustado. Deveria ter, ao final da projeção, algo como "nenhum figurante foi ferido ou maltratado neste filme", me sentiria mais aliviado.

"O Jogo" em si é bem curioso: Zamir quer tirar Jonathan do caminho, pois acredita que o jovem pode ganhar, a bem da verdade qualquer um ganharia “o jogo” se não tivesse um arqueiro ninja flechando os oponentes no meio do caminho de forma ilícita. Como ninguém ganhou nos 900 anos? Zamir viveu durante todo esse tempo trapaceando ou os loucos deram conta do recado? O rei nunca acompanhou os jogos? (acho que cochilei em algum momento). Por falar em loucos, a vila onde eles residem (isolados do resto do país – um país menor que um bairro pelo jeito) é um ponto alto do filme. A produção aproveitou muito bem as locações na antiga Iugoslávia e criaram uma atmosfera lúgubre e bem interessante, onde Jonathan e seus oponentes enfrentam uma horda de loucos sedentos e armados de facões, foices, gadanhas e garfos para feno (como eles não se matam é um mistério). E dá-lhe "malucos" correndo atrás do herói, assim como cachorros (na verdade apenas dois, com cara de mansos, para economizar no orçamento). Jonathan dá de cara com monges semi-nus, mulheres estranhas (prestem bem atenção, quase todos eram homens maquiados!!!) e um cara que corta a própria mão !!??. Será que o livro de Dan Tyler Moore, “The Terrible Game", da qual o filme se originou,  é tão ruim assim? 

Quanto ao elenco, foi o único filme de Kurth Thomas, falecido em junho de 2020 decorrente de um AVC,  e fica claro que foi uma tentativa de lançar um astro, mas não dá nem para avaliá-lo da forma como a história e direção se apresentaram. Seu visual com cabelo “mullet” será sempre lembrado. A filipina Tetchie Agbayani interpreta uma princesa que passa quase 30 minutos em silêncio (!!!???) e depois passa a falar sem parar. A atriz seguiu carreira  com vários trabalhos (como em “Florestas das Esmeraldas”) feitos nas Filipinas.  Richard Norton (Zamir), o chefe da guarda palaciana, limita-se a tirar a camisa, parecer mal e apanhar de forma constrangedora do herói no final. O ator apareceu em várias produções de artes marciais e talvez seja o melhor em cena. O lutador de Wrestling, Bob Schott, faz “Thorg” de uma forma bem legal. Buck Kartalian faz o Khan, o monarca pateta, que vive de forma pomposa, trata mal o povo (todos parecem famintos e pobres), os deixa vivendo em uma espécie de século XIX feudal, mas que pede para ajudá-lo quando o reino é ameaçado. 

Gymkata tem um nome bem legal, criativo e foi o que mais gostei no filme. Podia ser pior... e se fosse “gymkaratê”; “gymratê” ou “gymtê”? Os anos 80 produziam filmes bem loucos e títulos bem criativos, se produzido nos dias de hoje iria diretamente para o mercado de vídeo. Houve um filme chamado “Gymkata Killer”, um “Bruceploitation” de 1980, também conhecido como “Challenge of the Tiger” que não possui relação com este filme (seria “incrível” se tivesse).  Gymkata  – O Jogo da Morte é um filme que passa bem rápido e pode ser bem divertido para quem gosta de assistir este estilo de produção. Pode ser considerado Trash não por opção, mas por consequência. É o famoso “bom de tão ruim”. Acho que vou ver de novo...

Trailer:




Curiosidades:

O Produtor Fred Weitraub também produziu "Operação Dragão"

Visitacion Parado (1961) é o nome de batismo de "Tetchie Agbayani". A atriz também usa o nome de "Carol Roberts"

Richard Norton também foi o coordenador de dublês e coreógrafo do filme.

O material fonte do filme ("The Terrible Game" de Dan Tyler Moore) foi publicado originalmente em 1957. Uma versão cinematográfica do livro foi originalmente planejada no início dos anos 1960 como um veículo Rock Hudson, mas nunca saiu do papel.

Tetchie Agbayani era uma ex-modelo da Playboy.

A palavra "Gymkata", que se refere ao estilo de luta de Kurt Thomas, nunca é realmente mencionada no filme.

Christopher Atkins ("Romance Pirata" e "Paradise") foi considerado para o papel principal masculino.

O programa de satélite Star Wars mencionado no filme era realmente verdadeiro. Isso foi parte da Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética na esperança de que ambos os países encontrassem territórios fora de seus respectivos países, a fim de plantar estações de satélite de forma que cada país fosse alertado no caso de um ataque nuclear de qualquer um dos lados.

"A 'cidade dos malucos' era na verdade eram loucos de um asilo local na Iugoslávia", disse Kurt Thomas. "Demos-lhes álcool e um bufê para o seu tempo!" As pessoas que Thomas chutou eram dublês, no entanto.

Richard Norton e Sonny Barnes também estrelaram Os Cinco Invencíveis (1981), outro filme de Robert Clouse.

O suéter vermelho de Jonathan Cabot pertencia ao próprio Kurt Thomas.

Indicado ao Razzie Awards como pior ator / atriz revelação de 1986. Perdeu para Brigitte Nielsen in Guerreiros de Fogo e Rocky IV

O cartaz brasileiro trazia os seguintes dizeres: "Uma nova e fatal espécie de combate de artes marciais / uma perigosa combinação de habilidade em ginástica acrobática e do mortal karatê"


Cartazes:





Filmografia Parcial:

Richard Norton







Octagon: Escola para Assassinos (1980); Vingança Forçada (1982); Gymkata: O Jogo da Morte (1985); Guerreiro Americano (1985); Equalizer 2000 - O Dominador do Futuro (1987); Juggers - Os Gladiadores do Futuro (1989); China O'Brien - A Herdeira do Dragão (1990) A Vingança da Espada Ninja (1990); A Vingança de Lady Dragon (1992); Código de Honra (1992);  Confronto Mortal(1992); Código de Honra 2 (1993); Exterminador Implacável (1994); O Último Desafio (1996); Comando Estratégico (1997); Mr. Nice Guy: Bom de Briga (1997) Black Thunder - O Resgate (1988); Chuck Norris: O Homem da Lei (seriado 1993 -2001); O Guerreiro do Futuro (2003); Matador de Aluguel 2  (2006); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); Rage (2021).


Tetchie Agbayani







Juan Tamad Jr. (1980); Tondo Girl (1981);  Desire (1982) ;  Resgate de um Herói (1983); Rescue Team (1983);  Gymkata: O Jogo da Morte (1985); Floresta das Esmeraldas (1985); Bruce Lee's Dragons Fight Back (1985); Um Dia a Casa Cai (1986); Commando Invasion (1986); Três Trapalhões da Pesada (1987); She-Man, Mistress of the Universe (1988); Independência (2009);  Thelma (2011); Finally Found Someone (2017); Everybody Loves Baby Wendy (2018)


Bob Schott







Os Cinco Invencíveis (1981); Gymkata: O Jogo da Morte (1985); Vamp, o Filme (1986); Em Algum Lugar no Futuro (1990); Instinto Fatal (1990); Busca de Sangue (1992); Shootfighter - O Combate Mortal (1993); Na Linha de Fogo (1993)


Buck Kartalian (1922–2016)







Cela 2455 - Corredor da Morte (1955); O Capitão Era um Pirata (1961); Rebeldia Indomável (1967); O Planeta dos Macacos (1968); A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); Josey Wales, o Fora da Lei (1976); O Rosto de Humphrey Bogart (1980); Gymkata: O Jogo da Morte (1985); Uma Família às Avessas (1991); A Rocha (1996); Meu Marciano Favorito (1999); Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); Receita para a Confusão (2003); A Última Noite de Solteiro (2005); Agência de Talentos (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre