sábado, 2 de janeiro de 2016

DOUTOR ESTRANHO / DOCTOR STRANGE (1978) - ESTADOS UNIDOS




ADAPTAÇÃO TOSCA
A pergunta que maioria das pessoas fazem a respeito de Dr Estranho (Dr Strange) é: quem é ele? Dr Estranho, mais uma criação da Marvel, foi uma tentativa, na década de 70, de lançar um herói (pouco conhecido entre os não leitores de quadrinhos, me desculpem os aficionados) e com isso encher um pouco mais os cofres da editora. Teve suas aventuras solo lançadas pela extinta Super Aventuras Marvel (Editora Abril), participou do super grupo de heróis "Os Defensores" (em sua formação clássica) que incluíam nada menos que, além do Mago, os super poderosos Hulk, Surfista Prateado e Namor. Apesar de ser um quarteto difícil de ser juntado para se criar histórias boas (quem consegue lutar de igual para igual com Hulk ou Surfista, ou com ambos?) a ideia foi um gol de placa e gerou milhões de fãs ao redor do Globo com suas histórias clássicas e bem escritas

 





Em mega eventos criados pela editora, como o banimento do Hulk e sua volta em Guerra Mundial Hulk ou na Invasão Secreta, o mestre dos magos não é peso leve e além de conhecimentos plenos de magia é um mestre em várias artes marciais (apesar de poucas vezes mostrado). Por isso a adaptação de Dr Estranho poderia ser viável, desde que os produtores quisessem criar um material sério para a Tv. Assim como Hulk, que teve várias modificações para o seriado, mas que deu muito certo e arrebatou uma legião de fãs (de quadrinhos ou não), Doutor estranho fez sua estreia já condenado. A não ser em uma daquelas situações, que acontecem de tempos em tempos, que um filme agrada, apesar de suas qualidades ruins e consegue dar vida a um seriado, os patrocinadores já sabiam o destino do telefilme: o ostracismo.

 






Dr Estranho é indicado somente para aqueles que estão curiosos em assistir a adaptação e que são fãs do personagem, apesar de no final, inevitavelmente, perceberão o erro da empreitada.
A origem é muito diferente dos quadrinhos? É. Dr Estranho é médico? Sim, mas não psiquiatra. Era um cirurgião que só ligava para o dinheiro e a exposição que sua carreira bem sucedida lhe trazia. 




Nos quadrinhos, Stephen Strange sofre um acidente e não pode mais operar com as mãos. Segue uma viagem espiritual ao seu destino e aprende, ao longo dos anos, seu ofício passando a ser o guardião do portal da terra. Enquanto os heróis combatem vilões de carne e osso, Strange luta contra forças místicas que ameaçam nosso planeta e sua luta se dá, na maioria das vezes, em dimensões paralelas ou alternativas às nossas. No telefime tudo é simplificado. Stange é um psiquiatra relapso, que vive de cantar uma enfermeira. Atende seus pacientes com soluções absurdas como "seu problema é bebida" e quando a paciente lhe pede um remédio para conseguir dormir bem, ele lhe oferece um leito disponível no hospital!!.



 










Strange tem um sonho, na qual uma jovem empurra um senhor de uma ponte, sob a influência de uma feiticeira. O sonho é, na verdade, uma visão: o senhor é o Mestre dos Magos (mas não é o da Caverna do Dragão) que sai ileso. A mulher que o empurra é Clea (sua discípula e amante nos quadrinhos) uma jovem que estuda psicologia. A feiticeira é Morgana,  a serviço de uma entidade chamada  Balzaroth (o vilão Dormammu dos quadrinhos?) que foi exilada pelo atual mestre da magia Thomas Lindmer (John Mills) que sabe que Strange é o escolhido para substituí-lo

O Vilão Tosco e Incompreensível
 




 








A adaptação ficou muito aquém (como se sabe) do que realmente interessava, por vários motivos,  entre eles: fotografia ruim, cenário com cores berrantes e elenco fraco. Por ter sido realizado para a tv, talvez com o intuito de gerar uma série, Doutor Estranho teve um baixíssimo orçamento (pelo que se pode perceber), mesmo porque não havia o interesse de se gastar muito dinheiro neste segmento (heróis). O mago Thomas Lindmer copia Alec Guinness no filme Guerra nas Estrelas, quando ele movimenta sua mão e sugestiona as intenções de terceiros (o poder Jedi). Quando Strange entra no mundo espiritual é nítida a cópia (ou homenagem?) ao filme Dr Who (uma produção inglesa famosíssima) e Túnel do Tempo (na introdução quando a dupla fica vagando no tempo e espaço, antes de começar a aventura). A luta entre os magos é horrível com efeitos especiais ruins até para época. O ator Peter Hooten faz muita careta e arregala os olhos, além de visivelmente não ser o ator ideal. As duas atrizes são razoáveis: Jessica Walter (Morgan LeFay - Morgana na tradução brasileira) é uma boa atriz e faz o que pode no péssimo papel que lhe deram. Anne-Marie Martin (Clea Lake) não passa muita dramaticidade e se apóia mais no charme e beleza . Clyde Kusatsu (Wong) é bom ator, mas parece perdido em certas cenas. . 


 
O Poder Jedi ?

Uma adaptação para o Cinema? Está previsto para novembro de 2016 a versão cinematográfica. O personagem principal ficará a cargo de Benedict Cumberbatch que fez o papel de Khan em Além da Escuridão - Star Trek. Pode dar certo, se aproveitarem sua origem correta, mostrarem todo o seu conteúdo filosófico publicado entre nós nos números iniciais da já citada Super Aventuras Marvel e fizerem um link com algum evento como Vingadores.  Talvez assim seja possível oferecer um produto de maior qualidade, mas se a intenção for adaptar, de qualquer maneira, como O Motoqueiro Fantasma, então é melhor nem tentar.

Trailer:






Trailer Dr Estranho 2016






Curiosidades:

Benedict Cumberbatch em Doutor Estranho (2016)





Doutor Estranho nos Quadrinhos:

Super Aventuras Marvel (Editora Abril):


 















Os Defensores:









 














Vingadores : Illuminati 























Cronologia Marvel :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre