domingo, 7 de novembro de 2021

AMOR DO FUTURO / VIAJANTE DAS ESTRELAS / STARCROSSED (1985) - ESTADOS UNIDOS


PRODUÇÃO DESCOMPROMISSADA E CHARMOSA

Joey Callaghan (James Spader) e seus amigos Stewy (Peter Kowanko) e Ralph (Clark Johnson) estão aproveitando a noite quando veem uma jovem em fuga. Joey confronta os dois estranhos gêmeos (Edward e Roland Groenenberg), vestidos de preto, que preferem desistir da perseguição. O jovem resolve tirar a jovem que diz chamar-se Mary (Melinda Bauer) do local dando lhe abrigo. Ele descobre que sua enigmática amiga é uma extraterrestre que fugiu de seu planeta quando foi invadido por um inimigo que escravizou o seu povo. Mary tornou-se membro da resistência, mas teve que fugir tendo dois mercenários em seu encalço, com a missão de levá-la de volta ou eliminá-la. Enquanto tentam escapar novamente da dupla de assassinos intergalácticos surge um sentimento mútuo que os leva a se apaixonarem. Só que os federais descobriram sua presença na terra e desejam capturá-la para estudos.  Joey precisará ajudar Mary a voltar ao seu planeta e continuar sua luta, pois o Planeta Terra mostra-se igualmente hostil para a jovem ainda que jamais possam se encontrar novamente.

Amor do Futuro ou Visitante das Estrelas é um telefilme de 1985 escrito e dirigido por Jeffrey Bloom, em um roteiro galgado em "Starman - O Homem das Estrelas" (1984), porém com os devidos distanciamentos que uma produção para a tevê e uma produção para o cinema possuem. A premissa é muito básica, mas há certo charme na produção que a permitiu ficar na memória de muitas pessoas. É uma produção que colhe elogios na mesma proporção que críticas. E há um porquê disso.

Rodado no Canadá, o filme se inicia em um formato de quase videoclipe: Mary fugindo ao som de uma música tecno com direito a névoa, fumaça, e figuras misteriosas em seu encalço. Quando a dupla está no carro em fuga há quase novamente uma apresentação de vídeoclip: a música "I'm Restless" de Lynne Marta (escrita por Jennifer Warnes que ganharia o Oscar pela música tema de "Dirty Dancing") é quase que apresentada em sua plenitude. Posteriormente, seremos apresentados à outra música: “Put on the Run” de Darrell Fetty. Mas grande parte do filme apresenta um Rock-Techno-Jazz bem curioso, que tem momentos com um aumento inexplicável de volume em algumas cenas (falha da equipe de som?). Outro fator que atrapalhou um pouco foi a imagem escura do filme. Muitas vezes é um recurso usado para ocultar deficiências técnicas. Mas, se na parte técnica há alguns deméritos a serem citados, na parte de interpretação tudo funciona muito bem e o casal Spader e Bauer consegue uma química interessante.  Os efeitos, ainda que bem simplórios, são bem usados. A cena mais lembrada talvez seja as bolas na mesa de bilhar flutuando ao  comando mental de Mary.

Quanto ao elenco, James Spader ainda não era uma estrela, mas já vinha de filmes interessantes: "Um Assassino na Família" (83); "Tuff Turf: O Rebelde" (85) e "Juventude Perdida" (85), mas foi com "Sexo, Mentiras e Videotape" (89) que a crítica o reconheceu ao receber o premio em Cannes de Melhor Ator . Em 1994 faria “Stargate, a Chave para o Futuro da Humanidade” e atualmente brilha no seriado "Lista Negra" (2013-2021). Já Belinda Bauer (Belinda Jane Taubman) despontou em Morte no Inverno (79), mas será lembrada pelos filmes "Robocop 2" (1990), "Águia de Fogo - O filme" (1984) e uma rápida aparição em "Flashdance" (83). A atriz se afastou das telas em 1996 e trabalha atualmente como psicóloga. Jacqueline Brookes (1930–2013), como a Dra Hobbes, esteve em "Histórias de Fantasmas" (81);  "O Enigma do Mal" (82) e "O Anjo Malvado" (93). A atriz faleceu aos 82 em decorrência de um Linfoma.

Amor do Futuro, despropositadamente, se transformou em uma produção "B". Tem oscilações que o tornam lento em alguns momentos o que prejudica sua narrativa. Não é uma produção para todo o tipo de público e só estreou por aqui pela TVS (SBT) em 1989 tendo algumas reprises nos anos 90, desaparecendo das telas posteriormente. Filme que tornou-se raro por ser um produção de tevê. Indicado aos românticos e aos saudosistas que tem o filme com carinho na memória. Como curiosidade, a inventiva nave espacial de Mary, uma mistura de luzes de néon com programa "Cad 3-D". Inspiração em "Tron" (1982)?. O final aberto sugeria uma continuação, o que nunca aconteceu, pois a carreira dos envolvidos tomou outro rumo.

Trailer:




Curiosidades:

Disponível no YouTube


"I'm Restless" - Lynne Marta



James Spader no Seriado Blacklist







Belinda Bauer em Robocop 2








Cartazes:






Filmografia Parcial:

James Spader  







Amor Sem Fim (1981); Tuff Turf - O Rebelde (1985); Terror nas Sombras / Juventude Perdida (1985); Amor do Futuro (1985); A Garota de Rosa-Shocking (1986); Manequim (1987); Abaixo de Zero (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); A Volta de Jack o Estripador (1988); Sexo, Mentiras e Videotape (1989); Namoros Eletrônicos (1989); Sob a Sombra do Mal (1990); Loucos de Paixão (1990); A Mulher dos Meus Sonhos (1993); Lobo (1994); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Crash - Estranhos Prazeres (1996); Contrato de Risco (1996); Acerto de Contas (1997); O Observador (2000); Secretária (2002); Perseguição Implacável (2002); Contato Alienígena (2003); Justiça Sem Limites (seriado 2004 a 20008); Lincoln (2012); Vingadores: Era de Ultron (2015); Lista Negra (seriado 2013 a 2017).

 

 Belinda Bauer 







Morte no Inverno (1979); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983); Sansão e Dalila (1984); Águia de Fogo (1984); Amor do Futuro (1985); O Mistério do Rosário Negro (1987); RoboCop 2 (1990); Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos (1993); Instinto Sedutor (1996)


Jacqueline Brookes (1930–2013)







Hospital (1971); O Lobisomem de Washington (1973); O Jogador (1974); Morte em Canaã (1978); Palavra de Honra (1981); Histórias de Fantasmas (1981); O Enigma do Mal (1982); Sequestro sem Pista (1983); Amor do Futuro 91985); Vítimas de uma Paixão (1989); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); O Anjo Malvado (1993); O Destino de uma Vida (1995); Hunting Season (2011) 

2 comentários:

  1. Oi meu nome é Luciano e quero dizer que já vi esse filme na televisão gostei tanto que gostaria que ele fosse remasterizado em DVD com áudio em português ou disponível no YouTube e no my family cinema também dublado bem isso é tudo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano. Uma das grandes reclamações do público americano é que muitos desses telefilmes, que também passaram por aqui, não foram lançados em DVD. Na verdade, esses telefilmes, que as emissoras americanas investiram pesado nos anos 80 e 90, foram abandonados e o lançamento em DVD só deverá ocorrer quando eles perceberem (se algum dia perceberem), em fóruns, como várias pessoas requisitam uma cópia para guardar. Já a distribuição em versão dublada, em nosso país, é mais complicada, pois envolve pagamento de direitos autorais para alguns dubladores já falecidos (logo, negociação com os herdeiros), fora que muitas versões parecem ser mono e não estéreo. Portanto, se algum dia lançarem por aqui, acredito que seja ou legendado ou redublado, mas lembrando que muitas câmeras usadas para produções televisivas não tinham amplitude (se é que podemos chamar assim) das usadas para o cinema, então a imagem sempre parecerá inferior. O filme tem no YouTube dublado, com imagem do SBT, pelo que pude ver. Muito obrigado por comentar, um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre