sexta-feira, 3 de agosto de 2018

RAZORBACK, AS GARRAS DO TERROR / O CORTE DA NAVALHA / RAZORBACK (1984) - AUSTRÁLIA



JAVALI DO MAL

Jornalista americana Beth Winters (Judy Morris), na Austrália, faz matéria sobre a matança de javalis pela indústria local com intuito de abastecer o mercado de carne para cães. Ao chegar a um pequeno e distante povoado acaba desaparecendo. Seu marido, Carl (Gregory Harrison), resolve investigar o mistério por trás do desaparecimento da esposa, mas encontra resistência nos habitantes locais, principalmente de dois estranhos irmãos, ao mesmo tempo que estranhas e violentas mortes começam a ocorrer e um caçador chamado Jake Cullen (Judy Morris) devota a sua vida a encontrar a criatura que matou seu neto.


Pegue o diretor de Highlander, o ator do seriado Fuga das Estrelas / Logan's Run (Gregory Harrison) e as paisagens áridas e selvagens da Austrália. Junte a essa mistura um Javali gigante e predador e teremos Razorbak, que em VHS ganhou o ridículo título de "O Corte da Navalha".  Na Tv, também recebeu o título de "Razorback, o Javali Assassino".


O Javali Gigante segue a regra dos filmes de tubarões assassinos: ninguém o encontra, todos acham que não existe e tem um caçador atrás do animal, quer seja por vingança, por um objetivo, ou ambos. A diferença deste filme para os demais do gênero é que Russel Mulcahy é um bom diretor (excetuando o famigerado “Highlander 2”) e sabe como conduzir muito bem uma história, conseguindo extrair dos atores uma boa performance (o diretor também fez vários vídeos clipes em sua carreira), além de manter o clima de suspense até o fim. 



Em seu filme de estreia, Mulcahy, que ficaria famoso em seu filme seguinte: “Highlander: o Guerreiro Imortal” e seria duramente criticado por sua insossa e esquecível direção na continuação: “Highlander 2”, soube adaptar o roteiro de Everett De Roche (“A Fortaleza” de 1985 - aquele da professora sequestrada com as crianças ...), sob o romance de Peter Brennan, levando o filme do início ao fim sem mostrar o animal claramente por completo, apenas suas partes e dimensões ao longo da projeção.


Os ataques são rápidos e mortais. O espectador nunca vê realmente o que acontece com a vítima. Tudo fica por conta da nossa imaginação que vai, aos poucos, construindo o animal e deduzindo como terminou cada morte. Esse é um ponto muito bem explorado, visto que na década de 80 praticamente se iniciou a tendência de que o espectador não gosta de pensar ou elaborar teorias (esse último é o que mais vemos na internet). Tudo deve ser bem mastigado, inclusive com cenas explícitas de corpos mutilados ou frases que deixem bem claro o que acontece em cada cena. Uma tendência do novo público ou uma nova forma de empurrar novos conceitos às massas? Essa é uma pergunta difícil de responder. 


O filme é australiano, com baixos custos e recursos (dizem que esse foi um dos motivos da criatura praticamente não aparecer, em contraponto revelou a criatividade do diretor para contornar esse “pequeno” problema), mas não faltou talento, tendo o mérito de não deixar aberta uma continuação que tanto incomoda alguns espectadores. O filme frequentou festivais internacionais chamando a atenção e alguns, na época, o consideraram um filme cult. Tem admiradores e detratores, mas sua atmosfera dark e os cortes rápidos do diretor aliado à efeitos, uma fotografia que ainda hoje impressiona e uma elaboração visual dos videoclipes qualificam  o filme como um passatempo interessante.


Trailer:




Curiosidades:
Razorback é a forma como alguns americanos, principalmente do interior, referem-se aos porcos selvagens. O termo foi adotado na Austrália, sendo comum o uso da palavra.

O diretor  Russel Mulcahy fez, nos anos 80, a direção de vários clips de cantores que tornaram-se clássicos (alguns antes de sua estreia no cinema). De sua quase centena de clips podemos destacar:
"Save a Prayer"; Hungry Like the Wolf"; "Planet Earth"; The Reflex" e "The Wild Boys" (Duran Duran)

"I'm Still Standing"; "Sad Songs (Say So Much)"; "I Guess That's Why They Call It the Blues" e "The One" (Elton John)

"Bette Davis Eyes" e "Voyeur" ( Kim Carnes)

"True" (Spandau Ballet)

"Total Eclipse of the Heart"  (Bonnie Tyler)

"A Kind of Magic" e "Princes of the Universe"(Queen)

"It's Raining Again (Supertramp)

"Gypsy" (Fleetwood Mac)

"Tonight I'm Yours (Rod Stewart)

"Viena"e  “The Voice" (Ultravox)

“Baby, Please Don't Go” e Problem Child  (AC/DC)

Estreou na Rede Bandeirantes em maio de 1995 como "Razorback, o Javali Assassino" e, posteriormente, no SBT como “O Corte da Navalha”

Russell Mulcahy originalmente considerou Jeff Bridges para o papel de Carl, mas o produtor Hal McElroy achou que ele tinha pouco apelo internacional.

Beth Winters ouve a música "New Moon on Monday" do Duran Duran em seu rádio de carro pouco antes de ser atacada.

Após o lançamento do filme, Russell Mulcahy recebeu um telefonema surpresa de Stephen Spielberg, curioso sobre como ele conseguiu alguns dos efeitos na sequência dos sonhos.

Gregory Harrison é casado com a  atriz Randy Oakes (do seriado CHIPS) desde 1980








 

                                                  
Trilha Sonora:
Blue Eyes -  Elton John
New Moon on Monday -  Duran Duran
Reckless (Don't Be So) - James Reyne
Ease on Down the Road (não creditado)

Gregory Harrison (no seriado "Fuga das Estrelas" / "Logan's Run" - 1977)

 













Breve Filmografia:
Russel Mulcahy: 
Razorback - As Garras do Terror (1984); Highlander - O Guerreiro Imortal (1986); Highlander II: A Ressurreição (1991); Sem Limite para Vingar (1991);O Grande Assalto (1993); Noite de Fúria ou Fúria Repentina (1993); O Sombra (1994); Atirador de Elite (1996); O Enigma de Talos (1998); A Hora Final (2000); Resident Evil 3: A Extinção (2007); O Escorpião Rei 2: A Saga De Um Guerreiro (2008); Malone: Puxando o Gatilho (2009).

Gregory Harrison
Trilogia de Terror (1975); Logan's Run / Fuga das Estrelas (seriado 1977); O Corte da Navalha (1984); Mar de Fogo (1986); Surf no Havaí (1987); Perseguição Perigosa (1990); Noite de Fúria (1993); A Prova (1995); Dark Skies (seriado 1996-1997); A Primeira Filha (1999); O Alvo Principal (2000); O Alvo Principal 2 (2002); Nossa Querida Babá 3: Uma Aventura no Paraíso (2009); Malone: Puxando o Gatilho (2009); Lances da Vida  (seriado 2009-2011); After All These Years (2013); The M Word (2014); Nublado com uma Chance de Amor (2015); Uma Segunda Chance (2016);  My Christmas Love (2016); Procura-se (2020); The Nine Kittens of Christmas (2021); General Hospital (seriado 2020 -2022)
 
Fontes:
The Guardian
Jornal do Brasil
Jornal O Globo
Wikipédia 
IMVDB
Revista Cinemin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre