domingo, 10 de setembro de 2023

CONSCIÊNCIAS MORTAS / THE OX-BOW INCIDENTE (1943) - ESTADOS UNIDOS


PONDO O LAÇO NO PESCOÇO DO ESPECTADOR

(o texto contém inevitáveis spoliers)

Nevada, 1885. Após um rigoroso inverso, Gil Carter (Henry Fonda) e seu amigo Art Croft (Henry Morgan) param no “Darby's Saloon and Hotel” para saber sobre Rose Mapen (Mary Beth Hughes), que alegou que esperaria por Gil, mas, aparentemente deixou a cidade há algum tempo rumo à São Francisco. A dupla, que ficara afastada da cidade a trabalho, descobre que vem ocorrendo roubos de cabeças de gado na região e Jeff Farnley (Marc Lawrence) passa a fazer insinuações. Uma briga se inicia, com Gil nocauteando Farnley enquanto o barman deixa Gil inconsciente.

Quando Gil acorda e sai com Art do bar, recebem uma notícia que agita a multidão ali reunida: Larry Kinkaid (Frank Orth), fazendeiro e amigo de infância de Farnley, fora assassinado e seu gado roubado. A cidade, que já estava no limite, se enfurece. Uma patrulha é formada e a maioria não deseja um juiz os acompanhando. O idoso Arthur Davies (Harry Davenport) mostra-se contrário à ideia de saírem para fazer justiça com as próprias mãos, assim como Gil, mas a maioria já decretou o veredito: os homens serão caçados, encontrados e mortos. Davies pede a Gil que fale com o juiz Daniel Tyler (Matt Briggs), assegurando que quem for capturado será trazido para a cidade e receberá um julgamento justo, mas Tyler informa que o xerife Risley (Willard Robertson) dirigiu-se ao rancho de Kinkaid deixando em seu lugar Butch Mapes (Dick Rich), segundo em comando. E Butch julga ser o homem certo para comandar uma patrulha. Mediante os apelos de Tyler, que deseja a volta do Xerife, para que uma decisão possa ser tomada, o grupo parece, com exceção de Farnley, desistir, mas tudo muda quando ao grupo se junta o Major Tetley (Frank Conroy), atual prefeito e ex-oficial da Guerra de Secessão Americana, alegando que Poncho (Chris-Pin Martin) avistou três homens conduzindo gado e que estes possuíam as marcas de Kinkaid indo em uma direção na qual o grupo não acreditava que poderiam tomar. Davies apela a Teltey, para que este jure que impedirá um linchamento, mas o prefeito apenas diz que fará o que a maioria decidir. Enquanto isso, Butch forma e nomeia "patrulheiros" que se disponham a segui-lo. De forma relutante e para disseminar quaisquer suspeitas que recaiam sobre ele e seu amigo, Gil segue com o grupo, ainda que Art considere certo essa empreitada.

Ao chegarem em Ox-Bow o grupo se depara com três homens dormindo na estrada à beira de uma lareira e os subjugam. Donald Martin (Dana Andrews), líder do trio, não entende porque estão sendo tratados daquela forma, mas logo descobre: assassinato e roubo de gado. Donald se diz inocente das duas acusações: comprou o gado de Kinkaid (mas ficou de receber um recibo posteriormente) e, quando partiu, o rancheiro estava vivo. Ao ser interrogado, o idoso Alva Hardwicke (Francis Ford), inesperadamente, confessa que Juan Martínez (Anthony Quinn) executou Kinkaid e lhe confidenciou tal fato. Donald alega que Alva já não possui suas plenas faculdades mentais. Um dos 28 homens que ajudou na perseguição alega que Martínez, na verdade, se chama Francisco Morez, um jogador procurado por um possível assassinato, para a surpresa de Donald. Diante do eminente enforcamento, Donald pede para escrever uma carta de despedida para sua esposa, que o espera com seus dois filhos pequenos que podem até estar passando fome no momento.  E, ainda que sete homens se oponham a execução, a maioria permanece firme em suas convicções. Após o grupo executar o trio, encontram o xerife no meio do caminho e que tentava alcança-los: eles eram inocentes afinal e ele conseguiu resolver o caso.

Baseado no romance de Walter Van Tilburg Clark “The Ox-Bow Incident”, “Consciências Mortas” (1943) foi lançado em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e foi dirigido por William A Wellman (1896-1975) de diversos trabalhos como “Inimigo Público” (1931); “Nasce uma Estrela” (1937); “Beau Gest” (1939) e "Bufallo Bill" (1944). O filme, apesar de sua curta metragem, mostrou-se uma obra seca e direta, que gera múltiplas sensações, em um tema que literalmente aperta o laço em volta do pescoço do espectador. Clark publicou o livro em 1940, com o intuito de aumentar a conscientização sobre as atrocidades infligidas a homens inocentes por ditadores como Hitler e Mussolini e advertir como poderia ser fácil para um personagem tão assustador chegar ao poder na América.

Não há como não sentir um misto de angústia, revolta e sensação de impotência e injustiça. Não há como não refletir em como as pessoas aceitam um líder (no caso o Major Tetley) que apresenta motivações nada dignas ou como as pessoas abrem mão de sua identidade e raciocínio para acompanhar o que a maioria determina. Ou em como percebermos a rapidez com que uma mentalidade (ou ordem social) pode assumir o controle de um grupo de indivíduos outrora racionais. Curiosamente, o filme pareceu antecipar o Macarthismo (1954) americano que se baseou em acusações infundadas sob o pretexto de espionagem e subversividade, destruindo a carreira de vários atores, roteiristas e diretores, além de limitar a carreira de outros tantos (falando, neste caso, apenas da indústria cinematográfica e teatro).

Aqui, a abordagem se concentra no linchamento físico, mas ao longo das décadas foi se tornando moral e hoje também é virtual. A obra é atualíssima, na medida que mostra que as pessoas condenam outras sem dar-lhes a chance de defesa. Se parecem culpadas, são culpadas. Se não tem uma resposta para determinada pergunta, isso é um indício de culpa. Em pouco mais de uma hora, a obra nos revela a pior face do ser humano: sede de vingança, escárnio, crueldade, falta de senso de justiça, ódio a estrangeiros ou a estranhos, isenção de culpa... As consciências daqueles que ali estão já estavam mortas desde o início. A informação de um vizinho morto gera revolta. Eles querem vingança. Alguém terá que pagar. A justiça e a verdade não importam para estas pessoas. Eles já determinaram qual é a verdade e quem são os culpados. São juízes, júri e carrascos. E, como diz o título original, foi apenas um incidente para os envolvidos, incidente que, na vida real,  se repetiu em vários lugares e épocas e que pode estar se repetindo neste momento. E uma parcela destas pessoas permanecerá com suas consciências mortas, independente de seu julgamento falho e de uma decisão que não poderá mais ser revertida. Para outros restará o sentimento esmagador de uma culpabilidade inescapável.

Não há como ficar indiferente diante da “carta testamento” de Donald, deixada para a esposa e que o espectador tomará conhecimento depois. Não há como ficar indiferente a um homem que clama pela sua vida e pede apenas que lhe levem para julgamento para que possa comprovar seus argumentos de defesa. Não há como ficar indiferente quanto a um dos "aplicadores da lei" que fica imitando de forma asquerosa um homem sendo enforcado ou uma mulher que fica, volta e meia, gargalhando zombeteiramente quanto ao destino dos envolvidos. O roteiro de Lamar Trotti (1900-1952), Oscar pelo roteiro de “Wilson” (1944), é preciso em sua proposta e a direção marca também com precisão os aspectos mais significativos, conseguindo dar aos personagens característica marcantes e perceptíveis, algo que filmes com longa metragem muitas vezes não conseguem. E essa curta metragem tornou o filme mais sombrio, sem perder tempo com floreamentos, nos deixando, ao final da projeção, sua poderosa mensagem e um gosto amargo na garganta.

O elenco principal é a força motriz do filme, pois é através destes que percebemos quais são suas essências e suas reais motivações. Foi dado a cada um deles, em pouco tempo de projeção, uma identidade, o que fez com que o filme se tornasse quase uma obra prima (para muitos críticos especializados da época o filme se posicionava entre os 10 melhores do gênero – permanecendo assim até próximo ao final dos anos 80). Henry Fonda andava insatisfeito com alguns filmes que vinha fazendo enquanto estava sob contrato com a 20th Century-Fox. Este filme e “Vinhas da Ira” (1940) foram filmes que lhe agradaram (12 Homens e Uma Sentença seria lançado pela United Artists). E Fonda não era a opção original. Os detentores dos direitos queriam a atriz Mae West que seria a dona do saloom. O diretor William A Wellman não aceitou, comprou os direitos e escalou Fonda (Gary Cooper recusou) fazendo o filme “do seu jeito”. O chefe da 20th Century-Fox (Darryl F. Zanuck), não acreditava no filme devido a sua natureza controversa , insistindo que ele fosse feito de forma barata em estúdios, mas ainda assim bancou o filme menos pelo dinheiro e mais pela mensagem.

Fonda interpreta um personagem que se vê obrigado a seguir com o grupo, que se opõe a tudo que ali acontece, mas pouco pode fazer diante de um grupo com significativo numerário. Muitos alegaram que seu personagem mostrou passividade diante da situação (mas até isso me pareceu proposital, para passar uma dualidade ao personagem e a impressão de anti-herói). Harry Morgan personificou um Art Croft que parece achar razoável a captura dos criminosos a moda antiga, mas, ao conhecer os suspeitos, passa a ter outra percepção.  Dana Andrews interpreta Donald Martin com uma emoção que angustia o espectador. Sua incredulidade leva o espectador a duvidar de imediato de sua culpa. Quando pede para escrever uma carta de despedida para a esposa, percebemos uns dos grandes momentos do cinema, pois há uma atmosfera de sensações que o espectador captará. Anthony Quinn (Juan Martínez), em um papel menos importante, mas não menos impactante interpreta um mexicano que por sua origem já é visto com descrédito por grande parte (o xenofobismo e o racismo explícito). Ele talvez seja do trio o que tem maior certeza do que irá acontecer. Há um momento que "Martinez" faz um protesto em sua língua e Poncho (Chris-Pin Martin), seu conterrâneo, traduz completamente diferente transformando em algo irrelevante. Frank Conroy interpreta um ex-oficial amargurado e odioso (por ser o lado perdedor da Guerra de Secessão) que preza sua posição e que parece esconder certos segredos. Ele veste o seu uniforme (um indício que para ele a guerra não acabou ou não aceitou a derrota – ainda que “digam” que fugiu da batalha) para demonstrar uma aparência de dignidade, se não de legalidade. Quando pergunta ao senil idoso (o ator Francis Ford - irmão mais velho do diretor John Ford) se servira na guerra e este lhe diz que sim, imediatamente considera-o como inimigo (por ser do lado oposto, que ganhou a guerra – algo muito subjetivo aqui). Quer ser reconhecido como líder e como o homem que resolveu o problema. Ele impõe que seu filho pacifista Gerald (William Eythe, em seu papel de estreia) siga com o grupo e tome parte na execução. Gerald, que fora sempre desprezado pelo pai, cresceu sem amor paterno e a capacidade de se impor, revelando-se completamente subjugado a situação em que se encontra. Uma verdadeira relação venenosa entre pai e filho. Paul Hurst interpreta Monty Smith, o homem sedento por enforcar alguém e que revela gostar de enforcamentos, um personagem desprezível e grotesco que o ator interpretou com maestria. Jane Darwell interpreta a dona de fazendas Jenny Grier que dá estrondosas gargalhadas diante da situação de desamparo do trio. Harry Davenport faz Davies, o homem mais sensato. A idade avançada lhe deu percepção da vida, das situações. Ela sabe que tudo aqui é errado e acompanha o grupo para demovê-los da ideia de justiça pelas próprias mãos ou condenação sem prévio julgamento. Quando ele e Gil pressionam Tetley a dar a Donald algumas horas para escrever uma despedida para sua esposa, mostra-se um artifício final para que o sentido moral retorne ao “júri” constituído, onde a maioria não quer parecer “fraco”. A personagem de Mary Beth Hughes surge em determinado momento para explicar porque fora para São Francisco. Marc Lawrence interpreta Farnley, que se torna o primeiro líder simbólico dos vigilantes enquanto Tetley se impõe como o verdadeiro líder da multidão de linchadores. Margaret Hamilton, em rápida aparição, como Mrs. Larch, a governanta do Juiz, poderá ser lembrada como a bruxa má do filme “O Magico de Oz”. Leigh Whipper interpreta Sparks, um idoso afrodescendente chamado de “reverendo” que consideram apto a falar palavras de fé em um enterro. Um homem que diz conhecer a Bíblia profundamente e que viu o próprio irmão ser linchado quando novo. Muitos espectadores devem ter esperado que Sparks pudesse usar de seu conhecimento bíblico para advertir aqueles que se julgavam justiceiros, mas devemos nos lembrar da época (século 19), o local (o sul dos EUA onde os direitos civis eram negados a cidadãos de cor) e de sua condição dentro daquela sociedade. 

Indicado ao Oscar de Melhor Filme (perdeu para “Sindicato dos Ladrões” com Marlon Brandon) é uma pena que tenha desaparecido das programações. Um western que não se mostra como tal, inclusive não tendo um herói com moral forte e ideais admiráveis. Muito acima da média, por sua proposta reflexiva da qual, entre várias camadas de percepção, podemos perceber a de que não pode existir civilização a menos que tenhamos consciência e justiça. O filme nos passa uma declaração sobre conformidade e sobre o tratamento de uma parcela da sociedade a todos os tipos de estranhos (estrangeiros, imigrantes ou de pensamentos diferentes), de o quanto o ser humano é vulnerável ao ambiente que o cerca.  Nos mostra também o lado obscuro do velho Oeste. Um filme com uma ótima observação sociológica e que consegue a proeza de se destacar ao favorecer os diálogos em detrimento da ação e que nos mostra o que acontece quando a sede de sangue prevalece sobre a racionalidade. A bela fotografia em preto e branco de Arthur Miller destaca ainda mais a produção.

 

Curiosidades:

 William Eythe faleceria em 1957,  aos 38 anos, de Hepatite

Paul Hurst dirigiu e participou de vários filmes e curtas nos anos 20

Henry Fonda ganhou o Oscar por Num Lago Dourado (1981) em seu ultimo filme para o cinema

Anthony Quinn foi indicado 4 vezes ao Oscar ganhando por 2 vezes: Viva Zapata! e Sede de Viver

Jane Darwell ganhou o Oscar por Vinhas da Ira (1941)

O compromisso de Henry Fonda com este filme deveu-se em parte ao facto de ter testemunhado, aos 14 anos, o linchamento de Will Brown em Omaha, NE, em 28 de setembro de 1919.

Clint Eastwood selecionou este filme como seu favorito quando pesquisado pela AFI para sua publicação "Private Screenings".

Sara Allgood foi originalmente escalada para o papel de "Jennie Grier", mas foi substituída por Florence Bates. Ela foi então ferida em uma cena de cavalgada, sendo necessária sua substituição por Jane Darwell.

O filme foi concluído e protegido por direitos autorais em 1942, e o teste da 20th Century-Fox o exibiu para um único público em St. Louis, Missouri, em 4 de dezembro, para descobrir como comercializar um filme com uma política tão inflamatória. O filme não foi lançado até maio de 1943.

Logo na primeira cena, um cão sai de um beco e cruza o caminho de Gil e Art enquanto eles chegam à cidade. Na última cena, o cão retorna ao beco enquanto eles voltam para fora da cidade.

O diretor Samuel Fuller considerou o melhor western que já assistira.

Henry Fonda e Anthony Quinn mais tarde co-estrelariam Minha Vontade é Lei (1959).

Fotografia de Arthur C. Miller 

Spolier sobre o final: As primeiras versões do roteiro incluíam o suicídio de Gerald Tetley, e o filme terminaria com o reaparecimento de Rose Mapen e seu marido no salão, em vez de Gil e Art saindo para levar a carta à esposa de Martin. O conteúdo da carta de Martin não é revelado no livro, mas o diretor William A. Wellman achou importante torná-los explícitos e pediu ao roteirista Lamar Trotti que redigisse a carta.

 

Cartazes:




Filmografia Parcial:

Henry Fonda







Jesse James (1939); A Vida de Alexander Graham Bell (1939); A Mocidade de Lincoln (1939); A Volta de Frank James (1940); As Três Noites de Eva (1941); Vidas Sem Rumo (1941); Rua das Ilusões (1942); Consciências Mortas (1943); Paixão dos Fortes (1946); Noite Eterna (1947); Sangue de Heróis (1948); 12 Homens e uma Sentença (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Quando a Esposa Peca (1959); Minha Vontade é Lei (1959); O Mais Longo dos Dias (1962); A Conquista do Oeste (1962); Os Nove Irmãos (1963); Uma Batalha no Inferno (1965); Os Impiedosos (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); Era uma Vez no Oeste (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Meu Nome é Ninguém (1973); Mussolini - Ascensão e Glória de um Ditador (1974); A Batalha de Midway (1976); Terror na Montanha Russa (1977); Caravana de Intrépidos ou A Ultima Carga (1977); O Enxame (1978); Meteoro (1979); Num Lago Dourado (1981).


Harry Morgan (1915-2011)






Defensores da Bandeira (1942); Os Amores de Edgar Allan Poe (1942); Serenata Azul (1942); Mergulho no Inferno (1943); Consciências Mortas (1943); O Último Gangster (1944); Uma Estranha Amizade (1944); O Sino de Adano (1945); Corações Enamorados (1945); Esse Encanto Irresistível (1946); Uma Aventura na Noite (1946); Vida de Cachorro (1946); O Gangster (1947); Resgate de uma Consciência (1948); Ao Cair da Noite (1948); Céu Amarelo (1948); Capitães do Mar (1949); A Sedutora Madame Bovary (1949); Desafiando o Perigo (1949); Compromisso de Honra (1949); Duas Vidas se Encontram (1949); Homem Marcado (1950); Na Boca do Lobo (1950); Retribuicao a um Bandido (1950); Cidade Negra (1950); Náufragos da Vida (1951); Escravos da Coroa (1951); O Poço da Angústia (1951); Ainda Há Sol em Minha Vida (1951);  O Trapaceiro (1952); Escândalo (1952); Matar ou Morrer (1952); Sangue por Glória (1952); Borrasca (1953); O Circo da Morte (1953); Música e Lágrimas (1954); Prisioneiro de Guerra (1954); Sombras que Vivem (1954); Região do Ódio (1954); Renúncia ao Ódio (1956); Punidos pelo Próprio Sangue (1956); Casa de Chá do Luar de Agosto (1956); Começou Com um Beijo (1959); O Vento Será Tua Herança (1960); O Homem que Destrói (1960); Cimarron - Jornada da Vida (1960); A Conquista do Oeste (1962); O Harém das Encrencas (1965);  Entre a Loura e a Ruiva (1966); O Magnífico Farsante (1967); Uma Cidade Contra o Xerife (1969); O Jogo Perigoso do Amor (1969); Latigo, o Pistoleiro (1971); Folias na Neve (1972); Um Anjo da Guarda Muito Especial (1973); O Último Pistoleiro (1976); O Gato que Veio do Espaço (1978); O Vôo Dos Dragões (1982); M*A*S*H (seriado 1974–1983); Um Brinde Mortal (1983); Dragnet: Desafiando o Perigo (1987); A Máquina do Crescimento (1988); A Justiça Fala mais Alto (1990); Acampamento do Barulho (1997)


Dana Andrews (1909-1992)






Bandoleiro da Sorte (1940); A Pequena do Marujo (1940); O Galante Aventureiro (1940); O Segredo do Pântano (1941); Bola de Fogo (1941); Mergulho no Inferno (1943); Consciências Mortas (1943); Estrela do Norte (1943); Sonhando de Olhos Abertos (1944); Mais Forte que a Vida (1944); Uma Asa e uma Prece (1944); Corações Enamorados (1945); Laura (1944); Paixão Selvagem (1946); Os Melhores Anos de Nossa Vida (1946); O Justiceiro (1947); Melodia da Noite (1947); Êxtase de Amor (1947); Rua Proibida (1949); O Corsário Maldito (1951); Não Quero Dizer-te Adeus (1951); Intriga em Paris (1952); No Caminho dos Elefantes (1954); Três Horas para Matar (1954); Suplício de uma Alma (1956); Entre a Vida e a Morte (1957); Os Fabricantes do Medo (1958); Amor Violento (1965); Uma Batalha no Inferno (1965); Duelo no Oeste (1966); A Brigada do Diabo (1968); O Grande Seqüestro (1972); Aeroporto 75 (1974); O Último Magnata (1976); Os Bons se Vestem de Negro (1978); Nascido Outra Vez (1978).

Anthony Quinn







Tráfico Humano (1937); Lafitte, O Corsário (1938); O Tirano de Alcatraz (1938); A Ilha dos Renegados (1939); O Castelo Sinistro (1940); Dois Contra uma Cidade Inteira (1940); A Volta dos Mosqueteiros (1940); O Intrépido General Custer (1941); O Cisne Negro (1942); Consciências Mortas (1943); Buffalo Bill (1944); O Último Gangster (1944); Espírito Indomável (1945); Simbad, o Marujo (1947); Inferno nos Trópicos (1947); A Máscara do Vingador (1951); Viva Zapata! (1952); Contra Todas as Bandeiras (1952); Cidade Submersa (1953); A Estrada da Vida (1954); Ulysses (1954); O Salário do Pecado (1955); Sete Cidades de Ouro (1955); O Corcunda de Notre Dame (1956); Jornada Inesquecível (1957); A Orquídea Negra (1958); Minha Vontade é Lei (1959); Duelo de Titãs (1959); Sangue Sobre a Neve (1960); Os Canhões de Navarone (1961); Barrabás (1961); Réquiem Para um Lutador (1962); Lawrence da Arábia (1962); Zorba, o Grego (1964); Marco Polo, O Magnífico (1965); Os Canhões de San Sebastian (1968) As Sandálias do Pescador (1968); Maomé - O Mensageiro de Alá (1976); O Leão do Deserto (1980); Salamandra (1981); Vingança (1990); Febre da Selva (1991); Mamãe Não Quer que Eu Case (1991); Império do Crime (1991); O Último Grande Herói (1993); Hércules e as Amazonas (1994); Hércules em Busca do Reino Perdido (1994); Hércules e o Círculo de Fogo (1994); Hércules no Mundo dos Mortos (1994); Hércules E o Labirinto do Minotauro (1994); Missão Perigosa (2002).


Frank Conroy







Gigantes do Céu (1931); Grande Hotel (1932); Asas da Noite (1933); O Gato e o Violino (1934); Culpa do Divórcio (1934); Charlie Chan no Egito (1935); O Grito da Selva (1935); Os Últimos Dias de Pompéia (1935) A Astúcia de Nero Wolf (1936); Charlie Chan na Ópera (1936); A Força do Coração (1937); Os Castiçais do Imperador (1937); Os Amores de Edgar Allan Poe (1942); Consciências Mortas (1943); Cidade Nua (1948); Legião Sinistra (1948); Na Cova da Serpente (1948); O Dia em que a Terra Parou (1951); O Moço de Filadélfia (1959); Espinhos da Carne (1960); O Poder e a Glória (1961).

William Eythe (1918-1957)






Consciências Mortas (1943); A Canção de Bernadette (1943); A Véspera de São Marcos (1944); Uma Asa e uma Prece (1944); Wilson (1944); A Casa da Rua 92 (1945); O Velho Aborrecido (1946); Noites de Verão (1946); Na Ponta da Espada (1947); Terrível Verdade (1948); Agente Especial (1949)


Paul Hurst (1888-1953)






O Corcunda de Notre Dame (1923); Rodas que Voam (1926); Selvas e Conquistas (1927); A Sela do Diabo (1927); O Vale dos Gigantes (1927); Ouro Redentor (1929); O Gângster (1929); Sombra da Lei (1930); O Defensor Público (1931); Promotor Público (1932); A Ilha das Almas Selvagens (1932); Rainha Christina (1933); Matar ou Morrer (1934); Armas da Lei (1935); A Força do Coração (1937); Navio Negreiro (1937); Segunda Lua de Mel (1937); O Noivo de Minha Noiva (1939); ...E o Vento Levou (1939); Estrela Luminosa (1940); O Galante Aventureiro (1940); Ouro de Lei (1941); Quadrilha Diabólica (1941); Consciências Mortas (1943); O Que Matou Por Amor (1944); A Cidade do Ouro (1944); Beijos Roubados (1945); Dakota (1945); No Nosso Alegre Caminho (1948); Céu Amarelo (1948); Uma Aventura Perigosa (1952); Chamas da Ambição (1952).

 

Jane Darwell (1879-1967)







Aventuras de Tom Sawyer (1930); Mocidade Feliz (1931); Almas Cativas (1931); Tudo Contra Ela (1932); Vingança Diabólica (1933); A Bela Desconhecida (1933); A Mulher Preferida (1933); Sócios no Amor (1933); Apostando no Amor (1934); Encontro às Cegas (1934); Driblando a Vida (1934); O Último Gangster (1934); Uma Noite de Amor (1934); Desejável (1934); Sonhando de Dia (1934); Felicidade pela Frente (1934); A Pequena Órfã (1935); O Anjo do Farol (1936); Adorável Traquina (1936); Pobre Menina Rica (1936); Navio Negreiro (1937); Convite ao Crime (1938); Jesse James (1939); Chuvas Chegaram (1939); ...E o Vento Levou (1939); As Vinhas da Ira (1940); Fúria Branca (1940); O Filho dos Deuses (1940); A Garota do Circo (1940); O Homem que Vendeu a Alma (1941); Então, Casa ou Não Casa? (1942); Consciências Mortas (1943); Um Sonho de Domingo (1944); Paixão dos Fortes (1946); O Céu Mandou Alguém (1948); À Margem da Vida (1950); Escrava do Desejo (1950); Marujos e Sereias (1955); Chamas Que Não se Apagam (1956); O Último Hurra (1958); Mary Poppins (1964).


Harry Davenport (1866-1949)






Meu Pecado (1931);  O Caso do Gato Preto (1936); Três Homens e um Cavalo (1936); Quatro Dias de Terror (1936); Nas Trevas da Noite (1937); Secretária de Seu Amante (1937); Proposta Tentadora (1937); O Carro Blindado (1937); A Vida de Emile Zola (1937); O Preço da Fama (1937); O Rei Sem Coroa (1937); Onde o Ouro Se Esconde (1938); Do Mundo Nada se Leva (1938); As Irmãs (1938); Rainhas do Ar (1939); Expresso do Exílio (1939); A Morte de um Campeão (1939); O Corcunda de Notre Dame (1939); ...E o Vento Levou (1939); Maridos em Profusão (1940); Tudo Isto e o Céu Também (1940); Correspondente Estrangeiro (1940); A Noiva Caiu do Céu (1941); Com Um Pé no Céu (1941); Odio no Coração (1942); Em Cada Coração um Pecado (1942); Seis Destinos (1942); Lágrimas e Sorrisos (1943); Consciências Mortas (1943); Jamais Fomos Vencidos (1943); Sua Alteza Quer Casar (1943); Duas Vezes Lua de Mel (1944); O Regresso Daquele Homem (1944); Música para Milhões (1944); Juventude Impetuosa (1945); O Notável Impostor (1945); A Coragem de Lassie (1946); Fiel à Minha Maneira (1946); A Orfanzinha (1947); Solteirão Cobiçado (1947); Marcada pela Calúnia (1947); Capitães do Mar (1949); A Glória de Amar (1949); Loucuras de Amor (1949); Nada Além de um Desejo (1950)


Mary Beth Hughes (1919-1995)






Estas Grã-Finas de Hoje (1939); As Mulheres (1939); Adorável Impostora (1939); Um Casal Como Poucos (1939); Estrela Luminosa (1940); Quatro Filhos (1940); O Eterno Don Juan (1940); Dois Tiros Silenciosos (1942); Serenata Azul (1942); Consciências Mortas (1943); A Grande Paixão (1945); Castigo e Cobiça (1944); Aconteceu à Meia-Noite (1948); Desfiladeiro da Morte (1948); Barreiras de Sangue (1949); Armadilha Traiçoeira (1949); Êxito Fugaz (1950); Legião dos Desesperados (1951); Lágrimas de Mulher (1951); Consciência Culpada (1954); Cassino da Morte (1955); O Morto Venceu (1957)


Margaret Hamilton (1902-1985)







Felicidade Perdida (1934); A Vitória Será Tua (1934); Inocente Pecadora (1935); Vive-se uma Só Vez (1937); Feiticeiro Enfeitiçado (1937); Justiça Humana (1937); A Volta do Rouxinol (1937); As Aventuras de Tom Sawyer (1938); O Mágico de Oz (1939); Sangue de Artista (1939); A Mulher Invisível (1940); Camas Separadas (1942); Consciências Mortas (1942); Sempre um Cavalheiro (1943); Mulher Caluniada (1947); Sua Esposa e o Mundo (1948); Sol da Manhã (1949); Esta Loira é um Demônio (1949); Noiva que não Beija (1950); Nada Além de um Desejo (1950); Bruxaria (1951); Dizem que é Pecado (1951); The Christmas Tree (1958); Once Upon a Christmas Time (1959); 13 Fantasmas (1960); Paradise Alley (1962);  Voar é com os Pássaros (1970); O Golpe de John Anderson (1971); Regresso ao Mundo Maravilhoso de Oz (1972) (voz);  A Noite do Estrangulador (1973); Pardon Me for Living (1982) 

 

Leigh Whipper (1876-1975)






Nos Limites dos Portões (1920); Carícia Fatal (1939); Robin Hood do Oeste (1941); A Tentação de Zanzibar (1941); O Rei dos Zombies (1941); A Ilha dos Amores (1941); Consciências Mortas (1943); Filho Querido (1943); O Impostor (1944); Perfume do Oriente (1945); Correntes Ocultas (1946); Fronteiras Perdidas (1949); Almas em Desespero (1955)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre