domingo, 16 de agosto de 2020

THE OLD GUARD (2020) - ESTADOS UNIDOS

 

HIGHLANDERS 2020

Andy (Charlize Theron) e seu grupo de mercenários estão em algum lugar do Oriente Médio onde aceitam uma missão de resgate a pedido de um homem chamado Copley (Chiwetel Ejiofor), cujo objetivo é  liberar um grupo crianças sequestradas no Sudão . Mesmo com certa relutância de Andy o grupo chega ao local e descobre ter caído em uma emboscada.  Um grupo de homens fortemente armados estava à espera e abrem fogo contra o quarteto que não possue local para onde se refugiar. Todos parecem estar mortos, com várias perfurações nos corpos, mas para espanto desses homens,  Andy e seus comandados se erguem e massacram o batalhão inimigo, sendo observados à distância por uma câmera que registra todo o incidente. Copley  finalmente tem a prova que precisava: esse não é um grupo comum, é um grupo de soldados imortais. 

The Ol Gduard (“A Velha Guarda” sem tradução na plataforma) é uma nova produção da Netflix que aproveita o momento em que os estúdios de cinema estão com restrições de lançamentos devido à pandemia nos entregando um filme de heróis, repleto de ação com um toque diferente, mas com muitas reciclagens de outros filmes,  o que não necessariamente o classifica como ruim. Dirigido pela diretora Gina Prince-Bythewood (de  “A Vida Secreta das Abelhas”) parte de  um roteiro de Greg Rucka, adaptando os quadrinhos que ele criou com o artista Leandro Fernandez e ,cuja atriz principal,  é a talentosa Charlize Theron (“Mad Max: Estrada da Fúria” e “Prometheus”). 

 Se você já tem certa idade ou assistiu vários filmes antigos verá que há muito tempo o cinema se utiliza de juntar elementos ou referências de outros filmes. Apesar de ser oriunda das HQs, sua inspiração, entre outros, vem de “Highlander:  O Guerreiro Imortal” (e talvez na série homônima), principalmente na personagem Nile (KiKi Layne), uma fuzileiro naval que agora descobre que não pode ser morta. Vejamos: Nile sofre um ferimento mortal em combate, falece e desperta.  Ao seu redor as pessoas se tornam curiosas e, ao mesmo tempo, querem se afastar dela (como “MacLeod”).  A intenção de seus superiores é retirá-la dali (no filme de 1985 o personagem é banido). Chega uma mentora (no filme dos anos 80 era, Sean Connery) que lhe explica que suas vidas se estendem por séculos, e que aqueles que conheceram terão que ficar em seus passados já que estão condenados a sobreviver a qualquer pessoa com quem se importem.  O fator de cura já existia no cinema, mas nos remete ao mutante mais famoso da Marvel : Wolverine. 

Andy, por viver muitos séculos antes dos demais,  é a líder de um grupo que atravessa incógnitos e incólumes  os séculos atuando sempre nas sombras. Esse grupo é composto por Nicolo (Luca Marinelli) e Joe (Marwan Kenzari), que se conheceram em lados opostos nas Cruzadas e Booker (Matthias Schoenaerts), que se juntou durante as Guerras Napoleônicas. Nile, agora integrada ao grupo,  se pergunta: Por que eu ? Por que agora? Resposta que nenhum deles consegue dar, apenas que há muitos séculos não surgia uma pessoa assim e que estão interligados. Eles sentem dor, raiva, angústia como qualquer outra pessoa. Apenas a sua data de validade que  é indefinida. Mas não são imortais: em algum momento “seus dons” (ou “maldição”) cessarão e não mais estarão imunes ao fator tempo, doenças ou lesões. Andy perdeu um amigo em época remota desse modo e uma amiga que foi capturada e jogada ao oceano em um caixão de ferro da qual nunca conseguiu localizar. E Andy está com um ferimento que insiste em não mais se regenerar. 

Como quase todo filme de ação atual, a violência gráfica ao estilo “John Wick” impera em cena, logo as mortes tem que ser elaboradas, “estilosas”, recheadas de saltos  e golpes onde a protagonista, muitas vezes,  abdica  de uma arma de fogo para derrotar a todos,  armados, em combates corpo a corpo . Sim , há toda uma multidão de fãs que cultua esse estilo de condução da ação com direito a cenas editadas para os atores (heróis ou vilões) parecerem atletas de ponta, mas essa repetição “ad finitum” de confrontos e mortes se torna cansativa outro grupo de espectadores. Gina Prince-Bythewood revela-se uma boa diretora. Só precisa tomar cuidado para não cair em armadilhas do cinema de ação moderno. E como não podia faltar há o vilão detestável na pele do farmacêutico, Merrick (Harry Melling) que deseja, literalmente, dissecar os corpos dos heróis para descobrir o segredo da longevidade. 


The Old Guard é um passatempo mediano, galgado na força interpretativa de Theron (que também atua como produtora) onde empresta seu talento e eficiência costumaz.  Quando chega ao seu final, parece um piloto de seriado daqueles antigos que apresentava os heróis para uma série semanal. Tem um final pós-créditos que nos indica que teremos um segundo filme e que pode ser bem interessante.  Só nos resta saber se teremos explicações do por quê apenas alguns são escolhidos. E que não cometam o mesmo erro que os envolvidos em Highlander 2 cometeram ao criarem uma explicação absurda e dispensável .

 

Trailer:

 

 

Curiosidades:

A história em quadrinhos que originou o filme, "The Old Guard: Force Multiplied", teve quatro edições, então os fãs podem esperar que este filme tenha sequências. Pelo menos um segundo já está no "pipeline" da Netflix, com contratos assinados pelos personagens principais.

De acordo com Charlize Theron e KiKi Layne, a maioria das cenas de ação foi feita pelos atores principais.

Segundo Charlize Theron, ela recebeu a história em quadrinhos pela primeira vez durante as filmagens de "Atômica" (2017) e após ler as primeiras páginas sentiu que a história era interessante o suficiente para um projeto de filme.

Charlize Theron declarou a Mark Malkin que Andy tem mais de 6.000 anos.

A primeira cena de luta foi complicada porque os atores não aprenderam os movimentos coreografados todos juntos. Os ensaios foram feitos à parte, os atores masculinos fizeram em Londres e Charlize em Los Angeles. 

Andy se autodenomina Andrômaca da Cítia. Isso corresponde à lenda de uma rainha das amazonas, às vezes identificada com os citas.

O filme mostra que o grupo imortal liderado por Andy (Charlize Theron) influenciou e de alguma forma contribuiu para diferentes fatos históricos ao redor do mundo ao longo dos séculos. Não fica claro nem explicado porque ela faz referência a São Paulo no ano de 1834. Talvez um ano aleatório escolhido pelo escritor Greg Rucka. Mas, coincidentemente, depois que o imperador Pedro I abdicou de seu trono em 1831, o Brasil viveu uma época sócio-política conturbada com revoluções e conflitos entre grupos conservadores e liberais ao longo dos anos que se seguiram. 1834 é o ano em que o Ato Adicional foi aprovado por aqueles dois grupos conflitantes, um conjunto de mudanças na Constituição brasileira de 1824 que, entre as mudanças mais importantes, estabeleceu apenas um grande representante do império até a idade adulta do herdeiro Pedro II, e também enfraqueceu os danos de a centralização do poder imperial ao dar às províncias brasileiras autonomia política para que pudessem tomar decisões sem a aprovação direta do império.

Greg Rucka escreveu o primeiro rascunho do roteiro, mas, quando Charlize Theron entrou a bordo, ela teve vários problemas com ele. Estas foram levantadas em uma teleconferência com Theron que Rucka descreveu como "uma das piores experiências da minha carreira". Ele fez outra reescrita, mas foi demitido. A produtora de Theron encomendou um novo roteiro a novos escritores, mas a Netflix odiou essa versão. Quando Gina Prince-Bythewood subiu a bordo, ela recomissionou Rucka, que foi capaz de consertar suas diferenças com Theron.

Tendo sido visto por mais de 70 milhões de lares em seu primeiro mês, este é um dos lançamentos de maior sucesso da Netflix.

Com um orçamento de US $ 70 milhões, esta é a primeira vez que uma mulher negra dirige uma adaptação para um filme de história em quadrinhos de grande orçamento.

A personagem interpretada por Veronica Ngo é japonesa no material original. A pedido da atriz, sua nacionalidade foi mudada para vietnamita.

  

Trilha Sonora:

Born Alone, Die Alone - Maddie Duke

Keep This Between Us - Krtas Nssa

Put You On -  Kierra Luv

Godspeed - Frank Ocean

Say Your Prayers -  Blithe

Nobody Know -  Chaii

The World We've Made - Ruelle

Going Down Fighting - Andrea Wasse and Phlotilla

Silence - Marshmello and Khalid

Cruel World -  Active Child

Baby Outlaw - Elle King


Keep This Between Us - Krtas Nssa


 

Cartaz:












Filmografia Parcial:

Charlize Theron

The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996); Advogado do Diabo (1997); Regras da Vida (1999); Homens de Honra (2000);  Doce Novembro (2001); O Escorpião de Jade (2001); Caminho sem Volta (2002); Encurralada (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Monster: Desejo Assassino (2003); A Vida e Morte de Peter Sellers (2004); Três Vidas e um Destino (2004);  Terra Fria (2005); Æon Flux (2005); Hancock (2008); Vidas Que Se Cruzam (2008); A Estrada (2009); Prometheus (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Atômica (2017);  Velozes & Furiosos 8 (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018);  Casal Improvável (2019); O Escândalo (2019); The Old Guard (2020);  Velozes & Furiosos 9 (2021)

Chiwetel Ejiofor  

Amistad (1997); Coisas Belas E Sujas (2002); Simplesmente Amor (2003); Sombras Do Passado (2004); Quatro Irmãos (2005); Serenity: A Luta Pelo Amanhã (2005); O Crime Perfeito (2005); O Plano Perfeito (2006); Filhos da Esperança (2006); O Gângster (2007); Cinturão Vermelho (2008); 2012 (2009); 12 Anos de Escravidão (2013); Meio Sol Amarelo (2013); Os Últimos na Terra (2015); Doutor Estranho (2016); Mary Magdalene (2017);  A Caminho da Fé (2018); Maria Madalena (2018); O Menino que Descobriu o Vento (2019); Malévola: Dona do Mal (2019); The Old Guard (2020); Infinite (2021); Rob Peace (2020); Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022) 

KiKi Layne

Se a Rua Beale Falasse (2018); Filho Nativo (2019); A Rebelião (2019); The Old Guard (2020); Um Príncipe em Nova York 2 (2020)

Matthias Schoenaerts

Daens - Um Grito de Justiça (1992); Ellektra (2004); A Espiã (2006); A Musa (2007); Nadine (2007); Loft (2008); My Queen Karo (2009); A Gangue de Oss (2011); Ferrugem e Osso (2012); Laços de Sangue (2013); A Entrega (2014); Prazeres Mortais (2014); Suite Francesa (2014); Transtorno (2015); A Garota Dinamarquesa (2015); Um Mergulho No Passado (2015); Operação Red Sparrow (2018); Inimigos Íntimos (2018); The Mustang (2019); A Lavanderia (2019); The Old Guard (2020); The Last Planet (2020)

Marwan Kenzari

De laatste dagen van Emma Blank (2009); Wolf (2013); A Acusada (2014); Busca sem Limites (2016); Ben-Hur (2016); A Promessa (2016); A Múmia (2017); Onde Está Segunda? (2017); Assassinato no Expresso do Oriente; O Anjo do Mossad (2018); Aladdin (2019); Instinto (2019); The Old Guard (2020); Balestra (2021)

Luca Marinelli

A Solidão dos Números Primos (2010); Nina (2012); A Grande Beleza (2013); Não Seja Mau (2015); Meu Nome é Jeeg Robot (2015); Deixe Ir (2017); Uma Questão Pessoal (2017); Fabrizio De André: Principe libero (2018); Entre Tempos (2018); Martin Eden (2019); The Old Guard (2020); Diabolik (2020)

Harry Melling

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010); Z: A Cidade Perdida (2016); A Batalha das Correntes (2017); A Balada de Buster Scruggs (2018); Trautmann (2018); Waiting for the Barbarians (2019); The Old Guard (2020); O Diabo de Cada Dia (2020); The Tragedy of Macbeth (2021);  O Gambito da Rainha ( Mini-série 2020)


Veronica Ngo

O Rebelde (2007); Duelo de Assassinos (2009); O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (2016); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); Bright (2017); Fúria Feminina (2019); Destacamento Blood (2020); The Old Guard (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre