terça-feira, 6 de março de 2018

A MALDIÇÃO DA CASA WINCHESTER / WINCHESTER (2018) - AUSTRÁLIA / ESTADOS UNIDOS


A CASA DOS ESPÍRITOS

Sarah Winchester (Helen Mirren) era casada com filho do criador dos rifles Winchester. Após a morte deste tornou-se a herdeira e sócia majoritária da "Winchester Repeating Arms Company". Preocupados com sua obsessão em construir e expandir indefinidamente uma casa, os acionistas  pedem ao psiquiatra, Dr. Eric Price (Jason Clarke), que este analise a sanidade de Sarah e veja se há a possibilidade de um parecer que a afaste do comando da empresa. Eric, envolvido em dívidas, aceita.  Ao chegar na casa presencia fenômenos inexplicáveis, além de descobrir que sua escolha  partiu da própria Sarah que acredita que as armas construídas pela família de seu falecido esposo trouxe espíritos vingativos como uma maldição. Agora um mal incontrolável parece ter surgido e a filha e neto de Sarah parecem estar correndo perigo mortal.


Filmes inspirados em casos reais muitas vezes confundem o espectador sobre o que é derivado de fatos, o que foram especulações da época e o que foi incorporado criativamente ao roteiro. E "A Maldição da Casa Winchester" tem um pouco de cada. Difícil  dizer se os roteiristas não acreditaram que contar algo que já foi minuciosamente divulgado funcionaria ou se a adição de personagens e elementos fictícios dariam melhores resultados. A segunda  alternativa prova-se mais comercialmente óbvia quando falamos de lucro. E uma inevitável pergunta surge: o filme funciona?


Os diretores Michael Spierig e Peter Spierig já provaram saber transpor roteiros para as lentes de projeção. O inquietante “Jogos Mortais” e o interessantíssimo “Predestinado” são as provas. E a ideia de ter um fio condutor através de um médico usuário de Láudano (esse remédio é explicado em minha análise de "Tombstone – A Justiça Está Chegando"), contratado para avaliar a sanidade mental de Sarah, traz para si o público, pois é um personagem que não acredita em fantasmas. Ele, de certa maneira, representa o espectador incrédulo que acredita no mundo material e explicável, não em entidades e fenômenos sobrenaturais.  Só que situações começam a se revelar. Seria o efeito do láudano  ou algo que não se explica pela lógica? Sarah acredita em espíritos e Eric em traumas da perda familiar ou insanidade. É aí que o filme cresce.



Claro que o espectador que saber o porque da criação ininterrupta de 38 anos da casa até a morte da proprietária. Na vida real especulações não faltam: um labirinto para que os espíritos se perdessem dentro da casa e não pudessem se vingar de Sara. Um albergue de almas. E, no fim das contas, teria Sarah criado uma própria armadilha para sua alma? O filme dá sua versão do porquê Sarah não interrompia sua obra e porque alguns quartos eram selados. E o faz satisfatoriamente e mesmo que tudo não passe de invenção funcionou bem no final das contas, pois a história da casa ainda hoje é fantástica e repleta de mistérios.  

Vejamos o que o filme não revelou: O presidente Theodore Roosevelt manifestou curiosidade de conhecer a casa e sua proprietária mandou um recado dizendo que não recebia estranhos. Harry Houdini esteve na casa, após o falecimento de Sarah e não conseguiu se comunicar com os mortos. A única coisa que conseguiu foi um forte resfriado em decorrência das correntes de ar. Havia um sino que tocava meia noite, uma hora e duas da madrugada para que os espíritos tivessem noção de tempo. Sarah tinha comerciantes no estrangeiro que buscavam objetos de arte para a casa. Não haviam espelhos em nenhum dos 160 aposentos. A propriedade tinha 24.000 metros quadrados e era patrulhada por ferozes cães de guarda. O terremoto de 1906, que abalou a Califórnia, causou sérios danos à casa e Sarah atribuiu a obra aos revoltosos espíritos. Fugiu durante alguns anos com medo e voltou anos mais tarde para dar seguimento a construção que continuara mesmo em sua ausência. O armário de Sarah possuía 13 ganchos, onde guardava 13 vestidos de várias cores. Sarah guardava suas joias em 13 cofres em aposentos distantes. Haviam 13 banheiros, mas somente 1 com chuveiro na casa inteira. Os candelabros tinham 13 velas.  As janelas eram desenhadas em grupo de 13 vidraças e escadas tinham exatamente 13 degraus. A mesa de jantar era posta com 13 refeições (para ela e 12 “espíritos”). A casa possui 20.000,00 armários que Sarah acreditava serem o o local de repouso dos espíritos. Fez um testamentos com 13 dispositivos que sofreram 13 modificações ...


A Maldição da Casa Winchester" tem uma boa história baseada em elementos reais. Não chega a ser um filme de terror propriamente dito, se aparando mais na tensão, ruídos e cortes rápidos. Ainda que esteja abaixo de produções mais recentes como as franquias "Invocação do Mal"  e "Anabelle" ainda é um espetáculo bem cuidado com um bom andamento e que mantém o suspense até o fim, apoiado pelo carisma e talento de Hellen Mirren.

Trailer:



Curiosidades:
Helen Mirren foi indicada 4 vezes ao Oscar, ganhando por " A Rainha" (2006)


Filmografia Parcial:
Helen Mirren
 

 









Hamlet (1976); Calígula (1979); S.O.S. Titanic (1979); O Diabólico Dr. Fu Manchu (1980); Excalibur (1981);  2010 - O Ano Em Que Faremos Contato (1984); O Sol da Meia Noite (1985); A Costa do Mosquito (1986);  O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989); As Loucuras do Rei George (1994); A Promessa (2001); O Último Adeus (2001); Assassinato em Gosford Park (2001); Garotas do Calendário (2003); Um Presente para Helen (2004); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005 - VOZ);  A Rainha (2006); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Coração de Tinta: O Livro Mágico (2008); A Última Estação (2009); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Arthur, o Milionário Irresistível (2011); Hitchcock (2012); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Trumbo - Lista Negra (2015); Beleza Oculta (2016); Ella & John (2017); A Maldição da Casa Winchester (2018); O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018);  Anna  (2018).


Jason Clarke
 

 









Fugindo do Passado (1998); Confusão na Austrália (2000); Geração Roubada (2002); Uma Cilada de Mestre (2008); Corrida Mortal (2008); De Caso com o Inimigo (2008); Inimigos Públicos (2009); Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010); A Hora Mais Escura (2012); A Hora Mais Escura (2013); O Ataque (2013); Planeta dos Macacos: O Confronto (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015); Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017); A Maldição da Casa Winchester (2018);  O Primeiro Homem (2018); Cemitério Maldito (2019); O Diabo de Cada Dia (2020)

Sarah Snook
 

 







 

Beleza Adormecida (2011); As Horas Finais (2013); O Predestinado (2014); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); Steve Jobs (2015); A Vingança Está na Moda (2015); O Castelo de Vidro (2017); A Maldição da Casa Winchester (2018).


O globo 1968

2 comentários:

  1. Amei o elenco, entre mortos e feridos, sabemos que a elegante Mirren irá sacudir a poeira, trocar as vestimentas fúnebres por um belo estampado e seguir de cabeça erguida. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos IT filme do 2017 Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Thiago. Sim, o elenco desse filme é o grande trunfo da produção. O terror psicológico é sem dúvida muito bom, mas poucos alcançam resultados satisfatórios. Uma Pena. It (2017) assisti no cinema e, sem dúvida, é uma produção de alto nível que merece ser apreciada. Esperemos que sua continuação também o seja. Em algum momento a análise aparecerá por aqui. Muito obrigado pelos comentários e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre