domingo, 16 de agosto de 2020

THE OLD GUARD (2020) - ESTADOS UNIDOS

 

HIGHLANDERS 2020

Andy (Charlize Theron) e seu grupo de mercenários estão em algum lugar do Oriente Médio onde aceitam uma missão de resgate a pedido de um homem chamado Copley (Chiwetel Ejiofor), cujo objetivo é  liberar um grupo crianças sequestradas no Sudão . Mesmo com certa relutância de Andy o grupo chega ao local e descobre ter caído em uma emboscada.  Um grupo de homens fortemente armados estava à espera e abrem fogo contra o quarteto que não possue local para onde se refugiar. Todos parecem estar mortos, com várias perfurações nos corpos, mas para espanto desses homens,  Andy e seus comandados se erguem e massacram o batalhão inimigo, sendo observados à distância por uma câmera que registra todo o incidente. Copley  finalmente tem a prova que precisava: esse não é um grupo comum, é um grupo de soldados imortais. 

The Ol Gduard (“A Velha Guarda” sem tradução na plataforma) é uma nova produção da Netflix que aproveita o momento em que os estúdios de cinema estão com restrições de lançamentos devido à pandemia nos entregando um filme de heróis, repleto de ação com um toque diferente, mas com muitas reciclagens de outros filmes,  o que não necessariamente o classifica como ruim. Dirigido pela diretora Gina Prince-Bythewood (de  “A Vida Secreta das Abelhas”) parte de  um roteiro de Greg Rucka, adaptando os quadrinhos que ele criou com o artista Leandro Fernandez e ,cuja atriz principal,  é a talentosa Charlize Theron (“Mad Max: Estrada da Fúria” e “Prometheus”). 

 Se você já tem certa idade ou assistiu vários filmes antigos verá que há muito tempo o cinema se utiliza de juntar elementos ou referências de outros filmes. Apesar de ser oriunda das HQs, sua inspiração, entre outros, vem de “Highlander:  O Guerreiro Imortal” (e talvez na série homônima), principalmente na personagem Nile (KiKi Layne), uma fuzileiro naval que agora descobre que não pode ser morta. Vejamos: Nile sofre um ferimento mortal em combate, falece e desperta.  Ao seu redor as pessoas se tornam curiosas e, ao mesmo tempo, querem se afastar dela (como “MacLeod”).  A intenção de seus superiores é retirá-la dali (no filme de 1985 o personagem é banido). Chega uma mentora (no filme dos anos 80 era, Sean Connery) que lhe explica que suas vidas se estendem por séculos, e que aqueles que conheceram terão que ficar em seus passados já que estão condenados a sobreviver a qualquer pessoa com quem se importem.  O fator de cura já existia no cinema, mas nos remete ao mutante mais famoso da Marvel : Wolverine. 

Andy, por viver muitos séculos antes dos demais,  é a líder de um grupo que atravessa incógnitos e incólumes  os séculos atuando sempre nas sombras. Esse grupo é composto por Nicolo (Luca Marinelli) e Joe (Marwan Kenzari), que se conheceram em lados opostos nas Cruzadas e Booker (Matthias Schoenaerts), que se juntou durante as Guerras Napoleônicas. Nile, agora integrada ao grupo,  se pergunta: Por que eu ? Por que agora? Resposta que nenhum deles consegue dar, apenas que há muitos séculos não surgia uma pessoa assim e que estão interligados. Eles sentem dor, raiva, angústia como qualquer outra pessoa. Apenas a sua data de validade que  é indefinida. Mas não são imortais: em algum momento “seus dons” (ou “maldição”) cessarão e não mais estarão imunes ao fator tempo, doenças ou lesões. Andy perdeu um amigo em época remota desse modo e uma amiga que foi capturada e jogada ao oceano em um caixão de ferro da qual nunca conseguiu localizar. E Andy está com um ferimento que insiste em não mais se regenerar. 

Como quase todo filme de ação atual, a violência gráfica ao estilo “John Wick” impera em cena, logo as mortes tem que ser elaboradas, “estilosas”, recheadas de saltos  e golpes onde a protagonista, muitas vezes,  abdica  de uma arma de fogo para derrotar a todos,  armados, em combates corpo a corpo . Sim , há toda uma multidão de fãs que cultua esse estilo de condução da ação com direito a cenas editadas para os atores (heróis ou vilões) parecerem atletas de ponta, mas essa repetição “ad finitum” de confrontos e mortes se torna cansativa outro grupo de espectadores. Gina Prince-Bythewood revela-se uma boa diretora. Só precisa tomar cuidado para não cair em armadilhas do cinema de ação moderno. E como não podia faltar há o vilão detestável na pele do farmacêutico, Merrick (Harry Melling) que deseja, literalmente, dissecar os corpos dos heróis para descobrir o segredo da longevidade. 


The Old Guard é um passatempo mediano, galgado na força interpretativa de Theron (que também atua como produtora) onde empresta seu talento e eficiência costumaz.  Quando chega ao seu final, parece um piloto de seriado daqueles antigos que apresentava os heróis para uma série semanal. Tem um final pós-créditos que nos indica que teremos um segundo filme e que pode ser bem interessante.  Só nos resta saber se teremos explicações do por quê apenas alguns são escolhidos. E que não cometam o mesmo erro que os envolvidos em Highlander 2 cometeram ao criarem uma explicação absurda e dispensável .

 

Trailer:

 

 

Curiosidades:

A história em quadrinhos que originou o filme, "The Old Guard: Force Multiplied", teve quatro edições, então os fãs podem esperar que este filme tenha sequências. Pelo menos um segundo já está no "pipeline" da Netflix, com contratos assinados pelos personagens principais.

De acordo com Charlize Theron e KiKi Layne, a maioria das cenas de ação foi feita pelos atores principais.

Segundo Charlize Theron, ela recebeu a história em quadrinhos pela primeira vez durante as filmagens de "Atômica" (2017) e após ler as primeiras páginas sentiu que a história era interessante o suficiente para um projeto de filme.

Charlize Theron declarou a Mark Malkin que Andy tem mais de 6.000 anos.

A primeira cena de luta foi complicada porque os atores não aprenderam os movimentos coreografados todos juntos. Os ensaios foram feitos à parte, os atores masculinos fizeram em Londres e Charlize em Los Angeles. 

Andy se autodenomina Andrômaca da Cítia. Isso corresponde à lenda de uma rainha das amazonas, às vezes identificada com os citas.

O filme mostra que o grupo imortal liderado por Andy (Charlize Theron) influenciou e de alguma forma contribuiu para diferentes fatos históricos ao redor do mundo ao longo dos séculos. Não fica claro nem explicado porque ela faz referência a São Paulo no ano de 1834. Talvez um ano aleatório escolhido pelo escritor Greg Rucka. Mas, coincidentemente, depois que o imperador Pedro I abdicou de seu trono em 1831, o Brasil viveu uma época sócio-política conturbada com revoluções e conflitos entre grupos conservadores e liberais ao longo dos anos que se seguiram. 1834 é o ano em que o Ato Adicional foi aprovado por aqueles dois grupos conflitantes, um conjunto de mudanças na Constituição brasileira de 1824 que, entre as mudanças mais importantes, estabeleceu apenas um grande representante do império até a idade adulta do herdeiro Pedro II, e também enfraqueceu os danos de a centralização do poder imperial ao dar às províncias brasileiras autonomia política para que pudessem tomar decisões sem a aprovação direta do império.

Greg Rucka escreveu o primeiro rascunho do roteiro, mas, quando Charlize Theron entrou a bordo, ela teve vários problemas com ele. Estas foram levantadas em uma teleconferência com Theron que Rucka descreveu como "uma das piores experiências da minha carreira". Ele fez outra reescrita, mas foi demitido. A produtora de Theron encomendou um novo roteiro a novos escritores, mas a Netflix odiou essa versão. Quando Gina Prince-Bythewood subiu a bordo, ela recomissionou Rucka, que foi capaz de consertar suas diferenças com Theron.

Tendo sido visto por mais de 70 milhões de lares em seu primeiro mês, este é um dos lançamentos de maior sucesso da Netflix.

Com um orçamento de US $ 70 milhões, esta é a primeira vez que uma mulher negra dirige uma adaptação para um filme de história em quadrinhos de grande orçamento.

A personagem interpretada por Veronica Ngo é japonesa no material original. A pedido da atriz, sua nacionalidade foi mudada para vietnamita.

  

Trilha Sonora:

Born Alone, Die Alone - Maddie Duke

Keep This Between Us - Krtas Nssa

Put You On -  Kierra Luv

Godspeed - Frank Ocean

Say Your Prayers -  Blithe

Nobody Know -  Chaii

The World We've Made - Ruelle

Going Down Fighting - Andrea Wasse and Phlotilla

Silence - Marshmello and Khalid

Cruel World -  Active Child

Baby Outlaw - Elle King


Keep This Between Us - Krtas Nssa


 

Cartaz:












Filmografia Parcial:

Charlize Theron

The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996); Advogado do Diabo (1997); Regras da Vida (1999); Homens de Honra (2000);  Doce Novembro (2001); O Escorpião de Jade (2001); Caminho sem Volta (2002); Encurralada (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); A Vida e Morte de Peter Sellers (2004); Três Vidas e um Destino (2004);  Terra Fria (2005); Æon Flux (2005); Hancock (2008); Vidas Que Se Cruzam (2008); A Estrada (2009); Prometheus (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Atômica (2017);  Velozes & Furiosos 8 (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018);  Casal Improvável (2019); O Escândalo (2019); The Old Guard (2020);  Velozes & Furiosos 9 (2021)

Chiwetel Ejiofor  

Amistad (1997); Coisas Belas E Sujas (2002); Simplesmente Amor (2003); Sombras Do Passado (2004); Quatro Irmãos (2005); Serenity: A Luta Pelo Amanhã (2005); O Crime Perfeito (2005); O Plano Perfeito (2006); Filhos da Esperança (2006); O Gângster (2007); Cinturão Vermelho (2008); 2012 (2009); 12 Anos de Escravidão (2013); Meio Sol Amarelo (2013); Os Últimos na Terra (2015); Doutor Estranho (2016); Mary Magdalene (2017);  A Caminho da Fé (2018); Maria Madalena (2018); O Menino que Descobriu o Vento (2019); Malévola: Dona do Mal (2019); The Old Guard (2020); Infinite (2021); Rob Peace (2020); Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022) 

KiKi Layne

Se a Rua Beale Falasse (2018); Filho Nativo (2019); A Rebelião (2019); The Old Guard (2020); Um Príncipe em Nova York 2 (2020)

Matthias Schoenaerts

Daens - Um Grito de Justiça (1992); Ellektra (2004); A Espiã (2006); A Musa (2007); Nadine (2007); Loft (2008); My Queen Karo (2009); A Gangue de Oss (2011); Ferrugem e Osso (2012); Laços de Sangue (2013); A Entrega (2014); Prazeres Mortais (2014); Suite Francesa (2014); Transtorno (2015); A Garota Dinamarquesa (2015); Um Mergulho No Passado (2015); Operação Red Sparrow (2018); Inimigos Íntimos (2018); The Mustang (2019); A Lavanderia (2019); The Old Guard (2020); The Last Planet (2020)

Marwan Kenzari

De laatste dagen van Emma Blank (2009); Wolf (2013); A Acusada (2014); Busca sem Limites (2016); Ben-Hur (2016); A Promessa (2016); A Múmia (2017); Onde Está Segunda? (2017); Assassinato no Expresso do Oriente; O Anjo do Mossad (2018); Aladdin (2019); Instinto (2019); The Old Guard (2020); Balestra (2021)

Luca Marinelli

A Solidão dos Números Primos (2010); Nina (2012); A Grande Beleza (2013); Não Seja Mau (2015); Meu Nome é Jeeg Robot (2015); Deixe Ir (2017); Uma Questão Pessoal (2017); Fabrizio De André: Principe libero (2018); Entre Tempos (2018); Martin Eden (2019); The Old Guard (2020); Diabolik (2020)

Harry Melling

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010); Z: A Cidade Perdida (2016); A Batalha das Correntes (2017); A Balada de Buster Scruggs (2018); Trautmann (2018); Waiting for the Barbarians (2019); The Old Guard (2020); O Diabo de Cada Dia (2020); The Tragedy of Macbeth (2021);  O Gambito da Rainha ( Mini-série 2020)


Veronica Ngo

O Rebelde (2007); Duelo de Assassinos (2009); O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (2016); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); Bright (2017); Fúria Feminina (2019); Destacamento Blood (2020); The Old Guard (2020)

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O MONSTRO DE MIL OLHOS / RETURN OF THE FLY (1959) - ESTADOS UNIDOS

CONTINUAÇÃO INFERIOR

Hélene Delambre (Patricia Owens), viúva de André (David Hedison), faleceu 15 anos depois aos fatos ocorridos no filme anterior que destruíram sua mente ao longo dos anos. Philippe (Brett Halsey), filho do casal e sobrinho de François (Vincent Price) resolveu seguir os passos do pai, se tornando também cientista, criando um laboratório secreto e desejando obter sucesso onde seu pai falhara. Com o falecimento de sua mãe, que nunca lhe contara o que sucedera com seu pai e a catástrofe do experimento, Philippe consegue extrair de François toda a história e acesso ao laboratório que fora fechado no dia seguinte após a morte de seu pai.

“Phill” inicia os experimentos sob os manuscritos de seu pai agora com a ajuda de Alan Hinds (David Frankham), ex-funcionário de François e amigo do jovem.  O que ninguém sabe é que Alan almeja, na verdade, vender os projetos do desintegrador -reintegrador, um transmissor de estruturas moleculares tridimensionais que desintegra as moléculas de matéria de um ponto a outro, através de um inescrupuloso agente funerário chamado Max Berthold (Dan Seymour), ao melhor lance.  Quando “Phill” descobre a traição de Alan é subjugado por este e posto à prova científica.

Feito em menos de um ano após o primeiro filme, com a intenção de se aproveitar de seu sucesso, essa continuação de “A Mosca da Cabeça Branca” (“The Fly”, no original), hoje visto como um dos expoentes da ficção científica e um dos raros filmes de ficção científica produzidos na Hollywood dos anos 50, com alto orçamento para a época, não logrou entre os fãs o êxito de seu antecessor por vários motivos.

Para baratear os custos e se aproximar mais dos filmes B do gênero, a produção optou por abortar os efeitos óticos valorizados pela fotografia colorida em Cinemascope do primeiro filme e utilizou o preto e branco em tons góticos. Só que também incluiu elementos policiais e uma história de vingança, desvirtuando-se dos aspectos  do filme anterior. O elenco principal, excetuando-se Price, não voltou, por isso a personagem de Hélene é suprimida, assim como o inspetor Charras que dá lugar a outro inspetor chamado Beecham (John Sutton) que teria trabalhado com Charras (na verdade Beechan não aparece e nem é citado no filme de 1958). Price, em entrevista, disse ter aceitado participar do filme ao ler o roteiro e perceber que seria um daqueles casos raros quando a sequencia provava ser melhor do que o original, mas para sua surpresa o filme começou a receber “enxertos” que o descaracterizam da visão original, porém Price agora teria mais tempo de tela o que se provou a decisão mais acertada da produção. A troca de direção, Kurt Neumann (1908–1958) por Edward Bernds (1905–2000) de “Os Três Patetas - com Hércules no Olimpo” (1962) talvez não tenha ajudado (Neumann faleceu ao término do primeiro filme), mas o fato do filme não receber os mesmos recursos do original impactou profundamente sua realização.

Na verdade quando alguns assistirem talvez possam ter a impressão de que foi filmado por dois diretores diferentes ou que dois roteiros diferentes foram “emendados”. A razão: até o momento do primeiro experimento temos uma interessante mescla de suspense e ficção científica que prende a atenção, com uma estrutura narrativa sólida. Após esse evento, o que vemos é um filme de monstro, vingança e elementos que se provam confusos. Essa irregularidade, presente no segundo arco da história, poderia ter recebido uma atenção especial que acredito que seja o que Price se referia ao dizer que “enxertos, truques para ser popular”, foram incluídos no filme.

Quanto ao elenco, Price é o grande nome da produção, o condutor da narrativa e, atualmente, o motivo do filme ainda ter seus fãs. Price foi um dos maiores expoentes do gênero e aqui empresta seu talento em um papel sóbrio. Outro que chama a atenção é David Frankham que começa como um cara que parece que será um apenas um coadjuvante na história até se tornar um vilão disposto a tudo para alcançar seus objetivos. Brett Halsey, ironicamente, lembrou um pouco David Hedison, mas seu personagem se tornou bem óbvio. A sorte é que o motivo pela qual é conduzido ao mesmo processo e transformação do pai, recebe uma dose de inventividade que impede o filme de se tornar absurdamente semelhante ao anterior. O restante do elenco está bem e Danielle De Metz como “Cecile” é uma justificativa para criar um interesse romântico que nunca é plenamente desenvolvido.

“O Monstro dos Mil Olhos” (título nacional que em nada sugere ser uma continuação de “A Mosca da Cabeça Branca”) é uma continuação inferior a tudo e por tudo, não oferecendo as mesmas emoções, cujo elemento surpresa desaparece completamente dado às limitações do roteiro. A própria narrativa não flui com a mesma agilidade e o seu final beira o medíocre frente a memorável sequência final do primeiro filme.  Fica a dúvida se os produtores acharam que o filme não valia um bom investimento ou se a ideia era ter um retorno alto com um baixo custo. No final não é um filme de todo ruim, mas perdeu uma ótima chance de apresentar um roteiro que dissecasse os contratempos de uma invenção tão revolucionária, com seus males e benefícios. Com certeza fez algum sucesso na época, mas atualmente gera apenas curiosidade de se ver o segundo exemplar de uma trilogia que se encerrou com “A Maldição da Mosca” (1965)


Trailer:



Curiosidades:

A faixa etária nos cinemas brasileiros, na época, foi 18 anos

A Rede Tupi, em 1979, exibiu o filme com o título de "A Volta do Homem Mosca" apesar de ter sido veiculado, previamente, na Tv, com o título dos cinemas

Brett Halsey e Vincent Price trabalharam também em "Nos Domínios do Terror "(1963)

Brett Halsey usou o pseudônimo de  Montgomery Ford em alguns filmes

Estreia no cinema da francesa Danielle De Metz


Cartazes:












Filmografia Parcial:

Vincent Price (1911–1993)









A Volta do Homem Invisível (1940); Inferno Verde (1940); A Casa das Sete Torres (1940); A Canção de Bernadette (1943); As Chaves do Reino (1944); Amar foi Minha Ruína (1945); Os Três Mosqueteiros (1948); Museu de Cera (1953); A Máscara do Mágico (1954); O Filho de Sinbad (1955); Os Dez Mandamentos (1956); A História da Humanidade (1957); A Mosca da Cabeça Branca (1958); A Casa dos Maus Espíritos (1959); Força Diabólica (1959); O Monstro de Mil Olhos (1959); O Solar Maldito (1960); O Poço e o Pêndulo (1961); Nefertiti, a Rainha do Egito (1961); O Pirata Negro (1961); Muralhas do Pavor (1962); O Corvo (1963); A Praia dos Amores (1963); Nos Domínios do Terror (1963); O Castelo Assombrado (1963); Farsa Trágica (1963); Mortos que Matam (1964); Monstros da Cidade Submarina (1965); Os Chacais (1967); Batman e Robin (seriado 1966-1967); O Caçador de Bruxas (1968); Mais Morto que Vivo (1969); Grite, Grite Outra Vez! (1970); O Abominável Dr. Phibes (1971); A Volta do Dr. Phibes (1972); As 7 Máscaras da Morte (1973); Jornada do Pavor (1975); O Clube dos Monstros (1981); A Mansão da Meia-Noite (1983); Do Sussurro ao Grito (1987); Baleias de Agosto (1987); Edward Mãos de Tesoura (1990); O Coração da Justiça (1992).

Brett Halsey









O Escudo Negro de Falworth (1954); A Revanche do Monstro (1955); Terrível como o Inferno (1955); Lutando Só Pela Glória (1958); A Corrida da Morte (1959); O Monstro de Mil Olhos (1959); O Submarino Atômico (1959); Ecos do Passado (1960); O Magnífico Aventureiro (1963); Nos Domínios do Terror (1963); A Ponte dos Suspiros (1964); O Olho da Espionagem - O Agente Z-3 (1965); Johnny Ringo, O Caçador dos Fora da Lei (1966); Hoje Eu... Amanhã Você (1968); A Ira de Deus (1968); Las trompetas del apocalipsis (1969); Ratboy (1986); Der Commander (1988); La Bahía Esmeralda (1989); O Poderoso Chefão III (1990); Resgate Implacável (1991); Assassinato em Nova York (1995) ; Mercenários da Morte (1995); Club Utopia (2013); Risk Factor (2015).

David Frankham









O Monstro de Mil Olhos (1959); Ten Who Dared (1960); Robur, o Conquistador do Mundo (1961); Muralhas do Pavor (1962); Rei de um Inferno (1965); O Grande Santini - O Dom da Fúria (1979); O Homem com a Lente Mortal (1982); Ink: A Tale of Captivity (2010).

John Sutton (1908–1963)









Quatro Homens e uma Prece (1938);  As Aventuras de Robin Hood (1938); A Torre de Londres (1939); A Volta do Homem Invisível (1940); O Mistério de Karanga (1940); Um Tiro Misterioso (1940); Minha Namorada Favorita (1942); Águias de Fogo (1942); Jane Eyre (1943);  Capitão de Castela (1947); Casanova Aventureiro (1948); Os Três Mosqueteiros (1948); O Veneno dos Bórgias (1949); A Sombra da Maldição (1950); Depois da Tormenta (1951); David e Betsabá (1951); A Princesa de Damasco (1952); A Espada dos Mosqueteiros (1952); A Bandeira Negra (1952); O Falcão Dourado (1952); Ao Sul de Sumatra (1953); Destruí Minha Própria Vida (1956); O Monstro de Mil Olhos (1959); O Ídolo de Cristal (1959); Heróis da Polícia Montada (1961); Shadow of Fear (1963).

Danielle De Metz









O Monstro de Mil Olhos (1959); Eu Te Amo Mesmo Assim (1961); Valley of the Dragons (1961); As Sete Maldições de Lodac / A Espada Mágica (1962); Piratas Vingadores (1962); A Marca da Vingança (1963); O Agente da UNCLE (seriado 1966 a 1967); Um Convidado Bem Trapalhão (1968); Os Comandos Atacam Rommel (1971).

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O RETORNO DE CATHERINE / FOUND (2005) - ESTADOS UNIDOS


SEGREDOS ENTERRADOS

Dezesseis anos se passaram desde que o casal Ellen (Joanna Cassidy) e Charles (Greg Evigan) tiveram a filha sequestrada pela babá e nunca mais conseguiram localizá-las. Certo dia Vince, um detetive particular, leva até a casa do rico casal, Júlia (Tania Saulnier), na qual revela ser a filha até então desaparecida reclamando  uma recompensa de 200.000,00. Ellen aceita imediatamente a jovem como sua filha, mas Charles tem uma informação que não revelara a ninguém: sua filha tinha uma marca de nascença nas costas. E Júlia também a possui. Os dias passam e agora “Catherine” revela que mesmo tendo desaparecido aos oito anos pouco se lembra, apenas que foi levada à vários lares até que, aos 13 anos, fugira para o Arizona. Só que os envolvidos possuem segredos que aos poucos serão revelados.


O Retorno de Catherine (“Found” no original) foi um telefilme feito para a Tv americana sendo exibido no “Intercine”, da Rede Globo, em abril de 2009, não retornando mais à grade da emissora. Houve uma época que era muito comum o “Supercine”, “Interfilme” e Corujão apresentarem telefilmes desconhecidos que possuíam qualidades distintas: desde boas produções à de qualidades duvidosas. Tudo vinha num pacote e eram exibidas ao longo dos anos. "Found" fica no meio termo. É um telefilme com uma condução interessante, possui algumas reviravoltas, mas escorrega em alguns detalhes que deveriam ter sido melhor esclarecidos.



Já no início sabemos que Vince e Julia se conheceram em um bar: ele investigador e ela Bartender. Logo a dupla aporta na casa do casal com uma história convincente e Charles pede para investigar a história de Vince descobrindo que tudo parece corroborar com o que lhes foram mostrados,. Mas um tenente, responsável pelo caso na época, não acredita na dupla e pede DNA, sendo recusado pela família que não aguenta mais anos e anos de desilusão: a idade está de acordo, há a marca de nascença e “Catherine” conquista a todos. Só que Vince quer o dinheiro da recompensa para sumir e Catherine não sabe se com ela. Charles começa a apresentar um comportamento estranho e se nega a pagar o valor combinado, não por suspeitas, mas por segredos que quer manter enterrados. E reviravoltas começam a surgir . Quem é quem nessa história? Catherine foi adotada, mas será que essa pode ser sua família. Vince quer a recompensa, mas entra em atrito com Charles que vive do dinheiro da esposa em negócios que sempre afundam em suas mãos. O antigo detetive do caso desconfia de Vince e passa a seguí-lo. E Ellen quer acreditar em Catherine e, antes de tudo, quer ter uma filha novamente ao seu lado.


Talvez o maior senão, como já dito, tenha ficado nos detalhes de certas partes do filme que deveriam ter sido melhor dissecadas. O espectador perceberá alguns furos e fará alguns questionamentos quanto a atitude de alguns personagens que poderão ficar em aberto. Por ser um filme feito para a Tv, os envolvidos basicamente são desse meio. O orçamento foi limitado e a ideia era um filme que ganhasse boa audiência e pudesse constar em grades de reprises da emissora. Lá fora o filme foi mais visto, mas as críticas foram mistas: há quem tenha gostado das reviravoltas e os que acharam que o filme teve um roteiro pobre e com furos. Particularmente considero um passatempo interessante, bem típico das madrugadas. O filme  consegue prender mesmo com situações não totalmente esclarecidas, que pode ter acontecido no corte final: normalmente filmes para TV são curtos e cortes são necessários. Nesse momento podem ser excluídos aspectos essenciais à trama e cabe ao espectador preencher o “vácuo” do roteiro.


O diretor Rex Piano tem em sua filmografia filmes como "Soterrados" (2003); "Injustiça Cega" (2005) e dirigiu episódios de seriados como "Maré Alta" (1997); "Mike Hammer" (1997-1998); "Air America" (1998-1999); "Rome: Rise and Fall of an Empire" (2008) ... Diividindo o roteiro, temos Thomas C. Chapman (1946–2011) de "Hangar 18". Mas o mais interessante está no elenco.  Joanna Cassidy sempre será lembrada por "Blade Runner" (1982) e tem uma extensa filmografia com bons filmes.  Greg Evigan talvez seja mais lembrado por aqui pelo antigo seriado "As Aventuras de B.J" que fazia um caminhoneiro viajando com um chimpanzé e por sua participação em "Xerife Lobo", ambos no final dos anos 70, nas tardes da Rede Globo. Victor Browne e Tania Saulnier tiveram boa química em cena e continuam na ativa.


O Retorno de Catherine é um passatempo interessante feito apenas para uma diversão de rápido consumo. Atualmente é um filme muito raro, mas quem sabe se alguém gravou o filme e o lança no Youtube.

Trilha Sonora:
Blue Iguana - Frank Metzner

Poster:


















 Greg Evigan em As Aventuras de B.J



















Joanna Cassidy em Blade Runner













Filmografia Parcial:
Joanna Cassidy










A Quadrilha (1973); Matança em San Francisco (1973); Vingança Macabra (1979); Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982); Sob Fogo Cerrado (1983), Convite Para o Inferno (1984); O 4º Protocolo (1987); Missão Terrorista (1988);1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas (1988); Uma Cilada para Roger Rabit (1988); Entrega Mortal (1989); Rodas da Morte (1990); Viva! A Babá Morreu (1991); Voltar a Viver (1992); Selvagens em Wall Street (1993); A Vítima Suspeita (1995); Um Vampiro no Brooklyn (1995); Reação em Cadeia (1996); Fantasmas de Marte (2001), O Retorno de Catherine (2005); A Virgem De Juarez (2006); O Grito 2 (2006); De Caso com o Inimigo (2008); Sequestro Relâmpago (2011); Porta do Céu (2013); A Última Premonição (2015); Odd Mom Out (seriado 2015 a 2017); Muito Velho para Morrer Jovem (Mini-Série 2019); My True Fairytale (2021), Don't Tell Mom the Babysitter's Dead (2024)

Greg Evigan












Na Mesma Moeda (1976); Xerife Lobo (seriado 1979); As Aventuras de B.J.  (seriado 1978 a 1981); Missão Secreta (seriado 1983 a 1984);  Strip-Tease da Morte (1987); Estrada Proibida (1988); Abismo do Terror (1989); Dupla Personalidade (1989); Pais Demais 9seriado 1987 a 1990); TekWar (1994); TekWar: TekLords (1994); TekWar: TekLab (1994); Policial do Futuro: O Confronto (1994); Segredos do Passado (1995); TekWar (seriado 1994 a 1996);  Fuga do Inferno (1996); Melrose (1996 a 1997); Terremoto em Nova York (1998); Survivor (1999); Spirit (2001); Parceiros da Lei (2001); Um Anjo Entre Nós (2002); Do Fundo do Coração (2003); O Retorno de Catherine (2005); O Guardião do Inferno (2005); Estrada para o Inferno (2006); Relação Indecente: A Sociedade Secreta (2008); 100 Milhões Antes de Cristo (2008); Megaconda (2010); Metal Tornado (2011); Um Convite de Divórcio (2012); 16 and Missing (2015); Once Upon a Holiday (2015); Terror Birds (2016); General Hospital (seriado 2018); A Thousand Miles Behind (2019); Manipulated (2019); Christmas Inn Farmstead (2020)

Victor Browne




Um Tiro para Andy Warhol (1996); Studio 54 (1998); Tremors (seriado 2003); Mystery Woman: Mystery Weekend (2005); O Retorno de Catherine (2005); O Eterno Legado do Amor (2007); O Sonho do Amor Perfeito (2007); The Invited (2010); A Casa dos Fundos (2012); Um Natal Diferente (2015)

Tania Saulnier









Limp (1999); O Anel Mágico (2000); Quem Não Cola Não Sai da Escola (2002); O Retorno de Catherine (2005); Ela é o Cara (2006); Seres Rastejantes (2006); O Sacrifício (2006); O Invisível (2007); Em Nome do Rei (2007); Fatal (2008); Mentira Perfeita (2010); Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)