sábado, 23 de janeiro de 2016

A MARCA DO ZORRO / THE MARK OF ZORRO (1940) - ESTADOS UNIDOS



CONSIDERADO UNS DOS MELHORES ZORROS DE TODOS OS TEMPOS

Don Diego Vega (Tyrone Power 1914–1958), cadete da cavalaria espanhola, recebe a notícia de que está sendo chamado de volta ao seu país por seu pai. Ao chegar na Califórnia, nota uma população aterrorizada principalmente quando diz ser filho do Alcaide. Não tardará para descobrir que seu pai foi substituído por um tirano que usurpou seu cargo.


Ao ser apresentado a Don Luis Quintero (J. Edward Bromberg 1903–1951), sua esposa Inez Quintero (Gale Sondergaard 1899–1985) e o capitão Esteban Pasquale (Basil Rathbone 1892–1967), adido militar do alcaide, Don Diego compreende a situação e simula ser um homem afeminado para o trio, sua família e amigos. Enquanto passa o dia simulando ser uma pessoa desinteressada, à noite entrega-se a vestimenta do Zorro e passa a combater o exército de Quintero e Esteban, ganhando o amor da ingênua e bela sobrinha do alcaide, Lolita Quintero (Linda Darnell 1923–1965), que se apaixona pela figura do Zorro sem saber sua verdadeira identidade.


Muitos consideram este o melhor Zorro já feito para o cinema. Sem dúvida esta trama ambientada na velha Califórnia do final do século XIX  tem todos os requisitos para uma aventura de capa e espada de primeira linha. O filme é movimentado com direito a um grande duelo de espadas, romance e um pouco de humor.  Tyrone Power faz um Zorro com muita presença cênica e apesar de muitos o considerarem um ator sem recursos, ele conduziu o filme sem problemas. Linda Darnell (mais conhecida por aqui pelo filme A Canção de Bernadette) e Basil Rathbone , considerado um dos melhores espadachins de Hollywood de todos os tempos e que representou Sherlock Holmes em filmes na década de 40 estão em ótimas performances e já eram astros conhecidos e admirados na época do lançamento.  Este foi o terceiro filme em que Tyrone e Linda atuaram juntos, por isso a química tão boa alcançada para o sucesso do filme. 


O filme, uma superprodução da Fox, tem belas paisagens e os (poucos) combates são ótimos, ainda que o clímax entre o vilão e o herói poderia ter sido mais estendido. As leves situações cômicas funcionam muito bem, principalmente através do Fray Felipe (Eugene Pallette) que parece um “Frei Tuck” dos filmes de Robin Hood : bom coração, mas pronto para o combate.


A Marca do Zorro deriva do personagem deixar sua marca em forma de Z nos corpos dos bandidos e opressores do povo na época. Virou marca registrada nos filmes posteriores, sendo parodiada no filme “As Duas Faces do Zorro”, com o ator George Hamilton, que em determinada cena utiliza-se do símbolo e um colono acha que significa “Zero”. Aliais o personagem volta e meia deu as caras em várias produções ao longo do tempo. Dentre as que podemos destacar:  o ator Alain Delon com o seu Zorro (ou a Marca do Zorro) de 1974 , Antonio Banderas com seus filmes A Máscara do Zorro (1998) e A Lenda do Zorro (2005); a ótima versão televisiva da Disney na pele do ator argentino Guy Williams (famoso também pela série Perdidos no Espaço) e até produções curiosas como Zorro e os Três Mosqueteiros de 1963 (na pele do “Tarzan” Gordon Scott). Houve uma refilmagem "xerocada" para a televisão em 1974 com o ator Frank Langella (o vilão Esqueleto no filme Mestres do Universo, vulgo  He-Man, da década de 80 e do Filme Frost / Nixon) e Ricardo Montalban (de A Ilha da Fantasia; Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan) como o vilão. Essa nova versão também recebeu críticas favoráveis. E, por último, “Lone Ranger” (1949–1957) o famoso seriado americano protagonizado pelos atores  Clainton Moore (1914-1999) e John Hart (1917-2009), além do índio Tonto. No Brasil recebeu o nome de As Aventuras de Zorro (o correto seria “Cavaleiro Solitário”, pois em nada tem a ver com Zorro) e provocou certa confusão nos telespectadores. Moore esteve no seriado Ghost of Zorro de 1949.
Vale citar que todos esses filmes foram realizados a partir do filme  “A Marca do Zorro” de 1920, com Douglas Fairbanks, muito elogiado por sua atuação, mas hoje pouco procurado por ser um filme mudo.


Ainda que os mais novos prefiram o Zorro televisivo de Guy Williams e Henry Calvin (o eterno sargento Garcia), também colorizado, ou os mais recentes de Antonio Banderas,  este "A Marca do Zorro" merece figurar entre os melhores, mesmo porque sua imagem pouco aparece, sendo mais difícil de descobrir quem estaria por trás da máscara, só revelada no final. Um bom entretenimento e uma ótima oportunidade para se saber como eram feitos bons filmes de capa e espada na década de 40. A versão colorizada torna este filme mais "rejuvenescido" ainda que muitos prefiram sua versão original  em preto e branco. 
 

Outros Zorros do cinema :

George Hamilton

Duncan Regehr

Alain Delon
Douglas Fairbanks
Cavaleiro Solitário
Frank Langella
Antonio Bandeiras
Gordon Scott
Guy Williams


Cartazes:



Curiosidades:

O ator J. Edward Bromberg  que fez o papel de Quintero foi acusado de ser comunista, entrou na lista negra de Hollywood. Impedido de atuar tentou carreira na Inglaterra como tantos outros. Devido a situação, sua saúde foi abalada, morrendo aos 48 anos.

Nos quadrinhos “O Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller “A Marca do Zorro” é o filme que o garoto Bruce Wayne vê no dia do morte de seus pais e causa certa influencia para que o herói Batman surja em defesa dos cidadãos de Gothan.


 












Baseada na história “Curse of Capistrano” de Johnston McCulley escrita em 1919.


 














Indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original Por Alfred Newman.

Alfred Newman teve, ao longo de sua carreira, várias indicações ao Oscar e 9 prêmios.

A canção de Bernadette (1943) foi o terceiro Oscar de Newman. O filme teve como protagonista a atriz Linda Darnell.


 













Tyrone Powell aprendeu truques de mágica com Harry Green e fazia “desaparecer” os objetos do cenário. Aprendeu espanhol e esgrima.



Tyrone Power (1914–1958)









Jesse James (1939); A Marca do Zorro (1940); Sangue e Areia (1941); O Cisne Negro (1942); O Fio da Navalha (1946); O Beco das Almas Perdidas (1947); Capitão de Castela (1947); O Aventureiro do Mississippi (1963); Duelo de Paixões (1955); Melodia Imortal (1956); E Agora Brilha o Sol (1957); Testemunha de Acusação (1957).


Linda Darnell (1923–1965)









A Marca do Zorro (1940); Sangue e Areia (1941); A Canção de Bernadette (1943); Buffalo Bill (1944); Quando os Homens São Homens (1945); Anna e o Rei do Sião (1946); Paixão dos Fortes (1946); Barba Negra, o Pirata (1952); Entre a Vida e a Morte (1957).


Basil Rathbone (1892–1967)









David Copperfield (1935); Os Últimos Dias de Pompeia (1935); O Capitão Blood (1935); Romeu e Julieta (1936); As Aventuras de Robin Hood (1938); O Cão dos Baskervilles (1939); Sherlock Holmes (1939); A Marca do Zorro (1940); Melodia Fatal (1946); Farsa Trágica (1963).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre