quarta-feira, 19 de abril de 2017

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ / ME BEFORE YOU (2016) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS



MÚTUAS DESCOBERTAS

Lou Clark (Emilia Clarke) é uma jovem que trabalha há tempos em uma cafeteria. É dispensada, entre outras coisas,  por ser tagarela. Surge uma chance de emprego em uma mansão de uma família riquíssima, cuja função seria cuidar do filho destes, Will Traynor (Sam Claflin). Lou descobre que o rapaz ficara tetraplégico e se tornara uma pessoa amarga e distante que não vê com bons olhos sua nova cuidadora que, além de tudo, tem o hábito de usar roupas "extravagantes".



Filme de romance bem estruturado, cuja a pergunta poderia ser: o amor supera todas as barreiras? Os obstáculos aqui são pesados e o filme leva, invariavelmente, a reflexão.


O casal Emilia Clarke e Sam Claflin demonstra muita empatia e o publico começa a torcer pela aproximação da dupla. Uma garota pobre dos subúrbios de Londres com um namorado esquisito e que procura encontrar um lugar mundo. Um jovem  milionário que tinha tudo na vida e depois do acidente  vê sua outrora namorada refazer a vida ao lado de seu amigo. Ele não deseja encontrar o seu lugar no mundo. Na verdade ele deseja é abandonar esse mundo que o prendeu em um corpo sem movimentos.


Mas como fazer um filme de romance sob um tema tão complexo? A diretora Thea Sharrock, em sua estreia no cinema, conseguiu criar um clima bem leve onde Lou vai conquistando o coração de  Will (e junto o da plateia) com o seu jeito sincero, frágil (e forte), alegre com seus vestidos "bregas". Lou não quer o dinheiro de Will. Quer apenas lhe mostrar que há algo a ser tirado daquele estado e que se chama vida. E uma vida a seu lado.


Lou conhece outro mundo que o destino  colocou em suas mãos. Will se surpreende com a simplicidade de uma pessoa que se emociona  com as coisas simples e que possui uma incrível vontade de viver.


Um grande atrativo desta produção, adaptado do best seller de  Jojo Moyes (que escreveu também o roteiro), foi trazer um clima de romance (lançado oportunamente no "Dia dos Namorados" no Brasil) que leva à diversas reflexões: sobre a vida, amizades, a fragilidade do corpo humano, as belezas desse mundo (para quem as procurar) e sobre as fronteiras do amor. A lembrança do filme "Tudo Por Amor" (com Julia Roberts) pode, para alguns, ser inevitável.

Charles Dance

O elenco é outro grande atrativo: Emilia Clarke vem fazendo enorme sucesso na série "Games of Thrones" e, há pouco tempo, estrelou o filme "O Exterminador do Futuro: Gênesis" ao lado de Arnold Schwarzenegger. Charles Dance é um ator com extensa filmografia de filmes como "O Último Grande Herói" e "Anjos da Noite: O Despertar". Também estrelou o seriado Games of Thrones como o patriarca dos Lanisters. Ainda que o filme  se concentre na dupla central, o elenco secundário funcionou muito bem


"Como Eu Era Antes de Você" é uma produção anglo-americana voltada para os românticos de plantão e uma ótima pedida para ser visto à dois, por sua temática que visa arrebatar os corações dos eternos apaixonados. É um passatempo que teve ótima passagem pelos cinemas e deve repetir o sucesso na tela pequena.

Trailer legendado:





Trilha Sonora:
"Not Today" - Imagine Dragons


 
"Photograph" -  Ed Sheeran 



 
"Don't Forget About Me" -  The Cloves 




"Thinking Out Loud" - Ed Sheeran  


   
"Numb" - Max Jury
"Run" -  Amigaman
"Fire" - Obsession
"New Coke" - Health
"Happy with Me" - Holychild
"James Bond Theme from Dr. No" - Prague Philharmonic Orchestra
"Unsteady" - X Ambassadors
"Big Man" - Chase & Status feat. Liam Bailey
"Till the End" - Jessie Ware
"The Sound" - The 1975
"Surprise Yourself" -  Jack Garratt
"Canon in D major" - Johann Pachelbel
"Oboe Concerto in C major, K. 314" -Wolfgang Amadeus Mozart



Filmografia Parcial:
Emilia Clarke
Ataque Triássico (2010);  Spike Island (2012); A Recompensa (2013); O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015); Como Eu Era Antes de Você (2016); Above Suspicion (2017).


Sam Claflin
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011); Branca de Neve e o Caçador (2012); Mary e Martha: Unidas pela Esperança (2013); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); A Marca do Medo (2014); Simplesmente Acontece (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Como Eu Era Antes de Você (2016); The Nightingale (2017); My Cousin Rachel (2017)
 

Charles Dance
007 - Somente Para Seus Olhos (1981); Plenty - O Mundo de uma Mulher (1985); O Rapto do Menino Dourado (1986); Incontrolável Paixão (1987); Espião - Profissão de Morte (1988); Alien³ (1992); O Último Grande Herói (1993); A Lua dos Amantes (1994); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); A Magia do Amor (1999); Num Céu Azul Escuro (2001); Henrique VIII (2003); Garoto Nota 10 (2006); Scoop: O Grande Furo (2006); Fora de Controle (2007); Sangue e Honra (2011); Sua Alteza? (2011); Anjos da Noite: O Despertar (2012); Os Filhos da Meia-Noite (2012); Patrick: O Despertar do Mal (2013);O Jogo da Imitação (2014); Drácula: A História Nunca Contada (2014); A Dama Dourada (2015); Victor Frankenstein (2015); Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016); Como Eu Era Antes de Você (2016); Caça-Fantasmas (2016); Anjos da Noite: Guerras de Sangue (2016); That Good Night (2017); Euphoria (2017); Fanny Lye Deliver'd (2017) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre