quinta-feira, 27 de maio de 2021

O PRÍNCIPE DAS SOMBRAS / THE DARK SIDE OF THE SUN (1988) - REPÚBLICA FEDERAL DA IUGOSLAVIA / ESTADOS UNIDOS / CANADA

VIVENDO NAS SOMBRAS

Rick (Brad Pitty) é um jovem portador de uma doença rara de pele que o impede de se expor a ambientes que possuam luz natural ou artificial.  Vivendo sempre na escuridão, a única maneira que possui para sair de casa é utilizando uma roupa de couro preta que lhe cobre totalmente o corpo. Enquanto isso seu pai procura desesperadamente uma cura para o filho, cuja medicina ainda não conseguiu uma solução. Após várias tentativas frustradas, a dupla resolve morar na Iugoslávia, em um lugar que o pai de Rick acredita que possa existir uma a cura, através de um curandeiro local.  

Certo dia, uma pequena companhia de teatro chega ao local e a jovem Frances (Cheryl Pollak) fica encantada por aquele misterioso jovem que se esconde por trás de uma densa roupa de couro e pilota uma moto. Rick comunica ao pai que não mais se esconderá da luz, preferindo viver alguns dias uma vida de verdade do que o resto de sua vida vivendo na escuridão. Rick se encontra com Frances na pele do misterioso motoqueiro e o casal se apaixona. No dia seguinte Rick resolve conhecer Frances sem sua vestimenta e sem revelar  que é o homem por trás da máscara.  Para sua surpresa descobre que a jovem não corresponde aos seus sentimentos, mas  deseja que ele ajude-a a se encontrar novamente com seu misterioso "amigo". O casal viverá uma grande paixão, sem que Frances saiba que Rick, ao se expor a luz, não viverá por muito tempo.

Príncipe das Sombras é uma produção bem curiosa em vários sentidos. É uma produção europeia, rodada na antiga Iugoslávia, realizada em 1988, e lançada comercialmente quase dez anos depois. Foi o primeiro filme do ator Brad Pitty como protagonista, apesar de muitos pensarem que sua estreia deu-se em uma rápida participação no filme "Thelma e Louise". É um filme que divide opiniões: há aqueles que gostaram do filme e os que detestaram. E os motivos pela qual essa produção colhe críticas distintas são bem interessantes quando analisamos qual foi o percurso que teve que fazer para chegar às telas.

O filme foi rodado em Montenegro, na antiga Iugoslávia (hoje atual Sérvia e Montenegro), pouco antes do início da guerra. Em 1987 Milosevic subia ao poder, tornando-se presidente dois anos depois, em meio a um panorama político-social conturbado. Em 1991 ocorreria a guerra da Croácia, na qual o exercito iugoslavo e os separatistas sérvios já haviam tomado um terço do território croata. O resultado seria de 200 mil mortos e 400 mil desabrigados. Em 1992 a Bósnia declarou a sua dependência, com Milosevic. Uma guerra de três anos. Em 1995 a Croácia conseguiria recuperar a maioria do território ocupado. Em 1999 surgiria a guerra de Kosovo, com a Otan iniciando os ataques e os sérvios se unindo contra o ocidente deixando ainda mais desabrigados. Em 2000 o império de Milosevic entraria em colapso. Mas o que isso tem a ver com o filme em questão?  Após o filme ter sido rodado pelo diretor Božidar Bota Nikolić houve todos os problemas acima narrados e muito das filmagens desapareceram. E teriam ficado perdidas, no ostracismo, se Brad Pitty não tivesse se tornado o ator de sucesso de filmes como "Entrevista com o Vampiro" (1994); "Lendas da Paixão" (1994); "Seven: Os Sete Crimes Capitais" (1995); "Os 12 Macacos" (1995). Pitty, que fizera um teste com outros 400 candidatos, agora era um astro. Valia a pena buscar um de seus primeiros trabalhos. Em 1996  grande parte do material foi encontrado e o filme foi lançado direto no mercado de VHS, mas o filme era muito diferente de seus atuais trabalhos e isso não agradou a muitas pessoas. 


Se o espectador  atentar para o fato que, apesar de Brad Pitt ser um ator americano, estamos diante de um filme europeu e que o nosso público é um tanto avesso a obras vindas deste continente, visto que o seu gosto já foi alinhado há décadas pelo estilo americano de apresentar suas obras: ritmos acelerados, diálogos espertos e afinados, romances estilosos ... poderemos entender melhor como essa produção será avaliada por quem assisti-la. As obras europeias tem um ritmo próprio de apresentar às telas uma história. Para muitos é uma forma bem cansativa e enfadonha de se assistir, para outros um cinema de qualidade que foge de ser comercial e leva o espectador a ser mais reflexivo.  Aliás, se observarem, a maioria das obras europeias apresenta um final insatisfatório, abrupto, com ar de incompletude para os espectadores brasileiros, pois não há a imposição comercial de se apresentar algo que agrade as plateias. O diretor tem mais liberdade de levar ás telas aquilo que sua equipe concebeu sem muita interferência dos estúdios.  E o Príncipe das Sombras se encaixa nos elementos descritos acima, o que se provará insatisfatório a uma grande parcela do público, mas bem interessante para outro tipo espectador.  Aliás, nem todas obras europeias se encaixam nessas descrições. Existem ótimos filmes, principalmente nos dias atuais.  Outro problema do filme foi o fato de que o diretor teve que levar ao corte final aquilo que foi encontrado, não havia como fazer novas tomadas. Por isso, o filme apresenta certas irregularidades em sua condução, com momentos que se estendem além do que deveriam (como as festas e canções locais). Talvez se os envolvidos tivessem optado por uma metragem menor, de 90 minutos, ao invés de 104 minutos, o filme tivesse se tornado mais dinâmico.

Quanto ao elenco, Brad Pitty se mostrou a opção correta, pois sua atuação é convincente e até passa para a plateia a empatia e o dilema que seu personagem  enfrenta. Cheryl Pollak interpreta a jovem americana Frances, sem um sentido na vida, perambulando pela Europa em apresentações e que encontra o amor de sua vida, sem saber que esse amor tem um prazo estabelecido e sem saber que o tempo está contra ela. A atriz parece um pouco contida em sua atuação, mas funciona como par romântico. Guy Boyd, como o pai de Rick, consegue passar as aflições de um homem que possui uma esposa severamente enferma e um filho com uma doença cuja medicina não encontrou ainda a cura e que não deseja  viver nas sombras, sem aproveitar a plenitude de sua vida,  à espera de uma solução que poderá não surgir durante sua existência, mesmo que a pessoa que o ama aceite sua condição.

Príncipe das Sombras (não confundir com seu homônimo de 1987) não é um filme para todas as plateias. Tem um começo com um ritmo menos dinâmico, mas que vai ganhando força a partir do momento que o casal se conhece. É um filme simpático, com sensibilidade, quase um conto de fadas, com um final anti-climax. Tem belíssimas paisagens, uma fotografia de qualidade e nos mostra como aquele país parecia feliz antes de uma guerra brutal que dizimou milhares de pessoas.  Vale pela curiosidade em se conhecer o primeiro trabalho efetivo de Brad Pitty e para aqueles que gostam de filmes europeus.


Trailer:


Curiosidades:

William Bradley "Brad" Pitt ganhou 2 Oscars: 12 Anos de Escravidão (2013); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019) e já foi indicado 7 vezes

A atriz sérvia Sonja Savic  (1961–2008) faz uma rápida aparição como a amante do motoqueiro, rival de Rick

A atriz sérvia Milena Dravic (1940–2018) fez a mãe de Rick

O filme foi rodado na Iugoslávia durante o verão de 1988. Conforme a edição se aproximava do fim, a guerra civil destruiu a região e muitas das filmagens foram armazenadas no depósito de filmes da Avala em Belgrado. Em 1996, o produtor Andjelo Arandjelovic, trabalhou para conseguir um acordo de distribuição para o filme, antes que fosse lançado direto para vídeo em 1997.

Brad Pitt e a co-estrela Cheryl Pollak iriam se reunir um ano depois em 1989 - novamente interpretando namorado e namorada - na terceira temporada do episódio 2 de Thirtysomething.


Johann Sebastian Bach - Orchestral Suite No. 3 D-dur (BWV 1068) 




Brad Pitty e Cheryl Pollack no episódio "Best Years of Your Life" do seriado "Anjos da Lei" (1988) 









Cartaz:










Trilha Sonora:

I Love You For Ever -  Djordje David

Yesterday Is My Tomorrow - Cheryl Pollak

Air on a G String - Johann Sebastian Bach

Orchestral Suite No. 3 D-dur (BWV 1068) - Johann Sebastian Bach

 


Filmografia Parcial:

Brad Pitty







Sem Saída (1987); Atraídos pelo Perigo (1987); Abaixo de Zero (1987); Dallas (seriado 1987-1988);  A Stoning in Fulham County (1988); O Príncipe das Sombras (1988); Assassinato no Colégio (1989);  Namorados por Acaso (1989); O Poder da Imagem (1990);  Dias de Violência (1990);  Correndo do Destino (1990); Glory Days (seriado 1990);  Thelma & Louise (1991);  Johnny Suede (1991);  Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno (1993);  Entrevista com o Vampiro (1994);  Lendas da Paixão (1994);  Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995); Os 12 Macacos (1995);  Sleepers: A Vingança Adormecida (1996); Inimigo Íntimo (1997);  Sete Anos no Tibet (1997);  Encontro Marcado (1998);  Clube da Luta (1999);  Jogo de Espiões (2001); Onze Homens e um Segredo (2001);Confissões de uma Mente Perigosa (2002);  Tróia (2004); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Sr. & Sra. Smith (2005);  Babel (2006); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007); Queime Depois de Ler (2008); O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); Bastardos Inglórios (2009);  A Árvore da Vida (2011); O Homem da Máfia (2012); Guerra Mundial Z (2013); 12 Anos de Escravidão (2013); Corações de Ferro (2014); À Beira Mar (2015); Máquina de Guerra (2017); Deadpool 2 (2018); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019);  Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019);  Lost City of D (2022);  Fast Times at Ridgemont High Table Read (2022) 


Cheryl Pollak










Meu Doce Vampiro (1987);  Encontro com um Anjo (1987); Gente Perfeita (1988); O Príncipe das Sombras (1988);  A Guerra dos Biquínis (1989);  Vida Noturna (1989);  Um Som Diferente (1990);  Pela Primeira Vez  (1991);  Cruzando a Fronteira (1992); Melrose (seriado 1994);  Sedução Sem Limites (1997);  Betty (1998);  Art House (1998);  Time of Fear (2002)


Guy Boyd








Um Bilhete Para o Céu (1981);  O Doce Sabor de um Sorriso (1981); Histórias de Fantasmas (1981); O Exército Inútil (1983);  Olhos de Fogo (1983);  Uma Família em Pé de Guerra (1984);  Por Trás de um Assassinato (1984);  Dublê de Corpo (1984); Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok  (1984); O Fio da Suspeita (1985);  O Alvo da Morte (1985); A Inocência do Primeiro Amor (1986);  Espelho de Cristal  (1987);  Atraídos pelo Perigo (1987);  What Price Victory (1988);  A Festa da Guerra (1988);  O Príncipe das Sombras (1988);  Aparentemente Inocente (1989);  Vingança Infernal (1990);  Morando com o Perigo (1990);  Sombras na Noite (1991);  Um Fugitivo Entre Nós (1992); Mudança de Hábito (1992);  Os Crimes da Viúva Negra  (1993); Quando o Amor Mata  (1993); Minha Vida Louca (1993);  Carnossauro 2 (1995);  Adorável Assassina (1996); Inferno na Estrada (1997) Crossfire: Assassino De Aluguel (1998);  Estranha Família (2005); O Retorno de Um Herói  (2009);  Enquanto Somos Jovens (2014);  Certas Mulheres (2016);  O Relatório (2019);  Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020)

2 comentários:

  1. Muitas informações legais sobre o filme,não sabia que ficou engavetado durante muitos anos.Realmente a fotografia e as paisagens são lindas.Obrigada por atender o meu pedido.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Fabiana.
    Como narrado acima, a produção sofreu vários problemas por ter sido filmado às vésperas do conflito europeu que durou mais de uma década. O filme teve que ser encontrado e montado, e nem todas as cenas estavam disponíveis. E não tinha como refilmá-las. Como foi um dos primeiros trabalhos do ator Brad Pitty e por ser um filme europeu torna-se interessante dar uma olhada. Se o filme tivesse recebesse todas as cenas feitas, provavelmente teria melhor sorte, mas possui qualidades e já mostrava que o ator conseguiria êxito em sua carreira. Obrigado pela indicação e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre