EMPURRANDO O CONFLITO PARA DEBAIXO DO TAPETE
1960. Após se declararem
independentes de seu governante europeu, a Bélgica, a República do Congo é recém-formada,
no auge da guerra fria. Em Katanga (uma das áreas mais ricas e desenvolvidas do
Congo) as mineradoras, nas mãos de países estrangeiros, fornecem mais da metade
do cobre e cobalto do mundo, minerais essenciais aos sistemas de navegações das
grandes potências. Em 1961, o primeiro ministro Lumumba, eleito pelo povo, é
sequestrado e morto pelas forças de seu opositor, o general Moise Tshombe. Uma
guerra civil é deflagrada. A ONU resolve intervir no conflito, com medo de uma guerra global, enviando uma
força de paz oriunda da Irlanda, uma nação neutra, que nunca dominou ou tentou
conquistar outra nação soberana.
Através de Conor Cruise O'Brien (Mark Strong), indicado para resolver a situação, a ONU atuará em duas frentes: ao mesmo tempo que manda um destacamento irlandês para a província de Jadtoville, em Katanga, deixa que O’Brien recrute apoio do exército local para retomar os locais conquistados por Tshombe. O general africano contata o General francês De Gaule pedindo reforços contra as Forças de Paz. Sua oferta é de que as mineradoras continuem nas mãos dos países estrangeiros, ao contrário do Primeiro Ministro, que Tsombe assassinou e que acreditava que os recursos da terra eram do povo da África e que iria estatizá-las, expulsando a exploração estrangeira. O general francês envia mil ex-legionários, muitos, agora, mercenários, que serão “contratados pelas mineradoras” como seguranças, com Tsombre dando as ordens. O início de uma nova crise ocorre quando, paralelamente, os soldados locais, atuando sob as ordens de O’Brien, eliminam 30 civis desarmados ao tentarem retomar uma rádio de Katanga e outras instalações. O’Brien manda ocultar o fato de que os ocupantes estavam desarmados. A retaliação é iniciada e o alvo é Jadotville, onde estão o comandante Patrick Quinlan (Jamie Dornan), o sargento Jack Prendergast (Jason O'Mara) e seus comandados. Suspeitando da movimentação dos mercenários e da pouca recepção amistosa dos cidadãos locais (da parte francesa e belga), o capitão cava trincheiras, mas logo é atacado. O primeiro ataque, um confronto direto, é rechaçado, mas um segundo ataque será muito mais violento e, aos poucos, eles descobrirão que ninguém virá lhes acudir.
Baseado em fatos reais, “O Cerco de Jadotville” foi um evento literalmente empurrado para “debaixo do tapete”, acobertado, durante décadas. Os soldados irlandeses que estiveram envolvidos no conflito foram considerados covardes e sua participação ridicularizada, mas a verdade é que um destacamento de 157 soldados opôs resistência a um exército inimigo de quase 3000 integrantes durante cinco dias. O mais interessante desse conflito foi que os irlandeses nunca tinham estado em uma guerra, tudo era treinamento e teoria e o inimigo tinha vasta experiência com parte de seus soldados tendo atuado na legião estrangeira e outras guerras. Do lado irlandês, nenhuma baixa, do lado contrário centenas. Os irlandeses foram enviados para um “complexo” que só era no nome. Na verdade, era um local com armas da Segunda Guerra Mundial, alguns poucos jipes, caminhões e munição limitada. Fome e sede (a água foi envenenada). Um inimigo usando de táticas sujas, como infiltrar soldados ao pedir para resgatar os feridos ou mortos em batalhas; tréguas suspeitas ... E pedidos de ajuda que hora eram negados e, em outro momento, simplesmente escutavam e não respondiam.
O filme, apesar de não ser uma produção americana, o que daria um daqueles filmes com batalhas edificantes, soldados com frases de efeito e personagens quase míticos, não peca no quesito ação / drama. Tudo é feito de um modo mais simples, até porque o orçamento foi modesto. E, sim, há aqueles jargões típicos que edificam os personagens, pois estamos falando de filmes (elementos que deixem as narrativas mais emocionantes são normais e a inclusão de um ou outro personagem) e não documentários. Mas isso não invalida o filme, tudo é construído de um modo que nos prende à história, até pouco tempo, não oficial. Se não fosse a obstinação das famílias e daqueles que participaram, certamente não teríamos este filme que aborda temas interessantes como: a ambição de pessoas sacrificando vidas; estratégia sem prática vs prática sem estratégia; o quanto as pessoas podem ser dispensáveis nos jogos políticos e o quanto se brinca com a honra e a vida de pessoas por interesses econômicos. Mesmo não tendo baixas, os irlandeses não tiveram o final que esperavam. A história parece insólita, irreal demais, para ser verdadeira, mas, a crítica especializada ratificou que o filme foi bem fiel ao que tudo aconteceu com um final que explica o destino de cada um nessa “guerra”.
O elenco tem alguns rostos conhecidos. Se destacam Jamie Dornan que ficou famoso pela trilogia 49 Tons ... Mark Strong (dos filmes de Shazan). Emmanuelle Seigner (Lua de Fel e O último Portal), Mikael Persbrandt como o representante das nações unidas, Jason O'Mara como braço direito de Patrick Quinlan, Danny Sapani como o ditador africano e Guillaume Canet como o líder dos combatentes inimigos
O Cerco de Jadotville é uma coprodução irlandesa e sul africana, produzida pela Netflix. Uma produção fácil de ser assistida e, como filme de guerra, bem eficiente, com boas batalhas. Vale como percepção e reflexão de como as potências agiam e ainda agem na África, fomentando guerras internas, retirando governantes do poder e explorando um país com muita riqueza em detrimento de manter um povo praticamente em estado de pobreza extremo. Como curiosidade, o filme, em determinado ponto, cita que a bomba usada em Hiroshima e Nagasaki tiveram o seu urânio retirado de Jadotville cujo o veio é um dos maiores do mundo. Como diz um dos personagens “isso explica muita coisa”.
Trailer:
Curiosidades:
"The Siege of
Jadotville" é o primeiro longa-metragem do diretor Richie Smyth. Depois de
começar como fotógrafo de moda e publicidade, Smyth se tornou um dos diretores
de videoclipes e comerciais mais bem-sucedidos e respeitados da Irlanda,
fazendo vídeos para U2, The Verve, e Bon Jovi, entre muitos outros.
Este é o primeiro filme
original da Netflix da Irlanda.
Este é o primeiro filme
original da Netflix da África do Sul.
Conor Quinlan, que interpreta
P.J. no filme, é o neto na vida real do comandante Pat Quinlan, um dos
personagens principais do filme. Conor (como P.J.) consegue dizer a fala,
"Quinlan não sabe o que está fazendo. Ele vai nos matar."
O filho do comandante, Leo
Quinlan, compartilhou um registro de rádio com o diretor do filme — um registro
de rádio que o comandante havia contrabandeado para fora do Congo contendo
informações que nem mesmo o exército irlandês tinha visto.
Na última cena mostrando Dag
Hammarskjold, a tripulação da aeronave da ONU anuncia uma "aeronave não
identificada" que acaba sendo um jato de combate McDonnell Douglas F-4
Phantom. Embora muitas nações tenham operado F-4s, em 1961 a aeronave era
relativamente nova e usada apenas pelos Estados Unidos. Há décadas há
especulações de que a aeronave de Hammarskjold foi abatida e o filme parece
sugerir que os americanos eram os responsáveis.
O diretor do filme, Richie
Smyth, foi inflexível que todo o elenco deveria receber treinamento militar
adequado. Os atores passaram por semanas de treinamento intenso em um campo de
treinamento na África do Sul, passando pelo mesmo tipo de treinamento que os
soldados originais teriam passado. Em um ponto, Smyth até colocou Jamie Dornan
no comando dos outros atores, para que ele pudesse "criar a dinâmica"
dos protagonistas.
As antigas, difíceis de
encontrar, mas historicamente precisas, submetralhadoras suecas Carl Gustav
m/45, usadas pelos atores que retratam as tropas irlandesas no filme, foram
adquiridas na África do Sul. Ao verificar os números de série, foi confirmado
que algumas das armas de fogo eram as mesmas armas usadas no conflito do Congo.
A exibição de estreia mundial
deste filme foi realizada no Galway Film Fleadh (principal festival de cinema
da Irlanda) na noite de 9 de julho de 2016. Leo Quinlan, filho do comandante
Pat Quinlan, fez um anúncio no final da exibição que — mais cedo naquele mesmo
dia — o Ministro de Estado com Responsabilidade Especial pela Defesa, Paul
Kehoe, havia autorizado a criação do prêmio de Citação de Unidade Presidencial
para os homens da Companhia 'A' que lutaram em Jadotville, o reconhecimento
vindo mais de meio século após o conflito. Em 17 de setembro de 2016, esta
citação foi formalmente apresentada aos veteranos e aos parentes mais próximos
dos soldados falecidos em uma cerimônia especial realizada no Custume Barracks,
Athlone. (A homenagem de 2005 mencionada no final do filme em si consiste em
uma pedra comemorativa erguida neste quartel e na encomenda de um retrato de
Quinlan que está pendurado na Sala Congo da Escola da ONU das Forças de Defesa
Irlandesas.)
A batalha em Jadotville tem sido há muito tempo alimento para teorias da conspiração devido a erros controversos de liderança da ONU. Jadotville foi facilmente isolada da força principal na distante Elizabethville ao fechar a ponte Lufira, e a ausência total de aeronaves de combate da ONU no teatro tornou a cobertura aérea impossível; esses dois fatores foram facilmente deduzidos e provaram ser críticos durante o cerco. O propósito declarado da missão era proteger os colonos brancos na área de Jadotville, mas o comandante Quinlan descobriu não apenas que os colonos não queriam proteção, mas que muitos deles eram hostis à presença da ONU. Os líderes da ONU rejeitaram Quinlan quando ele tentou discutir a precária situação tática e os objetivos ambíguos da missão, e não o notificaram com antecedência sobre os ataques em Elizabethville. Assim que o cerco começou, uma força da ONU montada às pressas e levemente armada enviada para a ponte Lufira foi retirada prematuramente, embora os gendarmes inimigos que encontraram estivessem mal preparados e estivessem sofrendo pesadas baixas; a trégua permitiu que as forças de Katangese se entrincheirassem e parassem a coluna de socorro da ONU que chegou posteriormente. Finalmente, a água transportada de helicóptero para as tropas estava contaminada com óleo diesel e era intragável.
Embora esses erros possam ter sido o resultado de simples (e generalizada) incompetência da liderança da ONU, alguns teóricos da conspiração acusaram a ONU de minar propositalmente o contingente irlandês.
O verdadeiro Jean Schramme estava muito longe da figura corajosa com cavanhaque vista no filme. Limpo e organizado, ele se considerava "acima" dos outros líderes mercenários em Katanga, acreditando ser um plantador e administrador uniformizado apenas para defender sua terra natal adotiva. Ele detestava aventureiros como os mercenários franceses e belgas que vieram da Europa para lutar por Katanga.
Cartaz:
Filmografias Parciais:
Jamie Dornan
Maria Antonieta (2006);
Cinquenta Tons de Cinza (2015); A Nona Vida de Louis Drax (2016); O Cerco de
Jadotville (2016); Cinquenta Tons Mais Escuros (2017); Uma Guerra Pessoal (2018); Robin Hood: A Origem
(2018); Cinquenta Tons de Liberdade (2018), Morte e Rouxinóis (Minissérie
2018), Synchronic (2019), Amor à Três (2019), Trolls 2 (2020), Além das
Montanhas (2020), Duas Tias Loucas de Férias (2021), Belfast (2021), Agente
Stone (2023), O Turista (seriado 2022-2024 - 12 episódios)
Mark Strong
Sunshine - O
Despertar de um Século (1999); Férias Malucas (2001); Revólver (2005); Syriana
- A Indústria do Petróleo (2005); Tristão & Isolda (2006); Sunshine -
Alerta Solar (2007); Missão Babilônia (2008); Rock'n'Rolla: A Grande Roubada
(2008); Um Homem Bom (2008); Rede de Mentiras (2008); Endgame (2009);
Sherlock Holmes (2009); Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010); Caminho da Liberdade (2010); Robin Hood (2010); A Legião Perdida (2011); Lanterna Verde (2011);
O Espião Que Sabia Demais (2011); O Príncipe do Deserto (2011); John Carter:
Entre Dois Mundos (2012); A Hora Mais Escura (2012); Inimigos de Sangue (2013);
Regressão (2013); O Jogo da Imitação (2014); Kingsman: Serviço Secreto (2014); O
Cerco de Jadotville (2016); 6 Dias (2017); Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Shazam! (2019); Cruella (2021), Nocebo (2022), Shazam!
Fúria dos Deuses (2023), Paris (2023), Emboscada (2023), The Critic (2023), The
End We Start From (2023), Atlas (2024), Silent Hour (2024), Pinguim (seriado
2024 - 2 episódios)
Emmanuelle Seigner
Busca Frenética
(1988); Lua de Fel (1992); Nirvana (1997); O Último Portal (1999); Os Imortais
(2003); E Viveram Felizes Para Sempre (2004); Um Simples Plano (2007); Piaf Um
Hino Ao Amor (2007); O Escafandro e a Borboleta (2007); Matança Necessária
(2010); Uma Primavera com Minha Mãe (2012); A Pele de Vênus (2013); Coração e
Alma (2016); Baseado em Fatos Reais (2017); No Portal da Eternidade (2018);
Insoupçonnable (seriado 2018) , O Oficial e o Espião (2019),
Pet Shop Days (2023)
Jason O'Mara
Piratas do Espaço (1996), Resident Evil 3: A Extinção (2007), Marlowe (2007), Terra Nova (seriado 2011 - 13 episódios), Como Agarrar Meu Ex-Namorado (2012), A Voz de uma Geração (2013), Vegas (seriado 2012–2013 - 21 episódios), O Filho do Batman (2014 - narração), Liga da Justiça: Trono de Atlântida (2015 narração), Batman vs. Robin (narração 2015), Batman: Sangue Ruim (narração 2016), A Liga da Justiça e os Jovens Titãs (narração 2016), O Cerco de Jadotville (2016), A vida em espera (2016), Liga da Justiça Sombria (narração 2017), Agentes da S.H.I.E.L.D. (2016–2017 14 episódios), Metal Heart (2018), A Morte do Superman (narração 2018), Batman: Silêncio (narração 2019), O Homem do Castelo Alto (2018–2019 - 20 episódios), Hypnotic (2021)
Mikael Persbrandt
Sommaren (1995), Tre solar
(2004), Pacto Quebrado (2006), Gangster (2007), Momentos Eternos de Maria
Larssons (2008), Em um Mundo Melhor (2010), Estocolmo Leste (2011), Agente H:
Conspiração Terrorista (2012), Agente H: Missão Resgate (2012), Hipnotista
(2012), O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013), A Salvação (2014), O Hobbit: A
Batalha dos Cinco Exércitos (2014), O Cerco de Jadotville (2016), Rei Arthur: A
Lenda da Espada (2017), Millennium - A Garota na Teia de Aranha (2018), Sex
Education (seriado 2019–2021 19 episódios), O Reino (seriado 1994 - 5
episódios)
Danny Sapani
O Inferno de São Judas (2003),
Enigmas de um Crime (2008), Balas da Pesada (2012), Tezz (2012), Em Transe
(2013), O Cerco de Jadotville (2016), Star Wars: Os Últimos Jedi (2017),
Pantera Negra (2018), Oliver: Lagos to London (2020), Pantera Negra: Wakanda
para Sempre (2022), Girl (2023), Sumotherhood (2023), The Red Ball (2023),
Guerra Sem Regras (2024)
Michael McElhatton
De Cabelos em Pé (2001), Dias
Selvagens (2003), Eternos Heróis (2004), O Rabo Do Tigre (2006), O Espião
(2008), A Recompensa de Perrier (2009), Agente C - Dupla Identidade (2012), A
Maldição da Floresta (2015), Norm e os Invencíveis (2016), Game of Thrones
(2012–2016 - 19 episódios), O Cerco de Jadotville (2016), A Autópsia (2016),
Derrubando Barreiras (2016), O Zoológico de Varsóvia (2017), Rei Arthur: A
Lenda da Espada (2017), O Estrangeiro (2017), Liga da Justiça (2017), A Última
Viagem (2019), Togo (2019). O Segredo do Lago (2020), O Alienista (seriado 2020
6 episódios), Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), O Último Duelo (2021),
Ligações Perigosas (seriado 2022 - 7 episódios), Jack Ryan (seriado 2023 6
episódios), A Roda do Tempo (seriado 2021–2023 - 3 episódios)
Guillaume Canet
Jeanne (1994), Barracuda (1997), Os Que Me Amam Tomarão o Trem (1998), Com Todo o Coração (1998), O Portador de Destinos (1999), A Praia (2000), A Fidelidade (2000), Cães da Noite (2001), Vidocq - O Mito (2001), Meu Ídolo (2002), Amor ou Consequência (2003), Problemas de um Dorminhoco (2004), Feliz Natal (2005), Inferno (2005), Não Conte à Ninguém (2006), Enfim, Juntos (2007), A Chave (2007), Laços de Sangue (2008), O Caso Farewell (2009), O Último Voo (2009), Apenas uma Noite (2010), Os Infiéis (2012), Contra a Maré (2013), O Homem Que Elas Amavam Demais (2014), Na Próxima, Acerto o Coração (2014), O Programa (2015), Coração do Ártico (2016), O Cerco de Jadotville (2016), Cézanne e eu (2016), Rock'n Roll: Por Trás da Fama (2017), Meu Filho (2017), Um Banho de Vida (2018), Vidas Duplas (2018), Paris Pigalle - O Amor é uma Festa (2018), Falcons em Jogo (2018), Em Nome da Terra (2019), Asterix e Obelix no Reino do Meio (2023), Novos ricos (2023)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre