quinta-feira, 23 de agosto de 2018

QUASE UM SEGREDO / PACTO MALDITO / MEAN CREEK (2004) - ESTADOS UNIDOS


 


QUANDO A VINGANÇA PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS

Sam Merric (Rory Culkin) é um menino que apanha de um garoto maior na escola chamado George Tooney (Josh Peck). Seu irmão mais velho,  Rocky (Trevor Morgan), resolve que não permitirá este tipo de bullying e planeja uma pequena vingança contra o valentão. Pede a Sam que diga que é seu aniversário e convida George para um passeio de barco onde a humilhação será devolvida. 



À medida que se encaminham para pegarem o bote, Sam começa a conhecer melhor George e percebe que o mesmo sofre de dislexia e apresenta momentos em que alterna docilidade com raiva e franqueza incômoda. Sam conversa com Rocky, mas este se mostra irredutível. A atitude suspeita do quarteto é percebida por Mille (Carly Schroeder) que, apesar de pouca idade, é a mais madura do grupo. 
 

Já dentro do bote, no meio do rio, resolvem brincar de “verdade ou desafio”. Começam a aflorar sentimentos contraditórios no grupo, a partir do momento que George parece sentir prazer em humilhar psicologicamente seus "amigos". O desfecho dessa aventura será imprevisível. 



Excelente filme independente do diretor Jacob Aaron Estes (que escreveu a estória e o roteiro de "O Chamado 3"), em sua estreia no cinema, onde conseguiu captar ótimos momentos, levando o filme do início ao fim, mantendo assim o interesse do espectador. Como um orçamento de $500.000,00 arrebatou  o "Film Independent Spirit Awards" 2005 e ainda levou uma menção honrosa pela atuação do jovem (na época) elenco.


O grande destaque está no elenco. Jacob soube explorar muito bem as capacidades interpretativas de cada ator/ atriz dando um ar de drama / suspense sério ao filme. O quarteto Rory Culkin (Sinais , Pânico 4), Trevor Morgan (O Sexto Sentido; Jurassic Park 3), Josh Peck (Amanhecer Violento) e Carly Schroeder (Ligeiramente Solteira) conseguem dar ao filme toda a dramaticidade necessária até chegar ao final inesperado. 


Exibido nos cinemas brasileiros como Quase Um Segredo, é um filme que mostra como querer vingar-se de alguém, pode trazer consequências desastrosas. É sobre a incapacidade de algumas pessoas de perceberem que existem outras com problemas e que necessitam de amor, não de ódio. É de que como uma pessoa solitária, sem amigos, pode tornar-se desprezível apenas como um mecanismo de defesa. Fala sobre dilemas morais e julgamentos, baseados na percepção do que se vê, ou seja, julgamos aquilo que vemos, sem tentarmos entender o problema ou a pessoa. De fazer a coisa certa. E são essas nuances que vão se sucedendo e mudando a estória.


Filme com ótimo roteiro (também escrito por Jacob Aaron Estes), sem efeitos e nada de ação mirabolante. É cinema na sua excelência, mostrando-nos que, para se fazer um bom filme, basta vontade e a reunião de bons talentos, à frente e atrás das câmeras.




Trailer:




Curiosidades:

Na cena da verdade ou desafio (em torno dos 41 minutos), Rocky diz que ele fantasiava sobre uma garota chamada Susan Johnson. Uma das produtoras do filme é chamada Susan Johnson.

Trevor Morgan e Rory Culkin foram dirigidos por M. Night Shyamalan nos filmes "O Sexto Sentido" e "Sinais", respectivamente.

O bonequinho do Jornal o Globo aplaudiu o filme de pé.

Rory Culkin é um dos irmãos do ator Macaulay Culkin (da franquia "Esqueceram de Mim")


Trilha Sonora:
The Sound of Settling -  Death Cab for Cutie
Angel On My Shoulder - Gretchen Lieberum
Our Love Is Beautiful - Ethan Gold
Sound and Light - John Gold
Poison - Lost Goat
Mental - Eels (as Eels)
Fear Not of Man -  Yasiin Bey
Tremble - Five Point Plan
Novocaine for the Soul - Eels (as Eels)
On Edge (Bunker Version) - Ethan Gold
Pot Kettle Black -  Wilco
Still The One - Orleans
The Way We Get By - Spoon
Butterfly Collector - John Gold



Filmografia Parcial:
Rory Culkin 



 









O Anjo Malvado (1993); Riquinho (1994); Conte Comigo (2000); Sinais (2002); Acontece nas Melhores Famílias (2003); Quase um Segredo (2004); Más  Companhias (2005); A Família Bartlett (2008); Twelve: Vidas Sem Rumo (2010); Pânico 4 (2011); A Fita Azul (2012); Invasores (2015); Lords of Chaos (2018)


Josh Peck
 
 











Quase um Segredo (2004); Garotas sem Rumo (2005); Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor (2008); Caminhos Desconhecidos (2009); Armadilha (2012); Amanhecer Violento (2012); Família e Honra (2015); Não Olhe para Trás (2015); Siga pela 10 (2017); As Tartarugas Ninja (Seriado 2013 -2017); Locating Silver Lake (2018)



Carly Schroeder














Lizzie McGuire, um Sonho Popstar (2003); Quase um Segredo (2004); Firewall: Segurança em Risco (2006); No Mar com os Golfinhos (2006); Caçados (2007); O Ritual (2012); Ligeiramente Solteira (2013); Ouija House (2018); Atormentada (2018)

Trevor Morgan











As Aventuras de Barney (1998); O Sexto Sentido (1999); O Patriota (2000); Jurassic Park III (2001); A Casa de Vidro (2001); Quase um Segredo (2004); O Mestre da Vida (2006); Mais do que Você Imagina (2008); Concrete Kids  (2018)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre