MAD MAX DO SÉCULO XXI
(contém spoilers)
Max Rockatansky (Tom Hardy) é um homem solitário em um
mundo despedaçado pela guerra nuclear. Vagando por imensos desertos, longe da
companhia humana, o “Guerreiro das Estradas” é capturado por um grupo de
soldados guerreiros sob as ordens de Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), um homem
que comanda uma localidade com mão de ferro e captura pessoas e seus bens em
prol de seu exército e de si próprio. Max tem seu carro apreendido, um possante
V-8, passando a servir de banco de sangue humano para soldados feridos, em
especial Nux (Nicholas Hoult), um jovem com pouca expectativa de vida e com a
expectativa de morrer em ação. Quando um uma mulher chamada Furiosa (Charlize
Theron) rouba um caminhão com uma valiosa carga para Immortan Joe, uma caçada
se inicia e Max acaba sendo levado junto.
Há duas maneiras de se olhar Mad Max - Estrada da Fúria:
como um filme de ação de um personagem apocalíptico ou um filme a ser comparado
aos 3 outros filmes das décadas passadas. E isso nem sempre é uma tarefa muito
fácil.
No primeiro filme, “Mad Max” (1979), nos é
apresentado um (anti) herói que tenta impor a ordem como policial das estradas em um
mundo caótico. Sua família é assassinada e tudo vai por terra. No segundo, "Mad
Max 2 - A Caçada Continua", vemos Max como um solitário ajudando pessoas
contra um grupo de saqueadores, liderado por um homem com uma máscara. A
gasolina é o ouro dessa época e uma comunidade conseguiu encontrar o precioso
bem. No terceiro exemplar, "Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão",
vemos Max tomar o lugar de um certo capitão Walker e se transformar em
uma espécie de messias a conduzir o povo que lá está, enfrentando a toda
poderosa dona de uma cidade, interpretada pela cantora Tina Turner.
George Miller que também foi diretor dos filmes anteriores resolveu fazer uma
mescla dos seus três filmes, em particular o segundo e terceiro, e condensá-los
em uma única obra sabiamente voltada para um novo público. Aliás Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) é o mesmo ator que interpretou o vilão (líder dos motoqueiros) no primeiro Mad Max.
Miller resolveu pegar a questão da gasolina (do 2º
filme), do senhor da cidade (uma condensação a vilã - Tina Turner - do terceiro
com o vilão The Humungus do segundo) e que fica bem explícito em Immortan Joe e
seus dois momentos: rei da cidade e vilão sobre quatro rodas. Falando em rodas,
o diretor deve ter gostado muito das cenas de ação de “A Cúpula do Trovão"
pois praticamente o refilmou junto com os guerreiros do segundo. Faltou um Wez
"cão de guerra" do ator Vernon Welles do segundo filme e seu visual
moicano, substituído por um guerreiro musculoso: Rictus Erectus (Nathan Jones),
uma junção de Wez (o moicano louco) e Blaster (o lutador da arena da
"Cúpula do Trovão" do terceiro).
Para não ficar na cópia propriamente dita, o diretor
colocou jovens guerreiros preparados para guerra e com pouca vida, devido
ainda aos devastadores efeitos da guerra nuclear. Quem assistiu ao terceiro se
lembrará de um jovem calado com os olhos pintados. É uma adaptação desse
personagem, com um novo visual e uma história criada em torno de Nux e seus
(nem tanto) amigos guerreiros. Jovens prontos para a guerra que não discutem (é
um mundo novo e esses jovens já nasceram num mundo assim, eles não tem
parâmetros) e estão prontos para morrerem em combate em prol de seu líder e
quase um "deus" (em seu ritual final colocam um spray em torno da
boca como uma despedida da vida). O poder de Immortan Joe advém de algo mais
importante do que gasolina dos filmes anteriores: água, elemento fundamental para
toda a vida que Joe “generosamente” cede, ocasionalmente, ao seu bel
prazer, ao seu povo de maltrapilhos sedentos. Pois é primordialmente
reservada à ele, sua casta e seus soldados. Quem controla a água, controla a
vida. Ponto para o diretor que percebeu que há 30 anos atrás o futuro seria
outro.
Concorrendo a 10 Oscars e com grandes chances nas áreas técnicas, Mad
Max é um filme com orçamento gigantesco e efeitos de primeira, com um show de
ação ininterrupta e destruição ao Cubo. Tom Hardy é um excelente ator que, às
vezes, arrebenta num papel (como em Bronson) e em outras ocasiões passa meio
batido (como o vilão Bane de "Batman o Cavaleiro das Trevas
Ressurge"). Mas aqui começam alguns problemas. Fica a impressão de que o
subtítulo “Estrada da Fúria” refere-se mais a Charlize Theron que a Hardy, pois
ela parece mais a condutora da ação com o seu personagem furiosa, essa sim uma
fúria na estrada (perdoem o trocadilho). Max, o Louco, em alguns momentos
parece meio que um coadjuvante de luxo. Isso pode ser observado no cartaz
do filme onde Max se encontra em uma posição de coadjuvante tendo Furiosa em
primeiro plano
Mel
Gibson fazia um “Guerreiro da Estrada”, ex-policial que sobrevivia num mundo
sem regras, mas ainda assim tinha aquele ar de herói (ainda que relutante).
Nesse novo reboot (como o diretor gosta de definir), Max meio que cai de
pára-quedas na ação, mas não faz feio. São filmes de estética distintas, para personagens diferentes, dentro de um mesmo cenário: um mundo pós- apocalíptico. Apenas que, nas versões
anteriores, Max (de Gibson) era o cavaleiro em sua armadura (com o seu
carro interceptador V8 do primeiro filme, o que pode sugerir que esta nova
produção poderia ser vista como uma continuação de Mad Max de 1979). Ele
praticamente resolvia tudo sozinho. Aqui Furiosa praticamente dá conta do
recado sozinha, mais um pouco poderiam ter colocado ela como protagonista, uma
Mad Max pronta a salvar o dia. Isso sim seria inovador e uma quebra e
tanto de paradigma no cinema hollywoodiano. .
Alguns
podem entender que Miller acrescentou uma busca pela terra prometida e uma “Moisés”
à libertar seu povo oprimido, Furiosa não tem um cajado nem um mar para abrir.
Seu mar é o deserto e o faraó vem em um carro blindado com seus soldados
velozes e ansiosos por morrer pelo seu líder maior em nome de uma causa (uma
analogia bem sutil, inserida dentro do contexto atual de nossos tempos). A
questão que fica é: ela é "o libertador" ajudada por um “anjo” (Max)
em sua missão ou ela encontra um libertador e o segue em direção a terra
prometida?.
Teron está perfeita na pele da guerreira durona. Podemos dizer que depois de Sigourney Weaver e seus Aliens, ela talvez seja a melhor representante do heroísmo feminino atual. Mulher coragem, de fibra e disposta a tudo. A concepção criada para a personagem, de cabelos raspados e face embrutecida, caíu como uma luva e certamente não traria o impacto desejado se a atriz não tivesse se despido de sua beleza. Já o tinha feito em "Monster: Desejo Assassino" (2003), mas agora foi muito mais radical. Então fica a pergunta: Tom Hardy tem o carisma necessário para continuar com seu personagem?
Teron está perfeita na pele da guerreira durona. Podemos dizer que depois de Sigourney Weaver e seus Aliens, ela talvez seja a melhor representante do heroísmo feminino atual. Mulher coragem, de fibra e disposta a tudo. A concepção criada para a personagem, de cabelos raspados e face embrutecida, caíu como uma luva e certamente não traria o impacto desejado se a atriz não tivesse se despido de sua beleza. Já o tinha feito em "Monster: Desejo Assassino" (2003), mas agora foi muito mais radical. Então fica a pergunta: Tom Hardy tem o carisma necessário para continuar com seu personagem?
Entrando no assunto concepção visual, não há como negar que a
fotografia é impactante. As cores são perfeitas, auxiliadas por câmeras de
última geração que dão uma vivacidade incrível. As locações também devem ser
destacadas. Trocar o deserto australiano, pelo deserto da Namíbia foi uma ótima
escolha e caiu perfeitamente na história. Quanto a montagem, não há como negar
que, na maioria das cenas, o espectadores se sentem como que em uma Montanha
russa, com vários loopings até o final em que conseguem recuperar o fôlego
Se
o diretor, como dizem, já tem pronto os roteiros dos filmes seguintes (o ator
Tom Hardy teria dito em uma entrevista, para Esquire magazine, que assinara um
contrato para mais 3 filmes), podemos entender que este foi um cartão de
visitas. Sendo assim , é possível que as duas próximas produções sejam bem mais
distantes dos antigos filmes.
Se a ideia era apresentar um novo herói para um novo milênio, sem desagradar quem assistiu a trilogia anterior, podemos dizer que foi um acerto, visto que o filme tem mais admiradores do que detratores. No site do IMDB aparece o novo filme para 2017: Mad Max: The Wasteland, sem título ainda no Brasil
Se a ideia era apresentar um novo herói para um novo milênio, sem desagradar quem assistiu a trilogia anterior, podemos dizer que foi um acerto, visto que o filme tem mais admiradores do que detratores. No site do IMDB aparece o novo filme para 2017: Mad Max: The Wasteland, sem título ainda no Brasil
Trailer 1:
Trailer 2:
Trailer 3 (com uma apresentação dos filmes anteriores):
Cenas de Bastidores:
Curiosidades:
O
filme concorreu a 10 Oscars: Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Fotografia;
Melhor Design de Produção; Melhor Mixagem de Som; Melhor Maquiagem e Penteado;
Melhor Figurino; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som; Melhor
Produção de Arte.
O
filme ganhou 6 Oscars: Melhor Montagem; Melhor Design de Produção;Melhor
Figurino;Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de Som; Melhor Maquiagem e
Penteado (atualizado em junho 2016).
Mad Max 1979 |
O jovem calado de Mad Max 3 e sua nova versão.
Nova versão |
Mad Mad 3 |
Wez e Bluster resultando em Rictus Erectus.
Wez |
Blaster |
Rictus Erectus |
Uma nova visão para a cena de Mad Max 2: Antes, homens
presos ao Carro. Agora é Max.
Tina
Turner (Mad Max 3) e o vilão The Humungus condensados em Immortan Joe.
Tom Hardy
Falcão Negro em Perigo (2001); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Maria Antonieta (2006); Bronson (2008); Jogo Entre Ladrões (2009); O Morro dos Ventos Uivantes (Mini-série) (2009); O Espião Que Sabia Demais (2011); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); O Regresso (2015); Dunkirk (2017).
Falcão Negro em Perigo (2001); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Maria Antonieta (2006); Bronson (2008); Jogo Entre Ladrões (2009); O Morro dos Ventos Uivantes (Mini-série) (2009); O Espião Que Sabia Demais (2011); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); O Regresso (2015); Dunkirk (2017).
Charlize Theron
The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996); Advogado do Diabo (1997); Regras da Vida (1999); Homens de Honra (2000); Doce Novembro (2001); O Escorpião de Jade (2001); Caminho sem Volta (2002); Encurralada (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); A Vida e Morte de Peter Sellers (2004); Três Vidas e um Destino (2004); Terra Fria (2005); Æon Flux (2005); Hancock (2008); Vidas Que Se Cruzam (2008); A Estrada (2009); Prometheus (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Atômica (2017); Velozes & Furiosos 8 (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018); Casal Improvável (2019); O Escândalo (2019); The Old Guard (2020); Velozes & Furiosos 9 (2021)
Nicholas Hoult
Um Grande Garoto (2002); O Sol de Cada Manhã (2005); Fúria de Titãs (2010); Fúria de Titãs (2011); Jack, o Caçador de Gigantes (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); X-Men: Apocalipse (2016).
Josh Helman
Jack Reacher: O Último Tiro (2012); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Mad Max: Estrada da Fúria (2015);X-Men: Apocalipse (2016).
Nathan Jones
Primeiro Impacto (1996); Tróia (2004); O Protetor (2005); Os Condenados (2007); Conan, o Bárbaro (2011); Mad Max: Estrada da Fúria (2015).
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