VELOZES E SILENCIOSOS EM UM CLIMA CLAUSTROFÓBICO
Duas irmãs, de férias no México, resolvem se divertir
e são convidadas a um passeio em uma pequena embarcação, onde entrarão em uma
jaula e apreciarão a beleza marinha e algum tubarão branco que surgir. O
capitão Taylor (Matthew Modine) resolve jogar um pouco de sangue e carcaças
para atrair um predador dos mares que esteja por perto.
Mesmo hesitantes, porque constatam que essa
“aventura” não é licenciada, Lisa (Mandy Moore)
e Kate (Claire Holt) resolvem
entrar na “gaiola” (não lá tão nova) e apreciar as belezas da Costa do México.
Mas o inesperado acontece: o cabo se parte e as duas irmãs despencam para o
fundo do Oceano, a 47 metros de distância da superfície (daí o título), onde
para se comunicar com o barco é necessário subir certa distância e falar com a
equipe. Mas há vários problemas: a descompressão não permite uma subida direta
da dupla; elas tem que parar alguns minutos para não sofrerem uma lesão cerebral; o lugar está rodeado de tubarões brancos e o ar dos tubos de oxigênio poderá
acabar mais cedo se entrarem em pânico e gastarem energia.
Volta e meia uma produção traz um ar de
inteligência neste gênero e essa é uma grata surpresa em vários
sentidos. Pode-se afirmar que, junto com "Águas Rasas", temos dois grandes filmes
sérios de tubarão em um ano (ou em dois anos se preferirem – Explicarei abaixo),
com um roteiro enxuto, ótimas atuações e tubarões convincentes.
Vou dar uma parada na análise para explicar algo
que se incluiria na categoria “Curiosidades“, que normalmente coloco ao final das
análises, mas é tão interessante que estou complementando aqui.
Conforme informações da internet e do site
“Hollywood Reporter”, esta produção inglesa, filmada em 2014, que chegou a ser lançada em agosto
de 2016 direto para o mercado de vídeo (pela Dimension Films), foi adquirida por um
grupo americano (chamado Freestyle Media) que percebeu (palmas para eles!) as
grandes possibilidades de rentabilidade nos cinemas e anunciou o seu lançamento
para 2017. Essa é a primeira vez que vejo um filme fazer o caminho inverso. Há
quem relate que a Amazon chegou a vender (e teria recolhido posteriormente) o
Blue Ray com o Título “In The Deep” que, curiosamente, quase foi o título
inicial de "Águas Rasas" (The Shallows). Existiu até o filme disponível no You
Tube (sem legendas), mas desapareceu rapidamente. Portanto essa resenha
poderá ser mais acessada nos próximos meses quando as pessoas resolverem procurar pelo
filme, após o verem no cinema (Não sei sei se será como “In The Deep” ou, provavelmente, “47 Meters
Down”). Um conselho: assistam nos cinemas, pois vale muito a pena.
Voltando ao filme, o que há de tão interessante
nesta produção? A atmosfera claustrofóbica, com direito a isolamento e
escuridão. A tensão é sempre crescente,
seja quando vemos a enorme criatura, ou ainda maior, quando não a vemos. Os
tubarões estão fantásticos. Uma criação, em quase sua totalidade, em CGI (ver
curiosidades) e esse pode vir a ser um dos caminhos (até que surja algo novo)
para que o cinema apresente essas criaturas de forma convincente. Em Águas
Rasas temos um tubarão, aqui temos o triplo, rodeando nossas incautas heroínas
que assumiram o risco por conta própria. A fotografia está esplêndida (ao
contrário de Águas Rasas que mostra lindos cenários sobre as águas, aqui temos
tomadas submarinas - em um tanque de água – ver “curiosidades”) e passa uma real imersão no fundo do oceano
(ou, pelo menos, onde elas pararam).
Dirigido por Johannes Roberts ("O Outro Lado da
Porta") e estrelado por Mandy Moore ( da série “This Is Us,” e “Um Amor Para
Recordar”), Claire Holt (das séries “The Vampire Diaries” e “Os
Originais”) e Matthew Modine (“Nascido Para Matar” e “Asas da Liberdade”) o filme deixa várias perguntas durante o filme:
Elas sobreviverão? O capitão irá realmente salvá-las ou deixa-las, já que não tem licença e
ninguém sabe que entraram na embarcação? Como chegarão até elas? Como sobreviver
com estoque de oxigênio limitado? Como escapar dos tubarões, já que estão
feridas e o sangue é percebido pelas criaturas? Todas essas perguntas foram
explanadas de uma forma bem dinâmica pelo diretor, que extraiu o melhor de cada
personagem e ainda nos deixou um ótimo final de filme. Bem diferente da
obviedade reinante.
Estreando no cinema em junho (e a exibição na telona trará à esta produção seu devido mérito) não
perca a chance de assisti-lo, ainda mais se for um fã do gênero, pois na tela pequena o filme perde muito do seu impacto.
Trailer :
Curiosidades:
As Filmagens aquáticas foram realizadas no tanque de água
dos estúdios ingleses Pinewood, na República Domicana (site IMDB)
CGI - Computer Graphic Imagery (Imagens Gráficas
por Computador): É o uso da computação gráfica 3D para criar efeitos especiais
como em imagens de artes e filmes. A ideia é criar cenas ou imagens que
ficariam muito difíceis e caras de serem feitas. Pode-se entender também como
uma animação em computador. (Wikipedia)
Filmografia Parcial:
Matthew Modine:
O Exército Inútil (1983); Um Hotel Muito Louco (1984); Asas da Liberdade (1984); Em Busca da Vitória (1985); Nascido Para Matar (1987); De Caso com a Máfia (1988); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Morando com o Perigo (1990); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); E a Vida Continua (1993); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Blackout (1997); Carga Explosiva 2 (2005); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Medo Profundo (2017); Soldado (2017).
O Exército Inútil (1983); Um Hotel Muito Louco (1984); Asas da Liberdade (1984); Em Busca da Vitória (1985); Nascido Para Matar (1987); De Caso com a Máfia (1988); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Morando com o Perigo (1990); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); E a Vida Continua (1993); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Blackout (1997); Carga Explosiva 2 (2005); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Medo Profundo (2017); Soldado (2017).
Claire Holt
Mensageiros 2: O Espantalho (2009); Meninas Malvadas 2 (2011); Um Novo Caminho (2012); Doomsday (2017); 47 Meters Down (2017); The Divorce Party (2017).
Mensageiros 2: O Espantalho (2009); Meninas Malvadas 2 (2011); Um Novo Caminho (2012); Doomsday (2017); 47 Meters Down (2017); The Divorce Party (2017).
Mandy Moore
O Diário da Princesa (2001); Um Amor Para Recordar (2002); Era Tudo Que Eu Queria (2002); Curtindo a Liberdade (2004); Tudo pela Fama (2006); Minha Mãe Quer Que Eu Case (2007); 47 Meters Down (2017).
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